Unity3D: Partículas. Unity3D Objetos especiais para efeitos Objetos resumidos = propriedades diferentes Renderização diferente Centenas / milhares de.

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Transcrição da apresentação:

Unity3D: Partículas

Unity3D Objetos especiais para efeitos Objetos resumidos = propriedades diferentes Renderização diferente Centenas / milhares de partículas por FX = Performance (necessidade) Uso geral Fumaça, faíscas, água, spray, sangue, rastros, fogo, etc

Unity3D Partículas: objetos “mais leves” Sem componentes normais (não objeto) Feito para exibir e desaparecer rapidamente - Lifetime * Animações ou efeitos simples Com velocidade e direção

Unity3D Sistema de partículas, três componentes: Particle Emitter Fonte, como / onde são emitidas Particle Annimator Animação das partículas comportamento Particle Renderer Renderizador / mostrar partículas

Unity3D Partículas: essencialmente imagens 2D renderizadas no mundo 3D. Imagem simples 2D Seqüência = Animação

Unity3D Adicionar Partículas: Necessita os 3 componentes: emitter, animator e renderer Emitter Ellipsoid Mesh

Unity3D Emitter : Ellipsoid Partículas geradas dentro da esfera (área) Tamanho regulável Opções de emissão = Emitter Tamanho partículas Velocidades iniciais Quantidade Direção inicial

Unity3D Min/Max Size: tamanho inicial das partículas Min/Max Energy: lifetime, tempo que vivem (desaparecem) Min/Max Emission: quantidade de partículas emitidas World / Local / Rnd : velocidades iniciais das partículas Emitter Vel Scale: recebe velocidade do emitter diretamente

Unity3D Tangent Vel: velocidade inicial em relação a superfície do emitter Simulate in World Space Sim = ficam no mundo 3D Não = movem-se junto ao emitter One Shoot : única vez (emissão) Ellipsoid : tamanho Min Emitter Range: espaço no interior que não são criadas partículas

Unity3D Emitter: Mesh Cria partículas seguindo o mesh do objeto Maior controle complexidade Opções adicionais: Interpolate Triangles: geradas entre faces, senão somente dos vértices do mesh Systematic: na ordem dos vértices no modelo

Unity3D Emitter sem Renderer = não funciona Renderer = gera / apresenta partículas na tela Renderer = propriedades visualização partículas Render - Definição inicial: Material das partículas (Textura / imagem) EX: Fire Ad (Standard Assets)

Unity3D Material = textura usada (em cada partícula) Cam. Vel. Scale: quanto da velocidade da câmera é passada para Stretch da partícula Esticada : efeito tipo faísca Combinado com modo Stretch

Unity3D Stretch: modo de exibição Billboard: virado para câmera Stretch: orientados pela direção do movimento (escala na direção) Sorted Billboards: ordenadas por profundidade (blend)

Unity3D Vertical Billboard: alinhados em X/Z Horizontal Billboard: alinhados em X/Y Lenght Scale: se Stretch, determina quanto esticam Velocity Scale: se Stretch, quanto esticam de acordo com sua velocidade

Unity3D UV Animation: Efeito animado (quadros) Vários quadros em um BMAP Criar material com BMAP Definir (Particle Render: UV Animation) X Tile : quadros em X (presentes no bmap) Y Tile : quadros em Y Cycles : velocidade da animação

Unity3D Tipo material (shader) : Partículas - gerais FX - Flare Preto = transparente

Unity3D Particle Animator Determina movimento, comportamento das particulas Mudanças de cor, simulação vento (move adicional)

Unity3D Animate Color: Varia entre cores definidas ao longo da Lifetime Definição de ALPHA nas cores = transparência Ideal = últimas e primeiras cores mais transparentes = melhor integração, desaparecem

Unity3D Animate Color: ALPHA transparência Cores ciclo automático

Unity3D WORLD / LOCAL Rotation Axis Rotação adicional a partícula Eixo sobre qual ela rota Size Grow Quanto a partícula pode crescer no lifetime Rnd Force Força adicional random para partículas

Unity3D Force Força definida para partículas (move) Ex: forca Y = sobem Damping Quanto diminuem a força por ciclo 1 = sem damping, de 0..1 = menor mais diminui Auto Destruct Partículas removidas no final da lifetime

Unity3D Trail Renderer Efeito de trajetória Rastro do percurso Material Tempo de duração Tamanho inicial / final Cores (animação)

Unity3D Particles Collider Partículas colidem com objetos / cena Mandam mensagem específica na colisão Rebatem (Bounce) Perdem energia (Loss) Utilizar com cuidado: Colisões: Requer Processamento

Unity3D Partículas via Script, ex: if (Input.GetKeyDown("p")) { if (particleEmitter.emit) { particleEmitter.emit = false; } else { particleEmitter.emit = true; } if (Input.GetKeyDown("o")) { GetComponent("ParticleAnimator").sizeGrow += 1; }

Unity3D Partículas via Script, ex: if (Input.GetKeyDown("p")) { if (particleEmitter.emit) { particleEmitter.emit = false; } else { particleEmitter.emit = true; } if (Input.GetKeyDown("o")) { GetComponent("ParticleAnimator").sizeGrow += 1; }