As frases sorteadas pelos grupos foram:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algoritmo e Programação
Advertisements

Prof. Leonardo Queiroga
O valor de uma história.
Árvores de Decisão Tabelas de Decisão Aplicações Informáticas
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL Dados / Informação
Reconhecimento de Padrões Dissimilaridade
Sistema de Informação para Gestão e Assistência a Saúde - SIGA
Introdução à Informática
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO A interface de software deve ser projetada para atender as necessidades e os desejos do usuário Por que o usuário.
Dicas para apresentação em banca
UTEC – IBURA OFICINA NATALINA
Engenharia de Requisitos Requisito – sistema Caso de uso - usuário
Algoritmos Prof. Kelly E. Medeiros.
Dicas para Apresentações
Portfólio de matemática
OSA - Operação de Software e Aplicativos
AUTORIA NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais –Aspectos Gerais
VI – Concurso de Robótica FAA
Por que lemos a Bíblia, hoje?
Imagem Linguagem Visual
Expansão dos Casos de Uso
Treinamento do Microsoft® Word 2010
ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Usando Microsoft Access 2010
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Aula 10 Objetivos Identificar informações textos jornalísticos, gráficos, tabelas e demais formas de representação da linguagem verbal e não verbal. Perceber.
Verbo Língua Portuguesa.
Criatividade e anúncio em tempos de rede
ACESSE: Acesse o site do SENAI e clique no link “Trabalhe Conosco”, em seguida clicar em CANDIDATE-SE.
Referência rápida para © 2013 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Tela inicial do Lync A tela inicial do Lync tem blocos no hub à esquerda.
MICROSOFT Windows XP.
Registro de Representação Metodologia de Pesquisa Educacional Agosto/2009 Professora Eleida da Silva Arce Adamiski.
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Análise e Projeto de Sistemas
Interpretando as Escrituras Sagradas
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Dicas para Apresentações
Relatório de Proposta de Projeto
UML – Engenharia de Software 1
 O que são ‘drivers do computador’ ? (no sentido de arquivos que permitem que o sistema operacional acesse os recursos de hardware)  Drivers são arquivos.
Ferramentas da Qualidade
14/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 06 –Sistemas Operacionais
Expansão dos Casos de Uso
Capítulo 5 – Linguagem e Pensamento
Projeções Tiago Santos.
Como elaborar um plano de aula
Objetos de aprendizagem
Texto figurativo Texto temático
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Modelo Entidade-Relacionamento
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
O PROCESSO DE ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
Análise dos dados da pesquisa qualitativa.
Laboratório de Mídias Sociais
Pictogramas Fonogramas Ideogramas Abstrato.
As tecnologias da Inteligência. HIPERTEXTO "A idéia do hipertexto foi enunciada pela primeira vez por Vanevar Bush em 1945, em um célebre artigo intitulado.
Introdução à Leitura.
Utilização Eficaz do PowerPoint
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Web Design: algumas considerações IPCA / EST Abril 2013.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
O é um meio de comunicação diferente dos demais. Ao redigir suas mensagens, observe as instruções a seguir e crie uma impressão de eficiência e.
ANÁLISE DE PROJETOS NO CEP - RELATORIA. 1.Acessar a URL – 2. Se usuário novo, acessar o link e seguir o trâmite.
Transcrição da apresentação:

As frases sorteadas pelos grupos foram: As frases sorteadas pelos grupos foram:. Entre parênteses se encontram os temas relacionados a cada frase, que representam funcionalidades ligadas a um serviço de e-Gov na área de saúde.   a) Na Internet eu posso buscar informações e dicas de saúde (consulta de informações e dicas de saúde) - GRUPO2  b) Para participar do Programa “Banco de Leite” eu preciso fazer meu cadastro (armazenamento de informação)  c) Seu atendimento foi agendado para o dia 28 de setembro às 15:00h no posto de Saúde mais próximo da sua residência (agendamento de atendimento)   GRUPO3 ? d) Seu atendimento do dia 28 de setembro às 15:00h no posto de Saúde mais próximo da sua residência foi cancelado (cancelamento de atendimento) - GRUPO1  e) Seu atendimento do dia 28 de setembro às 15:00h no posto de Saúde mais próximo da sua residência foi alterado para o dia 10 de outubro às 14:00h no posto de Saúde mais próximo da sua residência (alteração de atendimento) f) Em que dia foi marcada minha consulta? (busca de dados) GRUPO4  g) Lembre-se de levar o cartão do SUS para a consulta do dia 03 de novembro (aviso sobre atendimento agendado)

Ajudou a interpretação foram as palavras “próximo” e “foi”. GRUPO1: (Paula, Merari, Telma e Gilberto) Faclitador: Bette Frase: Seu atendimento do dia 28 de setembro às 15:00h no posto de saúde mais próximo da sua residência foi cancelado Tempo: Uso de palavras escritas que indicam ação, pronome e advérbio (ex: Foi, seu, mais) Uso 2 símbolos: x (cancelado) + (mais) - considerado pelo grupo símbolos familiares ao perfil da turma. Obs: a primeira solução do grupo para representar “mais próximo” foi utilizar o símbolo , esta opção foi descartada porque foi considerado que não seria familiar para todos os colegas. Para representar “atendimento”, a primeira opção foi usar a figura (médico+estetoscópio). Isso foi descartado por não expressar a ação. Foi então usada a figura (médico+criança). Ajudou a interpretação foram as palavras “próximo” e “foi”. Reflexão: Articulação/balanceamento entre desenho/palavras tem que se complementar. Necessidade de saber distinguir/escolher quais imagens contribuem e quais palavras são essenciais.

