Ana Cláudia Feliciano Abreu Jonas Brito Maicon Ribeiro Marcelo Carvalho Marcelo Farias Marcos Rozzeto Pablo Alves Silvana Torres GESTÃO DO CONHECIMENTO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Distribuídos
Advertisements

Sistemas de Informação
UNIPAC – ARAGUARI CAMPUS – IX PROF. EVERTON HIPÓLITO DE FREITAS
Curso de Administração
Avaliando sua Extranet Extranet conceitua – se no mesmo esquema de Intranet, com implantações de vários arquivos, informações tanto como Intranet, mas.
Intranet.
TRABALHO DE GESTÃO DE TI: ESTUDO DE CASO
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
IME – Instituto de Matemática e Estatística USP – Universidade Estadual de São Paulo MAC499 – Trabalho de Formatura Supervisionado 2000 Orientadora: Prof.
Intranet do SNT Cláudia Bahia Rubens Pompeu João Jés Othon Sá
Internet e Intranet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite.
Prof. Jorge Luis Risco Becerra Auxiliares:Prof. Eduardo Lobo
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
1. 2 Conhecendo a WorldconnectioN* Empresa com 17 anos no Mercado Internacional de Comunicação de Dados e Banda Larga Pioneira em Serviços Internet, Armazenamento.
Configuração de manutenção
Tecnologia da Informação
Gestão Tecnológica da Informação
Da Biblioteca Virtual para a Biblioteca Real
Enrique P. L. de Oliveira Tecnologia para Web Enrique P. L. de Oliveira
Portal Corporativo: Conceitos e Características
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Fevereiro 2003 IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park Tel:
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Julho 2005 Ferramentas de Gestão Plataformas de Gestão IST/INESC-ID Contactos: IST/Tagus-Park.
A autoria - II.
Gildo de Almeida Leonel
Arquitetura Cliente /Servidor
Tecnologia da Informação
Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Gestão de Conteúdos com Aplicações Baseadas na Web
Fundamentos à Redes de Computadores
Princípios de Sistemas de Informação
Gerenciamento de conteúdo e automação de processos de trabalho com o novo 2007 Microsoft Office system.
PROJETO S.A.C.I Autores: Cleverson C. Ferreira Deborah C. Granada
Ética Social na Implementação dos Sistemas de Informação e Gestão
Da Introdução à Prática
Sistemas de Informação
FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO Aula 01
TCP/IP.
Sistemas de Informação: Estrutura básica dos Sistemas Empresariais.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico Confiabilidade na Tecnologia.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Introdução a Aplicações Web.
Automação Comercial Faculdade Estácio Radial Prof. Paulo Alipio Alves de Oliveira 2010.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BASEADOS NA WEB
Convergência Digital Porque ela aconteceu:
Gestão do Conhecimento e da Informação
Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Fabiano Sabha.
Organizações Virtuais1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SOCIEDADE.
Estilos Arquiteturais
MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 – O Produto Internet e suas Aplicações Portais Corporativos Setembro de Giovanni Pietro Vallone.
Disciplina: Inteligência Artificial
Wi-Fi Information Service Ademir José de Carvalho Junior Felipe Cavalcanti Ferreira.
UCB – Universidade Católica de Brasília Bacharelado em Ciência da Computação e Sistemas de Informação Trabalho de Conclusão de Curso JMBLogView ferramenta.
ESTUDO DE CASO Primeiramente... O que é a ? CRA-SP:
Sistema de Informação e Tecnologia Trabalho 07 – Conhecendo grandes bancos de dados públicos brasileiros Gestão Estratégica de Produção Marcel Fernando.
S Sempre um grande problema para organizar, armazenar e manipular em qualquer tipo de gestão. DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS ou LEGISLATIVOS Tecle ENTER para.
IESolutions Intelligent Enterprise Solutions CESAR – Centro de Estudos e Sistemas Avançados de Recife ATAM.
Equipe ADA Recife, 2003 Projeto de Desenvolvimento de Software Profs. Hermano Perrelli e Jacques Robin MARCO ZERO Equipe ADA Francisco De A. M. Valadares.
Prof. João Carlos Gabriel
SIG – Sistemas de Informação Gerenciais
Leandro Clementino Almeida.  Anos 50 - Sistemas Operacionais tipo Lote:  Aumentar a capacidade de processamento de programas  Usuário ia ao computador.
Por que Redes? Estamos cercados por redes: supermercados, lojas, bancos, cinemas, farmácias e inúmeros outros lugares; Com a queda do custo de implementação.
Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS.
Objetivos do Capítulo Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel.
Aplicativos para Web MVC Prof. Odair Indena Jr.
Mconf Mconf Plataforma do serviço de Conferência Web da RNP Thiago Borges de Oliveira
Internet - Intranet - Extranet Internet Rede pública mundial Padrões e protocolos multiplataforma Intranet Rede privada, corporativa Mesmos protocolos.
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
Síntese do Negócio ONTOWEB. Ontoweb – Nova Geração de Ferramenta de Busca Possui comportamento inteligente que auxilia o usuário a organizar e compartilhar.
Transcrição da apresentação:

Ana Cláudia Feliciano Abreu Jonas Brito Maicon Ribeiro Marcelo Carvalho Marcelo Farias Marcos Rozzeto Pablo Alves Silvana Torres GESTÃO DO CONHECIMENTO PROF. EDUARDO ANDRADE MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS

Objetivos 1.Definição de Tecnologias Internet Intranet Extranet O que é um Portal Corporativo 2.Definição de Portais do Conhecimento 3. Demonstração de Aplicação Prática 1/11

1. Tecnologias Internet É um conglomerado de redes de computadores em escala mundial, interligados por protocolos de comunicação que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Intranet Intranet é uma rede de computadores privada, que se utiliza dos mesmos protocolos e oferece os mesmos recursos que a internet, também baseada na arquitetura cliente-servidor. Apenas difere no fato de que seus serviços se limitam dentro dos servidores da empresa e não são expostos publicamente. Extranet A extranet de uma empresa é a porção de sua rede de computadores que faz uso da internet para partilhar com segurança, parte do seu sistema de informação, oferecendo dados e serviços. 2/11

1.1 O que é um Portal Corporativo Um Portal Corporativo, é uma APLICAÇÃO WEB que oferece acesso a informações e serviços. Ele possui: Processamento e banco de dados Diferentes definições de permissão de acesso Interfaces de visualização e inserção de dados Segurança Serviços Indexação e pesquisa de informações Fonte: Deitel, /11

2. Definição de Portal do Conhecimento “Portal do conhecimento corporativo é uma plataforma tecnológica, uma interface personalizada de recursos on-line que permite que os trabalhadores do conhecimento acessem e compartilhem informações, tomem decisões e realizem ações independentemente da sua localização física, do formato da informação e do local em que ela está armazenada.” Fonte: Collins, /11

2.1 Desafios de um Portal do Conhecimento Disponibilizar meios para que a informação seja armazenada e processada de forma prática em grande quantidade; Permitir agilidade na transformação do conhecimento, e disponibilidade do mesmo; Permitir uma visualização fácil e objetiva do conhecimento gerado; Aumentar a pró – atividade, a interação entre os componentes de uma equipe entre si a e gerência, além de diminuir o tempo de resposta a novas complexidades. Fonte: Melo, /11

3. Aplicação Prática Apresentação de Ferramentas Ferramentas com ampla utilização, com geração de resultados positivos hoje, na empresa Cyberdata Sistemas; Aplicações gratuitas, de fácil instalação e baixos requisitos de tecnologia; Mantis: Aplicativo de geração de chamados, repositório de conhecimento e geração de status de soluções. Código aberto, podendo ser alterado conforme necessidade. Wikimedia: Aplicativo para instalação em servidor privado, dos mesmos recursos da wipédia. Fonte: Elaboração própria, /11

3. 1 MANTIS 7/11

3. 1 MANTIS 8/11

3. 2 WIKIMEDIA 9/11

Conclusão Portais do Conhecimento são de grande utilidade real para aumentar a competitividade da empresa; É mais fácil implementar tais tecnologias numa empresa do que muitos pensam, porém é necessário estabelecer uma cultura de gestão de conhecimento, que apóie tais iniciativas. 10/11

Referências COLLINS, Enterprise Knowledge Portals: Next Generation Portal Solutions for Dynamic Information Ascess, Better Decision Making and Maximum Results Apud CARVALHO, Rodrigo Baroni de. Intranets, Portais Corporativos e Gestão do Conhecimento: Análise das Experiências de Organizações Brasileiras e Portuguesas. Escola de Ciência da Informação da UFMG: Belo Horizonte, DEITEL, H. M. Aplicações em Java: Como programar. 4º Edição, São Paulo, TERRA, Jose Claudio Cyrineu; GORDON, Cindy. Portais Corporativos: A Revolução na Gestão do Conhecimento. São Paulo: Negócio, Melo, Rubens N. de. Aplicações Cliente Servidor: Distribuição e Processamento. 2º Edição, São Paulo, /11