Nesta Campanha, o que nos motivará para o encontro e a ação conjunta é a preocupação do cuidado com a Casa Comum, o lugar onde habitamos. A Casa Comum.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ÁGUA.
Advertisements

Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
Água: importância, onde é encontrada e preservação do recurso
A história do Saneamento no BRASIL
Saneamento Básico Professora e enfermeira : Carla Gomes e Patrícia Lins.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Sociedade e Tecnologia
OS DEZ MANDAMENTOS DO CONSUMO SUSTENTÁVEL
Prefeitura Municipal de Curitiba Secretaria Municipal da Educação III Miniconferência sobre Biodiversidade Aquecimento Global e Exploração dos Recursos.
Como devemos preservar a água?
Conferência das Cidades Mato Grosso
Gestão Ambiental.
EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
CAPELA 5° ANO 22 DE MARÇO DIA MUNDIAL DA ÁGUA
22 de MARÇO de 2013 Dia Mundial da Água
INTERESSE PELA COMUNIDADE SEMEAMOS ESTA IDÉIA COOPERATIVISTA!
Desenvolvimento sustentável.
COMISSÃO SETORIAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SEF
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010
JORNAL APRENDIZ.
A Terra: o Planeta Azul.
O problema do lixo termina
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE
Conferência das Cidades Mato Grosso
torneiras temporizadas
Hoje é terça-feira, 17 de junho de 2014terça-feira, 17 de junho de 2014terça-feira, 17 de junho de 2014terça-feira, 17 de junho de 2014terça-feira,
Educação para a Sustentabilidade
Programa de Educação Ambiental da Bahia
IADI colaborando com a natureza
PROJOVEM URBANO TEMA INTEGRADOR MEIO AMBIENTE
Dia mundial da água 22 de março
Hoje é sábado, 21 de junho de 2014sábado, 21 de junho de 2014sábado, 21 de junho de 2014sábado, 21 de junho de 2014sábado, 21 de junho de 2014sábado,
COMO EVITAR O DESPERDÍCIO
OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES.
DENGUE Proteja sua família, evite que o mosquito da dengue
10 DICAS PARA BEM USAR A ÁGUA, FONTE DE VIDA!
O PMSB é um conjunto de diretrizes, estudos, programas, projetos, prioridades, metas, atos normativos e procedimentos para avaliar o estado de salubridade.
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
Hoje é quarta-feira, 8 de abril de 2015quarta-feira, 8 de abril de 2015quarta-feira, 8 de abril de 2015quarta-feira, 8 de abril de 2015quarta-feira,
CIPA 2013/2014.
junho 2014 Ariel Gui Cesinha agosto assinaturas petição.
O Meio Ambiente e o Agente Administrativo Educacional – Apoio.
Responsabilidade Socioambiental
Secretaria de Serviços Públicos
ÁGUA.
Água a energia da vida.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Limpeza de Caixa d’água
Soluções Sustentáveis
CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE
Casa Comum, Nossa Responsabilidade.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 TEMA: CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE LEMA: QUERO VER O DIREITO BROTAR COMO FONTE E CORRER A JUSTIÇA QUAL RIACHO.
CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE AGIR CFE “Quero ver o direito brotar como fonte e correr1 a Justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24)
CAMPANHA DA FRATERNIDADE TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade” TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade” LEMA: “Quero ver o direito brotar.
Campanha da Fraternidade Ecumênica
Aedes aegypti Mosquito transmissor da dengue, vírus Zika e da febre de chikungunya
Quem é o Mosquito Aedes aegypti?
Proposta Técnica Elaboração de Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Plano Diretor de Drenagem Urbana Brasília – DF Maio de 2016.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
CONSELHO NACIONAL DE DEFESA AMBIENTAL
Milena Rossetti Biomédica Técnica Química da Comusa
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos Brasília, 28 de maio de 2013.
Fundação Nacional de Saúde PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO.
twitter.com/funasa.
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS Maio/2015.
Elaboração de Planos de Saneamento Básico CONCLUSÃO Semana do Meio Ambiente Goiânia/GO – 04/05 de junho de 2014 Veronilton Farias Analista de Infraestrutura.
Transcrição da apresentação:

