Exercícios SAERJ 1º ANO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURSINHO DOM BOSCO EVOLUÇÃO EDILSON SOARES.
Advertisements

EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Teorias Evolucionistas
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS.
EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO
ORIGEM DA VIDA Hipótese Criacionista (Criacionismo)
Evolução Biológica Idéias:
Evolução Seleção Natural.
Prof. Luiz Antônio Tomaz
Seleção Natural Evolução.
Universidade Federal de Rondônia __________________________
TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM PARA A ADAPTAÇÃO DO SER VIVO.
EVOLUÇÃO Evolucionismo - Segundo essa teoria, nós (e todos os seres vivos) teríam surgido das modificações genéticas que ocorrem com o.
EVIDÊNCIAS EVOLUTIVAS
Evolução da Vida Evolucionismo Convergência evolutiva
TEORIAS EVOLUTIVAS.
História do pensamento evolutivo
DIALÉTICA EVOLUTIVA E EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO
Análises moleculares do material genético
DARWINISMO E LAMARKISMO
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
ADAPTAÇÃO.
Evolução – Teorias Evolucionistas
Conceitos Dr Anderson Dias Cezar
Profª. Roberta Fontoura
EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS
A origem da vida.
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim CIÊNCIA E RELIGIÃO.
Profª Lucia Helena Amim
Evolução Seleção Natural
Criacionismo (Fixismo) x Evolucionismo
ORIGEM DA VIDA E EVOLUÇÃO
Evolução dos Seres Vivos
Evolução:.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Evolução Profa. Daniela.
Evolução – teorias e evidência
Evolução.
EVOLUÇÃO.
PROVAS DA EVOLUÇÃO Homologia: mesma origem embriológica de estruturas de diferentes organismos, sendo que essas estruturas podem ter ou não a mesma função.
EVOLUÇÃO.
Evolução – teorias e evidências
Neodarwinismo, Provas da Evolução e Especiação
Aula 5 – Frente 2 Profo. Leandro
Evidências da evolução
Origem da vida Di.Babalu
Profº Aleksandro Rodrigues
Aleksandro Rodrigues.
Evolução dos seres vivos
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Evolução.
Evolução e Sistemática
Evolução.
Ciências Os seres vivos se reproduzem... E evoluem – cap. 3 (7ª série)
Processos Evolutivos Prof. ALAN ALENCAR.
EVOLUÇÃO Profa. Debora 2015.
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA.
Evolucionismo O pensamento transitou gradualmente para uma visão evolucionista, isto é, admite-se que as espécies se alteram de forma longa e gradual ao.
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA.
EVOLUÇÃO Prof. Marcelo C..
Teorias da Evolução Teoria da Evolução ---- variedade de seres vivos
+ Origem da vida Caderno 1 + Antes do século XX Abiogênese A vida brota da matéria bruta Biogênese A vida vem da vida Experimento de Pasteur.
EVOLUÇÃO Evolucionismo - Segundo essa teoria, nós (e todos os seres vivos) teríam surgido das modificações genéticas que ocorrem com o.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Características gerais dos seres vivos
EVOLUÇÃO: TEORIAS E SUAS EVIDÊNCIAS
Quitéria Paravidino Aulas 3 e 4
Prof. Thiago Moraes Lima
Teorias da Evolução META OBJETIVOS
Evolução. Evolucionistas Jean Baptiste Lamarck Não acreditava na existência de variabilidade entre indivíduos da mesma espécie.
Transcrição da apresentação:

Exercícios SAERJ 1º ANO

Questão 1 (SAERJ 2014): Leia o texto abaixo. A observação de um tubarão e de um golfinho evidencia muitas semelhanças morfológicas, embora os dois animais pertençam a grupos distintos. O tubarão é peixe cartilaginoso, respira por brânquias, e suas nadadeiras são membranas carnosas. O golfinho é mamífero, respira ar por pulmões, e suas nadadeiras escondem ossos semelhantes aos dos nossos membros superiores. Portanto, a semelhança morfológica existente entre os dois não revela parentesco evolutivo. De que maneira, então, adquiriram essa grande semelhança externa? O que justifica a semelhança morfológica entre os animais citados, já que, como afirma esse texto, esses animais pertencem a grupos distintos e sem parentesco evolutivo? (A) A convergência adaptativa, por resultar da adaptação de diferentes espécies a um mesmo habitat. (B) A convergência adaptativa, que se caracteriza por gerar órgãos homólogos em diferentes espécies. (C) A irradiação adaptativa, por envolver mecanismos de seleção natural. (D) A irradiação adaptativa, por ser resultante do isolamento geográfico entre duas espécies diferentes. (E) A irradiação adaptativa, que atua em organismos com ancestralidade comum.

Essa teoria mantém os preceitos de Darwin a respeito da Questão 2 (SAERJ 2014): Atualmente, a teoria evolucionista mais aceita na comunidade científica é a Teoria Moderna da Evolução, que incorporou conhecimentos do campo da Biologia Molecular às idéias de Darwin. Essa teoria mantém os preceitos de Darwin a respeito da (A) herança de caracteres adquiridos. (B) lei do uso e desuso de órgãos. (C) mutação cromossômica. (D) recombinação gênica. (E) seleção natural.

Questão 3 (SAERJ 2014): O esquema abaixo representa um processo de especiação ocorrido em uma região, cujo centro e periferia apresentam condições ambientais distintas. Esse processo de especiação foi desencadeado (A) pela barreira geográfica. (B) pela mutação adaptativa. (C) pela reprodução assexuada. (D) pelo aumento do fluxo gênico. (E) pelo isolamento reprodutivo.

Esse esquema mostra que a seleção natural atua Questão 4 (SAERJ 2014): Observe o esquema abaixo.   Esse esquema mostra que a seleção natural atua (A) impedindo a reprodução de indivíduos. (B) mudando caracteres ruins dos indivíduos. (C) selecionando indivíduos melhor adaptados. (D) selecionando os indivíduos mais fortes. (E) tornando os indivíduos mais aptos.

aproximadamente 4 milhões de anos. Questão 5 (SAERJ 2014): Os cientistas afirmam que o surgimento dos primeiros ancestrais da espécie humana se deu há aproximadamente 4 milhões de anos. De acordo com suas pesquisas científicas, o homem teve origem a partir (A) da combinação de coacervados. (B) da criação pelos poderes divinos. (C) da evolução do macaco chimpanzé. (D) de adaptações sofridas pela espécie Homo sapiens. (E) de um ancestral comum com os macacos Pongidae.

O tipo de mutação citada nesse texto Questão 6 (SAERJ 2014): Leia o texto abaixo. As mutações originam-se de forma espontânea ou induzida (isto é, por ação de agentes químicos ou radiações). As mutações espontâneas são as mais comuns e ocorrem universalmente por modificação, perda ou adição de um nucleotídeo durante a replicação dos genes no processo reprodutivo.   O tipo de mutação citada nesse texto (A) causa sempre prejuízos para o genoma, ocasionando a morte celular. (B) concorre sempre para a adaptação dos organismos, já que visa à evolução. (C) ocorre sempre com frequência muito alta, promovendo a especiação. (D) pode apresentar efeito neutro, já que o código genético é redundante. (E) pode ser transmitida à descendência, mesmo quando em células somáticas.

Observe a imagem abaixo. Questão 7 (SAERJ 2014): Observe a imagem abaixo.   Essa imagem representa o processo de evolução do homem, resultante da (A) convergência adaptativa entre diferentes espécies de primatas. (B) recombinação gênica associada ao mecanismo de seleção natural. (C) transmissão de características adquiridas ao longo do tempo. (D) utilização constante do cérebro causadora de sua hipertrofia. (E) utilização de características adquiridas através do uso do polegar.

tinham em comum o pensamento de que Questão 8 (SAERJ 2014): Embora discordassem em muitos aspectos a respeito da evolução dos seres vivos, Darwin e Lamarck tinham em comum o pensamento de que (A) a característica corporal adquirida durante a vida é transmitida às gerações. (B) a variabilidade genética é o principal fator responsável pela evolução. (C) o desuso de um órgão faz com que ele se atrofie e desapareça com o tempo. (D) o meio ambiente exerce um papel determinante no processo evolutivo. (E) o processo de seleção natural seleciona os indivíduos mais adaptados.

