Guia de pesquisa para resolução de problemas de informação Biblioteca da Escola Secundária 2, 3 Oliveira Júnior Guia de pesquisa para resolução de problemas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Preparar-me para um teste
Advertisements

Como Fazer Um Trabalho Escolar?
Produção de um trabalho de pesquisa… etapas a seguir.
1º ciclo do Ensino Básico Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito.
Organização do Caderno Diário
Agrupamento Vertical de Escolas de Salir Escola Básica Integrada de Salir 2008/2009 Literacia Da Informação Guião de Pesquisa de Informação Modelo Big.
O Trabalho De Projecto.
Desenvolvimento de PROJETOS.
O que é a Internet e o que podemos lá fazer
Como elaborar um texto Argumentativo
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
Etapas do trabalho de Projecto
GUIÃO DE PESQUISA DA INFORMAÇÃO THE BIG6
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
Projeto : construir um desdobrável sobre nuvens
Como realizar o Plano de Melhoramento?
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA.
Web: criação de páginas
Como elaborar um trabalho de Pesquisa?
Agrupamento de Escolas Finisterra Febres Agrupamento de Escolas Finisterra Febres Realizado no Ano Lectivo CREM Centro de Recursos Educativos.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Como se faz um trabalho escolar?
APRENDER A PESQUISAR O que significa «PESQUISAR» ?
O solo e as rochas.
Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |
Para aprenderes a pesquisar A Biblioteca te irá ajudar
Técnicas dos alunos de sucesso
Pesquisa e Uso da Informação
Como organizar um trabalho de pesquisa?
Formação do Microsoft® Office PowerPoint® 2007
BEM VINDO À BIBLIOTECA PROCURA INFORMAÇÕES SOBRE UM TEMA OU UM AUTOR? PRETENDE CIRCUNSCREVER-SE AO OBJECTO DA INVESTIGAÇÃO, APRECIANDO A SUA AMPLITUDE,
Como Utilizar a Biblioteca Escolar ?
Como fazer um trabalho prático? Curso de Ciências Socio-Económicas
Como Estruturar Um Trabalho Escolar?
Literacia da Informação Bibliotecas Escolares: Abertura ao Saber.
ÁREA PROJECTO.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Como estruturar um trabalho de pesquisa Como fazer uma bibliografia
Meios de Transporte.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Uma adaptação por: Maria do Carmo Costa
Introdução a Banco de Dados
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
Aspectos físicos de Portugal
Maria Madalena Figueiredo
Resumo.
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
Como fazer um trabalho de pesquisa
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Etapas de uma sequência didática
E-portfólio Blog em Wordpress.com Isabel Lopes AP 2010.
BE/CRE ESCOLA E. B. 2-3/S JOSEFA DE ÓBIDOS GUIA PARA AVALIAR PÁGINAS WEB.
O que é o plágio? O plágio é quando a gente tira alguma coisa da internet e depois identificamos como se fosse nossa!
Professor do passado vs Professor do presente Competências baseadas fundamentalmente nos conteúdos e no ensino presencial. Desenvolvimento de competências.
1. 2 Desenvolvido por Mike Eisenberg e Bob Berkowitz Big6 – modelo de guião amplamente conhecido e usado na pesquisa de informação.
Literacia da Informação ESCOLA SECUNDÁRIA DE FELGUEIRAS BIBLIOTECA ESCOLAR 1.
Introdução Depois de teres abordados os conteúdos sobre: a forma e revestimento dos animais; a sua locomoção; o seu regime alimentar; o seu tipo de reprodução,
Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 deSertã 1 O QUE DEVO SABER PARA ELABORAR E ESTRUTURAR UM TRABALHO COM CORRECÇÃO 3º CICLO.
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
O MODELO BIG 6 ACTIVIDADE DE LITERACIA DA INFORMAÇÃO BIBLIOTECAS ESCOLARES Agrupamento de Escolas da Sertã.
Como estudar ?. Antes de começar o meu estudo: Arrumar o local onde irei trabalhar (a mesa) É muito mais agradável trabalhar num sítio organizado e calmo.
Como fazer um trabalho de pesquisa. ETAPAS DO TRABALHO DE PESQUISA  1ª - Definir bem o tema  2ª - Pesquisar a informação  3ª - Selecionar os documentos.
Bem-vindo à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG Esse tutorial vai te auxiliar na navegação do site!
Literacia da Informação ESCOLA EB23 da Sertã BE/CRE.
ESCOLA BÁSICA 2.3 DE S. GONÇALO LITERACIA LITERACIADAINFORMAÇÃO “Quatro coisas há no mundo Que eu desejava saber: Era dançar, tocar viola, Jogar pau e.
Projeto «Formação em Literacia Digital» Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos 1 COMO PESQUISAR NA INTERNET.
Transcrição da apresentação:

Guia de pesquisa para resolução de problemas de informação Biblioteca da Escola Secundária 2, 3 Oliveira Júnior Guia de pesquisa para resolução de problemas de informação Biblioteca da Escola Secundária 2,3 Oliveira Júnior de S. João da Madeira

O que é o BIG6? Ao longo da tua vida escolar vais ter de fazer muitos trabalhos. Nessas situações, surge de imediato uma série de perguntas: Como e por onde começar? Onde encontrar a informação necessária? O que fazer com essa informação? Como organizar e apresentar a informação? Com este guia, vamos ensinar-te a resolver os problemas de informação, utilizando um modelo em seis etapas, que normalmente se designa por Modelo Big 6 (as seis grandes).

