FASE ® FUNDO DE APOIO SOCIAL A ESTUDANTES DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA: UM MODELO ALTERNATIVO DE APOIO SOCIAL Miguel Jerónimo, PhD Nuno Mangas, PhD FORGES, Universidade Federal de Pernambuco, Recife
Génese do FASE ® : a BEC Bolsa de Estudantes Colaboradores (BEC), criada em 2005 Abrange estudantes nacionais e oriundos dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) Em 2008, o número de estudantes abrangidos não ultrapassava os 50 FORGES, Universidade Federal de Pernambuco, Recife
Caraterização genérica dos estudantes inscritos, apoiados no âmbito do FASE ® (2011 e 2012) Dados Gerais(1) 2011(2) 2012 (2) – (1) Nº de estudantes inscritos Nº de estudantes colocados Nº de locais de trabalho Nº de entrevistas realizadas Meses de Colaboração (média) 6,46,50,1 FORGES, Universidade Federal de Pernambuco, Recife
Estudantes Inscritos/Colocados Inscritos FASE ® /Bolsa de Estudos FORGES, Universidade Federal de Pernambuco, Recife
Colocados FASE ® /Bolsas de Estudo Motivo de Indeferimento de Bolsa FORGES, Universidade Federal de Pernambuco, Recife
Número de estudantes colocados por Setor e Serviço (2011) SetorNº Estudantes Colaboradores Alimentar84 Alojamento58 Administrativo1 FORGES, Universidade Federal de Pernambuco, Recife
Número de estudantes colocados por Setor e Serviço (2012) ServiçoNº Estudantes Colocados ALIMENTAR88 ALOJAMENTO70 OUTROS SETORES39 Estudantes colocados noutros setores FORGES, Universidade Federal de Pernambuco, Recife
Encargos do FASE ® (2011 e 2012) Dados Gerais(1) 2011(2) 2012(2) – (1) Bolsa média€880,46€932,14€51,68 Encargo médio mensal€9.905,19€12.506,20€2.601,01 Encargo anual€ ,30€ ,50€31.212,20 FORGES, Universidade Federal de Pernambuco, Recife
Os Colaboradores do FASE ® : Caraterização (2012) 65% dos inscritos do sexo feminino Maioritariamente de nacionalidade portuguesa (70%), seguidos dos PALOP (24%) A maioria dos estudantes frequentavam licenciaturas Os estudantes veem o FASE ® como um apoio alternativo para fazer face aos encargos escolares FORGES, Universidade Federal de Pernambuco, Recife
Nacionalidade dos Colocados Colocados/Inscritos, por sexo FORGES, Universidade Federal de Pernambuco, Recife
Os Colaboradores do FASE ® Motivos de Inscrição FORGES, Universidade Federal de Pernambuco, Recife
Grau de Ensino Aproveitamento Escolar, (Colocados) *NA: Alunos inscritos no 1º ano pela 1ª vez ou que frequentam CET’s FORGES, Universidade Federal de Pernambuco, Recife
Os Colaboradores do FASE ® Competências (2012) Competências Pessoais/Sociais Responsabilidade, profissionalismo, espírito de iniciativa, dedicação, motivação, capacidades de comunicação, autonomia, capacidade de liderança e criatividade. Competências profissionais Setor alimentar e alojamento; Restauração, vendas, área administrativa e organização de eventos Trabalho voluntário. Competências técnicas Conhecimentos informáticos/multimédia; Línguas; Outros cursos/formações. FORGES, Universidade Federal de Pernambuco, Recife
Os Colaboradores do FASE ® Avaliação da Participação 52%: evitar o abandono escolar 16%: conciliação entre colaboração e estudos 13%: aquisição de competências transversais ao curso 12%: enriquecimento académico Taxa de Resposta: 50% FORGES, Universidade Federal de Pernambuco, Recife
Viabilidade Financeira do Projeto De 2005 a 2011, a Bolsa de Estudantes Colaboradores era suportada com receitas dos Serviços de Ação Social Com a aprovação do FASE ®, em 2011, passou a ser afeto ao projeto 1% do valor das propinas de licenciaturas, mestrados e CET. FORGES, Universidade Federal de Pernambuco, Recife
“Sempre fui uma aluna muito aplicada, responsável e com sucesso escolar. Contudo, isto não seria possível caso não tivesse recebido bolsa de estudos por parte dos Serviços de Ação Social do IPLeiria e não me fosse dado apoio pelo FASE. Daí a importância deste apoio, não só pela ajuda que tenho dado e pretendo continuar a dar ao local onde colaborei, mas também por permitir que possa continuar os meus estudos, como tanto desejo.” Estudante Identificada, :03:56 FORGES, Universidade Federal de Pernambuco, Recife
OBRIGADO PELA VOSSA ATENÇÃO Miguel Jerónimo, PhD Nuno Mangas, PhD