PRÁTICAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO OBSERVATÓRIO DE MARINGÁ PROF. DR. Marcílio Hubner de Miranda Neto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Comissão de Educação dos Profissionais
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO-ECONÔMICAS CURSO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DISCIPLINA: SISTEMAS DE ACCOUNTABILITY.
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Bacharelado em Sistemas de Informação
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UCDB
FACULDADE DE EDUCAÇÃO UNICAMP
Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu O Processo de Avaliação na -
Curso de Graduação em Ciências Contábeis Modelo Pedagógico
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
Ministério da Educação
Protocolo entre Instituto de Ciências Educativas e Wall Street Institute.
1.
Café das Ciências Sociais Apoio: Autores: Naiara Fernanda Costa; Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais - Unesp – Campus de Marília/SP.
Cursos da área da saúde - consonância com diretrizes curriculares, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva e capacitados a atuar pautados.
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O ORIENTADOR DE APRENDIZAGEM
Atividades Complementares no âmbito do ENG
Assistência aos Colegiados. 1.Colegiados 2.Comissão de Pesquisa 3.Comissão de Cultura e Extensão SCASCOL.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES E SOCIAIS
ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
NORMAS PARA CARGA HORÁRIA INDIRETA
Voltar ao início Você sabe quanto é gasto em compras públicas no nosso município? Voltar ao início.
Área dos Banners Dinâmicos e/ou Animados com os Destaques
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
ATIVIDADES COMPLEMENTARES E SOCIAIS
Atividades Complementares Coordenação de Administração
GERÊNCIA DE INFORMAÇÃO E ESTASTÍSTICA
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica LEM – LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA PCNP Patrícia Helena Passos Bonafe 1.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
De 29 a 31 de Outubro de 2008 Faculdade de Ciencias Agronomicas – FCA – UNESP – Campus de Botucatu/SP INTRODUÇÃO O aumento populacional, assim como o desenvolvimento.
Curso de Graduação em Gestão Pública
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FORMOSA DO OESTE 2013.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Tipo de leitor (n=248). FREQUÊNCIA DE LEITURA POR TIPO DE LEITOR.
Curso: bacharelado em ciências contábeis
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
Importante: Ao fazer uso desta apresentação para alocar a ajuda voluntária, dar créditos ao OS Campos Gerais – PR, pela elaboração do material.
A tecnologia DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) a favor da agilidade na CONCLUSÃO das Atividades Complementares em cursos a distância Ana Cristina Gobbo.
Transparência e Controle Social
Relatório de Atividades 1º Quadrimestre de maio de 2011 Foz do Iguaçu - PR.
OFICINA TEMÁTICA II FORMAS DE ACESSO AOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE - PROFAPS ASPECTOS PEDAGÓGICOS.
DECRETO Nº /2011 – PUBLICADO EM 19/07/2011
Estágio Supervisionado
ENCONTROS ESTADUAIS/REGIONAIS Modelo de apresentação de casos para troca de experiências nos Encontros Estaduais ou Regionais.
Xº Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas (exemplo: Janeiro a Abril de 2014) osbrasil.org.br.
Universidade Federal de Itajubá
DIRETORIA DE PROGRAMAS E PROJETOS – DPP. Diretoria de Programas e Projetos Conselho Universitário – 11 e 12/12/2014 Responsável pela supervisão e acompanhamento.
Escola Estadual Dr. Martinho Marques As Tecnologia da Minha Escola.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
O papel do Estagio na Formação de Professores
¹CARVALHO, A M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento Físico. São Paulo: Scipione, XXVII Congresso de Iniciação Científica da.
O uso das tecnologias na escola
“Conhecendo o Profissional de Secretariado Executivo”
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
Painel: TIC e a Formação de Recursos Humanos 4/9 14h Experiências e Estratégias UNIFESP Prof. Livre-docente Ivan Torres Pisa Departamento de Informática.
CURSO BACHAREL EM TEOLOGIA RECONHECIDO PELO MEC. INTEGRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS O seu Curso de Teologia Livre pode ser reconhecido pelo MEC, através da complementação.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
PLANO DE METAS DA EXTENSÃO DA UFAL. Extensão......é a universidade em diálogo com a sociedade por meio do ensino e da pesquisa.
TRABALHO FINAL DE CURSO ORIENTAÇÕES GERAIS Coordenador: Prof. Luiz Vieira de Oliveira Sobrinho, MSc Vice-Coordenadora: Prof. Daniele da Rocha Carvalho,
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
COORDENADORIA REGIONAL DAS BAIXADAS LITORÂNEAS I COORDENADORIA REGIONAL DAS BAIXADAS LITORÂNEAS I GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO.
Copyright © 2010 by Cornachione, Casa Nova & Nogueira 1 Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Daniel Ramos Nogueira Metodologia do Trabalho Científico #
Secretariar 2016 Emili Barcellos Martins Santos Fortaleza Junho/2016 A pesquisa científica no desenvolvimento da área de secretariado no Brasil.
Transcrição da apresentação:

PRÁTICAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO OBSERVATÓRIO DE MARINGÁ PROF. DR. Marcílio Hubner de Miranda Neto

DE ONDE SÃO OS ESTUDANTES QUE ATUAM NO OBSERVATÓRIO SOCIAL DE MARINGÁ?

-ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO -UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ -UNIVERSIDADES PRIVADAS

DE QUAIS CURSOS SÃO OS ESTUDANTES?

-CIÊNCIAS CONTÁBEIS -ECONOMIA -DIREITO -CIÊNCIAS SOCIAIS -SECRETARIADO -ENFERMAGEM -ENGENHARIA

COMO CONQUISTAMOS ESTES ALUNOS? 1- PALESTRAS SHOW COM TEMÁTICAS DA EDUCAÇÃO FISCAL E DO CONTROLE SOCIAL EM SEMANAS ACADEMICAS E AULAS MAGNAS; 2- ESPETÁCULOS EDUCATIVOS; 3 – EDITAIS DE PROJETO DE EXTENSÃO E DE PESQUISA; 4 – NOTICIAS DIVULGADAS PELA MÍDIA.

QUAIS AS MOTIVAÇÕES QUE LEVAM OS ALUNOS A ATUAR NO OBSERVATÓRIO? 1- ATUAÇÃO VOLUNTÁRIA EM UM PROJETO DE RELEVÂNCIA SOCIAL; 2- OBTENÇÃO DE CARGA HORÁRIA CERTIFICADA COMO ATIVIDADE ACADÊMICA COMPLEMENTAR; 3 – ENRIQUECIMENTO CURRICULAR; 4 – OBTENÇÃO DE BOLSA ASSOCIADA A ATUAÇÃO EM PROJETO DE PESQUISA OU EXTENSÃO; 5 – OBTENÇÃO DE DADOS PARA REALIZAÇÃO DE MONOGRAFIAS E TESES.

O QUE FAZEM OS ALUNOS NO OBSERVATÓRIO? 1- ORGANIZAM ARQUIVOS; 2- ENCAMINHAM DOCUMENTOS; 3 – PESQUISA DE PREÇOS; 4 – ACOMPANHAMENTO DE LICITAÇÕES; 5 – CONFEREM PROCESSOS; 6 – IMPLANTAÇÃO DE DADOS NO SISTEMA INFORMATIZADO DE ACOMPANHAMENTO DE LICITAÇÕES.

O QUE FAZEM OS ALUNOS NO OBSERVATÓRIO? 7- ASSISTEM SESSÕES DA CÂMARA DE VEREADORES; 8 – COLABORAM NA REALIZAÇÃO DE EVENTOS; 9 – COLABORAM NA EALIZAÇÃO DE RELATÓRIOS; 10 – PARTICIPAM DE CURSOS E EVENTOS DE CAPACITAÇÃO; 11 – REALIZAM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO UTILIZANDO DADOS DO OBSERVATÓRIO.

APRENDEM OS PRINCÍPIO BÁSICOS DA EDUCAÇÃO FISCAL E ADQUIREM NA PRÁTICA OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA ACOMPANHAMENTO DO ORÇAMENTO PÚBLICO E O AMPLO EXERCÍCIO DO CONTROLE SOCIAL.