Modêlos Atômicos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
(COVEST – 1991) em uma experiência realizada por Rutherford, um feixe de núcleos de Helio (partículas α) incidiu sobre uma fina folha de ouro. Nesta experiência.
Advertisements

Universidade Federal de Rondônia Campus Ji-Paraná
FÍSICA MODERNA Marta Rebuá.
Evolução dos Modelos Atómicos
QUÍMICA INORGÂNICA ESTRUTURA ATÔMICA. DALTON: Postulados de Dalton: 1- Toda matéria é formada por entidades extremamente pequenas, os átomos. 2- Os átomos.
Evolução dos modelos atômicos
E. E. Braz Sinigáglia alunos:Heitor e Gustavo
Escola estadual braz sinigáglia
ESTRUTURA INTERNA DOS MATERIAIS
ESTRUTURA ATÔMICA.
Teoria Atômica 1. Teoria de Dalton 2. Teoria de Thomson
O Início Leucipo de Mileto/ Demócrito de Abdera:
Modelos Atômicos Profª.: Tatiana Lima Modelos Atômicos Profª.: Tatiana Lima 2009.
O que são átomos? De que são feitos?
ÁTOMO, MATÉRIA E ENERGIA
QUÍMICA INORGÂNICA ESTRUTURA ATÔMICA PROF.: ROBERTO GOIS.
MODELO DA NUVEM ELECTRÓNICA
Átomos.
MODELOS ATÔMICOS Prof. Marcus Ribeiro.
Prof: wellington O ÁTOMO.
?
O ÁTOMO Por Alan Ibiapina.
Aula 3 Lays Omena - Química.
O Modelo Atômico de Bohr
Germano Maioli Penello Reinaldo de Melo e Souza
Cursinho Pré-vestibular Química Geral e Orgânica
Evolução dos modelos atômicos
Modelos Atómicos.
Glauco, Merilin, Sandra.
História do modelo atómico
Aulas 1 e 2 – modelos atômicos
Atomística (I parte): O estudo histórico do átomo
Modelos: Dalton Rutherford Thompson Bohr Atual.
CONSTITUIÇÃO DA MATÉRIA
MODELOS ATÔMICOS Letícia Finster Melo.
O que são átomos? De que são feitos?
Química.
OS PRIMEIROS MODELOS ATÔMICOS
Estrutura eletrônica dos átomos
Isóbaros Isótopos Isótonos Isoeletrônicos
ÁTOMOS E ELEMENTOS Profa. Dra. Aline Rodrigues Soares
Escola Estadual Camilo Bonfim Alunos:Bruna Melo,Bruna Silva,Eduarda Souza,Daniela,Zilda, Felipe e Leandro 1° Ano “D”
Diferença entre modelo atômicos: Dalton, tompson e rutheford.
Aula-10 Mais Ondas de Matéria II
O Modelo Atômico de Bohr
Introdução as estruturas moleculares
Estrutura eletrônica dos átomos
Os Modelos Atômicos.
Conceitos e Princípios atômicos
Disciplina : Ciência dos Materiais LOM 3013 – 2015M1
MODELOS ATÔMICOS Profa. Carla.
Marcelo G. Munhoz Setembro, 2006
A experiência de Rutherford.
Prof: Hugo Cesário.
O que é um modelo atômico ?
Modelos atômicos Prof°: Diego Mainardi Modelos atômicos.
Geilson Rodrigues da silva
Prof: Hugo Cesário. Modelos atômicos quânticos Problemas de Rutherford: Modelo entrou em choque com os conceitos de Física clássica. Todo corpo carregado.
Como É Feito O Mundo – Ciência Moderna
3.2. ORBITAIS E NÚMEROS QUÂNTICOS 3.3. CONFIGURAÇÕES ELECTRÓNICAS
No final do século 18, Lavoisier e Proust iniciaram experiências relacionando entre si as massas das substâncias participantes das reações químicas. Surgiram.
Teorias Atômicas Prof. Alan Ibiapina.
Química – frente 1A Aula 01.
7.1 Evolução dos modelos atómicos:
Química Módulo 1- Modelos atômicos 01 Prof.: Silvio.
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS
Modelos atômicos.
QUÍMICA INORGÂNICA ESTRUTURA ATÔMICA. DALTON: Postulados de Dalton: 1- Toda matéria é formada por entidades extremamente pequenas, os átomos. 2- Os átomos.
MODELOS ATÔMICOS.
Modêlos Atômicos.
Transcrição da apresentação:

