SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP 20230 010 21- 2242 3834- Fax-21-2232 3914- e-mail-

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SER E PARTICIPAR NA IGREJA
Advertisements

Conscientização Vocacional
COMPROMISSO CRISTÃO.
CATEQUESE 25 «FALAI, SENHOR».
SANTAS MISSÕES POPULARES
ORAÇÃO ANO VOCACIONAL VICENTINO
D. Jacinto Bergman - I Congresso ABP
A Alegria do Evangelho.
Encaminhamento para o AGIR
Objetivos das URGÊNCIAS
SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA DE 12 A 18 DE AGOSTO DE 2012
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
Outubro, mês do Rosário e das Missões
E O MUNDO ESPERA ANSIOSAMENTE POR SUA RESPOSTA!
Maria – A Serva do Senhor
Três pequenas mariposas perdidas na noite escura!
Igreja: comunidade de comunidades
I. Objectivos Compreender que a identidade e o ministério do Padre exigem vida sacramental.
A alegria de ... SER Catequista.
VOCAÇÃO RELIGIOSA.
OS DEZ MANDAMENTOS DO MISSIONÁRIO
Sociedade de São Vicente de Paulo
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
"Entrai pela porta estreita"
Dez lembretes sobre a Missão. UM: a missão é uma só A missão é uma só : a missão de Deus na qual a Igreja é chamada a participar 2.
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
ENCONTRO PARA ANIMADORES DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
Formação Básica para Novos Vicentinos
A VOSSA LIBERTAÇÃO ESTÁ
Congregação Missionária de Jesus Crucificado
«Tu és o meu Filho muito, amado em Ti pus toda a minha complacência».
DIRETORIAS DAS UNIDADES
Pe. Audinei Carreira da Silva
17 E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
( I Pedro 1,21 ) Amado irmão, amada irmã, Hoje queremos lhe falar sobre a finalidade das nossas mensagens. Hoje queremos lhe falar sobre a finalidade.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
«E vós, quem dizeis que Eu sou?».
Crescendo em Comunidade
A paz esteja convosco! 3º DOMINGO DA PÁSCOA 22 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 3, ; Salmo 4; 1Jo 2,1-5a; Lucas 24,35-48.
O ministério da caridade e a koinonia eclesial
"Quem vos recebe, a mim recebe" A Liturgia de hoje reflete alguns aspectos do DISCIPULADO. Discípulo é todo aquele que, pelo Batismo, se identifica com.
FORMAÇÃO BÁSICA.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015
FORMAÇÃO MISSIONÁRIA SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
Apresentação da Sociedade de São Vicente de Paulo
Novena ou Tríduo à São Vicente de Paulo
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
ECAFO FORMAÇÃO PERMANENTE SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
Servir e Dar a Vida parte 1
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
CAPACITAÇÃO PARA PRESIDENTES
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
Assembleia Diocesana da Ação Pastoral e Evangelizadora.
O SACRAMENTO DA RESPONSABILIDADE. “O Dom do Espírito Santificador” “O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo seu Espírito Santo que habita.
B A T I S M O B A T I S M O E M I S S Ã OB A T I S M O E M I S S Ã O.
3 -Julgar-. DEVEMOS DISCERNIR AS REALIDADES PARA DEFINIR OS RUMOS A SEGUIR E ENTENDERMOS MELHOR A VIDA.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PEDAGOGIA DIVINA: a) o diálogo de Salvação entre Deus e a pessoa, ressaltando a iniciativa divina, a motivação amorosa, a gratuidade, o respeito pela.
Como eu vos fiz fazei vós também Vai e faz o mesmo tu também Foi a Mim mesmo que o fizeste (Lc 10, 25-37) (Mt 25, 31-46) Jo 13, 1-17.
FORMAÇÃO MISSIONÁRIA SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
Transcrição da apresentação:

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax Prêmio Direitos Humanos 2004 FORMAÇÃOMISSIONÁRIA

A Missão com ênfase no crescimento da SSVP

FORMAÇÃOMISSIONÁRIA Amor à nossa causa O missionário vicentino não fica preso a pequenos detalhes e nem procura justificar o porquê de não ajudar uma família ou outra, pois o pai bebe muito, o filho usa droga, a mãe é prostituta, o menino não quer estudar... É aí que precisamos atuar com mais vigor, ou seja, não basta julgarmos as pessoas pelas atitudes, pelo contrário, temos que aprender a ver nos assistidos a pessoa de Jesus Cristo, atendê-Los com prioridade, não julgá-Los, não discriminá-Los e agir com misericórdia e humildade.

