Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Engenharia de Software Qualidade de Software Uma abordagem conceitual André Luis Zanon São Carlos SP – UFSCAR 2010 Engenharia de Software – UFSCAR.
Advertisements

Cadastro Único do Governo Federal Projeto CadÚnico 7
Sistema de Concessão de Diárias e Passagens SCDP
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC MINISTÉRIO DA SAÚDE – MS SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC MINISTÉRIO DA SAÚDE – MS SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO A era da transparência: revolucionando as transferências voluntárias do Governo Federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO X Encontro.
Edson Rosa Gomes da Silva
Gerenciamento e Supervisão Técnica de Perícias Médicas
Sistemas Corporativos do Estado de Minas Gerais
CAPACITAÇÃO PARA O GESTOR SETORIAL SIAD
Implementação de Sistemas
Portal dos Convênios – SICONV
Níveis de Gestão e Habilitação
Metodologia Versão 2 FSRS.
Sistema Único da Assistência Social - Acesso aos Municípios.
BPM Day Serra Gaúcha 2013.
Sistema Nacional de Informação do Sistema Único
QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
SUAS/PNAS O SUAS não é um programa, mas uma nova ordenação da gestão da assistência social como política pública. A novidade do SUAS é de instaurar em.
Instruções para preenchimento do Plano de Providência.
Sistema Integrado de Informações Previdenciárias
Estrutura Funcional da Rede Goiás
SUAS rede Sistema Nacional de Informação do
Oficina Ferramentas de Monitoramento e Gestão
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Sistema de Informação de Custos do Governo Federal
Núcleo de Tecnologia Municipal - NTM
HiperDia Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Pacientes Hipertensos e Diabéticos Este produto de software é de propriedade do DATASUS/SE/MS, sendo.
Sitema de Gestão de Convênios do Governo Estadual: Sistema e Fluxo das Informações Marcelo Inocencio Pereira Contador da Fazenda Estadual
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
O Processo de desenvolvimento de software
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Projeto Melhorias de Adquirência Portfólio de Projetos 2012/13
Vira Tema: Quando Processo Vira Dinheiro Processo Produção & Resultados Quando Metas & Prazos.
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Financiamento no Sistema Único de Assistência Social
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO AQUI
Reunião Descentralizada do CNAS – São Paulo Automatização dos Processos de Trabalho e Fluxos do Controle Social O SICNASweb
GOVERNO ELETRÔNICO Aula 6 – O programa de governo eletrônico na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva.
Atuação dos agentes de Controle Social
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO GERAL SISTEMA DE GESTÃO DE CONVÊNIOS.
Portal de convênios. Histórico Distribuição das Transferências Voluntárias O novo Sistema para Gestão de Convênios Diretrizes e pressupostos Características.
RELATO DE EXPERIÊNCIA Projeto de Informatização da Política Municipal de Assistência Social do Município de Schroeder - SC.
Escritório de Projetos
Transferências Voluntárias da União setembro de 2008.
Sistema de controle de Sindicato
2º Encontro de Coordenação do PNAFM em 2003 Objetivos: Preparar os municípios para : Aplicar os Procedimentos de Aquisição e Contratação do Programa Utilizar.
Proposta mínimas para o Sistema Logístico da Coordenadoria Suprimentos
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação 2015 X Conferência Estadual de Assistência Social Balanço SUAS Gestão Estadual Diretoria de Assistência.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome  Secretaria Nacional de Assistência Social O SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÃO DO SUAS Automatização.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Plenária: Os órgãos de controle externo e a relação com o SUAS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – Secretaria Nacional de Assistência.
Módulo de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde Sistema de Regulação, Controle e Avaliação – SISRCA Outubro 2012 Ministério da Saúde Secretaria.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Portal de convênios. Histórico Distribuição das Transferências Voluntárias O novo Sistema para Gestão de Convênios Diretrizes e pressupostos Características.
Transcrição da apresentação:

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome Secretaria Nacional de Assistência Social - SNAS

Histórico dos sistemas da Assistência Social – anos de 2001 a 2003 Rede articulada de Assistência Social: Projeto de sistemas contratado pela Secretaria de Assistência Social, na época ligada ao Ministério da Previdência e Assistência Social – MPAS; Tinha como objetivo Implementar um modelo de gestão descentralizado e participativo com a utilização de novas tecnologias de forma a identificar detalhadamente cada um dos benefícios relacionados;

Histórico dos sistemas da Assistência Social – anos de 2001 a 2003 Os principais produtos deste projeto foram: Substituição do aplicativo Siafas v2 (aplicativo cliente-servidor desenvolvido e mantido pela Dataprev) pelo aplicativo SiafasWeb e o desenvolvimento e implantação do Portal da Assistência Social. O aplicativo SiafasWeb foi desenvolvido para operacionalizar várias etapas dos processo de transferência fundo a fundo como o preenchimento de planos pelos Estados e a geração dos pagamentos para Estados e Municipios. O aplicativo SiafasWeb apresentou vários problemas, tanto conceituais como de implementação.

Histórico dos sistemas da Assistência Social – anos de 2001 a 2003 Principais problemas apresentados pelo sistema SiafasWeb: Interface de entrada de dados problemática que possibilitava a duplicação de informações cadastradas na base de dados do sistema; Falta de padronização dos tipos de dados e erros na modelagem do banco de dados; Documentação do aplicativo incompleta e desatualizada dificultando qualquer ação de correção dos problemas; Falta de regras para garantir a integridade dos dados; Constante ocorrência de erros no processamento de rotinas importantes utilizadas na transferência de recursos fundo a fundo.

