CONFLITO, SIM, VIOLÊNCIA, NÃO! Gabriel Perissé www.perisse.com.br.

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Transcrição da apresentação:

CONFLITO, SIM, VIOLÊNCIA, NÃO! Gabriel Perissé

20 de abril de 2010

O QUE VOCÊ JÁ LEU SOBRE O BULLYING ?

Fenômeno Bullying: Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz, de Cleo Fante. Campinas (SP): Verus, 2005.

Bullying e suas implicações no ambiente escolar, de Sônia M. Pereira. São Paulo: Paulus, 2009.

Bullying – o que você precisa saber, de Lélio Braga Calhau. Niterói (RJ): Impetus, 2009.

Mentes perigosas nas escolas: como identificar o preconceito, a violência e a covardia entre alunos, de Ana Beatriz B. Silva. Rio de Janeiro: Fontanar, 2010.

Proteja seu filho do bullying – impeça que ele maltrate os colegas ou seja maltratado por eles, de Allan L. Beane. Rio de Janeiro: Best Seller, 2010.

Manual Antibullying – para alunos, pais e professores, de Gustavo Teixeira. Rio de Janeiro: Best Seller, 2011.

O REAL

Notícia em 08 de dezembro de 2008.

Fonte: BULLYING ESCOLAR NO BRASIL. São Paulo: CEATS/FIA, # A violência é um fenômeno relevante nas escolas brasileiras: cerca de 70% dos alunos pesquisados informam ter visto, pelo menos uma vez, um colega ser maltratado no ambiente escolar em # Quase 9% dos alunos afirmam ter visto colegas serem maltratados várias vezes por semana. Outros 10% afirmam ter visto esse tipo de cena todos os dias. Ou seja, cerca de 20% dos alunos presenciam atos de violência dentro da escola com uma frequência muito alta.

Notícia em 14 de março de 2009.

Notícia em 25 de março de 2010.

Notícia em 28 de outubro de 2010.

Rio de Janeiro, 2011

NA SUA OPINIÃO, A ESCOLA É CORRESPONSÁVEL NOS CASOS DE BULLYING ?

O POSSÍVEL

VAMOS FECHAR OS OLHOS ?

O JEITO É REZAR?

QUE TAL EXPULSAR O PROBLEMA ?

QUE SOLUÇÕES VOCÊ JÁ IMAGINOU PARA O PROBLEMA DO BULLYING ?

“Um agressor demonstra uma lacuna ética ao humilhar e bater em alguém. “Tendemos a ‘psicologizar’ a questão, tratando o agressor como alguém com problemas em casa. É o caso de alguns, mas no geral é uma questão ética, e a escola não deve ignorá-la.” Yves de la Taille, autor do livro Ética para meus pais (2011).

Juan Rof Carballo, autor do livro Violência e ternura (1987). “Toda decisão, para ser tomada, requer uma certa violência.”

SOLUÇÕES EM 3 DIMENSÕES

“O professor apaixonado por sua disciplina tem grandes chances de obter disciplina.” Philippe Meirieu, autor do livro Carta a um jovem professor (2006) DIMENSÃO DIDÁTICA

DIMENSÃO INSTITUCIONAL

DIMENSÃO AMBITAL “O clima organizacional da escola apoia-se nos valores compartilhados.” Heloísa Lück, autora do livro Planejamento em orientação educacional (2009)