UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO GEOGRAFIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
Advertisements

CONSUMO CONSCIENTE.
Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
OS DEZ MANDAMENTOS DO CONSUMO SUSTENTÁVEL
Pegada Ecolígica Priscila Dias Pereira.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PEREQUÊ LUIZ ANTONIO ALEXANDRE (EE DR ROBERTO AMAURY GALLIERA) TANIA MACENA (EE PASTOR JACONIAS LEITE DA SILVA) ERINALDO.
Lixo O lixo é uma das maiores fontes de poluição da Terra, e prejudica o meio ambiente, e esta pondo em risco a sobrevivência no planeta. Felipe nº5 Fernando.
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS Conjunto de ações e normas destinadas a promover e regular a gestão integrada de resíduos de modo a assegurar a seguinte.
Resíduos Sólidos TST CECON Camila Leite.
Ecologística: a logística da ecologia
LIXO UMA AMEAÇA PARA A BIODIVERSIDADE DO PLANETA!!!
Mais Educação - Projeto Meio Ambiente
Sistema de Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos Orgânicos
Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia M. Rios Ribeiro Aluno:
Agrupamento de Escolas de Alijó
30 de junho de 2009.
INTERESSE PELA COMUNIDADE SEMEAMOS ESTA IDÉIA COOPERATIVISTA!
Desenvolvimento sustentável.
MEIO AMBIENTE.
Logística Reversa Impactos ecológicos.
Conheça agora parte da nossa cidade e venha morar com agente
Impacto da Extração de Matérias Primas da Natureza
Grupo 19W. A embalagem merece a ocnsideração de especialista, já que: O desenvolvimento e projeto adequados à efetiva necessidade do produto contido nela.
Logística e Ecologia.
 Logística e ecologia.
Logística e Ecologia 19Q.
Educação para a Sustentabilidade
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
Logística Empresarial Grupo 08F
Sustentabilidade Ambiental
Gestão Ambiental na ESEF
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
TRATAMENTO DE DISPOSIÇÃO DE RESIDUOS SÓLIDOS
Logística Empresarial Grupo 8F
CIPA 2013/2014.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
A poluição Os impactes da poluição Os impactes da poluição.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional.
Escola E.B 2/3 do Couto Mineiro
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
Dia do Design Sustentável
Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental- SAIC SACOLAS PLÁSTICAS Impacto ambiental e soluções para a redução do consumo.
Lixo, para onde vai esse resíduo?
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
Professor Alan Alencar
RESÍDUOS SÓLIDOS. Resíduos Sólidos Equador - $32.
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
Lixo Brasileiro.
RECICLAGEM.
GOMES SOBRINHO, T. R. Curso de Design Centro de Ensino Superior do Amapá Curso de Design Design e Meio Ambiente Prof. Msc. Themístocles Raphael Gomes Sobrinho.
Detetive ecológico Ana Paula Carboni.
TRABALHO RESÍDUOS SÓLIDOS E RECICLAGEM
Importância da reciclagem para o meio ambiente.  Este projeto visa desenvolver a importância da reciclagem para o meio ambiente. O foco é transformar.
CONSTRUÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA SUSTENTÁVEL COM A REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET EM PROL DO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA EEEFM PROFª. BENVINDA.
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
Princípio no.12: Seja consciência em ação. Ser exemplo. Estar consciente.
Região Carbonífera Vice – Presidente: Luis Ernani Ferreira Alves ( Chacrinha ) - Guaíba Temática de Trabalho Meio Ambiente e Saneamento Comissão: Presidente:
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
O lixo também faz parte da sua vida!
Trabalho realizado por: Ana Paula Nº4 8ºB
O MEIO AMBIENTE É TUDO QUE NOS CERCA
Reduzir, reutilizar e reciclar
15 anos.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Capítulo 7 – Resíduos Sólidos
COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Delegacia da Receita Federal do Brasil de Administração Tributária de São Paulo COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Decreto n , de.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO GEOGRAFIA Do Lixo ao Lucro

O QUE SÃO RESÍDUOS SÓLIDOS Os resíduos sólidos são todos os restos sólidos ou semi-sólidos  das atividades humanas ou não-humanas, que embora possam não apresentar utilidade para a atividade fim de onde foram gerados, podem virar insumos para outras atividades

EXEMPLOS Aqueles gerados na sua residência e que são recolhidos periodicamente pelo serviço de coleta da sua cidade e também a sobra de varrição de praças e locais públicos que podem incluir folhas de arvores, galhos e restos de poda.

TIPOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS RESÍDUO DOMICILIAR RESÍDUO ORGÂNICO RESÍDUO COMERCIAL RESÍDUO INDUSTRIAL RESÍDUO SÉPTICO

CLASSIFICAÇÃO

Reciclagem é o processo que visa transformar materiais usados em novos produtos com vista a sua reutilização. Por este processo, materiais que seriam destinados ao lixo permanente podem ser reaproveitados. É um termo que tem sido cada vez mais utilizado como alerta para a importância da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente.

Vocês sabem o que são os 5 R’s? O lixo que produzimos diariamente pode levar milhares de anos para desaparecer da natureza, causando um impacto catastrófico no nosso planeta, como enchentes, contaminação dos cursos d’água e proliferação de doenças. Para garantirmos um mundo mais sustentável, é necessário consumirmos corretamente, com consciência e sem desperdícios. Isto não significa nos privarmos de uma vida de conforto, é possível vivermos em harmonia com o planeta, pensando nas conseqüências dos nossos atos, pois sem ele não existimos. Para atingirmos a sustentabilidade ambiental e garantirmos um futuro ecologicamente correto, devemos por em prática os 5 R’s: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Vocês sabem o que são os 5 R’s? Repensar: Precisamos repensar a necessidade de consumo e os padrões de produção e descarte adotados.

Recusar: possibilidades de consumo desnecessário e produtos que gerem impactos ambientais significativos.

Reduzir: significa evitar os desperdícios, consumir menos produtos, preferindo aqueles que ofereçam menor potencial de geração de resíduos e tenham maior durabilidade.

Reutilizar: é uma forma de evitar que vá para o lixo aquilo que não é lixo, reaproveitando tudo o que estiver em bom estado. É ser criativo, inovador usando o produto de diferentes maneiras.

Reciclar: significa transformar materiais usados em matérias-primas e em outros produtos por meio de processos industrias ou artesanais.

Observem e reflitam!