O fenômeno relatado nesse texto resulta de Questão 9 (SAERJ 2014): Leia o texto abaixo. Bactérias que se tornaram cada vez mais resistentes devido ao uso desenfreado de antibióticos representam grave ameaça à saúde mundial, segundo novo relatório de especialistas. O estudo, que reuniu autoridades, pesquisadores e indústria farmacêutica, foi divulgado durante a Cúpula Global para Inovação em Saúde, evento patrocinado pelo Qatar que terminou ontem em Doha. Segundo o documento, ao menos 20 bactérias desenvolveram [...] capacidade de sobreviver a agentes destinados a eliminá-las, tanto em tratamentos para humanos como para uso industrial em animais. A resistência bacteriana dificulta desde tratamentos de rotina até iniciativas de combate a epidemias e pandemias. O fenômeno relatado nesse texto resulta de A) barreira geográfica e seleção natural. B) isolamento reprodutivo e mutação gênica. C) mutação gênica e seleção natural. D) recombinação gênica e isolamento reprodutivo. E) seleção artificial e clonagem.  

(A) atuar em espécies que possuem ancestrais diferentes. Questão 10 (SAERJ 2013): Observe a imagem abaixo.   O processo representado nessa imagem difere do processo de Irradiação devido ao fato de (A) atuar em espécies que possuem ancestrais diferentes. (B) gerar espécies distintas que apresentam órgãos homólogos. (C) criar espécies novas por pressões seletivas diferentes. (D) ser consequência do isolamento geográfico e reprodutivo. (E) ser resultado da evolução de uma espécie em várias direções.

No entanto, Darwin a desbancou, explicando que os Questão 11 (SAERJ 2013): Lamarck foi pioneiro na criação de uma teoria para explicar a evolução dos seres vivos. No entanto, Darwin a desbancou, explicando que os (A) coacervados deram origem aos seres vivos. (B) órgãos se aperfeiçoam de acordo com o uso. (C) primeiros seres migraram de outro planeta. (D) seres heterotrófi cos foram primitivos na Terra. (E) seres vivos são selecionados pelo ambiente.

As mutações são importantes, pois Questão 12 (SAERJ 2013): Mutações são alterações no material genético que ocorrem de forma espontânea e tornam-se permanentes e herdáveis. As mutações são importantes, pois (A) estabilizam a frequência genética de uma população. (B) impedem a transmissão de genes deletérios. (C) produzem o isolamento geográfico de espécies. (D) promovem a diversidade de seres vivos. (E) reparam genes defeituosos causadores de doenças.

Essa transformação é decorrente, entre outros fatores, da Questão 13 (SAERJ 2013): A imagem abaixo mostra a transformação sofrida por um gênero do cavalo ao longo do tempo.   Essa transformação é decorrente, entre outros fatores, da (A) hibridação. (B) manipulação gênica. (C) mitose. (D) reprodução assexuada. (E) seleção natural.

Questão 14 (SAERJ 2013): Observe o esquema abaixo.   Nesse esquema, o inseticida age como a seleção natural, (A) alterando o fenótipo dos insetos sensíveis. (B) favorecendo a sobrevivência dos insetos resistentes. (C) promovendo a fortificação dos insetos resistentes. (D) provocando mutações nos insetos sensíveis. (E) transformando insetos sensíveis em resistentes.