Modêlos Atômicos

Introdução Alguns conceito básicos de física são necessários para compreendermos certos fenômenos físicos. No caso de estudos da matéria é necessário compreender como se estruturam átomos e moléculas e a partir deste conhecimento discutir as suas propriedades e aplicações tecnólgicas. O ponto de partida será a abordagem do modêlo atômico de Bohr aplicado ao átomo de hidrogênio. Este modêlo pode explicar com base em uma nova mecânica, chamada de Mecânica Quântica, vários fenômenos que a mecânica Clássica era incapaz de tratar.

Modêlo de J.J. Thompson e E. Rutherford No século XIX, aceita por parte da comunidade científica, os cientistas consideravam que os elementos químicos eram constituídos de átomos, a menor parte da matéria e pouco se conhecia de sua estrutura. Neste mesmo século descobriu-se o elétron e foi lançado o conceito de que os átomos deveriam conter elétrons. O problema é que a matéria é neutra e como consequência os átomos que a constitue. Portanto cada átomo deveria ter uma carga positiva para contrabalançar a carga dos elétrons. A primeira proposta foi dada por J. J. Thompson em 1904 onde o átomo era constituído de uma certo volume esférico, onde as cargas negativas estavam distribuídas dentro deste volume.

Em 1909 , os cientistas , Hans Geiger e E Em 1909 , os cientistas , Hans Geiger e E. Marsden, testaram o modêlo de Thompson com uma experiência proposta por Rutherford; aluno de Thompson. A experiência mostrou que algumas partículas alfa eram retro espalhadas o que não era possível ser explicado com o modêlo de Thompson.

Os resultados experimentais de Rutherford o levaram a propor um novo modêlo para o átomo. Neste modêlo o núcleo era pequeno e rodeado pelos elétrons, como o sistema solar. A carga deste núcleo deveria ser positiva e ser rodeada por elétorns cuja carga contrabalançava a carga do núcleo. No entanto o modêlo nâo conseguia explicar o porque dos elétrons não serem atraídos para o centro do núcleo como previa o eletromagnetismo. E que a carga em movimento emite radição.

Modêlo de Bohr- o átomo de hidrogênio Em 1913, Niels Bohr, físico dinamarquês e aluno de Rutherford, propôs um modêlo baseado em princípios da mecânica quântica, explicando a estabilidade do átomo de hidrogênio e o fato de que somente algumas linhas do espectro do átomo de hidrogênio eram observadas. O primeiro conceito era o de que o elétron poderia orbitar o núcleo sem irradiar energia. O segundo conceito era o de que o elétron poderia passar de uma órbita para outra no átomo de hidrogênio através da absorção ou emissão de uma quantidade de energia extamente correspondente à diferença de energia entre as órbitas.

Espectros Atômicos A presença de níveis definidos e discretos de emissão de energia no átomo de hidrogênio forneceu uma explicação que estivesse de acordo coma s observações experimentais de Balmer em 1885.

Conclusão O modêlo atômico básico do átomo de hidrogênio descreve de maneira análoga todos os demais elementos atômicos. Cada átomo possui uma característica própria, ou seja, níveis de energia que podem ser ocupados por elétrons. Cada átomo tem o seu espectro de absorção ou emissão como se fosse uma assinatura. Analogamente aos átomos, em materiais complexos como uma molécula podemos por meio de técnicas de espectroscopia identificar os átomos que estão presentes na molécula e também a sua composição. Em geral para evitar problemas com interações com átomos vizinhos é comum , quando possível gaseificá-los e estudar os seus espectros de absorção ou emissão.

Exemplos de gemas Be3Al2(SiO3)6 Na3Ca(Si3Al3)O12(SO4). Al2O3