A arte da segunda metade do século XX

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

AULA DE ARTES - PROFESSORA DANIELLE PALAGANO DA ROCHA
“A PRIMEIRA GRANDE CRISE DO CAPITALISMO”
ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
A Arte Pós Moderna A arte Pós Moderna surge a partir da década de 50, na verdade é um conjunto de escolas artísticas heterogêneas, que só se agrupam pois,
A arte moderna e a arte na sociedade industrial
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
POP ARTE.
OS TIGRES ASIÁTICOS Capítulo 11 – pg. 218 a pg.223
ARTE POP.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
‘’Trabalho de historia o imperialismo’’
Prof. Everton da Silva Correa
.: POP ARTE Surge na Inglaterra no fim da década de 50
Arquiteto, Artista e Engenheiro. Arquiteto, Artista e Engenheiro.
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Obsolescência Informática – 2ª etapa.
Arte Déco.
AS GAROTAS DO CALENDÁRIO
AS VANGUARDAS EUROPEIAS
Pop Art.
O Impressionismo.
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
Movimento Moderno Le Corbusier Walter Gropius Mies Van der Rohe
A AFIRMAÇÃO DO MODERNISMO
Pop Art.
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
E.E. Francisco Piergentile
A globalização econômica nos anos 1950 e 1960
A globalização econômica nos anos 1990
Christo e Jeanne-Claude Por Elisa B. Herrera
AVALIAÇÃO BIMESTRAL -HISTÓRIA– VII ANO Professora: Poliane Camila
Op-Art.
Pop Art A Pop Art, assim como outros movimentos pós modernos, surge com o objetivo de criticar. Tentam entrar em choque com a chamada Industria Cultural,
Imagem em Movimento Op Art
Conteúdos para recuperação – 8ª série - DEZ
ARTE POP Na década de 1960, os artistas defendem uma arte popular (pop) que se comunique diretamente com o público por meio de signos e símbolos retirados.
Do Funcionalismo ao Modernismo
OP ART A Op Art vem do termo inglês optical art, “arte óptica” – foi iniciada por Victor Vasarely (1908 – 1997). Compõe-se de obras em que figuras geométricas,
SIMETRIA CALEIDOSCÓPIO
Prof. Edinaldo Ribeiro.
(Os risquinhos representam a parte de trás do spelho)
Módulo 05 – Capítulo 1 O processo de industrialização
Os anos 60 - iconografia.
Fotografia de paisagem
O que é a Indústria Cultural?
OP ART.
SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE
Pop Art.
A Pop Art, abreviatura de Popular Arté um movimento artístico surgido na década de 50 na Inglaterra mas que alcançou sua maturidade na década de 60 em.
9ºAno º Bimestre Artes – Juventino Op Art.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
DIT.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913)
A ARTE DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Futurismo Que olha lá na frente. Valorizavam o futuro
Impressionismo e Pós-Impressionismo.
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
MUNDO ANTIGO E IDADE MÉDIA.  As artes eram consideradas artesanato utilitários, de finalidade, juntamente com outros tipos de artesanatos, como a fabricação.
ALL STAR & MONET.
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
OP ART. A expressão “op-art” vem do inglês (optical art) e significa “arte óptica”. Defendia para arte "menos expressão e mais visualização". Apesar do.
Moda – Anos 50 - vídeo Cintura era bem marcada e os sapatos eram de saltos altos, além das luvas e outros acessórios luxuosos, como peles e jóias. O clima.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Transcrição da apresentação:

A arte da segunda metade do século XX CAPITULO 19

A ARTE DOS CENTROS INDUSTRIALIZADOS NO INÍCIO DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX OS CENTROS URBANOS EUROPEUS JÁ ESTAVAM BASTANTE RECUPERADOS DOS DANOS CAUSADOS PELA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, E A ECONOMIA NORTE-AMERICANA CRESCIA. O DECORRER DO SÉCULO FOI TAMBÉM PALCO DE INÚMEROS FATOS QUE TORNAM MUITO COMPLEXO ESSE PERÍODO DA HISTÓRIA HUMANA.