GRUPO2: (Eleni, Maria, José) Faclitador: Ciça Frase: Na Internet eu posso buscar informações e dicas de saúde (consulta de informações e dicas de saúde . Tempo: Dificuldade de entender o que fazer na atividade. Eleni, demonstrou usar como base interpretativa, que deveria expressar “a busca de informação na internet”, revelando proximidade com a atividade vivenciada anteriormente. Buscaram encontrar figuras/textos que fossem mais representativas para as 3 palavras: Saúde, Informação, Internet. 1º Centraram-se em Saúde e entender o seu significado, pois as figuras disponíveis (posto, ambulância, médico) expressavam mais doença. Somente quando encontraram a figura do “coração feliz” é que deram sentido para as figuras existentes (descritas acima) uma vez que para ter saúde era preciso cuidar da saúde.

2º Internet – Os verbos relacionados ao universo usado na atividade anterior com a internet (buscar, procurar, clicar) foram rapidamente identificados, porém não encontravam uma figura para representar internet. A busca de representação era uma imagem de um computador com uma pessoa. 3º Informação – a imagem usada foi selecionada a partir da relação visual do ícone “I” com o início da palavra Informação. Reflexão: É interessante observar que o grupo representa (com palavras/desenhos) um conjunto de ações envolvido com palavra chave da frase do universo familiar, mesmo que seja recente, como no caso da Internet na atividade anterior. Há uma mistura de relações: os significados da palavras, a escrita, da funcionalidade. A “seta” foi interpretada de 2 formas: seta foi usada para representar a palavra “dica” e seta foi usada como “sobre”, indicativo para um dado assunto (saúde). Esta dupla significação, neste contexto, não atrapalhou a interpretação. Possivelmente porque o uso de “informação” dispensa a palavra “dica”. Para representar internet não foi usado nenhuma das figuras disponíveis que tinha uma metáfora (mundo, rede). O elemento computador e uma pessoa interagindo com o mesmo, foi selecionado para representar a internet. Para determinadas culturas alguns ícones fazem sentido, para outras não. – Uso de metáforas tem que ser culturalmente significativas e ajustáveis.

Seu atendimento foi agendado para o dia 28 de setembro às 15:00h no posto de Saúde mais próximo da sua residência (agendamento de atendimento)   GRUPO3 Iolanda achou que mostrando o que acontece na consulta (médico passa receita/você pega remédio) ajudaria a entender o contexto da frase (data/agendamento de seu atendimento). Ela usou o conhecimento/ funcionamento do posto de saúde e acrescentou na frase visando auxiliar a interpretação dos colegas. Mas seu efeito foi oposto, complicou a interpretação. È interessante observar a objetividade da informação auxilia o entendimento, agregar elementos pode complicar o entendimento. Quem elaborada a informação e quem interpreta, usam referenciais de conhecimento/mundo pessoais, contextualizados que nem sempre são semelhantes e com isso a informação fica confusa. Obs: parece que a história do dia-a-dia das pessoas auxilia a interpretação da informação. A imagem de residência no contexto não indica proximidade, mas como as pessoas ouviram a frase e – esta informação prévia – auxiliou a deduzir a interpretação correta

Palavra “minha” = desenho de um gato para expressar “mia” Em que dia foi marcada minha consulta? (busca de dados) GRUPO4  Paulo na implementação da atividade tomou como base um universo de jogo (pictograma) de composição de palavras através de desenhos/sons/função Ex: palavra “agendado”/marcada = desenho de uma agenda + desenho de um dado Palavra “minha” = desenho de um gato para expressar “mia” Palavra “marcada” = desenho de uma prancheta (que é usada para “marcar” algo) Paulo usa a idéia de pictograma para representar palavras da frase ex: minha – associa a sonoridade da palavra “minha” com “mia”, usando a figura do gato. - associa a figura de uma agenda com o desenho de um dado para compor a palavra agendada. Usa o sol como metáfora para representar dia Usa a figura “dedo indicativo” para representar “foi”

O grupo 2 apresentam as informações chaves (internet, informação, saúde) organizadas em bloco disposto em regiões distintas da tela. Esta disposição já é uma forma visual de tratar a informação diferenciada da estrutura linear da escrita. O grupo2 utiliza uma figura central e significativa para elaborar e interpretar a informação. O grupo utiliza conjuntos de elementos textuais e gráficos para auxiliar a interpretação da informação. Ex: Para representar internet, usa imagem de um computador, pessoa usando um notebook+ várias palavras relacionadas a ações exercidas neste contexto: buscar, clicar, procurar, consultar. Para representar saúde usa um conjunto de figuras: uma principal (coração com o texto “pratique saúde”) e outras coadjuvantes da idéia principal (ambulância, médico com paciente, enfermeira).

No grupo 3 foi utilizada a figura de uma “caixa de remédio” para complementar a idéia principal de “ir a um posto de saúde”. Esse acréscimo de elementos confundiu a interpretação. Na apresentação oral foi dito que além da “caixa” o grupo pensou em colocar várias figuras que facilitariam a identificação do que existe/“se faz em um “posto de saúde”. (seringa, estetoscópio, pegar remédios). O grupo desistiu de utilizar o conjunto de figuras por acreditar que poderia tornar confusa a informação. Comparando com o grupo 2, interpretamos que o conjunto de figuras poderia não favorecer a interpretação não pelo número de figuras mas por não ter uma figura principal/central que representa a informação (posto de saúde).