Diretoria de Ensino de Osasco Reorganização Escolar – 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Participação – a Mudança em Nossas Mãos!
Advertisements

A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Manual dos Coordenadores de Polo de Apoio e Treinamento
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Equivalente à média dos países da OCDE
PROPÓSITO DO PROGESTÃO
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
Avaliação Institucional
E.M.Epitácio Campos 2º Bimestre Reunião de Pais
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
A Identidade da minha Escola
Encontro de Diretores Escolares SRE Metropolitanas A, B e C
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
VISITA DOMICILIAR CONSULTA DE ENFERMAGEM
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Planejamento e 7 de março de 2014.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS ACESSA ESCOLA PARA APOIO NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO CURRÍCULO+ NAS ESCOLAS.
Reunião de Pais e/ou Responsáveis 12/06/2010 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
Mobilizando seus colegas de trabalho
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
PROCESSOS DE RESPONSABILIDADE PÚBLICA E CIDADANIA
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
TODOS CONTRA A PEDOFILIA
Convivência Familiar e Comunitária - Políticas sociais: as interfaces no atendimento à família na proteção especial CAMPINAS/SP SETEMBRO / 2010.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO DO CEP:
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Escola Acessível – PDDE Estrutura
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
Escola... Qual o perfil da sua?.
Atribuições das Unidades Escolares
Escola Estadual “Sebastião Gurgel” Oficina: Participação Estudantil
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
DIRETRIZES NORTEADORAS DA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO – 2015 – 2018 GABINETE DO SECRETÁRIO Comunicado SE-1, de
Como conseguir aprender rápido, conseguir ler muito mais rápido e passar em qualquer concurso ou prova!
Revisita ao PPP.
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA 11 DE MAIO DE 2016.
ROTEIRO DE AULA MÓDULO 12 POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
O papel pedagógico do órgão gestor
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
“Recomeçar. hoje é um bom dia para começar novos desafios
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional Gerência de Avaliação da Educação Básica e.
Virgínia Maria Pereira de Melo Dirigente Municipal de Educação de Anápolis/ GO Presidente da Undime/ GO e da Undime Região Centro-Oeste Os desafios da.
Transcrição da apresentação:

Diretoria de Ensino de Osasco Reorganização Escolar – 2015

Objetivo do Encontro Reunir os (as) Diretores das escolas participantes dos agrupamentos da reorganização escolar para ajustes e alinhamento das atividades a serem realizadas no dia “E” – Dia da Educação, em Osasco, Objetivo do Encontro Reunir os (as) Diretores das escolas participantes dos agrupamentos da reorganização escolar para ajustes e alinhamento das atividades a serem realizadas no dia “E” – Dia da Educação, em Osasco,

Diretoria de Ensino de Osasco Reorganização Escolar – 2015 Reorganização Escolar - Dia “E” – Educação – 14/11/2015 Para quem chega 1)Esclarecer a comunidade sobre o projeto de reorganização escolar (premissas, objetivos, aspectos positivos) cujo foco é a melhoria da qualidade da educação no Estado de São Paulo. Informação à prova de ruídos! 1)Usar materiais disponibilizados pela SEE, pela D.Ensino e outros que puderem ser somados. 2)Apresentar, se julgar necessário indicadores da escola!

Diretoria de Ensino de Osasco Reorganização Escolar – 2015 Reorganização Escolar - Dia “E” – Educação – 14/11/2015 Para quem chega 1)Informar escola de destino e procedimentos para rematrícula (cadastro/datas para transferência, etc.); 1)O cadastro deve respeitar rigorosamente o número de alunos por classe, nos termos da legislação; 2)Importante esclarecer enfaticamente que a lista final está condicionada aos resultados de rendimento e frequência após o 5º conceito (final); 3)Destacar o período para solicitação de transferência 18 a 25/11/2015 (pais/responsáveis).

Diretoria de Ensino de Osasco Reorganização Escolar – 2015 Reorganização Escolar Dia “E” – Educação – 14/11/2015 Para quem chega 1)Acolher a comunidade, apresentando a escola (instalações, serviços, equipamentos, projetos, etc.), materiais pedagógicos (livros, apostilas) enaltecendo os aspectos positivos, metas e diretrizes educacionais. 2)Divulgar os programas que a escola participa e os da SEE. Atenção especial para esclarecer o que representa a instalação do CEEJA, do CEL { de todas UEs}, e do APE. 3)Informar telefones, s dos plantões de atendimento, principalmente os da própria Unidade Escolar.

