Multi – GNSS Experiment

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Posicionamento por Ponto Preciso (PPP)
Advertisements

Sistemas Distribuídos
Sistemas de Posicionamento Global Introdução e Fundamentos
Como criar avisos de revista científica e pesquisa
Sistemas Distribuídos
GPS EM PROJETO DE LINHA DE TRANSMISSÃO
GPS Conceitos Básicos Universidade Federal de Viçosa
O LIMS como ferramenta de gestão do laboratório
SISTEMA DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
SISTEMA DE MONITORAÇÃO VEICULAR VIA GPRS
FCT/UNESP DGPS EM REDE: DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO VIA INTERNET NO ESTADO DE SÃO PAULO Luiz Fernando Antonio Dalbelo João Francisco Galera Monico Daniele.
SimGEN: Simulador de Sistemas de Navegação Eniuce Menezes de Souza João Francisco Galera Monico.
POSICIONAMENTO RELATIVO PÓS- PROCESSADO UTILIZANDO GPS DE NAVEGAÇÃO
Engenharia de Software
Aula 7: Portais de Noticias
A grande rede mundial de computadores
NAVSTAR-GPS Segmento de Controle
Quem somos O que fazemos Slide 1
Engineering Village. Engineering Village – A Plataforma Desenvolvida pela Engineering Information (Ei), líder em fornecer informações.
Introdução ao Desenvolvimento Web
COORDENADAS GEOGRÁFICAS, DISTÂNCIAS E ÂNGULOS ESFÉRICOS.
Caráter informativo Conteúdo: - Ferramentas disponíveis no site da Biblioteca e Biblioteca Digital - Normalização das publicações - Fluxo de submissão.
Delegação Regional do IGP ENQUADRAMENTO INSTITUCIONAL Divisão de Topografia, Desenho e Cartografia Anterior a 2008 Decreto-Lei 362/2007 Decreto Regulamentar.
AVALIAÇÃO DE SOFTWARE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Nova solução CRM da Riosoft
Clique num dos capítulos abaixo para obter mais informações ou clique no botão “Avançar “para iniciar o tutorial web. 1.IntroduçãoIntrodução 2.Encontrar.
Redes de Computadores Aula Inaugural.
Sistemas de informação em planos de saúde: rede credenciada, usuários e ANS André Junqueira Xavier.
Introdução ao GPS Prof. Dr. Nelson Wellausen Dias.
INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL - GPS
POSICIONAMENTO COM GPS NO REFERENCIAL SIRGAS
Repositorio de Acesso Livre em Saúde Pública
Sistemas de Informação
GPS Sistema de Posicionamento Global
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
Curso Plone Semana 1 Conceitos Básicos e Infra-estrutura.
GPS - Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global)
Escola Tecnológica e Profissional do Sicó
O Impacto da Internet na Disseminação da Informação Científica e na Potencialização da Inovação Tecnológica no Brasil Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática.
GPS – Sistema de Posicionamento Global
Sistemas de Informações Geográficas: História e Definições
Active Directory Services Serviço de Diretório Ativo
Aula 02 Métodos de Posicionamento
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
Relato da experiência sobre a criação do portal do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Lise Christine Banon.
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
GPS (Global Positioning System)
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
Introdução ao GPS CONTINUAÇÃO ... Prof. Dr. Nelson Wellausen Dias.
Web e suas Ferramentas.
Sistemas de Informação Utilizando Recursos Web Web Economia – Uma revolução nas regras de negócios Professora: Larissa Torres.
Sistema de Posicionamento Global Made in China Discentes: João Marcelo Silva Thaís Orlando Marín Docente: Daniele Barrocá Marra Alves 若昂 · 席尔瓦马塞洛 泰国人马林奥兰多.
NAVSTAR-GPS Disciplina de Levantamentos Topográficos e Geodésicos
Ana Lucia Christovam De Souza Juliane Mendonça Komazaki Tiago Oyan Aguiar Renan Silva Zito GGOS.
Galileo Discentes: Alessandra Fagundes Jéssica Sauer Tamara Meira Disciplina: Levantamentos Topográficos e Geodésicos Docente: Profª Drª Daniele Barroca.
IGS - International GNSS Service
GLONASS.
BALANCEAMENTO DE LINHAS PRODUTIVAS / EFICÁCIA PRODUTIVA
Aquisição de dados através do GPS de Navegação
Usabilidade do Portal “Biblioteca On-line” do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE): Exercício de Avaliação.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
Projeto do CBPF Grid SSOLAR Bruno Lima Felipe da Matta Roberto Kishi Thagor Baiocco Tiago Olimpio
A evolução da Internet Rodrigo Melo Génese da Internet A Expansão Da Internet Fornecedor de acesso à internet service providers Contas de utilizadores.
Projeto Integrador I Implementação de Servidor de Arquivos Eliane Linhares Mota 1.
CARTOGRAFIA UNIDADE I CONCEITOS BÁSICOS.
Fábio Rodrigues STC 5 DR4-Contexto macroestrutural.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário de Andamento Funcionalidades.
Transcrição da apresentação:

Multi – GNSS Experiment IGS-MGEX Multi – GNSS Experiment Ana Lucia Christovam De Souza Juliane Mendonça Komazaki Tiago Oyan Aguiar Renan Silva Zito

O que é MGEX? É um portal do IGS (International GNSS Service);

O que é MGEX? É um experimento criado pelo IGS , que serve para aumentar a consciência global de multi- GNSS dentro das comunidades científicas.

Como surgiu? E Por quê? Surgiu a partir da ascensão de quatro novas constelações (BEIDOU, GALILEO, QZSS, IRSS), bem como a modernização dos outros sistemas; Assim, houve necessidade de disponibilizar dados de TODOS os sistemas GNSS em uma mesma plataforma

Objetivo Permite uma familiarização precoce com os novos sistemas e prepara a sua incorporação em modelagem GNSS de alta precisão e análise; Foi criado para controlar, recolher, analisar e disponibilizar dados de todos os sinais GNSS disponíveis bem como dos sistemas de aumento.

O que faz? Centros de análise multi-GNSS irão caracterizar novos satélites e sinais, comparar o desempenho do equipamento e continuar a desenvolver software de processamento capaz de lidar com vários dados de observação GNSS; Incorpora totalmente novas constelações e sinais para ser disponibilizados pelo IGS .

Qual a sua importância? Aumenta a disponibilidade, precisão e confiabilidade dos dados GNSS; Multi-constelações oferecem inúmeras vantagens como: - maior resistência contra interferências de multicaminho; - maior controle em níveis de baixos de sinal. Ajuda a reforçar o papel do IGS como um fornecedor líder de dados livres GNSS e produtos da mais alta qualidade.

Dados Os arquivos de observação e navegação MGEX estão disponíveis a partir de vários repositórios hospedados pelo: Sistema de Informação de dados dinâmicos da crosta – CDDIS Instituto Geográfico Nacional – IGN Agência Federal de Cartografia e Geodésia – BKG

Dados - CDDIS

Informações da Estação DYNG Dados – CDDIS – Arquivo RINEX Informações da Estação DYNG

Dados - IGN

Informações da Estação ABMF Dados – IGN - RINEX Informações da Estação ABMF

Dados – IGN - RINEX

Dados – IGN - RINEX

Dados BKG RINEX

Dados São fornecidos diariamente arquivos RINEX com taxa de atualização de 30s, bem como arquivos de alta velocidade para estações; O formato RINEX 3 é suportado como o formato de dados primários, tendo em conta a sua capacidade para lidar com todas as constelações necessárias e tipos de observação.

Produtos Os produtos fornecidos pelo MGEX são: Órbita precisa e produtos de relógio; Efemérides Transmitidas; Differential Code Biases; Produtos em tempo real.

Órbita precisa e produtos de relógio Produtos de órbita e de relógio são disponibilizados no arquivo CDDIS MGEX. Os produtos são armazenados em diretórios semanais (identificadas pela semana GPS de 4 dígitos) e identificadas por um acrónimo de duas letras para a agência contribuinte, seguido da letra "m" (para MGEX) no nome do arquivo.

