AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE SANEAMENTO AMBIENTAL NA COMUNIDADE DE CAMURIM – ITAIÇABA – CEARÁ. Esp. Francisco Adriano Maciel Costa Ms. Romildo Lopes de Oliveira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MINISTÉRIO PÚBLICO EM DEFESA DAS ÁGUAS
Advertisements

Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA
FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 A OIT E A DEFINIÇÃO.
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
Gerência de Vigilância Ambiental em Saúde e Saúde do Trabalhador
Vigilância em Saúde Ambiental Programa VIGISOLO
Saneamento da Habitação
Introdução e Conceitos Fundamentais
REFLEXÕES SOBRE ALTERNATIVAS DE TURISMO SUSTENTÁVEL EM CORUMBÁ E LADÁRIO MARCOS LOMBA.
Aspectos gerais A doença diarreica aguda ainda é um dos grandes problemas de saúde pública no mundo, sendo uma das principais causas de morbidade e.
FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO CH3 - Saneamento
Regularização Ambiental
SANEAMENTO.
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
SAÚDE INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA
7C – Os Trabalhadores 1- Ana Filipa 8-Carlos 22- João.
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do.
Caminhos para a Sustentabilidade e o Desenvolvimento Imobiliário
Trabalho realizado por: Beatriz Gonçalves Laura Brito
Promoção e Prevenção da Saúde
A ÁGUA: UM TESOURO A PRESERVAR
Educar para Não Poluir Meio Ambiente.
22 de março Dia Mundial da Água
VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE
Saúde Coletiva e Meio Ambiente
Sudeste: paisagens intensamente transformadas
ÁGUA.
Contribuição da ABES/AL à Pré-Conferência de Resíduos Sólidos
SANEAMENTO E SAÚDE.
Funcionamento e o papel social das comunidades
I- Conceitos Básicos: Desenvolvimento Sustentável; Saneamento Básico;
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
Condições de vida na África
VAMOS FALAR DE SAÚDE ? DÉBORA MAÍRA AZEVÊDO CAIXETA
Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades.
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: Saneamento Básico na Comunidade do Braço Joaquim, Luis Alves Autores: SILVA FILHO, Tulio Márcio VALDRICH, Luzia Gorges SILVA,
Cristiane Liberali Dalva Gugeler Malú Rocha Samara de Matos
Alunas:Bruna Cristina,Juracy Ribeiro,Laryssa Paula,Milena Silva e Rayra Keithielly 3º ano B Periferias de Várzea Grande e Cuiabá.
Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
A DEMOGRAFIA: A população brasileira ultrapassou os 200 milhões de habitantes. Sudeste continua mais populoso. A urbanização muito rápida ocasionou uma.
Lixo, para onde vai esse resíduo?
DIA MUNDIAL DO AMBIENTE No dia 5 de Junho -Dia Internacional do Ambiente, a Escola EB1 Serra das Minas nº 1, sita na Av. João de Deus, realizou um desfile.
Gestão Social e Democrática da Água: Gestão Social e Democrática da Água: Perspectivas A água de Minas.
PROJETO ARTICULADO DE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA UNIVERSIDADE ABERTA Apresentação para Grupo Soges, União Européia e Representantes do Ministério de.
DESAFIOS PARA ÁREAS METROPOLITANAS
Tratamento de Água 3° Saneamento Manhã Alunos: Levi Lima; Evany Adriane.
Medidas de Saúde Coletiva
SANEAMENTO Prof. Felipe Diogo Teixeira.
Saúde individual e comunitária Esquema e ideias-chave
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Disciplina: Parasitologia Profª. Janine Fernandes
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Reuso da Água ALUNOS : Rafael Coelho de Lima RA:
A escassez do bem mais precioso que nos foi dado.
Disciplina: Educação Ambiental
PROMOÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA e o Agente Comunitário de Saúde
Roteiro para TERRITORIALIZAÇÃO
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENTRE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ Wagner Santos, Lis Peixoto Rocha,
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 TEMA: CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE LEMA: QUERO VER O DIREITO BROTAR COMO FONTE E CORRER A JUSTIÇA QUAL RIACHO.
Doenças provocadas pelos diferentes tipos de poluição
“Água, Fonte de Vida”. CURSISTAS: Adaídes Facundes Francisca Fernandes, Raimunda Diniz Roza Mel o ESCOLA: Estadual José Costa Soares LOCAL: Guaraí/TO TURMA/CLASSE:
Conferência Regional Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação TECNOLOGIAS SOCIAIS: Instrumento de Geração de Emprego e Renda.
Saúde ambiental Parte da saúde pública que estuda os problemas derivados dos efeitos que o ambiente exerce sobre a saúde das populações Engloba os aspectos.
twitter.com/funasa.
SAÚDE O QUE É A SAÚDE?. Ter saúde significava simplesmente a ausência de doença física.
twitter.com/funasa FUNASA Fundação Nacional de Saúde Superintendência Estadual de Goiás Ações
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE SANEAMENTO AMBIENTAL NA COMUNIDADE DE CAMURIM – ITAIÇABA – CEARÁ. Esp. Francisco Adriano Maciel Costa Ms. Romildo Lopes de Oliveira Filho

Este trabalho apresenta uma pesquisa de natureza exploratória, com uma abordagem qualitativa e descritiva que tem como eixo central o estudo das condições de saneamento ambiental em que vive a comunidade de Camurim, localizada na cidade de Itaiçaba-CE.

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, saneamento é: O conjunto de medidas com o fim de preservar ou modificar as condições ambientais, prevenindo as doenças e promovendo a saúde, definida como o completo bem estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.

Distribuição de renda familiar

Tipos de abastecimento de água

Relação entre Saneamento e Saúde

Medidas a serem adotadas

Condições Sanitárias

Condições dos resíduos sólidos

Após o estudo na comunidade Camurim, notou-se a baixa qualidade de vida ambiental dos moradores, no que se refere às condições de saneamento básico, principalmente com relação ao esgoto doméstico, consideradas medidas indispensáveis para o bem estar da população. Compreende-se que a falta desses serviços compromete o meio físico trazendo prejuízos diretos para a saúde. Mesmo os moradores não tendo consciência dos problemas ocasionados à sua saúde pela carência em saneamento, é consenso que a falta desses serviços constitui o maior problema da comunidade. Assim, o investimento nesse setor contribuiria indiscutivelmente para a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Camurim.