Definição da Tarefa 1.1. Define o problema de informação a resolver A definição do tema será a primeira fase do trabalho. Deves perceber exactamente o que se pretende. O tema está claramente definido e ao alcance das tuas capacidades? Caso consideres o tema muito vago ou confuso, pede mais instruções ao professor para reduzir o âmbito da pesquisa Define o tipo de informação de que precisas para tratar este tema Para começar, elabora uma lista de perguntas possíveis para tratar esse tema que irás validando ao longo do trabalho.

Estratégias de pesquisa da informação 2.1. Descobre onde deves procurar informação para o tema Como e onde devo procurar? Quais são as fontes de informação disponíveis? Quais são as melhores? Quais são os métodos alternativos para obter informação? 2.2. Identifica as melhores fontes de informação ao teu dispor e determina prioridades Na biblioteca da escola podem ajudar-te a definir uma estratégia de pesquisa, indicando-te os sítios onde podes encontrar informações sobre o tema do teu trabalho. Não te esqueças de que, além da Internet, tens disponível toda a colecção da biblioteca: livros, enciclopédias, jornais, revistas, em diferentes suportes. Aprende a identificar para cada tema a fonte de informação que te poderá ser mais útil. Tenta encontrar um conjunto de palavras-chave para facilitar a pesquisa.

3.1. Localiza as fontes de informação Com esta etapa inicia-se a investigação, pondo em prática as estratégias definidas na etapa anterior. Aqui vais fazer uso de ferramentas de pesquisa, seja no catálogo da biblioteca, seja na Internet. Utiliza as palavras-chave que estabeleceste na etapa anterior. Aprende a fazer buscas significativas, para não perderes muito tempo. Para cada fonte de informação escreve ao lado a sua localização ou endereço da internet se se tratar de sites. Podes também pedir ajuda ao professor ou à equipa da Biblioteca para poupares tempo Para melhor organizares o teu trabalho, faz uma lista das fontes a consultar, com as respectivas localizações/endereços: livros, enciclopédias, sites, documentários, … Localização e Acesso

Uso da Informação 4.1. Consulta as fontes de informação seleccionadas Depois de localizares e acederes a uma fonte de informação, deves ler, visualizar, ouvir e interagir com a informação disponível e decidir que aspectos são úteis para o teu trabalho Extrai informação relevante Deves extrair a informação necessária tomando notas, fazendo resumos, preenchendo uma grelha, fazendo um esquema ou um gráfico, registando numa base de dados, etc. Deves descartar a informação que não é relevante. À medida que vais tomando notas, não te esqueças de ir referenciando o autor dessa informação, para depois a incluíres na bibliografia…

5.1. Organiza a informação recolhida nas diferentes fontes Deves reler os apontamentos tirados e proceder à reestruturação e reorganização da informação. Não te limites a reproduzir o que leste ou o que copiaste da Internet. Para o professor têm mais valor as tuas opiniões e conclusões, fundamentadas na informação que reuniste, do que a cópia do que outros fizeram. O plágio (utilizar trabalhos feitos por outras pessoas e apresentá-los como se fossem nossos), além de ser desonesto, é punível por lei por violar os direitos de autor. Sempre que no teu trabalho utilizares textos de outras pessoas, deverás colocá-los entre aspas e dizer quem foi o seu autor (através de uma nota de rodapé ou na bibliografia). Consulta o documento sobre ética da informação disponível neste site Selecciona a forma como vais apresentar o trabalho Um trabalho escrito? uma apresentação electrónica? uma página de Internet? Escolhe a forma mais adequada de acordo com o tipo de trabalho e a informação reunida, de acordo com as directrizes do professor e as tuas capacidades. Não te esqueças de apresentar a bibliografia. Síntese

6.1. Avalia o trabalho Tenta encontrar resposta para as seguintes perguntas: A tarefa está completa? Corresponde às expectativas do professor? Poderia ter feito melhor? O que foi que aprendi? Obtive a informação de que se necessitava? A informação que encontrei correspondia às necessidades identificadas na primeira etapa? 6.2. Avalia o processo desenvolvido na resolução do problema de informação Aprendeste procedimentos novos? Que estratégias de pesquisa voltarás a usar? O que é que fizeste melhor desta vez? O que pensas poder melhorar no próximo trabalho de pesquisa? Avaliação

Bibliografia EISENBERG, Mike e BERKOWITZ, Bob, The Big6, [em linha], [consultado em 13 de Setembro de 2007], disponível em: RBE, Literacia da informação, [em linha], actualizado em 20/06/2003 [consultado em Setembro de 2007], disponível em: