A FOTOGRAFIA NA ESCOLA: PROJETO INTERDISCIPLINAR DAS ÁREAS DE QUÍMICA, BIOLOGIA E FÍSICA DO PIBID-IFFLUMINENSE Nomes dos bolsistas das subáreas: Pâmella.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“CONHECENDO AS FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS”
Advertisements

Professora: Danielle Palagano da Rocha Escola Estadual Reynaldo Massi.
ESTRUTURAS MOLECULARES EM 3 D
Figuras e Sólidos Geométricos
Reorientação curricular
Prof. Esp. Dircélia F. Dias Caccia Prof. Maria Vanderlan Santos Rahal
ELABORAÇÃO DE PROJETOS FERNANDO SANTIAGO DOS SANTOS
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa e História Área: Linguagens, códigos e tecnologias Início: Março Término: Dezembro Título: MEMÓRIAS DE NOVA ANDRADINA Temática:
EXPLORANDO OS CONCEITOS DE TRIGONOMETRIA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
AGRADECIMENTOS BIBLIOGRAFIAS FIGUEIREDO, A.; Pietrocola, M. Física um Outro Lado. Editora FTD, São Paulo, MENEZES, L.C. Física para o Ensino Médio.
ITINERANTE 2010 – Professor, agora é sua vez
Introdução INTRODUÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DORA MATARAZZO
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
©Prof. Lineu MialaretAula /3Cálculo Numérico Cálculo Numérico – CN Prof. Lineu Mialaret Aula 20: Zeros de Funções Instituto Federal de Educação,
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
Sugestão de Atividade:
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
“Workshop: A química das drogas e a química da vida”
Periélio Fluxos Alunos: Andreia Oliveira, Catarina Brilhante, Igor Anjos, Igor Sousa, Maria Almeida, Pedro Patrocínio, Rúben Gomes e Sónia Pêra Professores:
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) Formação de Professores - uma política de Estado.
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Matemática e Estatística – DME Campus Universitário de Ji-Paraná Programa Institucional.
Lista de exercício 4 Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Relatório das atividades desenvolvidas
SEXUALIDADE EM QUESTÃO: FALANDO SOBRE SEXUALIDADE NA ESCOLA
Portfólio Digital Nome: Bianca Maria de Lima
SEDUC – Polo de Nova Andradina Curso de Tecnologia na Educação Ensinando e Aprendendo com as TICs Turma 2: Azenaide Soares Aluna: Célia Veiga Mello dos.
Aplicativos Web – Web Design
Proposta de aula Nome: Danielle P. Silveira Moreira.
OS OLHOS Portfólio Supervisora bolsista: Marcia Lima
MAGAGNIN, Ana Paula Pedroso; RIBEIRO, Vanusa Orientadora: ANDRIOLA, Verginia Instituto Federal do Paraná – Câmpus Palmas
CONSCIENTIZAÇÃO NA COZINHA Autores/Câmpus: FERREIRA, Adriana Boese; MAGAGNIN, Ana Paula Pedroso; REIS, Débora Raquel Mergen Lima; SILVEIRA, Gustavo Luis.
Arte & Ciência no Parque Realização: Instituto de Física da USP Coordenação: Mikiya Muramatsu.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Identificação da atividade e do aluno
Autor: Isabelle Leal de Lima¹, Orientador: Roberto Martins de Souza²
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET Profª: Jane Mª Ferreira Rodrigues
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA.
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DA UNEMAT CAMPUS DE LUCIARA-MT
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON PROFESSORA: LEILA CRIVELLI.
Professor(es) Apresentador(es):
MARQUES, E.M.R.;CAETANO,H,C., PINTANELLI,A.C., SILVA,H.G., NOGUEIRA,A.R. Universidade Estadual Paulista-UNESP, Câmpus de Bauru Faculdade de Ciências/Departamento.
Cultura de Tecnologia no Colégio Santa Cruz Em evolução CEI – Biblioteca – Agosto de 2008.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Proposta de atividade esboço inicial
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÕES REFERÊNCIA Os resultados encontrados apontam para uma consciência ambiental pouco desenvolvida entre os estudantes, indicando.
1 PIBID – SUBÁREA: QUÍMICA Coordenador: Prof. Rodrigo Garrett Colaboradora: Profª. Larissa Crespo.
Wagner dos Santos ¹, Náthalis de Oliveira Ferreira 2, Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 3 Larissa Codeço Crespo 4, Rodrigo Garrett da Costa 4. 1 Estudante.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
MÉTODOS DE ENSINO EM CIÊNCIA BIOLOGICA.
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
PLANO DE AÇÃO
ESPETÁCULO MUSICAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DO SUBPROJETO PIBID-DANÇA UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Humanas,
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÕES REFERÊNCIA CHAMPAGNE, A.B. & KLOPFER, L.E. Research in Science Education: The Cognitive Psychology Perspective. In HOLDZKOM,
Professoras: Lilian Mara Moraes, Eliane Lima Apa e Dora Aparecida Alvares Pereira Rabelo HISTÓRIA.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO REFERÊNCIAS A utilização de um jogo didático deve ser planejada pelo professor como uma atividade diferenciada,
Experimento sobre combustão OFICINA TEMÁTICA COMBUSTÍVEIS: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO Fernanda Soares Pinto de Souza¹, Tomais.
A FOTOGRAFIA NA ESCOLA: PROJETO INTERDISCIPLINAR DAS ÁREAS DE QUÍMICA, BIOLOGIA E FÍSICA DO PIBID-IFFLUMINENSE Pâmella Jane Ribeiro Pessanha1, Ana Caroline.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE Campus Parnamirim.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Itens no plano de aula Data: 14/08/2015 Duração: 6 aulas de 45 minutos
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
UM PROJETO DE ESTÁGIO VINCULADO À DISCIPLINA “PRÁTICA EM ENSINO DE FÍSICA” VISANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES André Machado de Rodrigues*, Barbara Bianca.
PIBID – Química Pato Branco Mayara Gobetti Fernandes da Silva 1 * (IC), Tatiana Monaretto 1 (IC), Henrique Emilio Zorel Junior 1 (PQ), Sirlei Dias Teixeira.
Transcrição da apresentação:

A FOTOGRAFIA NA ESCOLA: PROJETO INTERDISCIPLINAR DAS ÁREAS DE QUÍMICA, BIOLOGIA E FÍSICA DO PIBID-IFFLUMINENSE Nomes dos bolsistas das subáreas: Pâmella Jane Ribeiro Pessanha - Química Laison Lima Mendez - Física Deniziane de Fatima dos Santos Rangel - Física Ana Caroline Mafra Bezerra - Biologia PIBID- 2015

A FOTOGRAFIA NA ESCOLA A fotografia na escola tem como objetivo expor para os alunos de ensino médio conteúdos de maneira interdisciplinar onde serão abordados conceitos da Química, Física e Biologia e a relação entre eles e a fotografia.

A oficina será realizada, inicialmente, com uma turma do Colégio Estadual José do Patrocínio . Para execução na oficina, os bolsistas da química, física e biologia realizaram uma pesquisa bibliográfica sobre a história da fotografia e os conteúdos que poderiam ser abordados por cada área. Também participaram do MINUCURSO NA UFF-CAMPOS COM O TEMA FOTOGRAFIA.

A oficina  de fotografia precária e artesanal (pinhole).

Neste projeto: A Física apresentará conceitos clássico e moderno de Luz, espectro eletromagnético, radiações visíveis, tópicos de óptica geométrica. A Biologia contemplará a comparação do olho humano com as máquinas fotográficas (partes e funções) e os tipos de lentes. A Química apresentará a composição dos materiais (papel fotográfico, revelador e fixador), sais, número de oxidação, reações de oxirredução e fotoquímicas. Além disso, será apresentada a história da fotografia e evolução das máquinas.

MOMENTOS DE EXECUÇÃO DA AULA DA OFICINA. No 1° momento será realizada uma aula expositiva com recurso da projeção de imagens. No 2° momento os alunos irão confeccionar a câmera escura. No 3° momento os alunos irão utilizar a câmera de Pin-Hole para tirar fotos na própria escola e, por fim, irão revelá-las usando a técnica de negativo.

AS EXECUÇÕES DOS MATERIAIS DA OFICINA. -No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – campus Campos Centro (IF Fluminense) nos meses de agosto até o final de setembro 2015.

OBRIGADA.