1. A 60 cm de uma lente convergente de 5 di, coloca-se, perpendicularmente ao seu eixo principal, um objeto de 15 cm de altura. A altura da imagem desse.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FÍSICA PROFESSOR Marcelo – TED.
Advertisements

Conjugando Imagens em Espelhos Esféricos
Construção Geométrica de Imagens em Lentes Esféricas
Espelhos Esféricos.
Professor: José Queiroz
Ciências – Colégio MV Profª Adriana
Aula 05 Calor e Trabalho.
Prof. Renato Medeiros PUC Goiás
Espelhos Esféricos.
Espelhos Esféricos.
Espelhos Esféricos.
Capítulo 35 Imagens.
O que você deve saber sobre
Espelhos Esféricos.
L E N T E S ÓTICA 3 PROF. CESÁRIO.
Prof.: Raphael Carvalho
Chama-se espelho esférico o que tem a forma de uma calota esférica.
Prof. carlos eduardo saes moreno
Leis da Reflexão.
Óptica Geométrica Espelhos Esféricos
ESPELHOS ESFÉRICOS.
Prof. ECIVAL E SANDRA SANTIAGO
ESPELHOS ESFÉRICOS (Aulas 13 e 14) Física B
Tipos de Espelhos Esféricos:
Cap Imagens Formação de imagens por reflexão:
ESPELHOS ESFÉRICOS.
ESPELHOS ESFÉRICOS Prof. Odair Mateus Prof. Odair Mateus.
CALORIMETRIA.
Educação do Serviço Social do Comércio Professor: Diones Charles
Espelhos Esféricos Prof. Junior Penha.
3 Óptica Geométrica.
ESPELHOS ESFÉRICOS.
CALORIMETRIA CALOR SENSÍVEL CALOR LATENTE
Aula 4 – Espelhos Esféricos
Fontes primárias As fontes primárias são aquelas que possuem luz própria. São chamadas também de corpos luminosos.
Prof. Marco Fisbhen Física Espelhos esféricos.
Professor: Fábio Raimundo Disciplina: Física Semi - Extensivo Espelhos
ESPELHOS E LENTES.
FÍSICA PROFESSOR JAIRO GOMES.
1. A figura adiante representa um objeto A colocado a uma distância de 2,0m de um espelho plano S, e uma lâmpada L colocada à distância de 6,0m do espelho.
ENERGIA, TRABALHO, POTÊNCIA
1. Um raio de luz monocromática incide perpendicularmente em uma das faces de um prisma equilátero e emerge de forma rasante pela outra face. Considerando.
Lentes esféricas Giovanni Ávila Física.
Espelhos esféricos ESPELHOS ESFÉRICOS.
ESPELHOS E LENTES.
ÓPTICA.
1 Prof°. Antônio Oliveira de Souza 18 / 10 / 2013 Av. Itororó, 1445 CEP: Maringá - Pr Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional.
Lentes Esféricas.
Lentes Esféricas No ar .
Espelhos Esféricos Espelhos Côncavos Espelhos Convexos
1. Introdução Esfera Calotas Esféricas Luz Luz Espelho Convexo
Espelhos Esféricos.
Professor: Marivaldo Mendonça
Óptica.
ÓPTICA.
Espelhos Esféricos: Estudo Geométrico e Analítico
1. Um aquário esférico de paredes finas é mantido dentro de outro aquário que contém água. Dois raios de luz atravessam esse sistema da maneira mostrada.
REFLEXÃO DA LUZ î r Ponto de incidência raio incidente
Superintensivo Professor John Disciplina Física E.
TERMOLOGIA Professor John Disciplina Física E.
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz
1. O gráfico abaixo mostra a variação da energia interna de um gás ideal que sofreu uma transformação à pressão constante de P = 240 N/m2. A quantidade.
IMAGENS CAP 34 Componentes: Jéssica Santos Edson Felipe Professor : Adelino Matéria : Física III 5º período de Engenharia Elétrica.
GLOBO OCULAR CÓRNEA ÍRIS CRISTALINO RETINA PUPILA NERVO ÓPTICO É uma lente super convergente É uma lente convergente E um músculo que controla a entrada.
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA Propagação Retilínea reversibilidade independência do caminho ótico CLASSIFICAÇÃO.
8.1 – Calor Site: Calor Sensível: Calor Sensível: É a quantidade de calor necessária para varia a temperatura de Um corpo sem que.
ÓPTICA GEOMÉTRICA e FORMAÇÃO DE IMAGENS
Apresentação e Aplicações de Óptica Geométrica (ENEM/UERJ)
AULA 4 – ESPELHOS ESFÉRICOS
Transcrição da apresentação:

1. A 60 cm de uma lente convergente de 5 di, coloca-se, perpendicularmente ao seu eixo principal, um objeto de 15 cm de altura. A altura da imagem desse objeto é:

2. Um olho hipermétrope tem o ponto próximo a 50 cm 2. Um olho hipermétrope tem o ponto próximo a 50 cm. Esse olho deveria utilizar lente de contato de x dioptrias para observar objetos a 25 cm. Então, x vale:

3. Duas lentes delgadas convergentes, L1 e L2, de distâncias focais f1 = 4,0 cm e f2 = 6,0 cm, foram dispostas de forma que tivessem um foco comum, como mostra a figura. Um feixe de raios de luz paralelos ao eixo principal das lentes, de 5,0 cm de largura, incide sobre a lente L1. Ao emergir de L2, esse feixe terá uma largura de:

4. Um indivíduo deseja conhecer o índice de refração de uma lente biconvexa que será usada no ar. O raio de uma de suas superfícies é o quadruplo do raio da outra e igual à distância focal da lente. Esse índice de refração será igual a:

5. Dentro de um recipiente de volume variável estão inicialmente 20 litros de gás perfeito à temperatura de 200 K e pressão de 2 atm. Qual será a nova pressão, se a temperatura aumentar para 250 K e o volume for reduzido para 10 litros?

