ORATÓRIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Obs.: persuadir = convencer
Advertisements

8-COMUNICAÇÃO O engenheiro e a comunicação. Processo da comunicação.
Elaborado por: Prof. Julien Ariani de Souza Laudelino
Profª. Josélia Fontenele B. Cabral
Oficina de Apresentação Oral
PRODUÇÃO RESENHA.
Um bom Sermão geralmente tem três partes:
A Estrutura de uma apresentação
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Dicas para apresentação em banca
apresentações em público
Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas
A ARTE DE FALAR EM PÚBLICO. NOÇÕES BÁSICAS EMÍDIO BRASILEIRO
TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO
Dicas para apresentação em banca Releia os slides - Passe, repasse e repita. Examine os títulos, os alinhamentos, as ilustrações. Não há nada torto ou.
Facilitador: Ronildo Manoel
Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
RECURSO VERBAL A VOZ É A LIGAÇÃO ENTRE VOCÊ E AS PESSOAS
Dissertação.
Oficina de Oratória Falar e Falar.
ORIENTAÇÕES PARA TREINAR A LEITURA
Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas
Síntese Comunicar Componentes da comunicação Formas de comunicação Expressão Oral Dicção Expressão Corporal Gestos Linguagem corporal Linguagem facial.
Hipnoterapeuta Formado pela Sociedade Portuguesa de Hipnose e Motivação (SPHM) Lisboa/Portugal. Pós-graduando em Psicanálise Clínica pela Sociedade Brasileira.
Professora: Neuma Simões. Foi dada a largada!!!! Sucesso!!!!
Comunicar em Público António Abernú.
As Meninas Superpoderosas
COMO LER BEM EM PÚBLICO.
Profª. Josélia Fontenele B. Cabral
FALAR EM PÚBLICO.
Dicas para Apresentação em Banca
TÉCNICAS DE ORATÓRIA Prof. Wendel Sandro de Paula Andrade
Oratória.
HOMILÉTICA Fundamentos da pregação bíblica pentecostal.
MINISTÉRIO JOVEM.
Comunicação.
O processo de comunicação
WORKSHOP DE ORATÓRIA Temas:
Dicção e Oratória, a arte de falar em público
Metodologia e Redação Científica
MARKETING CONTÁBIL E O PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA
Apresentação do Projeto Interdisciplinar
Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas
Um minúsculo detalhe que não esteja em harmonia com idéias existentes, a confiança é destruída na troca dessa informação.
Marlene Ferreira Royer
COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO-VERBAL NO AMBIENTE DE TRABALHO – 21 HORAS
Plano de 5 anos IASD Tatuapé.
Desvios Administrativos
Dicas para apresentação em banca Releia os slides - Passe, repasse e repita. Examine os títulos, os alinhamentos, as ilustrações. Não há nada torto ou.
FALANDO NA ESCOLA VIVENCIAL, ULTRÉYAS E CURSILHOS
Como Falar Bem em Público
O QUE É COMUNICAÇÃO VERBAL?
Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas
Treinamentos 2011 Módulo 2 Igreja Adventista de Ribeirão Claro.
1 & P rocessos B ibliotecas Técnicas de ensino = Aula expositiva.
Aplicabilidade da oratória no Direito
Noções para o Pregador Pr. Denis Almeida.
O ATENDIMENTO Escola ASAS * Seminário de Estágio do 3º ano.
Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas -FEDF - - TURMA MAIO/ º Encontro Técnicas de introdução, desenvolvimento e finalização de uma apresentação.
Técnicas de Apresentação
Tecnologias Aplicadas à Capacitação e ao Desenvolvimento de Pessoas Profª Msc. Adriana Silva.
Comunicação Verbal e Oratória
A Exposição Oral 1. Postura 2. Exposição Oral e Gestão do discurso 3. Linguagem usada.
Como fazer uma apresentação oral? Maria Eugénia Cunha,"Que fazer na biblioteca da escola",(adaptado)
A Construção da Leitura e da Escrita. DICAS PARA MELHOR FALAR EM PÚBLICO.
Transcrição da apresentação:

ORATÓRIA

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Emissor Adequação Mensagem Clareza Receptor Interesse Ruídos Emissor Ruídos Mensagem Ruídos Receptor

Como controlar o medo de falar em público Orador Real – é a verdadeira imagem do comunicador; Orador Imaginado – é a imagem que o comunicador pensa que transmite aos ouvintes.

