Rede Urbana.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A urbanização Brasileira
Advertisements

6a. Série – UT 04.
INTRODUÇÃO SOB O IMPACTO DA MODERNIZAÇÃO ECONÔMICA E DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, O BRASIL PASSOU DE UM PAÍS AGROEXPORTADOR E RURAL A UM PAÍS URBANO E INDUSTRIAL.
Aula Semelhanças: desemprego, violência, marginalidade.
O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO
Urbanização brasileira: conceitos e problemas decorrentes.
Significado do processo de urbanização ao refletir sobre os condicionantes das mudanças sociais Produção Circulação Consumo.
O Processo de Urbanização
URBANIZAÇÃO BRASILEIRA CAPÍTULO 30 / P. 428
URBANIZAÇÃO.
Urbanização e Industrialização do Brasil Países Desenvolvidos:
Urbanização Brasileira
O Mundo Urbano Brasileiro
O processo de urbanização cap. 27
Prof. Jefferson Luiz Hernandes
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
JAPÃO: DINÂMICA POPULACIONAL
1-A POPULAÇÃO RURAL E URBANA
CAPÍTULO 5 – O RÁPIDO PROCESSO DA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA
Urbanização brasileira Aula ª série
Módulo 05 – Capítulo 2 As cidades e a urbanização
Ativ.urban.
Histórico e Hierarquias urbanas
Geografia Por Tabata.
Urbanização Brasileira
A População Africana Alekgou Nº Carlão Nº 7 Bielzão Nº 10.
ESTADOS UNIDOS.
Guilherme senra Hilvaneide valentim
A urbanização e seus impactos Cap. 25 – pg 358
Urbanização Capítulo 25.
Urbanização 7 Os objetivos que deverão ser atingidos com o estudo desta unidade: - Compreender o processo de urbanização. - Identificar a hierarquização.
Região Sudeste Cap. 34.
Capítulo 23 – O espaço urbano do mundo contemporâneo
GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4.ª edição Paulo Roberto Moraes.
Escola: E. E. E. M. Dr. Tancredo de Almeida Neves
TRANSPORTES E SISTEMAS VIÁRIOS URBANOS Populações Urbana e Rural Brasil / milhões de habitantes % _______________________________________________________________________________________________________________________________.
Consequências: Saturação da infraestrutura urbana
AS CIDADES NO PASSADO E O PRESENTE
Urbanização, Sociedade de consumo e desenvolvimento sustentável
Uma pequena revisão... Nas aulas anteriores vimos bastante coisa sobre os fluxos migratórios e seus motivos no Brasil. Eles quase sempre eram na direção:
O espaço urbano e o processo de urbanização
Cap. 10 – Urbanização e redes urbanas
Em 1968 foi inaugurada a REGAP(Refinaria Gabriel Passos), localizada na porção leste do município, próximo da BR 381/262 Na década de 1970, o estado implementa.
A Urbanização.
A ocupação do território brasileiro Compreendendo os ciclos econômicos
MUDANÇA DE ROTA – BLOG NOVO Anotar na agenda
Setor primário A teoria dos três setores - década de 30.
Urbanização brasileira
A URBANIZAÇÃO.
Urbanização brasileira
Urbanização mundial e brasileira
A DINÂMICA DAS CIDADES.
CIDADES GLOBAIS, METRÓPOLES MEGACIDADES E MEGALÓPOLES
URBANIZAÇÃO Estrutura, Hierarquia e Problemas Urbanos
URBANIZAÇÃO MUNDO BRASIL
URBANIZAÇÃO BRASILEIRA
BOLSISTA: GIOVANA TAVARES LOPES 1°ano D
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SÃO SEBASTIÃO PROJETO INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID SUB-PROJETO DO DEPARTAMENTO DE.
Cidades.
Urbanização Processo que provoca um crescimento da população urbana e das manchas urbanas. Causas da urbanização no Brasil: –Êxodo rural –Industrialização.
Urbanização Professora: Jordana Costa. Até o final do século XVIII – 90% da população de cada sociedade vivia no campo. Processo de urbanização moderno.
Urbanização Brasileira
Urbanização 2º EM – 2015 Jeferson. CONURBAÇÃO ENCONTRO FÍSICO DE DUAS OU MAIS CIDADES.
Urbanização.
FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ CAMPUS DE CAICÓ DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA/ CURSO: GEOGRAFIA BACHARELADO/ 2° PERÍODO.
REDE URBANA Cidades que tem relações comerciais, culturais, financeiras, industriais, políticas entre si e que geralmente estão sob o comando de uma.
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
População mundial: cidades e consumo
Transcrição da apresentação:

Rede Urbana

Conceitos Conurbação: Trata-se do encontro de duas ou mais cidade vizinhas, geralmente uma maior (metrópole) e outras menores. Na prática, elas ficam unidas, conurbadas, embora pela origem e pela administração constituem cidades diferentes.