OP ART POP ART DENTRO DESSE CONTEXTO SOCIAL GANHARAM FORÇA INICIALMENTE DOIS MODOS DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA: A OP E A POP ART.

A EFERVESCÊNCIA DO SÉCULO NO SÉCULO XX DESENVOLVEU-SE A TECNOLOGIA QUE TORNOU POSSÍVEL AO SER HUMANO CHEGAR À LUA E AVANÇAR CADA VEZ MAIS NO CONHECIMENTO DO ESPAÇO E NO DOMÍNIO DA INFORMÁTICA

TAMBÉM EM OUTRAS ÁREAS ASSISTIU-SE A GRANDES MUDANÇAS: NO CAMPO DA BIOLOGIA E DA MEDICINA, A EXPANSÃO DOS CONHECIMENTOS LEVOU AO DOMÍNIO DA TÉCNICA DE TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS, AO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS MEDICAMENTOS, À POSSIBILIDADE DE AUMENTAR A EXPECTATIVA DE VIDA DO SER HUMANO, ALÉM DOS ESTUDOS E DAS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS EM CLONAGEM DE ANIMAIS.

NO CAMPO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS, OCORRERAM A QUEDA DO MURO DE BERLIM, O FIM DA UNIÃO SOVIÉTICA, A EXPANSÃO DA GLOBALIZAÇÃO...

Exemplos de Op Art OBSERVE ATENTAMENTE ESSA OBRA CONSTRUÍDA APENAS COM FORMAS GEOMÉTRICAS E POUCAS CORES. NOTE COMO EXISTE UMA ÁREA NO CENTRO DA TELA QUE PARECE PROJETAR-SE PARA A FRENTE. SE O OBSERVADOR PERMANECER ALGUM TEMPO OLHANDO-A, TERÁ A IMPRESSÃO DE QUE ESSAS FORMAS GEOMÉTRICAS FAZEM UM LEVE MOVIMENTO.

Pal-Ket (1973-1974) de Victor Vasarely.

NESSA OBRA DA ARTISTA INGLESA BRIDGET RILEY (1931) ESTÃO PRESENTES OS MESMOS PRINCÍPIOS DA OP ART, AGORA REALIZADOS COM LINHAS CURVAS VERMELHAS, CINZA E TURQUESA. NOTE COMO TEMOS A IMPRESSÃO DE UM PEQUENO E CONTÍNUO MOVIMENTO DE ONDULAÇÃO.

Catarata 3 (1967), de Bridget Riley.

A OP ART A OP ART – DO INGLÊS OPTICAL ART, “ARTE ÓPTICA” FOI INICIADA POR VICTOR VASARELY (1908-1997

COMPÕE-SE DE OBRAS EM QUE FIGURAS GEOMÉTRICAS, EM PRETO E BRANCO OU COLORIDAS, SÃO COMBINADAS DE MODO A CAUSAR NO OBSERVADOR SENSAÇÕES DE MOVIMENTO. ALÉM DISSO, SE O OBSERVADOR MUDA DE POSIÇÃO, TEM A IMPRESSÃO DE QUE A OBRA SE MODIFICA: OS TRAÇOS SE ALTERNAM E AS FIGURAS PARECEM MOVER-SE, FORMANDO UM NOVO CONJUNTO.

TRATA-SE DE UMA NOVA ARTE QUE SIMBOLIZA AS CONSTANTES MUDANÇAS NA REALIDADE EM QUE VIVEMOS.

A Pop Art ESSE MOVIMENTO ARTÍSTICO – CUJO NOME VEM DO INGLÊS E SIGNIFICA “ARTE POPULAR” – DESENVOLVEU-SE NA DÉCADA DE 1960 NOS ESTADOS UNIDOS E ALCANÇOU GRANDE REPERCUSSÃO INTERNACIONAL. SUA PROPOSTA ERA ELIMINAR QUAISQUER BARREIRAS ENTRE ARTE E A VIDA COMUM.