Cinco regras fundamentais da oratória O êxito da comunicação depende da sinceridade do orador; Um bom orador demonstra serenidade; A oratória é um meio de comunicação, não de exibição; O propósito ao falar é receber a atenção do público; A eficácia de um discurso depende em grande parte da naturalidade dos gestos.

Recomendações para controlar o medo de falar em público Quando o medo aparecer encare-o normalmente; Controle seu nervosismo; Tenha uma atitude correta; Antes de pensar “como falar”, saiba “o que falar”; Não pinte o diabo mais feio do que é; Não adquira vícios; Chame sua voz com a respiração; A prática irá proporciona-lhe o reflexo.

Qualidades do Orador Memória Síntese; Habilidade; Ritmo; Inspiração; Criatividade; Entusiasmo; Determinação; Observação; Teatralização; Síntese; Ritmo; Voz; Respiração; Dicção; Velocidade; Expressividade; Intensidade ESCOLHA O VOCABULÁRIO IDEAL.

Expressão Corporal Naturalidade dos gestos; Posição das Pernas; Movimentos das mãos; Posição da cabeça; Comunicação do semblante; Comunicação visual.

O discurso e o resultado na Oratória Quando ler um discurso? Como improvisar um discurso?

Tipos de Discursos Discurso eleitoral; Discurso para entreter; Discurso de despedida; Discurso informativo; Discurso de Motivação; Discurso de aceitação; Discurso de boas vindas; Discurso de persuasão; Discurso de más notícias. USE PAUSAS !!

Elementos essenciais para composição de um discurso Interdependência; Proporcionalidade: - Início (aprox. 2 minutos); - Corpo do discurso (aprox. 7 minutos); - Conclusão (aprox. 1 minuto). Elucidação.

PARTES DO DISCURSO Introdução: Segundo Cícero, é a oração que prepara o ânimo do ouvinte para receber bem o restante do discurso; Preparação: Pressupõe a existência de elementos que servem para tornar clara a matéria principal do discurso; Assunto Central: É a parte mais importante do discurso, o trabalho é desenvolvido por sua causa; Conclusão: Finalizar o pensamento, com vibração e intensidade da voz.

PRONOME DE TRATAMENTO FORMAIS Abreviaturas - Singular Abreviaturas – Plural Emprego o(s) senhor(es), a(s) senhora(s) sr. sra. srs. sras. tratamento formal ou cerimonioso Vossa Alteza V.A. VV.AA. príncipes, princesas, duques Vossa Eminência V. Em.a V.Em.as cardeais Vossa Excelência V.Ex.a V.Ex.as altas autoridades Vossa Magnificência V.Mag.a V.Mag.as reitores de universidades Vossa Majestade V.M. VV.MM. reis, imperadores Vossa Reverendíssima V.Rev.ma V.Rev.mas sacerdotes Vossa Senhoria V.S.a V.S.as autoridades, tratamento respeitoso, correspondência comercial Vossa Santidade V.S. Papa, Dalai Lama

Ao se dirigir respeitosamente a uma autoridade, você usa o "Vossa". Ao se dirigir a outra pessoa, referindo-se àquela mesma autoridade, você usa o "Sua". Exemplos: Vossa Excelência foi muito útil na resolução do problema. Sua Excelência, o deputado José, foi muito útil na resolução do problema. Acredito que V.S. será o melhor Papa e que suas decisões serão acatadas por todos os fiéis. Acredito que Sua Santidade, o Papa….. fará um excelente trabalho a frente da igreja católica. Estou ansioso pela missa que Vossa Santidade rezará no Rio de Janeiro. Informo que Sua Santidade rezará uma missa no Rio de Janeiro na próxima semana

O público não gosta De demora antes de começar a tratar do assunto; Discursos muito longos; Muito material com detalhes irritantes; Voz desagradável – dura, monótona, baixa, confusa. Não esqueça: o tempo é importante, por isso empregue sempre, menos palavras e mais idéias.

O público gosta De palavras conhecidas, mas não vulgares; De frases simples; De conhecimento da matéria; De respeito ao tempo que lhe foi designado; De sinceridade; De entusiasmo.