em recetores elétricos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Numa usina hidrelétrica
Advertisements

POTÊNCIA EM CORRENTE ALTERNADA.
CONCEITOS DE ELETRICIDADE
CUSTOS NA LAVANDERIA HOSPITALAR Profª Drª Teresinha Covas Lisboa
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I
Transferências de energia
Energia Hidrelétrica.
POTÊNCIA Se uma força externa é aplicada num corpo, e se o trabalho feito por essa força for W no intervalo de tempo t, então a potência média durante.
TIPOS DE CORRENTE ELÉCTRICA
TIPOS DE CORRENTE ELÉTRICA
VALORES DE UM SINAL ALTERNADO
GERADOR SÍNCRONO Geradores síncronos ou alternadores são máquinas síncronas usadas para converter potência mecânica em potência elétrica ASPECTOS CONSTRUTIVOS.
ELETRODINÂMICA.
Analise de Circuitos em Corrente Continua - Ed Erica
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Corrente elétrica.
Transformadores de tensão
CPU – IHM PARAMETRIZAÇÃO
CORRENTE ELÉTRICA.
Eletricidade e Mecânica
Efeito Térmico da Corrente Elétrica
Normas técnicas brasileiras NBR da ABNT
ELETRICIDADE 4 Prof. Cesário POTENCIAL ELÉTRICO.
FUNDAMENTOS DA ELETRICIDADE - II
Energia.
Gerador Elétrico Gerador → dispositivo com função de transformar ou transferir energia. Transforma qualquer tipo de energia em energia elétrica. Exemplos:
ELETRODINÂMICA.
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Eletrodinâmica
Perturbações e ondas Conceito de onda
Professor: ∆lan Mód 02.
Trabalho, Energia e Potência
Aula 05: Potência e energia Prof. Diovani Milhorim
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Circuito Elétrico
A CORRENTE ELÉTRICA O que é ? Do que depende ?
Corrente elétrica contínua e alternada.
1. Uma lâmpada de lanterna, que traz as especificações 0,9 W e 6 V, tem seu filamento projetado para operar a alta temperatura. Medindo a resistência.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
Associação de Resistores
ENERGIA, TRANSFORMAÇÃO E CONSERVAÇÃO
Iluminação NBR Iluminação
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
Calorimetria e as trocas de calor
Eletrostática Potência Elétrica Professor Sandro Dias Martins.
Col. Est. Amyntas de Barros PROFESSOR: ADEMIR AMARAL
Energia, fenómenos térmicos e radiação
Diferença de Potencial D.D.P
Eletricidade Aula 11 Lei de Ohm
1. Na maior parte das residências que dispõem de sistemas de TV a cabo, o aparelho que decodifica o sinal permanece ligado sem interrupção, operando com.
TIPOS DE CORRENTE ELÉCTRICA
2.5 Efeitos da corrente elétrica, consumos elétricos e segurança
MEDIÇÃO FATOR DE POTÊNCIA
O que é energia? Dizemos que um corpo (ou um conjunto de corpos) tem energia quando está em movimento ou quando está em uma situação a partir da qual se.
Aula 14– Corrente Elétrica Prof. José Garcia Vivas Miranda
AÔ POTÊNNNCIAAA!!! PRESIDENTE.
Associação de Resistores
Ensaio de curto-circuito e circuito aberto
Eletricidade Geral Aula 8 Marcelo Machado da Costa.
6.3 Eletricidade e segurança
Unidade 5 Corrente elétrica e circuitos elétricos.
5.4 Corrente elétrica. 5.4 Corrente elétrica A intensidade de corrente elétrica A intensidade de corrente elétrica A corrente elétrica é tanto mais.
Resistores Professor John Disciplina Física C.
5.3 Tensão ou diferença de potencial. 5.3 Tensão ou diferença de potencial.
6.1 Efeitos da corrente elétrica
Corrente Elétrica e Resistores
Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental Revisão do Segundo Bimestre Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.
Prof. SIMONE CARMO DA SILVA
Efeito de Joule Os condutores aquecem quando são percorridos por corrente elétrica. A energia elétrica é transformada em energia térmica nas “resistências.
Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental Energia e Potência Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.
Trabalho e Energia O problema fundamental da dinâmica de uma partícula é saber como a partícula se move, se conhecermos a força que actua sobre ela (como.
Corrente elétrica Física – 3º ano - IEV.
Transcrição da apresentação:

em recetores elétricos 6.2 Potência e energia em recetores elétricos

Por vezes, é importante conhecer a rapidez com que uma transferência de energia ocorre. Para que este frigorífico funcione corretamente, deve receber 1500 joules de energia a cada segundo. Para que esta máquina funcione corretamente, deve receber 2000 joules de energia a cada segundo. Para determinar a rapidez com que ocorre a transferência de energia, determina-se a potência: P = E Δt P — potência; E — energia; Δt — tempo. (J) (s) (W) A unidade SI de potência é o watt (W). A potência corresponde à quantidade de energia transferida por unidade de tempo.

