PESQUISA AGROPECUÁRIA Gian Terres Jessica Freitas Luana de Lemos Sandra Vargas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Advertisements

Ministério do Desenvolvimento Agrário
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando:
INSTITUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL E LOCAL
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
A Gestão Social pode ser vista como...
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Fortalecimento da Tecnologia da Agropecuária
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
A Embrapa e a modernização de TT no Brasil
Sistema Agropensa de Inteligência Estratégica
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
IX Encontro dos Assessores de Comunicação das Instituições de Ensino Superior Comunitárias Realização ABRUC/Apoio Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Informativo Número 1 | Abril de 2012 | Botucatu/SP Realização : Financiamento: Apoio: Prefeitura Municipal de Botucatu Subsecretaria.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Políticas Publicas de Apoio aos APLs no Brasil
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Brasília-DF, 24 de Março de 2010
1 São Sebastião do Paraiso- MG 14 de junho de 2006 WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA.
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
Premissas Dados das Microrregiões.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Prof.ª Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
Subprograma de Ciência e Tecnologia Fase II / PPG7 SUB-REDE RECUPERAMAZ Alternativas para recuperação de áreas degradas na Amazônia.
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
Uma Escola do Tamanho do Brasil
 .
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Embrapa Secretaria de Relações Internacionais Coordenação de Projetos Estruturantes.
II Workshop Regional: Nordeste do Brasil Cruz das Almas, de Maio de 2015 Rede Latino-americana para Implementação do Tratado Internacional sobre.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 13 de maio de 2008 Câmara dos Deputados Comissão Da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Câmara dos.
Embrapa Secretaria de Relações Internacionais Coordenação de Projetos Estruturantes.
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
Economia Social e Solidária Inovação social no mundo do trabalho de 27 a 31 de julho de 2015, Joanesburgo, África do Sul.
A CONTRIBUIÇÃO DO AGRONEGÓCIO NA BALANÇA COMERCIAL
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Severino Ribeiro Aurélio Padovezi Ludmila Pugliese.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
BALANCED SCORECARD Sindicato Patronal SIMOVALE/AMOESC BALANCED SCORECARD Sindicato Patronal SIMOVALE/AMOESC Chapecó, out / 2009.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
Transcrição da apresentação:

PESQUISA AGROPECUÁRIA Gian Terres Jessica Freitas Luana de Lemos Sandra Vargas

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi criada em 1973 com a missão de viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura nacional. Dentre os empregados, são pesquisadores, 21% com mestrado, 71% com doutorado e 7% com pós-doutorado. Coordena o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), formado por instituições públicas federais, estaduais, universidades, empresas privadas e fundações. As tecnologias geradas pelo SNPA mudaram a agricultura brasileira com um conjunto de tecnologias, que permitiu a incorporação dos cerrados no sistema produtivo, tornando a região responsável por 67,8 milhões de toneladas de alimentos, ou seja, 48,5% da produção de Possui 46 Unidades Descentralizadas e 16 escritórios de Norte a Sul do país.

A Embrapa participa ativamente na elaboração e execução de várias políticas de governo. Acredita-se que o acesso à informação e a adoção de soluções tecnológicas desenvolvidas pela pesquisa nacional é ponto fundamental para a construção de uma agropecuária ainda mais sustentável no Brasil. Programas de Governo * Programa Brasil Sem Miséria Tem como finalidade aumentar a capacidade produtiva de agricultores familiares e promover a entrada de seus produtos nos mercados consumidores. Esses estão entre os objetivos da vertente ligada á inclusão produtiva rural do programa Brasil Sem Miséria, que conta com a participação da Embrapa. * Plano ABC Composto de sete programas, o Plano ABC visa fomentar a adoção de tecnologias de produção sustentáveis, com o objetivo de responder aos compromissos de redução de emissão de GEE no setor agropecuário assumidos pelo País.