Esse texto trata da origem do homem de acordo com a Teoria Questão 15 (SAERJ 2013): Leia o texto abaixo. O aparecimento da espécie Homo sapiens no planeta é tema estudado por filósofos, cientistas e religiosos há muito séculos. As evidências (restos fósseis, ferramentas, armas, habitações, vestimentas, entre outros) nos mostram que existiram dezenas de primatas muito parecidos conosco e, com o passar dos milhares de anos, foram surgindo novas espécies, substituindo as anteriores por serem mais adaptadas ao meio, cada vez mais semelhantes a nós, culminando no Homo sapiens atual. Esse texto trata da origem do homem de acordo com a Teoria (A) Criacionista. (B) da Abiogênese. (C) da Panspermia. (D) Darwinista. (E) Lamarckista.

Questão 16 (SAERJ 2013): O esquema abaixo representa o processo de especiação em baratas. O fator determinante para esse processo foi (A) a barreira geográfica. (B) a mutação genética. (C) a recombinação de genes. (D) o isolamento reprodutivo. (E) o surgimento de híbridos

aos indivíduos das gerações que se sucederem. Questão 17 (SAERJ 2013): Leia o texto abaixo. Embora a duplicação do DNA seja bastante estável e as células possuam mecanismos de reparo para evitar erros na sequência de nucleotídeos, podem ocorrer, eventualmente, alterações nessa sequência e elas poderão, então, ser transmitidas às células-filhas e, no caso dos gametas, aos indivíduos das gerações que se sucederem.   As alterações mencionadas nesse texto (A) acontecem com alta frequência no código genético. (B) decorrem dos mecanismos de seleção natural. (C) independem da recombinação para serem herdadas. (D) podem ocasionar a evolução dos seres vivos. (E) podem reduzir a variabilidade genética das espécies.

Confrontando essas teorias, conclui-se que, para Darwin, o meio Questão 18 (SAERJ 2012): Leia o texto abaixo. Jean-Baptiste Lamarck [...] defendeu a teoria de que as espécies mudavam com o tempo. Em sua teoria, os órgãos que eram utilizados se desenvolviam, enquanto os que não eram, atrofiavam. Essa é a lei do uso e desuso dos órgãos. Depois disso, Charles Darwin [...] estudou o comportamento de algumas espécies durante gerações. Observou que algumas espécies evoluíam de outras e que animais preparados para enfrentar condições adversas de temperatura, etc. sobreviviam e conseguiam passar suas características para os descendentes. Confrontando essas teorias, conclui-se que, para Darwin, o meio (A) acelera as mutações. (B) atrapalha as mutações. (C) complementa as mutações. (D) molda as mutações. (E) seleciona as mutações.

O processo de mutação citado nesse texto tem como consequência Questão 19 (SAERJ 2012): Leia o texto abaixo. Os seres vivos sofrem mutações genéticas e podem passá-las a seus descendentes. Cada nova geração tem sua herança genética posta à prova pelas condições ambientais em que vive. O processo de mutação citado nesse texto tem como consequência (A) a diminuição da quantidade de nichos ecológicos. (B) a extinção das espécies que sofreram mutação. (C) a transformação das espécies ao longo do tempo. (D) o crescimento de partes do corpo mais utilizadas. (E) o surgimento de órgãos análogos entre as espécies.

(A) formação de gametas. (B) geração espontânea. Questão 20 (SAERJ 2012): Leia o texto abaixo. Em suas pesquisas [...] Darwin procurou estabelecer um estudo comparativo entre espécies aparentadas que viviam em diferentes regiões. Além disso, ele percebeu a existência de semelhanças entre os animais vivos e em extinção. A partir daí, concluiu que as características biológicas dos seres vivos passam por um processo dinâmico em que fatores de ordem natural seriam responsáveis por modificar os organismos vivos. De acordo com esse texto, o processo evolutivo dos seres vivos ocorre devido à (A) formação de gametas. (B) geração espontânea. (C) multiplicação celular. (D) seleção natural. (E) sucessão ecológica.

Gabarito: 1-a 10-a 19-c 2-e 11-e 20-d 3-a 12-d 4-c 13-e 5-e 14-c 6-b 15-d 7-b 16-a 8-d 17-d 9-c 18-e