Nesta Campanha, o que nos motivará para o encontro e a ação conjunta é a preocupação do cuidado com a Casa Comum, o lugar onde habitamos. A Casa Comum é o maior presente que Deus nos deu, por isso, precisamos urgentemente pensar: em ações; em estratégias e; em novas formas de nos relacionarmos com esse bem. O cuidado com a Casa Comum não depende apenas do poder público. Exige uma mudança profunda na forma como nos relacionamos com os recursos naturais.

Tomar banho de 5 minutos e fechar a torneira ao ensaboar-se. Fechar a torneira da pia enquanto escova os dentes. Apague as lâmpadas nos cômodos vazios. Não jogue lixo na rua ou noutro lugar público. Separe o lixo para o descarte correto. Mantenha o quintal limpo. Acumule as roupas para a serem lavadas para economizar energia. Use a água da lavagem da roupa para lavar quintal e calçadas. Guarde a água da chuva mas não esqueça de tampá-la. Não use a água potável para as tarefas elementares (varrer a calçada). Caso exista a rede de esgoto, conecte a sua casa. Estimule, com os vizinhos, o tema da água e do esgoto. Descarte pilhas, baterias de celular, remédios, embalagens de agrotóxicos, produtos eletrônicos de maneira adequada.

Há uma década foi criado o Ministério das Cidades, e nele, a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental. Os municípios devem implementar políticas de saneamento básico. A Lei nº /2007 é o marco legal que orienta essa política. Para a universalização dos serviços básicos é necessário: a) que cada município assuma a tarefa de elaborar e implementar o seu Plano Municipal de Saneamento Básico com a participação social; b) exigir uma efetiva coordenação institucional da política de saneamento básico; participando à sociedade o que está sendo realizado; c) garantir que a política de saneamento básico seja executada para atender: água, esgoto, lixo e drenagem das águas pluviais; d) com o saneamento básico previne-se as doenças e os rios; e) O saneamento básico não deve ser ofertado se a população financia, mesmo sem as condições é obrigação do Estado.

Constituir programas educacionais, nas escolas públicas e particulares, que busquem formar, informar e conscientizar as crianças, adolescentes e jovens sobre o uso racional da água, energia e o descarte adequado do lixo. Implantar o reuso da água do banho para a descarga dos banheiros. Implantar as estações de tratamentos de esgotos (ETEs). Criar espaços adequados para a captação da água da chuva, usando-a para os serviços de limpeza. Denunciar qualquer iniciativa que prejudique à saúde e o bem estar. Sempre que possível, reciclar o lixo. Sempre que possível, transformar o lixo orgânico em adubo. Propor, nas escolas, a criação de equipes de trabalhos para a elaboração de projetos em prol do meio ambiente. Cobrar do poder público que socialize os projetos de saneamento básico para o município.

Os diferentes meios de comunicação podem ser parceiros importantes para a construção de novas lógicas de relacionamento com o meio ambiente. A realização e veiculação de campanhas educativas são instrumentos importantes na propagação da educação ambiental, podendo mudar o comportamento das pessoas. CUIDE DA CASA COMUM QUE DEUS NOS DEU. REALIZE O ESFORÇO DE EVITAR O CONSUMISMO E O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS. FAÇA UM DIA DE JEJUM, DOANDO O QUE ECONOMIZOU PARA OS MAIS POBRES. REZE UMA NOVENA PELO ENTENDIMENTO DOS GOVERNANTES PARA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBINTE.

DOMINGO DE RAMOS 20 DE MARÇO DE % Constitui o FUNDO NACIONAL ECUMÊNICO DE SOLIDARIEDADE 60% Constitui o FUNDO DIOCESANO DE SOLIDARIEDADE