Consultor de Planejamento

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Transcrição da apresentação:

Consultor de Planejamento Ensino Médio Noturno David Pitombeira Consultor de Planejamento e Educação Manaus, 29 de outubro de 2015

Agenda Contexto O que propomos Desafios

Matrícula por turnos de ensino 17 Estados comportariam toda a matrícula do noturno no diurno Acre Amazonas Mato Grosso Mato Grosso do Sul Rio Grande do Sul Paraná Santa Catarina São Paulo Minas Gerais Rio de Janeiro Espírito Santo Goiás Pará Amapá Roraima Bahia Pernambuco Ceará Maranhão Alagoas Piauí Paraíba Rio Grande do Norte Rondônia DF Sergipe Tocantins Matrícula Total Brasil, 2014 8.300.189 26% 16% 58% Fonte: Censo Escolar 2014, Inep/MEC

Distorção idade-série Fonte: Pesquisa “Ensino Médio Noturno”, Instituto Ayrton Senna, 2015

Evolução da matrícula do Ensino Médio noturno, por regiões Fonte: Censo Escolar, Inep/MEC

Comparativo da matrícula do Ensino Médio noturno em 2007 e 2014 Fonte: Censo Escolar, Inep/MEC

Jovens nem-nem-nem Fonte: Macroplan, PNAD/IBGE

Rendimento escolar Fonte: Pesquisa “Ensino Médio Noturno”, Instituto Ayrton Senna, 2015

Ideb Fonte: Anuário Brasileiro da Educação Básica 2015, Todos Pela Educação, 2015 e Inep/MEC

Carga horário noturna é, geralmente, menor do que a diurna Exemplo de 2014 - 10% = 80 hs/a

Considerações sobre o modelo atual de Ensino Médio noturno Excesso de disciplinas obrigatórias e grande número de professores por turma; Aulas enciplopédicas, conteudistas (excesso de disciplinas) e distantes do mundo dos alunos; Carga horária menor; Ausência ou rodízio do corpo gestor (ausência de liderança forte); Professores no 3o turno de trabalho;

Considerações sobre o modelo atual de Ensino Médio noturno Elevado número de alunos com distorção idade-série; Ausência de acompanhamento, para além das avaliações, dos alunos: Retornados Com distorção Trabalhadores Falta de estruturas adequadas para atendimento aos alunos do noturno (puxadinhos etc);

Agenda Contexto O que propomos Desafios

O que propomos para o Ensino Médio noturno Gestão Gestão escolar estratégica voltada para o sucesso do aluno: padronização da gestão, planejamento estratégico como base da atuação, formações voltadas para a resolução de problemas da escola e na escola etc; Divisão da gestão: administrativa e pedagógica; Flexibilização dos critérios de escolha da gestão escolar, com abertura para outros modelos, por exemplo: OSs, gestores de outras redes , do mercado etc; Controle de acesso ao ensino noturno, priorizando a EJA, o aluno trabalhador e outros; Programas de incentivos aos alunos (por exemplo, Bolsas);

O que propomos para o Ensino Médio noturno Pedagógico Apoio aos professores com acompanhamento e “controle” do que ocorre dentro da sala de aula; Garantia de cobertura da BNC e cumprimento da carga horária equivalente a do diurno; Rompimento com a cultura da “decoreba” e do enciclopedismo; Uso de material didático estruturado e consumível; Inclusão de projetos especiais, como projeto de vida, protagonismo; Programa de apoio escolar paralelo para alunos com dificuldades;

O que propomos para o Ensino Médio noturno Pedagógico Avaliações padronizadas continuadas na escola, com retorno imediato ao professor (com uso de tecnologias offline); Gratificação específica para os professores do noturno; “Estratégias de motivação” para os alunos e professores, com atividades complementares;

Agenda Contexto O que propomos Desafios

Desafios Recursos para implementação de ações como compra de material estruturado, contratação de pessoal para projetos especiais – criar mecanismos alternativos de financiamento; Criação e fomento de ambientes propicíos a inovação pedagógica (dentro das escolas e das redes); Enfrentamento das entidades organizadas do magistério (para a redução da matrícula no noturno); Romper a cultura de formação de gestores escolares; Mudanças nas legislações federal e estaduais + romper a judicialização da gestão educacional.

Obrigado