Exemplos:

Recife- PE

Área ou região metropolitana: Apresenta normalmente mais de 1 milhão de habitantes, onde há varias cidades conurbadas e com inúmeros problemas ou necessidades em comum (transportes, poluição, moradia, eletricidade, asfaltamento de vias, água encanada, esgotos, hospitais, creches ou escolas). Ex: Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro; Grande Belo Horizonte; Grande Recife; Grande Londres.

Megalópoles (mega “grande”, “múltiplo”; polis “cidades”) Constitui áreas especiais superubanizadas, ocupando pequena extensão territorial com expressiva concentração populacional. Ex: Atlântica nos Estados Unidos Litoral do Pacífico (Los Angeles e São Francisco). Japão: Tóquio- Osaka – Kitakyuhu Brasil o eixo Grande São Paulo -Rio de Janeiro OBS: Não Significa conurbação ou junção física

Megalópole Brasileira

Megacidade: Conceito Criado pela ONU para designar aglomerados urbanos com mais de 10 milhões de Habitantes. Nesta conceito o importante é a demografia .

Cidades Globais Refere-se a importância mundial de certas cidades, ou melhor, o seu papel na influência no mercado mundial. São os principais centros financeiros e bancários do globo terrestre, polos mundiais da internet e informática, serviços modernos e especializados (assessorias e pesquisas), controle administrativos de grandes empresas. Principais São: Nova York, Tóquio e Londres, São Paulo.

Nova York

Urbanização dos Países Desenvolvidos Urbanização dos países Subdesenvolvidos Urbanização mais antiga no século XIX com a Revolução Industrial. Iniciou-se a pouco tempo, após 1945. Ocorrendo atualmente num ritmo bastante acelerado. Causas da Urbanização : Industrialização e mecanização do campo. Nas cidades havia grande oferta de empregos. Causas da Urbanização: Industrialização e êxodo rural provocado pela a falta de emprego no campo, concentração de terras, falta de políticas públicas adequadas. Mais urbanizados O meio rural é bastante moderno. Maior crescimento urbano. A princípio formavam gigantesca cidades com infraestrutura bastantes insuficientes. Modificados a partir de conquistas populares, lutas e reivindicação vitoriosas. Difere do exemplo do Primeiro, pois não é acompanhado pela geração de empregos. Problemas como Trânsito caótico , péssimos transportes públicos, mendicância , violência. Segregação social: Bairros luxuosas ao lado de Favelas. Atualmente ocorre a descentralização com moradias de alto padrão nas áreas de subúrbio . População de baixa renda concentra-se nas periferias originando favelas, com habitações e infraestrutura precária.

Morumbi- São Paulo

Industrialização das Sociedades Ampliação da divisão entre campo e cidade Êxodo rural e formação das grandes metrópoles Estruturação da hierarquia urbana

Rede urbana é um sistema integrado de cidades que vai desde cidades pequenas ou locais, até as grandes Metrópoles. Constituindo um espaço hierarquizado a partir da influência (econômica, política, cultural) ou da polarização que (uma ou mais) metrópole exerce sobre as demais e mesmo sobre o meio rural.

Cidades Grandes (acima de 500 mil habitantes) Médias ( 50 a 500mil habitantes) Pequenas (até 50 mil habitantes)

Esquema de Rede Urbana

Hierarquia Urbana Brasileira Na Urbanização brasileira ocorreu a intensificação do crescimento das grandes cidades ocorrendo o processo de metropolização (cidades com mais de 1 milhão de habitantes). Atualmente os estados estabelecem as suas regiões metropolitanas. As principais são: A Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro, Grande Belo Horizonte, Grande Porto Alegre, Grande Recife, Grande Salvador, Grande Fortaleza, Grande Curitiba, Brasília e seu entorno, Grande Belém.

Com o processo de urbanização o Brasil passou de um país agrário-exportador para urbano-industrial. Com isso, as cidades passaram a comandar o meio rural e estabelecerem entre si uma rede hierárquica –um sistema de relações econômicas e sociais em que uma se subordinam a outras.

Duas metrópoles globais Comandam a vida social com Industrias, Universidades e importantes centros de pesquisas científicas e tecnológicos, bancos, bolsa de valores, mídia e grandes estabelecimentos comerciais. Polarizando todo o território nacional e outros países . São Paulo Rio de Janeiro

Metrópoles nacionais Situam-se abaixo das metrópoles globais e acima de todas as outras constituindo grandes cidades que de uma forma ou de outra polarizam praticamente todo o território nacional. São sete: Porto Alegre; Curitiba; Belo Horizonte, Salvador; Recife; Fortaleza e Brasília. Recife Belo Horizonte

Metrópoles Regionais Polarizam uma imensa região. Campinas Belém Manaus Goiânia

Centros Regionais O IBGE reconhece 68. São polarizados por uma metrópole regional, além das nacionais e globais. Ex. João Pessoa, São Luiz , Maceió, Londrina, Cuiabá, Ribeirão Preto, Santos e Florianópolis e entre outras.