Órbita precisa e produtos de relógio Os centros de análise MGEX que estão atualmente contribuindo com produtos multi-GNSS são: Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES), Coleta de Localização de Satélites (CLS), Grupo de Pesquisa de Geodésia Espacial (GRGS); Centro de Determinação Orbital na Europa (CODE); GeoForschungsZentrum Potsdam (GFZ); Universidade Técnica de Munique (TUM); Universidade de Wuhan; Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA); Centro Aeroespacial Alemão (DLR).

Órbita precisa e produtos de relógio http://igs.org/mgex/products

Exemplo do arquivo fornecido

Efemérides transmitidas Os arquivos multi-GNSS das efemérides transmitidas são disponibilizados por BKG e TUM/DLR. http://igs.org/mgex/products

Efemérides transmitidas

Differential Code Biases (DCB) Conhecimento adequado de Differential Code Biases (DCBs) é essencial em muitas aplicações de navegação, mas também em aplicações de não-navegação, como a análise da ionosfera e transferência de tempo. Com o grande número de novos sinais oferecidos pelo GNSS modernizado, a necessidade de uma abrangência de produtos multi-GNSS DCB surgiu. Os DCBs são derivados de diferenças da pseudodistância para corrigir o TEC (ionosfera) e cobrem todos os sinais disponíveis de GPS, GLONASS, Galileo e Beidou.

Differential Code Biases (DCB) Como um produto padrão para aplicativos de usuários comuns, GNSS DCBs diários de satélite são fornecidos em arquivos anuais MGEXyyyy.bsx onde yyyy indica o ano. Já um conjunto completo de DCBs diários de satélite e da estação são fornecidos pelos arquivos: MGEXyyyy_all.bsx onde é usado para fins de referência e análises de tendências.

Differential Code Biases (DCB)

Differential Code Biases (DCB)

Produtos em Tempo Real Dados de observação multi-GNSS em tempo real de estações MGEX individuais, bem como um fluxo de efemérides transmitidas distintas são disponibilizados em “IGS-IP products caster”. As efemérides transmitidas são fornecidas por uma distribuição global de um conjunto de estações e cobre completamente as constelações GPS, GLONASS e Galileo. Para mais informações, os usuários são encaminhados para a página da web BKG em “Broadcast Ephemeris from EUREF & IGS Real-time GNSS Resources”.

Produtos em Tempo Real http://igs.bkg.bund.de/ntrip/ephemeris

Constelação O MGEX é formado pelos vários sistemas de navegação por satélite abaixo: http://igs.org/mgex/status-SBAS

Crescimento da rede MGEX Com base nas contribuições de várias agências nacionais, universidades e outras instituições voluntárias, a rede MGEX havia crescido para quase 90 estações até Setembro de 2013. Junho de 2013 Setembro de 2013

Crescimento da rede MGEX http://www.igs.org/network?network=multi-GNSS

Estações da MGEX Estações brasileiras http://www.igs.org/network?network=multi-GNSS Estações brasileiras http://www.igs.org/network?network=multi-GNSS

E o Futuro? A expansão da capacidade de rastreamento multi-GNSS dentro do quadro de uma rede global IGS; O desenvolvimento de ferramentas de controle de qualidade dos sinas provenientes do Multi - GNSS (ruído, multicaminho, e assim por diante), e sua aplicação de rotina para o monitoramento da rede global; A consideração das constelações adicionais (Beidou, IRNSS e, opcionalmente SBAS) na geração efemérides precisa.

Site Oficial http://igs.org/mgex

Referências Bibliográficas Montenbruck O., Steigenberger P., Khachikyan R., Weber G., Langley R.B., Mervart L., Hugentobler U., “ IGS- MGEX: Preparing the Ground for Multi – Constellation GNSS Scienc” Disponível em: http://www.insidegnss.com/auto/janfeb14- MONTENBRUCK.pdf> Acesso em 06 de outubro de 2015 International GNSS Service, IGS. Disponível em: http://igs.org/mgex. Acesso em 06 de outubro de 2015