FORMAÇÃOMISSIONÁRIA A missão é um dos maiores e necessários meios de acender o fogo em nossa tarefa de caridade e de anúncio. Faz com que SSVP seja forte, dinâmica e em crescimento constante, e isso fortalecerá cada associado a assumir o compromisso missionário e a refletir sobre a vocação e o chamado de Deus. Ser missionário exige de todos uma abertura constante, pessoal e comunitária para responder aos desafios de hoje. É a missão de fidelidade ao “envio” de Jesus Cristo: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio”

FORMAÇÃOMISSIONÁRIA Algumas questões: Como eu posso ser missionário em minha casa, no trabalho e na comunidade onde vivo? Assumo o compromisso de cristão, vivendo e transmitindo a Boa Nova da paz, da justiça, do amor, do perdão, da fraternidade, da acolhida? Como sou missionário (a) na minha Conferência Vicentina? Como sou missionário (a) nas visitas domiciliares que faço aos Pobres? Ser missionário é tomar uma decisão radical de entrega ao Reino de Deus em prol da promoção humana e espiritual dos Pobres.

FORMAÇÃOMISSIONÁRIA A Sociedade de São Vicente de Paulo e a missão Para alimentar a espiritualidade no trabalho com os Pobres, “os vicentinos reúnem-se como irmãos e irmãs na presença de Cristo no seio das Conferências, verdadeiras comunidades de fé e de amor, de oração e de ação. A Sociedade de São Vicente de Paulo está associada à missão evangelizadora da Igreja pelo seu testemunho visível em ações e em palavras”.

FORMAÇÃOMISSIONÁRIA Há a necessidade de despertar em todos, que a missão que foi confiada à Sociedade de São Vicente de Paulo, é mais que estar presente em reuniões e eventos ou na arrecadação e distribuição de alimentos. A missão confiada à SSVP é, sobretudo, uma presença ativa e operante no meio dos Pobres, em contato com Eles, tendo proximidade e amor efetivo. O contato com o Pobre não é apenas o contato com alguém que necessita de ajuda, mas é, segundo a Espiritualidade Vicentina, o contato e a aproximação de Jesus Cristo na pessoa do Pobre. Este é o diferencial; é um dos pontos fortes, entre muitos que se tem na Espiritualidade Vicentina.

FORMAÇÃOMISSIONÁRIA Os 10 mandamentos do Missionário 1.Ter humildade para servir e acolher a todos, sem distinção. (Mt 20,25-28; Lc 10,30-34); 2. Ter disponibilidade para estar sempre a serviço do Reino de Deus (Lc 9, 57-62); 3. Ter despojamento para servir a Deus e aos irmãos, confiando sempre na Providência Divina (Lc 9, 1-6); 4. Ter força espiritual por meio de uma vida de oração (Lc 6,12; Lc 9,28-29; Mt 14,32-34);

FORMAÇÃOMISSIONÁRIA 5. Ter coragem e confiança em Deus, diante de todos os desafios, para anunciar o Evangelho, denunciando as injustiças e vencendo todos os tipos de males que oprimem. (Lc 4,16-19; Mt 10,28-31); 6. Buscar sempre a inspiração de Deus para levar o amor, o carinho, a paz, o perdão e a reconciliação (Jo 14,12-13); 7. Ter clareza e sabedoria de Deus no agir e no falar, lembrando sempre as atitudes, ações e palavras de Jesus;

FORMAÇÃOMISSIONÁRIA 8. Ter solidariedade e companheirismo para integrar-se com as demais pessoas no serviço e na evangelização dos Pobres (Rm 12,3-8; 1Cor 12,12-26); 9. Ter profunda comunhão com Deus, para que o testemunho Dele seja verdadeiro e coerente (Jo 15, 4-5; Mt 10,12); 10. Reconhecer a grandeza de Deus e se alegrar pelo valor e dons que Ele dá a cada um (Lc 10, 17-21).

FORMAÇÃOMISSIONÁRIA Conclusão Animados por Jesus não usemos, nem procuremos as armas dos dominadores; nem as armas, nem o poder político, nem o dinheiro. Não usemos os meios pelos quais os donos da terra dominam os Pobres e fazem deles escravos. Se buscássemos esses mesmos meios, cairíamos nos mesmos defeitos. Construiríamos outra forma de sociedade e de dominação, mas não traríamos a liberdade, porque esses meios não criam a liberdade. Por isso, nossa missão vicentina tem como fundamento a Evangelização e o Serviço aos Pobres de forma organizada.

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax Prêmio Direitos Humanos 2004 Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! ECAFO – CMBH MARILEIDE