Eu e a Vovó pelas linhas da vida

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

UNOPAR. UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. UNIDADE DE XAXIM
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Máscaras Africanas.
8 de novembro de 2011 Centro Cultural São Paulo – Av. Vergueiro
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO PROFESSORAS: Miria Zwirtes e Joseli Calderari Bustolim PLANO DE AULA Tema da aula: Família Série: 2º ano.
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
FÉRIAS! ...E AGORA?.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
Projeto Contadores De Histórias
O Uso Pedagógico do Blog
Percepção do Espaço Pela Criança
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Mães Más.
PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande
Local: Escola Municipal Cornelis Verolme
ELIANE PEREIRA DE BRITO
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Projeto: Conta que eu conto
Relatório de Proposta de Projeto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
7 excelentes razões para ler com as crianças e os jovens
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Resgatando as brincadeiras populares através das cantigas de roda.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Da avaliação ao acompanhamento
SITUAÇÕES.
Contribuições da Educação Infantil para a formação do leitor e produtor de textos Suely Amaral Mello.
1 Unidade A sociedade dos indivíduos
Projeto de Orientação de Estudo - 1º ano (EF)
Etapas de uma sequência didática
Nesta foto a professora, aparentemente, demonstra afeto e solidariedade por uma criança que por alguma razão quiz ficar perto dela no momento da contação.
Formadoras: Nádya Reis de Oliveira Leomaura Miranda de Andrade Soares
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Dra.Teresa Cristina Barbo Siqueira
Professor(es) Apresentador(es):
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
Zum, zum, zum... Faz o avião do Infantil II.
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
Como eu brinco? Conto, desenho e pinto.
TURMA: 4º ANO A e B PROFESSORA: Sônia Elaine de Carvalho Argentini MUNDO LEITOR : Páginas 13, 14 e 15. HISTÓRIAS DE FAMÍLIA!
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Os sentimentos de cada um
E LÁ VAI O AVIÃO Projeto Mundo Leitor Linhas da Vida - AVIÃO
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
6. O Altar da Família. O Altar da Família Texto Bíblico “E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que.
Transcrição da apresentação:

Eu e a Vovó pelas linhas da vida Professora: Fabiana Patrícia de Paiva Vicente Aquino Série: Memórias - 4os anos do Ens.Fund.I

Apresentação A leitura é uma das produções humanas mais importantes para a formação do educando, pois sua matéria é a palavra, o pensamento, as ideias e a imaginação, exatamente aquilo que distingue ou define a especificidade do ser humano. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias. Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo.

Apresentação É perceptível que a realidade virtual, a falta de incentivo da família e o acesso restrito a livros, jornais, revistas, entre outros, vêm tirando dos nossos alunos o hábito de ler. Devido à falta de interesse pela leitura, percebemos a dificuldade dos alunos em interpretar textos, muitos erros ortográficos, produções de textos pobres de ideias, vocabulário precário e conhecimentos restritos aos conteúdos escolares. A leitura pode, além de criar um espaço aberto às emoções, aos sonhos e à imaginação, oferecer um momento favorável ao desenvolvimento do conhecimento social e à construção de conceitos, tais como: o de cultura, de civilização e tempo. Como forma de incentivar a leitura e a produção escrita, propomos caminhar pelas “linhas da vida” com nossas crianças e suas vovós, oportunizando momentos de entrevistas, leituras e produção textual, resgatando as “memórias” das avós, como também sua importância nos lares e na educação dos filhos e netos.

Objetivo Geral Desenvolver a competência leitora nos alunos, com o incentivo das “Memórias das vovós”, proporcionando ao indivíduo através da leitura e da produção escrita, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.

Objetivos Específicos Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita; Promover o desenvolvimento do vocabulário favorecendo a estabilização de formas ortográficas; Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno; Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;

Objetivos Específicos Promover produções orais, escritas e em outras linguagens; Favorecer o desenvolvimento das capacidades linguísticas e criadora das crianças, fomentando nelas o gosto pela leitura e escrita, através das inesquecíveis histórias, músicas e brincadeiras das vovós; Estabelecer laços de afetividade e valorizar a figura das avós dentro da família; Integrar família e escola no processo de desenvolvimento das habilidades leitoras, despertando o gosto, o prazer e o interesse pela leitura.

Estratégias Produzir um registro de “Memórias das férias”; Apresentar suas “Memórias das férias” possibilitando o desenvolvimento da oralidade; Proporcionar um momento de contação de história, em que, a professora (vestida de vovó) construirá junto com os alunos a história do livro imagético “O diário listrado, do Linhas da Vida”;

Estratégias Realizar entrevistas com as avós sobre os tempos de criança e as brincadeiras de infância; Organizar e montar a árvore genealógica de cada família; Promover a produção de um diário (livro de memórias) pelas avós juntamente com seus netos; Escrever listas de coisas que as avós gostam de fazer juntas com seus netos (passeios, receitas, brincadeiras);

Estratégias Montar um baú da vovó com objetos que representam a relação delas com os netos; Registrar com fotos os momentos da produção do diário; Convidar as vovós para contar, juntamente com seus netos, suas memórias registradas no diário e como foi essa experiência.

