Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESIDÊNCIA FARMACÊUTICA: VISÃO HUMANISTA
Advertisements

Residências em Saúde: a multiprofissionalidade como um caminho
A Enfermagem na Organização do SUS
Hillegonda Maria Dutilh Novaes 11o Congresso Mundial de Saúde Pública
Educação profissional:
POLITICAS DE EXTENSÃO: SUBSÍDIOS A EXPERIÊNCIA RECENTE DA FCM ROBERTO TEIXEIRA MENDES.
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Acolhimento Psicológico na promoção da saúde integral o desafio da interdisciplinaridade
XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde
SÉCULO XX.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO
Política Nacional de Humanização
Princípios - Complexo Hospitalar.
Secretaria da Saúde ESCOLA ESTADUAL DE SAÚDE PUBLICA EESP O SUS É UMA ESCOLA BAHIA – 2009 SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS - SUPERH.
Faculdade de Odontologia de Araraquara
A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Como funcionam as unidades de saúde da familia
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
Alguns conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
“REPENSANDO A ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO BÁSICA” JAIRO ALTAIR GEORGETTI COSEMS - SP Praia Grande, 22 de Novembro de 2007.
Demandas da equipe multiprofissional no cuidado à criança e ao adolescente com câncer em situação de dor Maria José Menossi.
Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
Trabalhando com Grupos
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
A psicologia na atualidade
Autores: Márcia A. Padovan Otani Nelson Filice de Barros
Participação da Comunidade na cogestão da saúde pública no Brasil
INTEGRALIDADE EM SAÚDE
Políticas de Prevenção de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores da Educação CONAE 2010 Maria de Fátima B. Abdalla
Laura C. M. Feuerwerker* * Doutora em Saúde Pública.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
ESF Integralidade da assistência
Reconhecendo o território do IAPC do Irajá: Relato da experiência de elaboração diagnóstico situacional no curso técnico de Agentes Comunitários de Saúde.
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
FORMAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM PARA PESSOAS DE COMUNIDADE COM VULNERABILIDADE SOCIAL: Relato de experiência AUTORAS: Lorena Macedo Oliveira,
CONJUNTO HOSPITALAR DO MANDAQUI (C.H.M.)
FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
I Mostra de Saúde Mental na Atenção Básica
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Clínica Ampliada e Arranjos Organizacionais
Projeto Educação Popular e Atenção a Saúde do Trabalhador (PEPAST): a rádio comunitária como ferramenta de comunicação útil para ações de educação popular.
Realidade, Desenvolvimento e Desafio na Enfermagem Sul-Mato-grossense: Uma Visão ao Futuro.
11ª Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva IMPLICANDO O SUJEITO: HISTÓRIAS E TRAJETÓRIAS QUE MOVIMENTAM A IDENTIDADE PROFISSIONAL DE UM SANITARISTA EM.
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Prof. Bruno F. Emerich Processo seletivo para a disciplina: “Psicologia Social: instituições e comunidade”.
Psicologia e Saúde Pública
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A SAÚDE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E SAÚDE SEMINÁRIOS DE EDUCAÇÃO.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
Acolhimento e Vínculo:
TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO GERADO PELA RIIEE - CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS Profª. Dr.ª ANGELA MARIA ALVAREZ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRESIDENTE.
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Kamilla Maria Sousa de Castro2; Nicole.
Recife
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
Mapeamento das Residências Integradas Multiprofissionais em Saúde no Rio Grande do Sul TUANE DEVIT Residente Multiprofissional/Campo Adulto Crítico – HCPA.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
A Política Nacional de Humanização
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO A SAÚDE
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
A DIMENSÃO CLÍNICA E PEDAGÓGICA DO APOIO MATRICIAL NA ATENÇÃO BÁSICA: Considerações sobre a experiência no NASF Massaranduba.
Estágio Supervisionado II Serviço Social Claudete Batista Tutor Externo – Marcos Vinícius S. Silva Supervisor de Campo – Laís Nobre dos Anjos.
Transcrição da apresentação:

Universidade Comunitária da Região de Chapecó TRABALHO EM EQUIPE E RELAÇÕES DE TRABALHO Giorgia Büse – Formação em Psicologia Mestranda em Ciências da Saúde Profª Orientadora: Drª Ana Lima

Trabalho em equipe Ponto estruturante do trabalho, especialmente após implantação SUS e ESF Equipe multiprofissional Reconhecimento da importância do trabalho equipe profissionais com vários conhecimentos para compreender a demanda do usuário (ser complexo) Gomes, Silva, Pinheiro e Barros (2010); Pinheiro, Barros e Mattos (2010)

O trabalho em equipe é o resultado de diferentes forças, saberes, práticas, da harmonia das atuações, da afirmação das diferenças e do reconhecimento do saber do colega para a efetivação do trabalho. A orquestração do trabalho em saúde depende da “humildade epistemológica”, e se baseia no reconhecimento de que diferentes saberes profissionais tem zonas de incultura e que equipes compostas de diversas formações e funções podem reduzi-las. Bonaldi, Gomes, Louzada e Pinheiro (2010); Schwartz, 2000, p. 42

Peduzzi (2001) GRUPOS EQUIPES EQUIPE AGRUPAMENTO EQUIPE INTEGRAÇÃO

impecilho para a prática da integralidade nos serviços Busca pelo trabalho interdisciplinar ainda é um desafio: fragmentação do trabalho e olhar biomédico sob o usuário impecilho para a prática da integralidade nos serviços Dois modelos de trabalho em equipe devem ser superados simples agrupamento falsa horizontalização de especialidades Mattos (2001); Campos (2005)

Reflexões... Quais competências/habilidades deve ter um profissional da Enfermagem? Como melhor conduzir uma equipe de trabalho?

Referências Bonaldi, C.; Gomes, R. S.; Louzada, A. P. F.; Pinheiro, R. O trabalho em equipe como dispositivo de integralidade: experiências cotidianas em quatro localidades brasileiras. In: Pinheiro, R.; Mattos, R. A.; Barros, M. E. B. Trabalho em equipe sob o eixo da integralidade: valores, saberes e práticas. Rio de Janeiro: UERJ/CEPESC/ABRASCO, 2010. Campos, G. W. S. Um método para análise e co-gestão de coletivos. São Paulo: Hucitec, 2005. Gomes, R.; Silva, F. H.; Pinheiro, R.; Barros, M. E. B. Integralidade como princípio ético e formativo: um ensaio sobre os valores éticos para estudos sobre o trabalho em equipe na saúde. In: Pinheiro, R.; Mattos, R. A.; Barros, M. E. B. Trabalho em equipe sob o eixo da integralidade: valores, saberes e práticas. Rio de Janeiro: UERJ/CEPESC/ABRASCO, 2010. Mattos, R. A. Os sentidos da integralidade: algumas reflexões acerca de valores que merecem ser defendidos. In: Pinheiro, R.; Mattos, R. A (orgs.). Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: Cepesc, 2001. Peduzzi, M. Equipe multiprofissional de saúde: a interface entre trabalho e interação. Campinas, Tese de doutorado,1998. _____. Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia. Rev. Saúde Pública, v. 35, n. 1, p. 103-109, 2001. _____. Trabalho em equipe de saúde no horizonte normativo da integralidade, do cuidado e da democratização das relações de trabalho. In: Pinheiro, R.; Mattos, R. A.; Barros, M. E. B. Trabalho em equipe sob o eixo da integralidade: valores, saberes e práticas. Rio de Janeiro: UERJ/CEPESC/ABRASCO, 2010. Schwartz, Y. A comunidade científica ampliada e o regime de produção de saberes. Trabalho e Educação. Belo Horizonte, n. 7, p. 38-46, jul/dez. 2000.