Plano de Ensino Prof. Etiane Skrebsky Quadros

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Advertisements

Estatística Descritiva Aula 01
Disciplina: Química Fundamental
Aula Fisiologia Vegetal - 2º. Ano Ensino Médio - Biologia
Aula 1A
Universidade Estadual do Norte Fluminense
(Metodologia Científica)
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
NORMAS DO CURSO Licenciatura em Letras-Inglês Modalidade a Distância
Introdução a Ciência do Solo
Curso de Ciências Biológicas - Noturno Fisiologia do Metabolismo e Transporte em Plantas 2013.
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
Sistema de Avaliação Modalidade: Subsequente e Conc. Externa Noturno CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Coordenação.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Introdução a Engenharia de Alimentos
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
ORIENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte - FATERN Bioquímica Prof. Msc Brunno Macedo.
INFORMATIVO AOS ALUNOS 2007/2
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I PROFESSORA: LUCIANA BRITO
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Dom Pedrito Bacharelado em Enologia Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável Prof. Dr. Cleiton Stigger Perleberg Eng.º Agrônomo.
Campus de Caraguatatuba Aula 1: Orientações Gerais
Trabalho de conclusão de curso
Introdução a Engenharia de Alimentos
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1 SI
Bem-vindos! Instrumento de Apoio ao Trabalho
UNIPAMPA Dom Pedrito CST em Agronegócio Produção Vegetal
1. Hormônios Vegetais – responsáveis pelo controle da divisão celular, do crescimento celular e da diferenciação das células Auxina: Alongamento.
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Computação Científica
Plano de Ensino AHP 2011.
Professor: José Medina
Universidade Federal de Itajubá
Plano de Ensino Prof. Etiane Skrebsky Quadros
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
SEMINÁRIOS III UNIDADE Fisiologia do Exercício
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
Prof. Ms. Andressa Paiva DISCIPLINA: Organização das Práticas Educativas.
Apresentação da Disciplina: Sistemas de Informação Prof. Gutierre Andrade.
Prof. Marcelo Ribeiro Barison Coord. Estágios IRN
 O ambiente terrestre era inóspito antes do surgimento dos primeiros seres fotossintetizantes.  O planeta passou por diferentes etapas (geológicas)
P SICOLOGIA E S AÚDE P ÚBLICA P ROFª. L ÉDICE L. O LIVEIRA ESTUDOS DISCIPLINARES INSTRUÇÕES IMPORTANTES.
Hormônios Vegetais Prof. Rafael Rosolen T. Zafred.
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Gestão de Projetos -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
Apresentação da Disciplina
NUTRIÇÃO BIOQUÍMICA.
Segurança Patrimonial PROFº LAURELLI Na Indústria:  Há 34 anos, sempre na área da Qualidade. Durante 7 anos implantando ISO 9000 e ISO e participação.
Prof. Marcelo Ribeiro Barison Coord. Estágios IRN
Apresentação da Disciplina Prof.ª Marielen A. C. da Silva Msc. em Desenvolvimento Rural Eng. Agrônoma Administração do agronegócio.
Engenharia de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Plano da Disciplina.
Trabalho de Curso Regulamento Normatização da monografia.
Engenharia de Software Ludimila Monjardim Casagrande 2º Semestre Plano da Disciplina.
Filosofia da linguagem
Gestão da Qualidade Aula 0 - Apresentação Aula 1
Filosofia da ciência.
Departamento de Engenharia de Materiais - DEMAR Tratamento de Minérios
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Química de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi Introdução a Engenharia de Alimentos.
Iran Abreu Mendes Coordenador Josivania Marisa Dantas Vice-Coordenadora.
Prof. Dr. Ignacio Pablo Traversa Tejero Eng.º Agrônomo Semestre 4 Créditos.
Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Mecânica Turma A : Mecânica dos Sólidos – Letícia (R. 4502) Turma B : Energia e Fenôm. Transporte.
ENADE 2006 Reunião com o cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Turismo.
1/10 1.Objetivos do Curso 2.Metodologia 3.Material Bibliográfico 4.Cronograma de Atividades 5.Critérios de Avaliação 6.Atributos de um Bom Engenheiro 7.Fundão:
Trabalho Interdisciplinar e Projeto Aplicado
Solos e manejo da nutrição da videira
Transcrição da apresentação:

Plano de Ensino Prof. Etiane Skrebsky Quadros Fisiologia Vegetal Plano de Ensino Prof. Etiane Skrebsky Quadros

Plano de Ensino Disciplina: Fisiologia Vegetal Teórica: Segunda-feira (14:00 – 16:30) Carga horária: 45h Prática: Terça-feira P1 (10:00-11:00) P2 (11:00-12:00) Carga horária: 15h Curso: Zootecnia

Plano de Ensino Ementa: Relações Hídricas; Nutrição Mineral; Transporte de solutos; Fotossíntese; Respiração; Crescimento e desenvolvimento; Fitohormônios; Fotoperíodo; Controle do Florescimento; Fisiologia de sementes.