NESSE SENTIDO, SEU INTERESSE VOLTOU-SE PARA O DIA-A-DIA DAS GRANDES CIDADES NORTE-AMERICANAS: AS IMAGENS, O AMBIENTE, A VIDA PROPORCIONADA PELA TECNOLOGIA INDUSTRIAL.

Marilyn , Andy Warhol, 1967 ASSIM, SEUS TEMAS APARECIAM NA FORMA DE SÍMBOLOS E PRODUTOS DE CONSUMO EM MASSA – PELO GRANDE PÚBLICO -, COMO LÂMPADAS ELÉTRICAS, PASTA DE DENTE, AUTOMÓVEIS, SINAIS DE TRÂNSITO, ELETRODOMÉSTICOS, ALIMENTOS ENLATADOS E ATÉ A IMAGEM DE GRANDES ESTRELAS DO CINEMA NORTE-AMERICANO.

SÃO EXEMPLOS DESSAS IDEIAS AS OBRAS MARILYN, DE ANDY WARHOL (1930-1987), E MOÇA COM BOLA, DE ROY LICHENSTEIN (1923-1997).

Técnica –serigrafia

Roy lichtenstein

NA OBRA DE LICHENSTEIN BASEADA EM UM ANÚNCIO, O ARTISTA, QUE APRECIAVA AS IMAGENS PUBLICITÁRIAS, DESTACOU A MOÇA E A BOLA COM A QUAL ELA SE DIVERTE. OBSERVE COMO ELE CONSTRUIU A CENA COM POUCOS TRAÇOS E POUCAS CORES: A MESMA COR ESCURA DO MAIÔ É USADA NOS CABELOS DA MOÇA;

O MESMO BRANCO DA BOLA FOI EMPREGADO EM SEUS DENTES, NO REFLEXOS DE LUZ EM SEUS CABELOS E NO DETALHE DO MAIÔ. PARA REALÇAR SUA FIGURA, ELE EMPREGOU UM TOM FORTE DE AMARELO. NOTE AINDA COMO COM POUCAS CORES E POUCOS TRAÇOS, ELE CONSEGUE CRIAR A IMAGEM DE UMA JOVEM SAUDÁVEL, ALEGRE E EM PLENO MOVIMENTO.

Exemplos de Pop Art NESSE TRABALHO ANDY WARHOL REPRODUZ EM SEQUENCIA A IMAGEM DE MARILYN MONROE, FAMOSA ATRIZ HOLLYWOODIANA DOS ANOS 1950 E 1960. É POSSÍVEL QUE O ARTISTA QUISESSE MOSTRAR QUE, ASSIM COMO OS OBJETOS – REFRIGERANTES, ROUPAS, TÊNIS ETC - SÃO PRODUZIDOS EM SÉRIE PARA AMPLO CONSUMO, A IMAGEM DE ARTISTAS E DE CELEBRIDADES CONTEMPORÂNEAS É REPRODUZIDA INÚMERAS VEZES NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA O CONSUMO DO GRANDE PÚBLICO.

ALÉM DA OP ART E DA POP ART, NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX DESENVOLVERAM-SE INÚMERAS TENDÊNCIAS ARTÍSTICAS. POR ISSO, EM VEZ DE DESCREVER AS CARACTERÍSTICAS DE CADA TENDÊNCIA, DESTACAMOS O TRABALHO DE ALGUNS ARTISTAS: OS NORTE-AMERICANOS:

EDWARD HOPPER (1882-1967) SOLIDÃO- LUZ E SOMBRA Pessoas ao sol, 1960

DAVID SMITH (1906-1965) METALURGICO- PEÇAS DE AÇO VB XVII - 1962 Voltri XVII, 1962

GEORGE SEGAL (1924-2000) PASSAGEIROS DE ONIBUS- 1964 Depression Bread Line

DONALD JUDD (1928-1994)

BILL VIOLA (1951) REZAR SEM INTERRUPÇÃO. 1992 Seu trabalhos em vídeo consistem em instalações, vídeos e performances, sendo marcados por um uso transparente do aparato videográfico, um controle e entendimento complexo do tempo, e por um inventivo uso do som.

