Java Básico Orientação a Objeto Marco Antonio Software Architect Fev/2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Geração de DSLs Vamos criar agora um projeto exemplo que trabalhe não mais com a linguagem DRL, mas sim com DSL (Domain Specific Languages – Linguagens.
Advertisements

Classes Abstratas e Interfaces
Reflexão Marco Antonio Arquiteto de Software Novembro/2007.
Sockets Marco Antonio – marcoreis.net Arquiteto de Software Dezembro/2007.
Modificadores Marco Antonio, Arquiteto de Software – TJDF Atualizado em Novembro/2008.
Utilitários Marco Antonio. Enum Como o nome sugere, é uma enumeração de opções para uma determinada situação A principal vantagem é limitar as opções.
Collections Marco Antonio, Arquiteto de Software – TJDF Atualizado Dezembro/2008.
Modificadores Marco Antonio. Introdução Em todas as linguagens de programação o acesso a classes/métodos deve seguir algumas regras.
Relatórios Marco Antonio Software Architect Agosto
Capítulo 1 Introdução.
Prof. Thiago Pereira Rique
Iniciação ao Java – Márcio F. Campos
Wagner Santos C. de Jesus
Tutorial I: Criando a interface de uma aplicação em Java
Documentando con Javadoc
Classes e objetos Arrays e Sobrecarga
Estrutura de Dados em Java
Paradigmas de Linguagens de Programação Paradima da Programação Orientada à Objetos Professor: Armando Hage Belém-2008.
CRIANDO OBJETOS EM JAVA
C# Documentando código em XML Sharp Shooters.NET Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Recife, 10/10/2002 Autor: Marden Menezes Costa.
JAVA: Conceitos Iniciais
Tipos Agregados Homogêneos e Listas
Unidade I: “Dê um mergulho rápido”
Programação Orientada a Objetos com Java
Aula prática 13 Orientação a Objetos – C++ Parte 1
JAVA Linguagem Ambiente de Desenvolvimento
Programação I Aula 2 (Métodos)
Linguagem de Programação JAVA
Introdução à Programação Orientada a Objetos com Java
Classes, Objetos, Atributos e Métodos JAVA
Orientação a Objetos Parte I
Pilhas Profa. Nádia Félix.
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa This.
Prof. Roberto Rosa Aula 8.  A partir de agora vamos aprender como ver qual é o erro que está acontecendo em nosso projeto. Para.
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Membro Static.
LPII Professora Lucélia. Pacotes Um pacote em Java é um diretório onde ficam armazenadas uma ou mais classes. Geralmente as classes com a mesma afinidade.
Programação I Laboratório I
Programação Orientada a Objetos Curso de Engenharia da Computação Parte 03 – Conceitos Básicos III Prof. Fabricio Mota Oliveira
Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 9 Professor: Eduardo Mantovani )
Wagner Santos C. de Jesus
Programação Orientada a Objetos - Java
Implementação Orientada a Objetos – Aula 03
Laboratório I Mateus Raeder Material baseado nos originais da Profa. Denise Bandeira.
Tratamento de Exceções
Programação Orientada a Objetos - Java Professor: Jean Carlo Mendes.
Programação Orientada a Objetos - Java
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB
Java Kickstart, day 2 Semelhanças com linguagem C.
Aula Prática 4 Monitoria IP/CC (~if669).
Implementação Orientada a Objetos – Aula 05 Construtores e sobrecarga de métodos Prof. Danielle Martin Universidade de Mogi das Cruzes
Análise Léxica Prof. Alexandre Monteiro
+ Java Básico Aula 1 por Flávio Juvenal. + Histórico Green Project (1991) Desenvolver plataforma para eletrodomésticos inteligentes Tentaram usar C++
Coleções, Genéricos, Threads Marco Antonio. Collection Principais métodos da interface Collection.
Classes Abstratas e Interface
Exceções Suzana Fragoso (smpf) Adaptado do material de Guilherme Carvalho (gvc)
M ÉTODOS DA C LASSE S TRING. FUNÇÕES COM STRING Uma string é um tipo texto que corresponde à união de um conjunto de caracteres. Em Java, as strings são.
Laboratório de Programação II Pacotes Visibilidade Referências a Objetos.
Utilizando UML e Padrões Prof. Fábio Botelho, MSc Redes e Sistemas Distribuídos Recife, Março de 2010.
Linguagem I Strings.
Certificação Marco Antonio. Introdução A compreensão desse capítulo é muito importante pois trata de um assunto essencial em qualquer linguagem de programação,
Herança Modelagem e Programação Orientada a Objetos
Copyright 1998, Departamento de Informática da UFPE. Todos os direitos reservados sob a legislação em vigor. Variáveis e métodos estáticos, Passagem de.
Novidades... Quartetos; – Equilibrar Conhecimento; – Aprender a Ensinar; – Trabalho em Equipe; – Facilitar a Vida do Professor. – Então, definam seus grupos.
Orientação a Objetos Paradigma. Davi Pires Revisão Dúvidas da aula passada? –Características de Java –Compilador vs. Interpretador.
Módulo II Capítulo 1: Orientação a Objetos
Laboratório de Programação II Método main Dados e Métodos de Classes.
Módulo I Capítulo 7: Funções e Procedimentos William Ivanski Curso de Programação C#
Herança em Java Curso: Informática Disciplina: Programação Orientada a Objetos Prof. Abrahão Lopes
Laboratório de Computação Aula 06 e 07 – Implementação de classes Prof. Fábio Dias
Linguagem de Programação – Aula 04 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal.
Transcrição da apresentação:

Java Básico Orientação a Objeto Marco Antonio Software Architect Fev/2008

Classes e objetos Vamos para uma revisão rápida: o que é classe? –é uma categoria de itens que fazem parte do seu software –fisicamente é o arquivo.class que está no HD E objeto? –cada objeto é um item particular que pertence a uma classe, com valores para seus atributos –está na memória principal (RAM). Foi colocado lá pela palavra reservada new

Pontos essenciais Convenção de nomes em Java Formato de definição de classes Criação de objetos com o new Acessando valores através da estrutura objeto.nomeDaVariavel

Convenção de nomes public class Pessoa { private String nome; private String endereco; private String telefone; {método de acesso…} }

Detalhamento public – todas as classes (até aqui) são públicas. Atenção especial para as chaves. Seu código deve ficar dentro delas. private - Os atributos são (até aqui) privados (ou internos, como preferir). Os métodos de acesso seguem sempre a mesma lógica. Refaça até que se sinta confortável com eles.

Objetos Um classe não serve para nada enquanto estiver apenas gravada no disco. Ela só passa a ter alguma utilidade depois que vem para a memória. Isso só é possível depois de utilizar a palavra reservada new.

Detalhamento Veja: –Pessoa[1] p[2] = new[3] Pessoa()[4]; 1.Informa que você quer criar um objeto do tipo Pessoa 2.Indica o nome do objeto. Esse objeto deverá ter valores para os atributos. 3.Carrega o objeto na memória!!! 4.Executa o método construtor, visto num futuro próximo.

Advertência Para poder utilizar os métodos de um objeto é necessário instanciá-lo (através do new). Antes disso, o objeto tem valor null e qualquer tentativa de utilização implicará em uma exceção (erro do programa).

Novos métodos Um bom programa java é feito de diversos métodos, todos pequenos e com apenas uma função. Dessa forma, a manutenção será mais simples, a procura por erros também. Sem contar que a leitura do código ficará muito mais agradável.

Estudo de caso A melhor maneira de aprender programação é programando, por isso vamos desenvolver um projeto baseando-se numa especificação.

Agenda pessoal O primeiro estudo de caso é uma agenda pessoal, com cadastros de contato, compromissos, feriados, aniversários, notas e qualquer outro item que achar interessante. Java é fortemente baseada em padrões. Veja o padrão utilizado para criação do projeto e o siga até que fique claro o que você está fazendo. Uma vez que entenda o processo, podemos ir refinando o projeto.

Atributos das classes Contato –Nome, endereço, telefone, data de nascimento Compromisso –Descrição, data, participantes Feriado –Descrição, data Nota –Texto da nota

Classes de entidade Classes com métodos de acesso são chamadas geralmente de classes de entidade, pois geralmente representam uma entidade no banco de dados É opcional a criação de um novo projeto. Utilize para todas o pacote com.javabasico.agenda.entidades

Classes de controle Para cada classe de entidade teremos uma classe de controle, uma evolução da nossa classe de teste.

ControleCompromisso package com.javabasico.agenda.controle; public class ControleCompromisso { public void cadastrarCompromisso(String descricao, String data, String participantes) { //Aqui vai o processamento para o cadastro de compromisso System.out.println("Você cadastrou o compromisso:"); System.out.println(descricao); System.out.println(" na data "); System.out.println(data); System.out.println(" com os participantes "); System.out.println(participantes); } public String consultarCompromisso(String dataDoCompromisso) { //Aqui vai o código para pesquisa String conteudo = "Você tem o compromisso \"Fazer alguma coisa\" "; conteudo = conteudo + "na data"; conteudo = conteudo + dataDoCompromisso; return conteudo; }

Teste package com.javabasico.agenda.controle; public class TesteDoCompromisso { public static void main(String[] args) { ControleCompromisso controle = new ControleCompromisso(); controle.cadastrarCompromisso("Visita ao cliente Microsoft", "06/04/2008", "Jose, Luiz, Bill, Steve"); controle.consultarCompromisso("01/10/2009"); }

Versão inicial Essa é uma aplicação típica em java, ou qualquer outra linguagem de última geração. Métodos pequenos com nomes bem definidos e claros. A lista de parâmetros será a lista de atributos da classe de entidade.

Sua vez As linguagens modernas seguem fortemente o conceito de padrões de projeto. Esses padrões são resultado do esforço de várias pessoas durante muitos anos trabalhando nos mais diferentes projetos. Seguindo o mesmo padrão da aplicação anterior, construa a aplicação seguinte.

Controle de livros, cds e dvds Livro –Isbn, título, autor, editora, breve descrição Cd e dvd –Título, artista, gravadora, data de lançamento