Plano de Ensino Conteúdo Programático 1a Unidade – Relações hídricas, Nutrição mineral e transporte de solutos   Apresentação da disciplina (plano de ensino e cronograma). Balanço Hídrico das Plantas (água no sistema solo-planta-atmosfera); Nutrição Mineral (nutrientes essenciais, deficiências e distúrbios vegetais, assimilação dos nutrientes); Transporte de solutos (transporte ativo, passivo e transmembrana).

Plano de Ensino 2a Unidade: Fotossíntese, Respiração, Crescimento e Desenvolvimento, Fitohormônios, Fotoperíodo e Controle do florescimento. Conceitos gerais de fotossíntese (organização do aparelho fotossintético, mecanismo de transporte de elétrons, reações de carboxilação, pigmentos); Visão geral da respiração vegetal Crescimento e desenvolvimento (germinação, florescimento, fotoperíodo, fitocromo); Fitohormônios (auxina, giberelina citocinina, etileno, ácido abscísico)

Plano de Ensino Metodologia AULAS TEÓRICAS: Uso do datashow e quadro branco Atividades relacionadas as aulas (questionários, seminários) AULAS PRÁTICAS: Uso do laboratório (Obrigatoriedade do avental)

Plano de Ensino AVALIAÇÕES: Duas (02) provas teóricas, com questões discursivas e/ou objetivas, além de outras formas de avaliações. A avaliação teórica tem peso 7.0 (70%) As avaliações práticas serão na forma de relatórios. A avaliação prática tem peso 3.0 (30%) A nota final da disciplina será obtida através da média entre as avaliações teórica (70%) + prática (30%), totalizando 10.0 pontos ou 100%, devendo o aluno obter nota igual ou superior a seis (6.0) para conseguir aprovação.

Plano de Ensino Elaboração do relatório de aulas práticas de Fisiologia Vegetal   O relatório de cada aula prática deverá conter: - Capa, contendo o título e os integrantes do relatório. Introdução sobre o tema (DIFERENTE DO PROTOCOLO) Objetivos. Metodologia (procedimento). Resultados e discussão. Conclusão. Respostas das questões.

Plano de Ensino Observações: - Prazo de entrega: uma semana após a realização da aula prática. - No relatório deve aparecer o resultado de outros grupos caso estejam trabalhando com material vegetal diferente. - Os relatórios deverão contemplar no máximo três (3) alunos. - O relatório só deverá contemplar o nome dos alunos que participaram efetivamente da aula prática. - As aulas praticas não serão repetidas e portanto não haverá recuperação!!!

Plano de Ensino AVALIAÇÕES: -É obrigatória a frequência às atividades correspondentes na disciplina de Fisiologia Vegetal, ficando reprovado o estudante que não comparecer a 75% (setenta e cinco por cento), no mínimo, das aulas teóricas e práticas. -Para a justificativa de faltas, o estudante deverá encaminhar a solicitação à Secretaria Acadêmica do Campus.

Plano de Ensino AVALIAÇÕES DE RECUPERAÇÃO: - Haverá no decorrer do semestre uma avaliação de recuperação da parte teórica, correspondente ao conteúdo da 1ª unidade e uma avaliação de recuperação correspondente ao conteúdo da 2ª unidade. O discente irá optar por realizar o conteúdo que deseja recuperar. - Não haverá recuperação de aulas praticas!!!

Plano de Ensino Bibliografia: Referências Básicas (Leituras Obrigatórias)   KERBAUY, G. B. Fisiologia Vegetal. Guanabara Koogan, 2004. RAVEN, P. H.; EVERT, R. F. & EICHHORN, S. E. Biologia Vegetal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 2001. TAIZ, L. & ZEIGER, E. Fisiologia Vegetal. Artmed, 2004. EPSTEIM, E. ;BLOOM, A. Nutrição mineral de plantas: princípios e perspectivas. Londrina. Ed. Planta. 2004. 401p. MARENCO, R.A.; LOPES, N.F. Fisiologia Vegetal. Ed: UFV, 2009. 486p. Referências Complementares FERREIRA, A.G.; BORGUETTI, F. Germinação: do básico ao aplicado. Porto Alegre. Ed. Artmed, 2004. 323p. REICHARDT, K.; TIMM, L.C. Solo, planta e atmosfera: Conceitos, processos e aplicações. 500p. 2003. PAIVA, R.; OLIVEIRA, L.M. de. Fisiologia e Produção Vegetal. Lavras. Ed. UFLA, 2006. 104p. HALL, D.O.; RAO, K.K. Fotossíntese. São Paulo, Ed: EPU, 1980. 89p. SUTCLIFFE, J.F. As plantas e a água. São Paulo. Ed: EPU, 1980. 126p. SUTCLIFFE, J.F. As plantas e os sais minerais. São Paulo. Ed: UPU, 1989. 80p. RICHARD, E.K.; FRANKLAND, B. Fitocromo e crescimento vegetal. São Paulo. Ed: EPU, 1981, 76p. CID, P.B.; LEMUS, E.E.P. Hormônios vegetais em plantas superiores. Brasília: Embrapa recursos genéticos e biotecnologia, 2005. 188p.