EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA EM CONTEXTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
Advertisements

Metodologia de trabalho EVT
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
PROJETO PEDAGÓGICO.
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Professor-artista-professor
O QUE SABER.
Artes Plásticas Dança A dança é uma forma de se comunicar. sempre foi de grande importância nas sociedades através dos tempos, seja como uma.
LINGUAGEM CÊNICA.
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Exemplo de organização para o Plano de Trabalho Docente em Arte.
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Arte e representação.
“EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INCLUSIVA"
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
CENTRO MUNICIPAL DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS - CEMAE II
PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR: a proposta do CURRÍCULO INTEGRADO
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
EDUCAÇÃO E INFÂNCIA O Prazer de Ensinar com Alegria,
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Faculdade de Produção Cênica
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
ARTE E TECNOLOGIA VALKIRIA GARCIA ALAVREZ DE CARVALHO PCNP ARTE
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
O QUE É ARTE?.
CULTURA NOSSO ESPAÇO EM COMUM
Inserção da Fonoaudiologia nos Museus de Ciência Autores: Tainá Soares Ferreira Profa. Titular Cláudia R. F. de Andrade Instituição: Faculdade de Medicina.
Metodologia do Ensino de Arte
DIREITOS DE APRENDIZAGEM – CIÊNCIAS E ARTE
Como fazer a leitura de obra de arte?
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Plano de Actividades 1º ano Ano lectivo 2008/2009.
Arte e Educação. Encontros: 16/05 20/06 Avaliações:
Professor Romildo Tavares
Metodologia do Ensino da Arte
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
Linguagens Artísticas
Henri Matisse 31/12/1869 – 03/11/1954.
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
TRABALHO FINAL DE ANÁLISE E PRODUÇÃO TEXTUAL III TEMA: CONTRIBUIÇÕES DOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICA Grupo:
EDITAIS DO MINC I ENCONTRO DO FÓRUM DE DIRIGENTES DO TERRITÓRIO BACIA DO JACUÍPE
O que é Arte ?.
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
Breve introdução ao estudo da Arte.
OS CONTEÚDOS DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
O que é Arte? Qual a sua utilidade? Como é representada a arte?
SONS DA CIDADE UME PEDRO II VERA HELENA RIBAS DOS SANTOS Língua Portuguesa CELI BARCELOS REIS ARAÚJO Ínterprete de Libras MÓDULO: SONS DA NATUREZA E DA.
Base nacional comum curricular
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
Disciplina de Arte.
O PAPEL DA ESCOLA NA FRUIÇÃO DOS UNIVERSOS CULTURAIS
Educação Artística no contexto do 1ºciclo do Ensino Básico As Artes têm um papel preponderante no desenvolvimento integral dos alunos. Contribuem para.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS EMÍDIO GARCIA Expressão Dramática/Teatro Jardim de Infância de Santiago Élia Cordeiro Ano letivo
EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA EM CONTEXTO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA Expectativas Valorização pessoal e profissional; Colmatar lacunas na formação académica das docentes nas áreas.
A arte e a interdisciplinaridade
UM PROJETO PARA O DRAGÃO EM BUSCA DA AUTONOMIA DO CAMPO CULTURAL NO CEARÁ.
 Essa semana de 22 foi um momento oportuno.  Realizada em plena comemoração do centenário da independência brasileira.  Busca de uma identidade nacional.
Componente Curricular Arte
Albertina Pereira naWeb Metas de Aprendizagem Domínios e Subdomínios Pré – Escolar.
MÚSICA NA ESCOLA: POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? Texto de Celso Favaretto Estudo por Ana Carolina Bonagamba de Paula ( )
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA. CURSO DE MUSEOLOGIA - Sede do curso: Escola de Ciência da Informação - Período: matutino -Duração: oito semestres letivos.
A dança na educação infantil
Teoria Literária: O que é Literatura? Profª Sandra.
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA EM CONTEXTO JARDIM DE INFÂNCIA

Ritmo - Dinâmica - Tempo - Timbre - Forma MÚSICA Ritmo - Dinâmica - Tempo - Timbre - Forma

Observar - Contemplar - Experimentar - Criar – Fruir ARTES VISUAIS Observar - Contemplar - Experimentar - Criar – Fruir Cor – Forma - Figura-Fundo

Corpo - Espaço – Tempo - Dinâmica - Relações DANÇA Corpo - Espaço – Tempo - Dinâmica - Relações

TEATRO Expressividade - Comunicação - Interpretação - Cooperação - Significação

VINDA DE UM ARTISTA PLÁSTICO A Pintura Nos Jardins De Infância

Visita à Casa da Ribeira VISITAS A MUSEUS Visita à Casa da Ribeira

Museu Nacional Grão Vasco VISITAS A MUSEUS Museu Nacional Grão Vasco

TEATRO Expressividade - Comunicação - Interpretação - Cooperação - Significação

Exposição de Arte Moderna VISITAS A MUSEUS Exposição de Arte Moderna

CONCLUSÕES > Formação - Aprendizagem - Articulação horizontal e vertical > Fruição - Sensibilidade > Parcerias - Instituições > Trabalho Colaborativo