* Política Nacional de iLPF A Política Nacional de iLPF tem entre seus objetivos promover a recuperação de pastagens degradadas com a adoção de sistemas de Integração Lavoura- Pecuária-Floresta. A atuação da Embrapa na política abrange o desenvolvimento de sistemas de integração, além da transferência de tecnologia. * Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – Planapo O Planapo é o principal instrumento de execução da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo), do Governo Federal. Ele foi criado para ampliar e efetivar ações para orientar o desenvolvimento rural sustentável. * Plano Safra da Agricultura Familiar O Plano Safra da Agricultura Familiar compreende um conjunto de políticas que visam fortalecer a agricultura familiar e a produção sustentável. Nesse sentido, a Embrapa participa com ações de Transferência de Tecnologia e Intercâmbio de Conhecimento, levando soluções tecnológicas para fortalecer esse segmento. * Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014 O Plano Agrícola e Pecuário prevê incentivo à inovação tecnológica, à adoção de práticas de agricultura de baixa emissão de carbono e à modernização da Defesa Agropecuária. Entre as linhas de crédito, destaca-se o Programa Inovagro, que prevê R$ 1 bilhão para implementação de soluções tecnológicas inovadoras.

Atuação internacional Embrapa é uma empresa com espírito global, que, ao longo da sua história, tem construído uma sólida rede de cooperação internacional. Atualmente, esta presente em todos os continentes, com parcerias com algumas das principais instituições e redes de pesquisa do mundo. Coordenada pela Secretaria de Relações Internacionais, a atuação no exterior também contribui com o programa de cooperação técnica do Governo Brasileiro, que busca transferir e adaptar tecnologias nacionais para a realidade tropical de diferentes países.

Missão Viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira. Visão Ser referência mundial na geração e oferta de informações, conhecimentos e tecnologias, contribuindo para a inovação e a sustentabilidade da agricultura e a segurança alimentar Valores Os princípios que balizam as práticas e comportamentos da Embrapa e de seus integrantes, independentemente do cenário vigente, e que representam as doutrinas essenciais e duradouras da Empresa são: Cooperação Prezar o trabalho em equipe, com colaboração e transdisciplinaridade. Equidade Acolher todos e valorizar as diferenças na consecução dos nossos objetivos. Excelência Comprometimento com a realização do trabalho e empenho em entregar os melhores resultados com alto grau de qualidade.

Flexibilidade Adaptar-se às mudanças e buscar soluções criativas para as necessidades e os desafios da agricultura. Transparência As ações são pautadas pela publicidade e compartilhamento de informações para uma comunicação aberta com todos os interlocutores.

A diversidade é uma das características mais marcantes da sociedade brasileira e ela também está presente na nossa agricultura. Promover a sustentabilidade desse setor é o nosso desafio e, para isso, utilizamos as seguintes estratégias: Transferência de Tecnologia (TT) – É um componente do processo de inovação, no qual diferentes estratégias de comunicação e interação são utilizadas por grupos de atores com o objetivo de dinamizar arranjos produtivos, mercadológicos e institucionais, por meio do uso de soluções tecnológicas. Intercâmbio de Conhecimento (IC) – É um processo interativo e dialógico que possibilita adaptar soluções tecnológicas já desenvolvidas a contextos específicos, a partir da troca entre saberes tradicionais ou conhecimentos tácitos e conhecimentos científicos. O enfoque interativo permite que tecnologias e conhecimentos já desenvolvidos sejam interpretados e adaptados, mediante realidades específicas e valores particulares.

Estrutura A atuação nesses temas é coordenada pela Diretoria-Executiva de Transferência de Tecnologia, a qual tem sob sua supervisão o Departamento de Transferência de Tecnologia (DTT) e a Secretaria de Negócios(SNE). As Unidades Descentralizadas da Embrapa também desempenham esse papel, em especial a Embrapa Informação Tecnológica e a Embrapa Produtos e Mercado. Alianças estratégicas Viabilizar a Transferência de Tecnologia e o Intercâmbio de Conhecimento só é possível com a articulação e o apoio de uma rede de organizações públicas e privadas. São instituições de pesquisa agrícola, de assistência técnica e extensão rural, de comercialização e cooperativismo, de âmbito estadual e municipal, fundamentais para o fortalecimento de alianças e parcerias.

Esquema das Alianças Estratégicas de PD e TT

Obrigada pela Atenção!!! Boa Noite!