ESCOLA ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES FURNAS/JARAGUARI 14/09/15 PROFESSOR: RONAN DIRETOR: MARCOS COORDENADORA: LEILA ALUNOS: ARIOVALDO,PAULO CESAR,DANIEL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Geografia Política e Geopolítica: Definições e Reflexões
Advertisements

Brasilia.
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
Significado do processo de urbanização ao refletir sobre os condicionantes das mudanças sociais Produção Circulação Consumo.
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Avaliação Mediadora.
SISTEMA DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
Os lugares que formam o mundo
Projeto da Rede Coletora de Esgoto Sanitário
Conferência das Cidades Mato Grosso
ORGANIZAÇÃO DEMOGRÁFICA MUNDIAL
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
Geografia As principais formas de regionalizar o Brasil
O que é Zona rural: Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo,
Professora Carol/Geografia
A AFIRMAÇÃO DO MODERNISMO
O Aluno a Distância e suas Necessidades
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
AS ÁREAS RESIDENCIAIS em espaço urbano
Ativ.urban.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Capítulo 24 – As cidades e a urbanização brasileira
Classificação Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
P R O J E T O arquitetônico
Capítulo 1 – Geografia: Introdução e conceitos
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
Profª. Andréia 9º Ano Química.
O CAPITALISMO CONCORRENTE E AS CIDADES
Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades.
Regionalização do território brasileiro
Meio Ambiente e Planejamento Professora Sueli Bettine Aula 1 Apresentação da disciplina Conceitos e Definições.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Epidemiologia de Medicamentos – Mortalidade e Morbidade
AS CIDADES NO PASSADO E O PRESENTE
FORÇA MAGNÉTICA PARTE I
A CIDADE MODERNA Busca de um novo modelo de cidade;
Índice – UM EXERCÍCIO  História e Evolução das teorias de Localização  Fatores Principais da Localização  Algoritmos de Localização.
O NEOLÍTICO E A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
Análise Internacional Comparada de Políticas Curriculares
Daniela Santana João Rodrigues Braga
Professora: Daniela de Souza
01. A posição geográfica dos estados da região
A organização do espaço urbano
Armazenagem.
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
Formação do Território Brasileiro
Urbanização mundial e brasileira
TEXTO: Água virtual, escassez e gestão: O Brasil como grande “exportador” de água.
AS PRINCIPAIS COMUNIDADES QUE OCUPARAM O BRASIL NA PRE-HISTORIA
periodização da vida como construção social
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
Escola Estadual Zumbi dos Palmares Furnas dos Dionísio, 21 de Outubro de 2015 Alunas: Joiceane e Lauriane 3° Ano do Ensino Médio Diretor: Marcos Disciplina:
PASSEIO PARA: - usp - museu de zoologia - parque do Ibirapuera
BOLSISTA: GIOVANA TAVARES LOPES 1°ano D
Sistemas de Drenagem Urbana
REGIÃO SUL A menor das regiões do IBGE A terceira mais populosa
Geografia Revisão 2016.
Cidades.
Trabalho De Filosofia Alunos: Professora: Jheniffer Ester
0 Planejamento e Controle de Obras MÓDULO 1 APRESENTAÇÃO Módulo 1  Introdução  Perfil da Construção – Pesquisa SENAI / CNI  Estudos de Viabilidade.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Transcrição da apresentação:

ESCOLA ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES FURNAS/JARAGUARI 14/09/15 PROFESSOR: RONAN DIRETOR: MARCOS COORDENADORA: LEILA ALUNOS: ARIOVALDO,PAULO CESAR,DANIEL 2ANO.E. MÉDIO

conceito de urbanização Urbanização é o processo de afastamento das características rurais de um lugar ou região, para características urbanas. Geralmente, está associado ao desenvolvimento Demograficamente, o termo significa a redistribuição das populações das zonas rurais para assentamentos urbanos, mas também pode designar a ação de dotar uma área com infra-estrutura e equipamentos urbanos. Urbanização é o conjunto dos trabalhos necessários para dotar uma área de infra-estrutura, como água, esgoto, gás, eletricidade e/ou serviços urbanos como transporte, educação, saúde e encinto da civilização e da tecnologia.

Urbanização, então, seria um centro residencial composto basicamente por casas de características semelhantes e que estão previstas dos serviços mencionados antes e de algumas instalações e que normalmente estão construídos a certa distância de uma urbe. As urbanizações, tradicionalmente estão localizadas em meios rurais e que se encontram próximas a essas localidades. Normalmente este é o conceito mais aplicado para a palavra urbanização. A noção que temos sobre urbanização é variável e depende do que se entende sobre o termo em diferentes países. Na Europa se conceitua urbanização baseando-se em zonas residenciais que estão afastadas dos grandes núcleos urbanos e se encontram, na sua maioria, em zonas rurais mais afastadas do centro. Já em alguns países da América do Sul, é normal vincular urbanização com um lugar desenvolvido na zona urbana, com residências que possuem uma estrutura parecida.

3.1Conceito da cidade ONU` Não há um padrão mundial que defina uma cidade. Esta definição varia de país para país. Em alguns países, os organismos públicos consideram a existência de uma cidade baseados em critérios quantitativos, em outros, a classificação é feita segundo critérios qualitativos

3.2 conceito de ucidade`ibge ` Dentre as áreas do conhecimento que procuram estudar as cidades, a Geografia se ocupa da reflexão sobre o fenômeno urbano, a partir de um enfoque específico, voltado à compreensão do espaço geográfico das cidades. A produção que pode ser classificada sob o rótulo de Geografia Urbana é extensa, diversa e reflete os diferentes caminhos tomados pela produção geográfica, especialmente a partir do final do século XIX. A seguir, são apresentadas algumas definições e reflexões sobre as cidades, feitas por geógrafos que se ocuparam em estudar o fenômeno urbano.

Realmente não é fácil conceituar Cidade, não resta dúvida que é uma tarefa que a primeira vista pode ser complicada. Alguns especialistas sobre o assunto, além de divergir muito pouco sobre o tema, coincidem na maioria das opiniões resultantes do estudo sobre o significado de Cidade. São muitos tipos de visões percebidas e muitas opiniões para conceituar cidade. Pode-se fazer uma análise mais profunda e dar um significado global sobre o conceito. Alguns afirmam que cidade é a representação mais profunda e radical com respeito ao que homem interviu ao longo de sua história. Outros garantem que no período neolítico já havia populações que poderia ser perfeitamente denominadas ou identificadas como cidades. A criação de animais e o desenvolvimento de lavouras em terras férteis deixaram algumas marcas para que o homem moderno pudesse identificar estes lugares como uma cidade.