JEAN-MICHEL BASQUIAT (1960-1988) – INFLUENCIA DO GRAFITE SEM TÍTULO (1981). Caveira Self Portrait (Plaid) 1983

OS ALEMÃES: JOSEF BEUYS (1921-1986) E FRANK AUERBACH (1931); TERNO DE FELTRO,1970 J.Y.M. Seated 1986-87 

O BÚLGARO: JAVACHEFF CHRISTO (1935);

O COLOMBIANO: FERNANDO BOTERO (1932)

O INDIANO: ANISH KAPOR (1954);

O INGLÊS: TONY CRAGG (1949)

E A FRANCESA: LOUISE BOURGEOIS (1911-2010)

A ARQUITETURA Notre Dame Du Haut (1950-1954), Ronchamp, FRANÇA NA SEGUNDA METADE DO SECULO XX A ARQUITETURA GANHOU FORMAS MUITO DIVERSAS. OS ARQUITETOS EMPREGAVAM BASTANTE LINHAS CURVAS E, COM AJUDA DE COMPUTADORES , PROJETAVAM ESPAÇOS SURPREENDENTES.

VILA SAVOYE, 1929 UMA DAS INFLUENCIAS INOVADORAS DA EPOCA FORAM AS OBRAS DO ARQUITETO FRANCES LE CORBUSIER (1887-1965), CUJO VERDADEIRO NOME ERA CHARLES-EDOUARD JEANNERET. NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO ELE JÁ HAVIA CRIADO TRABALHOS QUE O COLOCASSEM ENTRE OS MESTRES DA ARQUITETURA MODERNA, COMO A VILA SAVOYE.

NA DECADA DE 1950 LE CORBUSIER TRABALHOU NO PROJETO DE CHANDIGARH, NOVA CAPITAL DA PROVINCIA DO PUNJAB, NA INDIA, QUANDO DESENVOLVEU NOVAS IDEIAS: PARA ELE, NUMA CIDADE MODERNA DEVERIA HAVER PERFEITA INTEGRAÇÃO ENTRE ARQUITETURA E URBANIZAÇÃO.

BRASILIA NESSE SENTIDO, ELE PROPOS ESPAÇOS CLARAMENTE DEFINIDOS EM SETORES RESIDENCIAIS, ADMINISTRATIVOS E POLITICOS, CENTRO COMERCIAL E AREA INDUSTRUAL. ESCOLAS, CENTROS ESPORTIVOS E DE LAZER DEVERIAM ATENDER AS NECESSIDADES DOS SETORES RESIDENCIAIS.

DA SEGUNDA METADE DO SECULO XX ATE NOSSOS DIAS, A ARQUITETURA VEM SE DEENVOLVENDO EM MUITAS DIREÇÕES QUE PROCURAM REFLETIR AS SOCIEDADES CONTEMPORANEAS. É INTERESANTE, POR ISSO, CONHECEMOS MAIS ALGUNS ARQUITEOS E OBRAS. MUSEU SOLOMON R. GUGGENHEIN PROJETADO POR FRANK LLOYD WRIGHT NOVA YORK

ESTÁDIO SAN NICOLA (1987-1990) PROJETADO POR RENZO PIANO BARI, ITÁLIA

MUSEU GUGGENHEIN (1997) PROJETADO POR FRANK O. GEHRY BILBAO, ESPANHA.

LERNER HALL STUDENT CENTER (1999) PROJETADO POR BERNARD TSCHUMIE NOVA YORK.