IRRIGAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Quase toda perda é devido a evaporação.
Advertisements

PREPARO DO SOLO Prof. Paulo Ney.
AQUECEDORES DE ÁGUA POR ENERGIA SOLAR
A Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) é um rede/fórum de organizações da sociedade civil, que reúne cerca de 750 entidades, entre elas ONGs,
9. TRANSGÊNICOS São organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contêm materiais genéticos de outros organismos. A geração de transgênicos.
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO
Águas para Rega A maior parte da água utilizada nas actividades agrícolas é destinada a rega e corresponde a uma fracção importante da água utilizada num.
Renaturalização de cursos d’água
A Alta Idade Média e o início do Feudalismo
PROPONENTE NOME: Prefeitura Municipal de Lajeado PREFEITA: Carmen R. P
A importância da Mata Ciliar
Formações Herbáceas Alunas: Carolina Sofia da Silva Larissa Barbieri da Silva Letícia Felile Sabrina Richartz 1M1.
Aula # 2 Os Benefícios dos Serviços de Meteorologia para a Agricultura - O Caso do Brazil - Dr. Paulo C. Sentelhas.
Recursos Hídricos: aspectos biológicos, físicos e químicos.
CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA CURSO TÉCNICO DE FRUTICULTURA
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
HIDROLOGIA.
SISTEMAS AGRÍCOLAS 30/04/2013.
Disciplina Agroindustrial
Organização política o segmento agropecuário
Unidade 3 — Fluxos de energia e ciclos de matéria
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
Realizado por Paula Carolina Ferreira da Costa
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
Agricultura Biológica
PROFª. CRISTINA DE SOUZA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rocha, C.O1; Bresolin, J.D1; Krüger, R.H.2 e Bustamante, M.M.C1.
A importância da Água na Maçã de Alcobaça.
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
Meteorologia Agrícola
USO DE EFLUENTES DE SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO NA AGRICULTURA
PRÁTICAS DE MANEJO CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA NO SEMI ARIDO
Introdução à Agronomia
Trabalho de geografia Agricultura e pecuária
Irrigação Prof. Luciane Costa de Oliveira
A População Africana Alekgou Nº Carlão Nº 7 Bielzão Nº 10.
 País com muitos recursos naturais  Um país rico; porém, com muitas pessoas pobres  Falta de educação de qualidade  serviços básicos  baixos salários.
Unidade 7 – Tema 2 A Agricultura e a Pecuária
REVISÃO PROVA MENSAL 4° BIMESTRE – 6°S ANOS
PROPOSTAS PARA O SETOR TRITÍCOLA BRASILEIRO ELABORAÇÃO: OCB CNA OCEPAR FAEP SEAB/PR FECOAGRO FARSUL FETAG Março de 2007.
CARGAS ELÉTRICAS NO SOLO
Variabilidade espacial e estimativa da duração do período de molhamento em vinhedo de ‘Niagara Rosada’ Disciplina LCE 5702 – Métodos Instrumentais de Análise.
A ÁGUA NO PLANETA TERRA.
SUMÁRIO A LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DA AGRICULTURA TRADICIONAL E DA AGRICULTURA MODERNA. AS PRINCIPAIS FORMAS DE AGRICULTURA TRADICIONAL E DE AGRICULTURA.
Produção Vegetal Fatores de Produção
FUNDAMENTOS DA AGROECOLOGIA
IRRIGAÇÃO VITICULTURA DE QUALIDADE
Gestão Sustentável dos Recursos
O Espaço Rural UT 5 – 6ª Série Prof.º Renan.
Agronegócio.
Pastagens e Plantas Forrgeiras Aula 13. Irrigação de Pastagens
O Espaço Geográfico Rural
DRENAGEM NATURAL Toda bacia hidrográfica possui uma rede de drenagem natural Essa rede conduz parte das chuvas, degelo ou outras fontes de água, para outras.
Fundamentos em Agronomia
Distribuição da água doce e salgada na Terra.
VIVER APRENDER TRANSFORMAR
VIVER APRENDER TRANSFORMAR
sub – regiões nordestinas
COLÉGIO AGRÍCOLA DE VERANÓPOLIS
O estudo foi feito com dados de um Projeto com um plantio de 200 mil arvores. Os valores foram corrigidos da data de implantação ate a data de hoje.
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
TÉCNICAS DA CORREÇÃO DE FERTILIDADE DO SOLO
21° Encontro GIFC Coopercitrus Irrigação. Cooperativa de produtores rurais; 39 anos: Fundada em 1976 através da fusão de duas cooperativas ( Capezobe.
Agricultura familiar. Definições “A exploração familiar, tal como a concebemos, corresponde a uma unidade de produção agrícola onde propriedade e trabalho.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
SOLOS INTENSIVO ENEM/2016 JANDERSON - CIC. SOLOS SOLO – CAMADA ARÁVEL DA CROSTA TERRESTRE; ROCHA INTEMPE RIZADA. Obs.: Resulta da ação conjunta de agentes.
CONDICIONALISMOS FÍSICOS DA ATIVIDADE AGRÍCOLA. Agricultura Atividade que visa retirar do solo recursos alimentares para a sobrevivência do Homem A partir.
Transcrição da apresentação:

IRRIGAÇÃO

IRRIGAÇÃO: A CHUVA SECA QUE PRODUZ VIDA E DISPONIBILIZA ÁGUA LIMPA

IRRIGAÇÃO Técnica utilizada na agricultura que tem por objetivo central fornecer água para as plantas de maneira controlada assegurando a produtividade e a sobrevivência das plantações. Complementa a precipitação natural, e em alguns casos, enriquece o solo com a deposição de elementos fertilizantes

NO BRASIL Foi iniciada tardiamente em comparação as outras experiências mundiais O primeiro projeto inicio-se indiretamente em 1881 no Rio Grande do Sul Porém tem se tornado frequente nos últimos trinta anos

IMPORTÂNCIA DA IRRIGAÇÃO PARA O AGRONEGÓCIO “A agricultura nacional deve se adaptar às novas circunstâncias e complexidades, sendo forçada a buscar a eficiência em um ambiente de competitividade aguçada, em que os produtores rurais, freqüentemente sujeitos às influências de uma nova ordem internacional, devem aperfeiçoar as técnicas, através de um sistema gerencial com o melhor aproveitamento possível dos recursos produtivos” (CARDOSO, 2001, p. 1)”.

IMPORTANCIA DA IRRIGAÇÃO PARA A AGRICULTURA Permitir uma agricultura econômica, sustentável e estratégica na região Nordeste; · Aumentar a produtividade das culturas (em média, a produtividade nas áreas irrigadas é 2,5 a 3,0 vezes maior do que a das áreas não irrigadas ); · Aumentar o valor da propriedade e o lucro da agricultura (em média, o valor bruto da produção nas áreas irrigadas é 5,0 vezes maior do que a das áreas não irrigadas); . Possibilitar maior eficiência no uso de fertilizantes;

IMPORTANCIA DA IRRIGAÇÃO PARA A AGRICULTURA . Permitir programas de cultivo, isto é, escalonar plantios, tratos culturais e colheitas; · Permitir dois ou mais cultivos por ano numa mesma área; · Permitir, justificar e incentivar a introdução de culturas com maior valor comercial, minimizando o risco do investimento; · Melhorar as condições econômicas das comunidades rurais; · Aumentar a demanda de mão-de-obra, fixando o homem no meio rural, o que minimizará o crescimento de favelas na periferia das cidades.

“A irrigação, além de significar acréscimo de garantia de produção agrícola, também proporciona aumento de produtividade e de qualidade para várias culturas”.

TIPOS DE IRRIGAÇÃO Atualmente existem quatro tipos básicos de irrigação,infiltração, submersão ou inundação, aspersão e gotejamento.

IRRIGAÇÃO POR INUNDAÇÃO A irrigação por inundação consiste, basicamente, em colocar uma lâmina de água em compartimentos formados no terreno, denominados de tabuleiros ou quadros, que são limitados por pequenos diques ou taipas .

IRRIGAÇÃO POR INUNDAÇÃO

IRRIGAÇÃO POR INFILTRAÇÃO Por esse processo, a água, captada em rios, ribeirões, córregos, lagos, açudes, poços, etc., é transportada até as plantações através de canais ou de tubulações principais, das quais saem sulcos secundários entre as linhas ou canteiros das plantações. Nestes casos, a irrigação por infiltração, é superficial.

IRRIGAÇÃO POR INFILTRAÇÃO

IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO O processo também é conhecido como “chuva artificial” ,pois a água, por meio da aspersão, é realmente lançada para o ar, e cai sob a forma de chuva, irrigando as lavouras e os terrenos em que elas estejam plantadas.

IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO

IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO É um método de grande eficiência pelos seus resultados. Na irrigação por gotejamento, a água é aplicada de forma pontual através de gotas diretamente ao solo. Estas gotas ao se infiltrarem, formam um padrão de umedecimentos denominado “bulbo úmido”.

IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO

IRRIGAÇÃO NO BRASIL OBRIGADA PELA ATENÇÃO BOA NOITE À TODOS!!

COMPONENTES DO GRUPO RAFAEL BARRETO TÁSSIA MACHADO QUELLEN SILVEIRA