Histórico dos sistemas da Assistência Social – anos de 2001 a 2003 Conseqüências: Base de dados com informações desatualizadas que prejudicavam a tomada de decisões por parte dos Gestores; Necessidade de manter controles paralelos o que gerava considerável volume de trabalho operacional nas rotinas administrativas do MDS; Atrasos nas transferências de recursos fundo a fundo; Dificuldade na implantação de novas regras e sistemática de trabalho; Necessidade de constante intervenção técnica da equipe de sistemas para desfazer processamentos que geraram erros e/ou inconsistência nos dados. Processo de trabalho lento, complexo, e na maior parte do tempo pouco previsível.

Histórico dos sistemas da Assistência Social – ano de 2004 Projeto Siafas Emergencial – Concebido para corrigir algumas falhas do sistema SiafasWeb com os seguintes objetivos: Detecção e correção das principais rotinas que apresentavam erros na inclusão / alteração de dados; Levantamento e correção das inconsistências existentes na base de dados; Adaptação ao sistema a novas regras de negócio, conforme mudanças na legislação; Correção de dados incompletos quando da migração de dados do sistema Siafas v2; Absorção por parte do MDS das rotinas / regras implementadas no sistema de forma a tornar possível a correção de problemas e novas implementações; Necessidade de reconstrução de várias rotinas essenciais para o funcionamento do sistema.

Histórico dos sistemas da Assistência Social – ano de 2004 Projeto de construção do sistema SuasWeb com o seguinte objetivo: Possibilitar o agrupamento das modalidades de intervenção em níveis de Proteção Básica e Especial de média e alta complexidade. Permitir aos municípios acesso ao preenchimento do seu Plano de Trabalho via internet, bem como o preenchimento dos dados relativos a sua rede executora para o ano de 2005. Implantação de novas regras de negócio e fluxo de trabalho para a integração entre os entes da federação.

Histórico dos sistemas da Assistência Social – ano de 2004 Desafios na construção e implantação do sistema SuasWeb: Pouco tempo para a construção do sistema; Logística sofisticada para a distribuição de senhas para cerca de 4800 Municípios em gestão municipal; Grande desafio na montagem de uma central de atendimento para auxiliar os Municípios com dúvidas na utilização do sistema; Implantação de fluxos de validação dos planos municipais pelos estados o que gerou a necessidade de uma total reformulação do sistema; Quebras de paradigmas internos e externos ao MDS;

Histórico dos sistemas da Assistência Social – ano de 2005 Aprovação da nova Norma Operacional Básica – NOB 2005 que trouxe as seguintes mudanças: Rede SUAS – Conjunto de Sistemas de Informações com uma completa adaptação / reestruturação dos aplicativos existentes e em produção com a adoção / desenvolvimento de novos aplicativos; Descontinuidade no uso da aplicação SisfasWeb com a diminuição dos problemas gerados por esta aplicação, para os pagamentos gerados a partir de setembro/2005; Sistemas preparados para a Integração com outros sistemas de informações / bases de dados.

NOB 2005 Suporte Gerencial e Apoio a Decisão Informações Gerenciais e de Apoio a Decisão Sistemas BPC (Previdência) SUB Síntese Revas Prisma NOB 2005 Processamento de transações Transações Diárias

Processamento de Transações

Fluxo de trabalho – fundo a fundo Processamento do critério de partilha Transferência dos recursos fundo a fundo Execução orçamentária Estados / Municípios Conselhos de Assistência Social Preenchimento do Plano Consulta de R$ recebidos Aprovação do Plano da Prefeitura ou do Estado Plano Avaliação do Plano: Aspectos financeiros; Alcance de resultados; Aprovação do demonstrativo Preenchimento do relatório de gestão Relatório de Gestão

Transferência fundo a fundo Preenchimento do Plano de Ação

Fluxo de Trabalho - Convênios Municípios Internet Avalia os Pré-projetos encaminhados via internet; Aprova os Pleitos; Registra pendências; Realiza a execução financeira; Controla prazos legais; Controla a entrega de prestação de contas. Estados Preenchimento dos Pré-projetos. Informações sobre o andamento do pleito e pendências no processo. Impressão de formulários para formalização; Módulo Parlamentar;

Suporte Gerencial e Apoio a Decisão

SuasWeb - Ambiente de Integração de Funcionalidades Plano de Ação; Relatório de Gestão / Demonstrativo (SigSuas); Consultas gerenciais e de apoio a decisão; Conselhos de Assistência Municípios Estados

Relatório de Gestão / Demonstrativo Demonstrativos Aprovação ou não

Sociedade em Geral

Informações para apoio a decisão e acesso público Internet Sociedade em Geral

Apoio gerencial e suporte a decisão

Aspectos do desenvolvimento e tecnologias utilizadas. Desenvolvimento incremental e evolutivo dos sistemas que compõe a rede Suas; Uso de plataforma e padrões abertos com adesão a política de uso de “softwares livres”; Adesão aos padrões de interoperabilidade do Governo – e-ping (www.eping.e.gov.br). Foco na construção de “Web Services” para troca de informações entre sistemas. Adoção de aplicações de acesso externo ao MDS utilizando a “Internet” como canal, mas sempre com uma proposta alternativa para atender as localidades com difícil acesso a esta tecnologia.

Obrigado!