1º Encontro Kedainiai - Lituânia 17 a 21 de Outubro 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Participação – a Mudança em Nossas Mãos!
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
ESCOLA SECUNDÁRIA EMÍDIO NAVARRO
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
O Artesanato.
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
Av. Elísio Teixeira Leite, s/nº
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
Escola Municipal Dona Cotinha
E.M.Epitácio Campos 2º Bimestre Reunião de Pais
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
Cidade Educadora, Cidade Saudável
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
O QUE ME DEIXA APAIXONADO PELA VIDA?
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
COLÉGIO DE SANTA ÁGUEDA ESCOLA E FAMÍLIA : UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS E JI D
PARQUE DAS NAÇÕES LISBOA - PORTUGAL.
Depois de alguma pesquisa elegemos este museu como favorito do nosso Guia Turístico.
Comunicação e Sociabilidade E. E. Gregoriano Canedo Monte Carmelo
O Uso Pedagógico do Blog
Queridos familiares, O mês de julho foi muito especial para todos nós que fazemos parte do Colégio Anchieta e pertencemos à família inaciana, pois no dia.
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
PROJETO EDUCAR E HUMANIZAR
Escola Secundaria Caldas das Taipas
BARBACENA, A CIDADE DAS ROSAS... PERFUMANDO A ILHA DO AMOR.
IDENTIDADE E PATRIMONIO CULTURAIS CP4 – DR4
Programa Comenius Bilateral
RAÍZES NACIONAIS E ASAS EUROPEIAS. PARCEIROS POLÓNIA (Wroclaw) – coordenadora ITÁLIA (Roma) PORTUGAL (Chamusca) TURQUIA (Kocaeli)
O Ecomuseu do Mondego será um espaço físico, a construir de raiz, na Escola Secundária D. Duarte. Terá uma localização privilegiada numa área muito visitada.
A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS NA ESCOLA
Patrimonio Cultural Material de Campinas SP
ESCOLA LASSALISTA COMPROMISSO COM O REINO DE DEUS.
We all smile in the same language
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
QUAL É O SEU TALENTO.
Depois de alguma pesquisa elegemos este museu como favorito do nosso Guia Turístico.
Biblioteca + Livro Didático + TV Escola + Sala de Informática = CEMTE.
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
Projeto Meio Ambiente.
PROFESSORA: MARIA APARECIDA MAIA FABRO
Construindo uma competência específica da prática docente na Educação Infantil a partir das idéias de Terezinha Rios “Fazer um trabalho competente, ser.
Irmão Roger Profeta da Confiança.
Abril 2015 Reunião Geral de Professores 3.º Período.
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
EU QUERO TER UM CORAÇÃO BONITO IGUAL AO DE JESUS IGUAL AO DE MARIA
Algumas dicas PARA uma bela vida!.
Programa Aprendizagem ao Longo da Vida “Diálogo Intercultural – da Diversidade à Unidade” Projecto Comenius de Parcerias Multilaterais.
2011 “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital” 2010 “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra”
Queridos familiares! O mês de julho foi muito especial para todos nós que fazemos parte do Colégio Anchieta e pertencemos à família inaciana, pois no dia.
Professor(es) Apresentador(es):
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
COOL GOAL P ROJETO E RASMUS + COOL GOAL (Collaborative Outdoor Learning / Go out and learn) Aprendizagem colaborativa ao ar livre / sai e aprende)
Encontro na Roménia 5 a 9 oct 2015 Encontro na Roménia 5 a 9 outubro 2015.
GESTÃO PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E DE RECURSOS HUMANOS COMPREENSÃO DOS TIPOS DE GESTÃO NO PROCESSO EDUCATIVO.
SINAIS DA NOVA CIVILIZAÇÃO Teresópolis-12 de Outubro de 2008 TRABALHO GRUPAL: A SEMENTE DA NOVA CIVILIZAÇÃO.
Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos
Seminário – Análise e Produção Textual III – Professora: Arice Tavares – Turma: PEITJ-A – Alunas: Angela Miriam Sedrez Dias _ Rute Borba da Costa – Curso.
Escola: Coopen Série: 4º ano Aluna: Maria Clara. Cultura O conceito de cultura pode ser compreendido como um conjunto de ideias, de práticas sociais de.
Escola de Educação Básica Irmã Maria Teresa Nossa representação de COLETIVO! Aline Gonçalves Fábio Felippe Jéssica Schiller Marlene Correa Morgana Matos.
MISSÃO Promover a Educação de crianças e jovens carenciadas do Douro como forma de Inclusão Social no território.
NTE29/11/2012. No mundo atual o uso da tecnologia têm sido cada vez mais presente e necessária no dia a dia de todos nós.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBÉRTARIA CURSO: Licenciatura em Física DISCIPLINA: Didática DOCENTE: Giovana Gomes Albino DISCENTES: Lidiane Matos de França Iara.
UNIBAHIA – UNIDADE BAIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COEPP – Coordenação da Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação Curso: Lato Sensu em Didática para o.
Transcrição da apresentação:

1º Encontro Kedainiai - Lituânia 17 a 21 de Outubro 2015

Vilnius História e Cultura

Reunião de Coordenadores

“Logotipo”

Escola Especial Kedainiu Makykla

Peça de Teatro – “O gato das botas”

Reunião Muticultural

Âmbar – Mar Báltico

RELATÓRIO O Realizou-se entre os dias 17 e 21 de Outubro, na Lituânia, o primeiro encontro de parceiros envolvidos no Projeto Erasmus + “Having a theatre inside” com uma visita multicultural com os países parceiros envolvidos - Lituânia, Croácia, Turquia, Bulgária, Portugal e Polónia. O Os professores envolvidos neste encontro começaram por visitar a capital do país, a cidade de Vilnius, numa visita ao seu património histórico e cultural. O No primeiro encontro, estiveram reunidos, em Kedainiai – Kedainiu Specialiaji Makyla School, num dia de trabalho, todos os coordenadores dos diferentes países, acompanhados por outros docentes envolvidos no Projeto. Durante a reunião, a Coordenadora, Maria Sosnowska, apresentou as linhas orientadoras e toda a metodologia a desenvolver com nas escolas, com os professores e os alunos. O As comitivas foram recebidas pela comunidade educativa com nobreza e elegância. Os docentes e alunos desta escola muito especial – todos os alunos têm necessidades educativas especiais – apresentaram uma bonita peça de teatro “O gato das botas”.

O Um dos momentos mais apreciados foi, sem dúvida, a visita ao Museu do Âmbar, na região de Palanga no Mar Báltico. O Na Lituânia, há uma bela lenda sobre o aparecimento do âmbar. O A bela deusa do mar, Yurati, viveu no oceano num belo palácio de âmbar. A deusa Yurati não foi autorizada a amar um homem mortal, proibida pelo Deus do trovão e dos relâmpagos, Percunas. Quando Yurati se apaixonou, Percunas mandou matar o homem e arruinou o belo palácio subaquático amarrando-a aos escombros com correntes. Desde então, a pobre chora até hoje pelo seu amor e as suas lágrimas transformaram-se em âmbar. O O âmbar lituano não é apenas um material que é apanhado no mar. É um símbolo do país no mapa do turismo mundial. O O balanço deste encontro é muito positivo, pois facto de o projeto ser realizado num ambiente multicultural é uma vantagem enorme, o que aumenta o seu valor educacional. A diversidade das culturas relacionadas com a realização de um tema comum sobre várias formas de teatro será uma experiência extraordinária para os professores e alunos para aprender a ter a mente aberta, aceitar todas as pessoas e respeitar a sua diversidade cultural. Essa meta universal só pode ser realizada através da compreensão mútua de culturas.