Processos Metodológicos Nossos alunos foram incentivados a realizarem, durante as férias, um registro dos momentos vivenciados nestes dias (passeios, filmes, visita à biblioteca, a museu, à casa de amigos, momento culinário em família, ação solidária, piquenique, colônia de férias, etc.). Para isto, eles decoraram uma caixa, tornando-a estilo baú de memórias, e nela guardaram todos os seus registros das férias: fotos, pen drive com vídeo, relato escrito, objetos adquiridos em lugares visitados e cupons fiscais das despesas obtidas com os passeios realizados. As “Memórias das Férias” foram apresentadas para os colegas, entre os dias 03 a 07 de agosto.

Processos Metodológicos No dia 27 de agosto proporcionamos um momento de contação de história, em que, a professora (vestida de vovó) construiu junto com os alunos a história do livro imagético “O diário listrado, do Linhas da Vida”. Solicitamos aos alunos que, entre os dias 04 a 07 de setembro realizassem entrevistas com suas avós sobre seus tempos de criança, as brincadeiras da infância e como era a escola na época em que eram estudantes. Vale salientar, que caso o aluno não tenha sua vó por perto, oferecemos a possibilidade dele utilizar as ferramentas das redes sociais para registrar a participação dela nessa entrevista e no caso da vó não fazer mais parte da convivência familiar (falecida), ele poderá entrevistar qualquer vovó da família

Processos Metodológicos  As entrevistas foram apresentadas, pelos alunos, no dia 08 de setembro e foi proposta a produção de um diário (livro de memórias) pelas avós juntamente com seus netos, incluindo listas de coisas que as vovós gostam de fazer juntas com eles (passeios, receitas, brincadeiras, atividades da escola, entre outros). Elas também poderão montar um baú com objetos que representam a relação delas com os netos e registrar com fotos ou vídeo os momentos da produção do diário. Chegou o grande dia! As vovós foram convidadas para, no dia 15 de setembro, contar, juntamente com seus netos, suas memórias registradas no diário e como foi essa experiência. Isso aconteceu num momento de emoção e muito afeto, fortalecendo os laços de afetividade e de valorização das avós dentro da família.

Público Alvo Alunos dos 4ºs anos A e B e famílias.

Atividade – Entrevista com a Vovó

Atividade – Entrevista com a Vovó

Comunicado Querido (a) aluno (a)! Realizamos a entrevista com a vovó sobre o seu tempo de criança e fizemos várias descobertas sobre ela. Que tal, agora, juntinho com a vovó produzir um diário (livro de memórias)?! Neste diário a vovó vai escrever as memórias da infância dela e as memórias de momentos que vocês viveram juntos (passeios, brincadeiras, receitas) entre outras coisas. Usem a criatividade juntos e aproveitem para fortalecer os laços de amor entre vocês! Vocês podem registrar, com fotos, os momentos da produção do diário e montar um baú com objetos que representam a relação de vocês.

Comunicado No dia 15 de setembro nos encontraremos, aqui na escola, para partilharmos essas descobertas. A vovó está convidada a estar conosco e num momento recheado de emoção apresentar com seu (sua) neto (a) seu diário de memórias. 4º B – 7h 15 4º A – 9h 15 Desde já agradecemos a sua participação! Professora Fabiana

Música em homenagem aos avós Os Avós Xuxa (Compositor: Zé Henrique/Fred Pereira) Ya ya ya ô! Quem é que deixa fazer tudo que a mamãe nunca deixou Ya ya ya ô! É a vovó e o vovô! O vovô não fica sério faz o tipo brincalhão É a vovó quem manda o tédio Passear, lamber sabão A criançada pinta o sete Faz o avô de cavalinho A vovó brinca de pique De boneca e de carrinho Hamburguer no almoço E sorvete no jantar Dormir sem tomar banho Só os avós que vão deixar Quem te livra do castigo E deixa ver televisão E não briga com a roupa Espelhada pelo chão A mamãe fica zangada Com tamanha confusão Se os avós liberam tudo A bomba estoura em sua mão Mas no fundo ela entende Que é uma prova de amor Pois eles sabem tudo A vida já lhes ensinou Assim na brincadeira Aprendemos a lição Que os avós são outros pais Que a gente tem no coração

Fotos e vídeos da Execução do Projeto – Registro de Memórias da Férias

Fotos e vídeos da Execução do Projeto – Registro de Memórias da Férias

Contação de História Dramatizada do Livro Imagético “O diário listrado”, do Linhas da Vida

Contação de História Dramatizada do Livro Imagético “O diário listrado”, do Linhas da Vida

Produção de um diário (Livro de memórias) pelas avós juntamente com os seus netos

Produção de um baú da Vovó com objetos que representam a relação delas com os netos

Chegou o grande dia! Em um momento recheado de emoção, as vovós foram convidadas a contar, juntamente com seus netos, suas memórias registradas no diário

Chegou o grande dia! Em um momento recheado de emoção, as vovós foram convidadas a contar, juntamente com seus netos, suas memórias registradas no diário

Chegou o grande dia! Em um momento recheado de emoção, as vovós foram convidadas a contar, juntamente com seus netos, suas memórias registradas no diário

Chegou o grande dia! Em um momento recheado de emoção, as vovós foram convidadas a contar, juntamente com seus netos, suas memórias registradas no diário

As avós que não estiveram presentes também foram prestigiadas por seus netos

As avós que não estiveram presentes também foram prestigiadas por seus netos

As avós que não estiveram presentes também foram prestigiadas por seus netos

“Quem é que deixa fazer tudo que a mamãe nunca deixou...”

Memórias...