Por vezes, é importante conhecer a rapidez com que uma transferência de energia ocorre. Para que este frigorífico funcione corretamente, deve receber 1500 joules de energia a cada segundo. Para que esta máquina funcione corretamente, deve receber 2000 joules de energia a cada segundo. Potência = 1500 J s–1 = 1500 W Potência = 2000 J s–1 = 2000 W 1 watt de potência corresponde à transferência de 1 joule de energia em cada segundo.

A unidade usada para a potência elétrica, o watt, é uma homenagem ao físico escocês James Watt. James Watt (1736-1819) Físico escocês cujos estudos deram um grande contributo para aumentar a eficiência da máquina a vapor.

Conhecida a potência de uma máquina, é possível determinar a energia consumida num determinado intervalo de tempo: P = E Δt ⬄ E = P x Δt A partir da expressão anterior, conclui-se que: quanto maior é a potência da máquina, maior é a quantidade de energia consumida num dado intervalo de tempo; quanto maior é o intervalo de tempo de funcionamento de uma máquina, maior é a quantidade de energia consumida.

Conhecida a potência de uma máquina, é possível determinar a energia consumida num determinado intervalo de tempo: P = E Δt ⬄ E = P x Δt A expressão anterior permite obter o valor de energia em… … joule (J), quando a unidade de potência utilizada é o watt (W) e a unidade de tempo o segundo (s): E = P x Δt ⇒ 1 J = 1 W x 1 s … quilowatt-hora (kW h), quando a unidade de potência utilizada é o quilowatt (kW) e a unidade de tempo a hora (h): E = P x Δt ⇒ 1 kW h = 1 kW x 1 h ⬄ 1 kW h = 1000 W x (60x60) s ⬄ 1 kW h = 3,6 x 106 J

O quilowatt-hora é uma unidade prática muito útil para expressar consumos de energia elétrica. quilowatt-hora (kW h) As empresas de distribuição de energia elétrica contabilizam o consumo de energia elétrica em quilowatt-hora (kW h).

Potência e tensão

Considera o circuito elétrico a seguir representado: x A I = 2A V U = 4,5 V É possível determinar a potência de um recetor de energia se conhecermos: a tensão ou diferença de potencial (U) nos seus terminais; a intensidade de corrente (I) que o percorre. A potência (P) de um recetor elétrico está relacionada com a tensão nos seus terminais (U) e a corrente elétrica que o percorre (I). É dada pela expressão: P = U x I

Considera o circuito elétrico a seguir representado: x A I = 2A V U = 4,5 V V U = 4,5 V Neste caso, a potência da lâmpada é: P = U x I P = 4,5 x 2 ⬄ P = 9 W A potência da lâmpada é de 9 W. Nestas condições, a lâmpada consome 9 J de energia a cada segundo que passa.

que garante condições de conservação e segurança. Quando uma máquina é fabricada, destina-se a funcionar com uma certa tensão (diferença de potencial). A essa tensão dá-se o nome de tensão nominal. Máquina de lavar roupa Tensão nominal: 230 V Potência: 2000 W Secador de cabelo Tensão nominal: 115 V Potência: 1600 W À tensão nominal, a máquina é percorrida por uma corrente elétrica máxima que garante condições de conservação e segurança.

As máquinas destinadas a funcionar no continente europeu, por exemplo, têm uma tensão nominal de 230 V. Tomada elétrica utilizada no continente europeu, com uma tensão de 230 V nos seus terminais. As máquinas destinadas a funcionar nos EUA, por exemplo, têm uma tensão nominal de 115 V. Tomada elétrica utilizada nos EUA, com uma tensão de 115 V nos seus terminais.

A tensão nominal de um aparelho deve sempre ser respeitada, caso contrário podem ocorrer efeitos indesejados: Tensão inferior à tensão nominal A intensidade de corrente que o percorre é mais baixa. A potência elétrica também é mais baixa. A secagem do cabelo será mais demorada. Tensão superior à tensão nominal A intensidade de corrente que o percorre é mais elevada. A potência elétrica também é mais elevada. A secagem do cabelo será mais rápida. Secador de cabelo Tensão nominal: 115 V Potência: 1600 W Pode ocorrer um aquecimento excessivo dos componentes do secador, pondo em risco a conservação do equipamento e o utilizador.

A potência corresponde à quantidade de energia transferida por unidade de tempo. Quanto maior é a potência da máquina, maior é a quantidade de energia consumida num dado intervalo de tempo. Quando uma máquina é fabricada, destina-se a funcionar com uma certa tensão (diferença de potencial), denominada tensão nominal.