USOS DA VÍRGULA Redação – Prof.ª Sarah.

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Transcrição da apresentação:

USOS DA VÍRGULA Redação – Prof.ª Sarah

EM PERÍODO SIMPLES Isolar o nome de lugar quando se transcrevem datas Rio de Janeiro, 12 de setembro de 2007. 2. Indicar a supressão de um termo, geralmente um verbo Na árvore, flores e frutos. Comprei uma bolsa e ela, um sapato.

3. Separar termos que possuem a mesma função sintática Crianças, adolescentes, jovens e adultos participaram da reunião. 4. Isolar vocativo Queridos, comportem-se direitinho! 5. Isolar aposto Castro Alves, o poeta dos escravos, produziu grandes obras.

6. Intercalar expressões explicativas Ele está de mau humor, ou seja, não falará comigo. 7. Isolar predicativos Ninguém imaginava que ele, honesto e capaz, fizesse aquilo. 8. Isolar adjunto adverbial anteposto Logo pela manhã, os alunos fizeram a pesquisa.

9. Isolar termos deslocados de sua posição na frase De barata, eu morro de medo. De pudim, eu gosto muito. 10. Isolar conjunções intercaladas O ferimento já foi tratado. É preciso, porém, cuidar para que não infeccione

EM PERÍODO COMPOSTO 1. Separar orações coordenadas assindéticas e as sindéticas que não sejam introduzidas pelas conjunções E, OU e NEM Cheguei, peguei o livro, voltei correndo para a aula. Falam muito, todavia ouvem pouco. 2. Isolar orações intercaladas E o sujeito, perguntei eu, foi condenado ou não?

3. Isolar orações adjetivas explicativas As mangas, que estavam maduras, caíram no chão. 4. Isolar orações subordinadas adverbiais quando antepostas à principal Embora estivesse doente, foi trabalhar. 5. Isolar orações reduzidas Terminada a reunião, os convidados foram dispensados.

ERROS GRAVES Não se usa vírgula entre sujeito e verbo Eu e ela, fomos ao mercado ontem. 2. Não se usa vírgula entre verbo e complemento Eu e ela fomos ao mercado comprar, pão, leite e requeijão.

REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL Redação – Prof.ª Sarah

Regência verbal: o termo regente é um verbo. Parte da gramática que contempla as relações de dependência existentes entre os termos na oração ou entre as orações no período composto. termo regente termo regido Regência nominal: o termo regente é um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). Tenho confiança em meus amigos. Regência verbal: o termo regente é um verbo. A menina necessita de proteção.

REGÊNCIA NOMINAL Disponível em: http://pt.slideshare.net/guest0cbfe/regncia-presentation

REGÊNCIA VERBAL – Alguns casos VERBOS QUE INDICAM DESLOCAMENTO OU ESTATICIDADE Verbos que indicam deslocamento constroem-se com a preposição A e os que indicam estaticidade constroem-se com a preposição EM. Os professores devem chegar cedo ao colégio. Ele reside em Madri desde que se formou.

Transitivo direto no sentido de acariciar, fazer agrado. AGRADAR Transitivo direto no sentido de acariciar, fazer agrado. Agradava a filha com presentes caros. b) Transitivo indireto no sentido de satisfazer, ser agradável. O documentário não agradou ao público. ALUDIR Transitivo indireto e rege a preposição A. Preferiu não aludir à situação desastrosa.

Transitivo direto no sentido de respirar, sorver. ASPIRAR Transitivo direto no sentido de respirar, sorver. Naquela cidade, aspiramos o ar puro da manhã. b) Transitivo indireto no sentido de almejar, pretender. Poucos aspiram a um cargo público. ASSISTIR Transitivo direto no sentido de prestar assistência, socorrer. O médico assistia os pacientes. b) Transitivo indireto no sentido de ver, presenciar. Assistimos ao espetáculo ontem.

ACARRETAR: transitivo direto O pouco esforço acarretou a queda do desempenho. IMPLICAR a)Transitivo direto no sentido de acarretar, demandar, envolver. O estudo implica anos de sacrifício. b)Transitivo indireto no sentido de ter implicância. Ela costumava implicar com a irmã.

Transitivo direto no sentido de dar primazia. PREFERIR Transitivo direto no sentido de dar primazia. Cabe a ele preferir o bem ou o mal. b) Transitivo direto e indireto no sentido de escolher uma entre duas ou mais coisas. Sempre prefiro rosa a amarelo. QUERER a)Transitivo direto no sentido de desejar, pretender. Os funcionários querem um reajuste salarial. b)Transitivo indireto no sentido de gostar, estimar. Querem muito aos meus pais.

b) Transitivo indireto no sentido de objetivar, pretender. VISAR Transitivo direto no sentido de dirigir o olhar para, pôr o sinal de visto. Do alto da casa, ele visava o mar. O gerente visou os meus cheques. b) Transitivo indireto no sentido de objetivar, pretender. Ele visava ao cargo de primeiro ministro.