6. Um gás perfeito sofre as transformações conforme o gráfico a seguir 6. Um gás perfeito sofre as transformações conforme o gráfico a seguir. O trabalho, em joules, realizado na transformação AB é:

7. Um técnico de manutenção de máquinas pôs para funcionar um motor térmico que executa 20 ciclos por segundo. Considerando-se que, em cada ciclo, o motor retira uma quantidade de calor de 1200 J de uma fonte quente e cede 800 J a uma fonte fria, é correto afirmar que o rendimento de cada ciclo é

8. O diagrama PV para uma determinada amostra de gás está representado na figura a seguir. Se o sistema é levado do estado a para o estado b, ao longo do percurso acb, fornece-se a ele uma quantidade de calor igual a 100 cal, e ele realiza um trabalho de 40 cal. Se, por meio do percurso adb, o calor fornecido é de 72 cal, então o trabalho realizado vale em cal:

9. Um motor de avião com funcionamento a querosene apresenta o seguinte diagrama por ciclo. A energia, que faz a máquina funcionar, provém da queima do combustível e possui um valor igual a 6,0× 104 J/kg. A quantidade de querosene consumida em cada ciclo, em kg, é:

10. O dispositivo óptico representado na figura é constituído de dois espelhos planos, que formam entre si um ângulo de 45°. O raio incidente no espelho 1 é refletido, indo atingir o espelho 2. Determine o ângulo que o raio refletido pelo espelho 2 forma com o raio incidente no espelho 1.

11. Um raio luminoso incide em um espelho plano, formando com a normal um ângulo de 30°. Girando o espelho no ponto de incidência, de tal modo que na nova posição ele fique perpendicular ao raio refletido anteriormente, o novo ângulo de reflexão será igual a:

12. Três objetos são colocados entre dois espelhos planos verticais articulados. A seguir, ajusta-se a abertura entre os espelhos até visualizar um total de 18 objetos (3 objetos reais e mais 15 imagens). Nessas condições, podemos afirmar que a abertura final entre esses espelhos será: a) zero b) 30° c) 45° d) 60° e) 90°

13.A figura mostra um objeto e sua imagem produzida por um espelho esférico. Escolha a opção que identifica corretamente o tipo do espelho que produziu a imagem e a posição do objeto em relação a esse espelho. a) O espelho é convexo e o objeto está a uma distância maior que o raio do espelho. b) O espelho é côncavo e o objeto está posicionado entre o foco e o vértice do espelho. c) O espelho é côncavo e o objeto está posicionado a uma distância maior que o raio do espelho. d) O espelho é côncavo e o objeto está posicionado entre o centro e o foco do espelho. e) O espelho é convexo e o objeto está posicionado a uma distância menor que o raio do espelho.

14. Analise as afirmações seguintes sobre espelhos planos e esféricos 14.Analise as afirmações seguintes sobre espelhos planos e esféricos. I. No espelho plano, a distância da imagem virtual de um objeto até o espelho é igual à distância do objeto ao espelho. II. Nos espelhos curvos, a distância do foco ao espelho é igual à metade do raio da superfície formada pelo espelho. III. Para o espelho côncavo, um objeto situado no infinito tem sua imagem formada sobre o foco do espelho. Podemos dizer que: a) Apenas I e II são corretas. b) Apenas I e III são corretas. c) Apenas II e III são corretas. d) I, II e III são corretas. e) I, II e III são erradas.

15. Um objeto colocado a 50 cm de um espelho esférico côncavo produz uma imagem a uma distância x do espelho. Afastando-se de 10 cm o objeto de sua posição inicial, a nova imagem fica localizada a uma distância 0,6x do espelho. Calcule raio de curvatura do espelho.

16. Um rapaz utiliza um espelho côncavo, de raio de curvatura igual a 40 cm, para barbear-se. Quando o rosto do rapaz está a 10 cm do espelho, a ampliação da imagem produzida é: a) 1,3 b) 1,5 c) 2,0 d) 4,0 e) 40

17. Fornecendo uma energia de 10 J a um bloco de 5,0 g de uma liga de alumínio, sua temperatura varia de 20 °C a 22 °C. Concluímos que o calor específico desse material em J/kg.°C vale:

18. Um corpo recebe calor de uma fonte na razão constante de 20 calorias por segundo, sem trocar calor com outros corpos. a temperatura do corpo em função do tempo (t) está descrita no gráfico. A capacidade térmica do corpo, em cal/°C, é igual a:

19. Um aquecedor dissipa 800W de potência, utilizada totalmente par aquecer 1 kg de água, cuja temperatura inicial é 20 °C. Dado: 1 cal = 4J a) Qual a energia absorvida pela água, em 1 minuto? b) Quanto tempo deve funcionar o aquecedor, para que a água atinja a temperatura de 100°C?

20. Três recipientes A, B e C contêm, respectivamente, massas m, 2m e 4m de um mesmo líquido. No recipiente A, o líquido encontra-se a uma temperatura T; no recipiente B, a uma temperatura 2T ; no recipiente C, a uma temperatura 4T . Os três líquidos são misturados, sem que haja perda de calor, atingindo uma temperatura final de equilíbrio Tf . Assinale a alternativa que contém o valor correto de Tf. A) T/2 B) 3T/4 C) 3T/8 D) 5T/16 E) 2T/3