Tema: Conflitos Regionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL
Advertisements

A língua portuguesa – origens e geografia
DITADURA Ijuí, 24 de Março de 2008.
Espanha. Projeto de geografia Alunas:Késia e Nayara Alunas:Késia e Nayara Números:30 e 18 Números:30 e 18 Professora:Meiriele Professora:Meiriele Ano:9°
A descolonização da África
A ERA ESTALINISTA NA URSS
DEFINIÇÕES.
O MUNDO ATUAL.
CONFLITOS EUROPEUS.
Conflitos na América e na Europa
Ligação entre o sul em desenvolvimento e o norte desenvolvido
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÍNDIA OBJETIVOS.
UM NOVO DESENHO Antonio Neto
Região, Regionalização e regionalismos
Região, Regionalização e regionalismos
Região, Regionalização e regionalismos
O NAPALM · Mistura de gasolina com uma resina da palmeira napalm
Diversidade Cultural.
CONFLITO BASCO.
Conflitos Internacionais
Os primeiros povos Feito por : Pedro Miguel Gomes Carmo e
Península Balcânica.
Formação de Portugal Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 03/2012.
REGIONALIZAÇÕES DO CONTINENTE AMERICANO
Capítulo 7 Debatendo questões da população europeia
PODER PARALELO.
Conflitos tendo por base os nacionalismo e a vontade independentista
Roma Antiga Nome:Marcelo Sagaz Nome:Cristiano Jacoby Turma: A 7
Estados Unidos da América
América.
A QUESTÃO BASCA.
Capitulo 1- Povos e Nações
CONFLITOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Irlanda do Norte e País Basco
A desintegração da Iugoslávia e a divisão da Tchecoslováquia.
Trabalho de Geografia Diversidade étnica, Linguística e cultural
Curdos.
POLÍTICAS DE MASSAS E REFORMAS SOCIAIS. COLÔMBIA.
O Primeiro Reinado / foi um período da História do Brasil marcado por sérios conflitos de interesses. De um lado os que desejavam preservar.
REGIMES TOTALITÁRIOS Um regime totalitário é marcado por um Estado forte, absoluto e que domina todos os setores da sociedade.
Mapa Físico da Europa.
Assim como a América do Sul e Central e Ásia, a África também foi colonizada pelos europeus, fato comum entre os citados é que todos foram colônias de.
conflito da Irlanda do norte
Após as forças antimonarquistas proclamarem a República na Espanha em 1931, a direita se organizou para tirar do poder o novo governo formado por socialistas.
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
GEOGRAFIA ÁFRICA Prof. Jhonny.
 O Japão, seguindo as idéias expansionistas das potências do Eixo na 2ª guerra mundial, invadiu a China  Durante este período as idéias opostas existentes.
Jerusalém Meca Aparecida do Norte POVO CURDO.
Conflitos Nacionais na África.
A (re)emergência de conflitos regionais
Realizado por Elisa Talarico e Zdenek Juran 23/11/2012
AMÉRICA AMÉRICA LATINA.  - Origem do Latim: - língua do grupo itálico de origem indo- europeia;  -Provincia de lácio, área central da Itália, atual.
História de Portugal Aula n.º 19 A União Ibérica.
NACIONALISMOS E SEPARATISMOS
DA UNIÃO IBÉRICA À RESTAURAÇÃO
O país Basco (Espanha) 1959 Surge o grupo armado ETA (Euskadi ta Askatasuna) Luta por meio pacíficos por maior autonomia da região Luta contra o regime.
Europa no século XIX História Atualizado em 14 de dezembro de 2011
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
CANADÁ.
Uma história de resistência
Região, Regionalização e regionalismos
GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Primavera Árabe  Onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011.
Primeiro Reinado Crise Econômica O Brasil possuía uma estrutura de “plantation” Nenhum produto encaixava-se nesta estrutura; A crise dura de.
Mundo Estranho – Super Interessante Novembro de 2002.
 Grupos: 1 - Guerra da BIAFRA 08/04 4 – IUGOSLÁVIA 09/04 2 – RUANDA E BURUNDI 08/04 5 – CÁUCASO 15/04 3 – BASCOS E IRLANDA 09/04 6 – CURDOS E TIBET 15/04.
MAPA MUNDI. A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA NO TERMO MAIS REMOTO A GEOGRAFIA “NASCEU” ENTRE OS GREGOS JUNTO COM A FILOSOFIA E A HISTÓRIA. NO TERMO MAIS REMOTO.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
África Profº Marcelo Sau. Números dramáticos Aids: 9 em cada 10 portadores do HIV no mundo são africanos. Guerras: Mais de 20 países africanos estão envolvidos.
 A palavra “genocídio” vem do grego “génos” (família, tribo ou raça) e do latim “caedere” (matar)...\..\videos\200 milhões de mortos - As Invasões Bárbaras.avi..\..\videos\200.
Transcrição da apresentação:

Tema: Conflitos Regionais

Características Gerais Os bascos são um grupo étnico que habita em partes do norte da Espanha e do sudoeste da França. A ETA é o expoente máximo do nacionalismo radical naquela região. A ETA é um Grupo de esquerda que conduz ataques terroristas para ganhar a independência do Estado basco. A conflitualidade e um certo isolamento têm marcado a existência deste povo desde há muitos séculos. Fig.1 – Representantes da ETA

Localização Geográfica O território basco é o mais antigo da Europa. O País Basco estende-se por terras espanholas (Biscaia, Álava e Guipúzcoa). O País Basco estende-se também por terras francesas (Labourd, Baixa navarra, Soule). A constituição de 1978 considera a CAB restringida a três províncias, sendo que Navarra constitui uma Comunidade Autónoma. Fig.2 – Localização do País Basco

Sabia que… ? Fig.3 – Brasão Basco Fig.4 – Bandeira Basca O País Basco tem cerca de 3 milhões de habitantes. A população é na sua maioria da religião católica. Apesar da dominação romana, os bascos mantiveram a sua língua, costumes e tradições, num processo de constante resistência. A língua falada no país basco é a mesma de à 4000 anos, " O euskera ", por isso é a língua mais antiga da Europa. É uma língua não latina, cuja origem é desconhecida e não apresenta nenhuma semelhança com as demais línguas faladas no continente europeu.  Euskadi Ta Askatasuna (em português significa Pátria Basca e Liberdade. Fig.3 – Brasão Basco Fig.4 – Bandeira Basca

Principais Movimentos Nacionalistas Bascos . PNB - é um partido político nacionalista basco, é contrário à violência da ETA. ETA – A ETA possui ideologia separatista / independentista marxista-leninista e revolucionária. EKIN – movimento de raiz estudantil constituída em 1999,  teve como objectivo abalar a sociedade para fortalecer as lutas populares, mas sempre considerado como o comissário político da ETA.

Outros Movimentos Nacionalistas Fig.5 – Trajectória política do nacionalismo basco

História 1 - Historicamente, a região tem ideais separatistas desde o século passado. O principal grupo nacionalista é o PNV, criado em 1895 por Sabín Arana Goiri. 3 - Nos anos 50, os primeiros militantes da ETA estavam ligados ao PNV. Mas os nacionalistas passaram a defender uma posição mais moderada em relação à separação do País Basco. 5 - Em 1975, com a morte do ditador Franco, a questão basca passa a ser discutida mais livremente. 1 2 3 4 5 2 - Após a Guerra Civil Espanhola (1936-39), o país passa pela ditadura de Francisco Franco, que se caracteriza por forte centralismo do Estado e proibição de autonomias regionais. 4 - Em 1959, discordantes do PNV fundam a ETA, que, sete anos depois, optam pela luta armada para protestar contra a ditadura franquista e defender a autonomia para a região basca.

Fig.6 – Cartaz a favor da liberdade do País Basco Conflitos Bascos Em 1968 a ETA assassinou Melitón Mananzas, chefe e almirante da polícia secreta do País Basco e torturador da ditadura franquista. No dia 30 de Dezembro de 2006 a ETA provocou a explosão de um carro-bomba, no aeroporto de Barajas, Madrid. Vídeos : http://videos.sapo.pt/2SbIdlP6y37WUWaq9DLw http://www.youtube.com/watch?v=anp5xSp6Cw4 Fig.6 – Cartaz a favor da liberdade do País Basco

Desenvolvimentos recentes Espanha enfrentou uma reconfiguração das afirmações nacionalistas: - Por um lado, a Catalunha afirmou a sua autonomia; por outro, a ETA parece repensar a sua forma de actuação. O fim da ETA acontece no momento em que a organização está mais débil, devido ao crescente isolamento social no País Basco. O fim da Eta acontece também devido à pressão policial que, em Espanha e França, destruiu a capacidade operacional dos seus comandos. Fig.7 – Protesto de Civis contra a ETA

Fig.8 – Notícia sobre a ETA em Portugal Durante dois anos, o território português foi usado como base principal da organização terrorista basca (ETA). Para além dos pontos de apoio de armazenamento e transporte de explosivos. Fig.8 – Notícia sobre a ETA em Portugal Vídeos http://www.youtube.com/watch?v=5zOBby74JaU http://aeiou.expresso.pt/eta-casa-de-obidos-abandonada-a-pressa=f562191

“Um basco não é espanhol nem francês, é um basco” Fim