Diretoria de Ensino de Osasco Reorganização Escolar – 2015 Para quem vai Enaltecer a convivência com os alunos que a partir de 2016 irão para a outra escola, afinal eles foram companheiros de uma longa jornada, aprenderem e nos ensinaram muito. Essa ação deve ser contínua e propositiva. 2.Enfatizar que estaremos sempre por perto, pois as escolas devem estar irmanadas sempre em prol da educação. 3.Estimulá-los a chegar na nova casa com o coração aberto, pois lá serão recebidos dessa forma (generosidade e gentileza são essenciais nas relações)

Diretoria de Ensino de Osasco Reorganização Escolar – 2015 Da Organização/Programação  O horário definido no sábado deve ser amplamente divulgado para evitar que as pessoas cheguem e não encontrem ninguém. (Prever atendimento nos dois períodos)  Preparar os ambientes/espaços a serem utilizados com antecedência para acolhimento, evitando/restringindo o acesso às salas que não serão necessárias.  Manter informações visíveis aos pais/comunidade sobre a reorganização.  Envolver o PEF – Programa Escola da Família na ação.

Diretoria de Ensino de Osasco Reorganização Escolar – 2015  Definir com clareza as funções/responsabilidades de cada membro da equipe de trabalho, bem como providenciar identificação (crachá, etc.)  Prever, se possível, além dos documentos para registro (listas de presença, atas, cartazes, banners) a possibilidade de fotografar/filmar o evento. É recomendável organizar um portfólio.

Diretoria de Ensino de Osasco Reorganização Escolar – 2015 O papel do (a) Diretor (a) Escolar Momento de mudança, que gera alguma insegurança! Por essa razão é fundamental transmitir confiança aos pais/comunidade. Todos serão bem vindos e devem receber as informações solicitadas. Transmitir credibilidade e ser assertivo. Ouvir e esclarecer todas as dúvidas, para quem não restem mal entendidos! É fundamental assegurar a gestão compartilhada, pois ainda que o diretor responda por tudo, ele não leva a escola sozinho. Todos os membros da Escola devem conhecer o assunto, para também informar corretamente.

Diretoria de Ensino de Osasco Reorganização Escolar – 2015 Desmentir informações de que a EJA vai acabar, ou que serão fechados períodos deixando alunos sem vagas; Esclarecer as condições para estudar no período noturno (aluno que comprovadamente trabalha e tenha a idade mínima) Informar que não haverá sala superlotada. Todos os cuidados estão sendo tomados para evitar que isso ocorra. Informar sobre o Currículo Oficial (princípios e compromissos)

Diretoria de Ensino de Osasco Reorganização Escolar – 2015 DIRETRIZES EDUCACIONAIS – SP – 2018 Destaque - Diretriz 6 - COERÊNCIA, CONSISTÊNCIA E ESTABILIDADE NA COMUNICAÇÃO PARA ENGAJAMENTO DA REDE E DA SOCIEDADE.....um bom plano de comunicação, embora necessário, não é suficiente. É preciso haver transparência, coerência, consistência dos conteúdos a serem comunicados. Em resumo, é indispensável uma visão compartilhada pelas lideranças sobre o que é escola, educação escolar, qual o papel de professores e outros profissionais. Quase meio-milhão de profissionais somam-se a 4 milhões de alunos e cerca de 8 milhões de pais e familiares para formar um contingente total de pessoas diretamente ligadas à Rede que corresponde a aproximadamente um quarto de toda a população do estado de São Paulo. Engajar a rede e a sociedade na jornada da melhoria da educação é, ao mesmo tempo, condição fundamental e desafio a ser enfrentado e superado.

Diretoria de Ensino de Osasco Reorganização Escolar – 2015 CONFIANÇA:  Segurança íntima com que se realiza alguma coisa;  Crédito, boa fama;  Esperança firme. Fonte:Minidicionário Soares Amora – Edit. Saraiva “Nós confiamos em todos vocês” Equipe da D.E. Osasco

Diretoria de Ensino de Osasco Reorganização Escolar – 2015 Muito Obrigada! Irene e Equipes D.E. Muito Obrigada! Irene e Equipes D.E.