SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP 20230 010 21- 2242 3834- Fax-21-2232 3914- e-mail-

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

ESPIRITUALIDADE INACIANA
Paróquia Coração de Jesus
Capítulo II Nas fontes da espiritualidade educativa passionista
Campanha Tema do Ano 2012.
Tema: Fraternidade e Saúde Pública
São Joaquim e Santa Ana Pais de Nossa Senhora.
COMPROMISSO CRISTÃO.
A bendita entre as mulheres
CARISMA MISTICA ESPIRITUALIDADE DAS ENS
Capítulo VIII Itinerários educativos Os itinerários educativos são interdependentes e complementares; levando em conta as características próprias dos.
A FAMILIA NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
ORIENTAÇÕES 2008.
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Documento de Aparecida
SSVP – Sociedade São Vicente de Paulo
Igreja: comunidade de comunidades
Sagrada Familia.
Espiritualidade do Catequista
VOCAÇÃO RELIGIOSA.
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DAS EQUIPES JOVENS NOS GRUPOS DE ORAÇÃO
Sociedade de São Vicente de Paulo
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
A ESPIRITUALIDADE nos módulos da Ecafo
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
Aplicabilidade dos Módulos
Formação Básica Para Novos Vicentinos
Formação Básica para Novos Vicentinos
Ficou face a face a face com ele! Na Caridade, face a face com os Pobres é uma inspiração que brota da atitude do bom samaritano. Como muitos viajantes,
FORMAÇÃO BÁSICA.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
Maturidade exige profundidade
Formação Básica para Novos Vicentinos
A Família Vicentina e a Mudança Sistêmica no Brasil
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
Escola Permanente de Formação Ministério de Formação
EVANGELIZAR E SERVIR 1.
DIRETORIAS DAS UNIDADES
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
33º DOMINGO DO TEMPO COMUM A liturgia do 33º Domingo do Tempo Comum recorda a cada cristão a grave responsabilidade de ser, no tempo histórico em que.
Crescendo em Comunidade
Os anos das grandes oportunidades
BOAS VINDAS!!! EACRE 2009.
FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS.
FORMAÇÃO BÁSICA.
Apresentação da Sociedade de São Vicente de Paulo
Novena ou Tríduo à São Vicente de Paulo
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
ECAFO FORMAÇÃO PERMANENTE SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
O CONSELHEIRO ESPIRITUAL NAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
CAPACITAÇÃO PARA PRESIDENTES
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO. ECAFO - CONSELHO PARTICULAR: - Apenas um coordenador; - Estudar e entender os Módulos; - Conhecer sua área de atuação;
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
Transcrição da apresentação:

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax Prêmio Direitos Humanos 2004 CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAs

A situação das crianças e adolescentes III Parte

CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS AS ATIVIDADES DAS CCAs Possuem sua própria estrutura de funcionamento como Conferência escola. É um lugar de aprendizado e de busca de maturidade na vivência da fé fundamentada no serviço aos mais necessitados. Além das instruções da Regra, possui um Manual de Orientação que todo coordenador e orientador deve ter, estudar e seguir.

CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS Segundo o Regulamento da SSVP, as diretorias das CCAs serão compostas observando o seguinte: a. Mandatos de um ano para presidente; b. O presidente não precisa ser proclamado; mas precisa ter no mínimo um ano ininterrupto de conferência; c. Os membros precisam ter no mínimo seis meses na conferência para ter direito a voto. - As CCAs não são contadas para efeito estatístico para criação,desdobramento, ativação, reativação ou desativação dos Conselhos.

CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS As atividades desenvolvidas pelas CCAs devem estar em conformidade com o Manual de orientação do CNB. Orientações básicas importantes: a.Atender apenas uma família carente; b.Que esta família não tenha problemas com drogas, prostituição ou outro problema sério de saúde, pois os membros são menores de idade; c.É proposto que visitem creches, lares, abrigos para idosos, etc. d.Atividades de formação humana, religiosa e vicentina.

CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS Formação nas CCAs a.Formação Humana: Leva a pessoa a desenvolver e descobrir suas potencialidades físicas, intelectuais, éticas e espirituais; Despertar a importância de ser útil à vida. Aprender a viver em comunidade de forma Solidária; Ter espírito cooperativo; Saber partilhar com os outros; Saber amar o próximo;

CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS Fazer entender que o ser humano é uma realidade viva, mutável, pulsante, complexa, forte, capaz de criar novos significados para a vida e para as relações com seu meio. Despertar a importância da unidade consigo mesmo e com as demais pessoas. É a transformação amorosa consigo mesmo e com os ouros; É um processo intenso de autoconhecimento e de conhecimento do outro.

CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS Pode-se enumerar alguns princípios básicos da formação humana: -Possibilitar o resgate de uma percepção mais apurada e humana em relação ao aqui - agora; -Proporcionar uma vivência de crescimento com responsabilidade e autonomia, dando empoderamento ao indivíduo no seu caminho; -Despertar a inquietação do buscador no processo de resgate do olhar sobre si mesmo;

CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS - Resgatar o sentimento de integridade (corpo-mente-espírito-natureza exterior) e possibilitar o entendimento desta unidade como motor principal de transformação dinâmica do mundo; -Resgatar a consciência da sabedoria orgânica; - A Formação humana engloba o ser por completo e a criança e o adolescente quando não se tem esta formação, desvia sua história por caminhos obscuros, superficiais, de medos e inseguranças. Caminhos estes, muitas vezes sem volta.

CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS b)Formação Religiosa - Tem o objetivo de formar na criança e no adolescente os mesmos sentimentos de Jesus Cristo. É preciso tocar-lhes o coração, levar a Boa Nova aos seus sentimentos. -Um aspecto importante: a valorização da vida. Nosso Deus é o Deus da Vida! - Entusiasmo pela construção do Reino; - Tomar atitudes de fraternidade e solidariedade, em lugares e situações onde a vida está sendo ameaçada.

CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS -Promover a pessoa em plenitude; - Os cristão devem cuidar da vida e crescerem como pessoas humanas que tenham consciência, amor, responsabilidade e senso de fé; - A vida humana é um estado de permanente e profunda atividade; - Vida em latim = vita significa: ação de existir, situação de estar vivo; - Assim a vida é um conjunto de propriedades, afazeres e qualidades que precisam estar à disposição de outras vidas para ajudar a construir um mundo mais digno e justo, onde prevaleça o amor.

CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS - Há barbaridades cruéis cometidas contra a vida dos Pobres; - A formação religiosa deve despertar que a vida deve ser promovida; - A promoção da vida dever ser a primeira vocação do vicentino; - A vida é o valor primeiro da pessoa; - A vida humana tem raiz na vida espiritual de Deus; - Valorizar a vida é valorizar os valores espirituais, é valorizar e preservar a ação do Espírito Santo no coração da humanidade e no mundo.

CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS c. Formação Vicentina: 1. São Vicente de Paulo: - Apóstolo do amor aos Pobres; - Pai dos Pobres, patrono de toda Obra de Caridade mundial; - Seu carisma: “tornar Deus conhecido aos Pobres, anunciar-lhes Jesus Cristo, dizer-lhes que o Reino de Deus está próximo e que esse Reino é dos Pobres. - P.S. Carisma significa dom, ou seja, graça e força divina conferida a uma pessoa, qualidades especiais de liderança.

CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS - O carisma de Vicente de Paulo era fundamentado na seguinte afirmativa: “Os Pobres são nossos mestres e senhores, porque Nosso Senhor Jesus Cristo está Neles e Eles em Nosso Senhor.” - Foi para os Pobres que Vicente de Paulo dedicou toda a sua vida, tornando- se um dos santos mais populares junto à devoção do povo e patrono de todos aqueles que procuram viver a virtude da Caridade para testemunharem o compromisso de sua fé.

CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS 2. Frederico Ozanam - As conferências vicentinas estão espalhadas por quase todo o mundo. Elas foram fundadas por Frederico Ozanam e seus amigos. - Ozanam é modelo de santidade porque soube fazer de sua vida uma entrega total ao serviço dos Pobres e em defesa da vida. - Diz João Paulo II: “Frederico Ozanam, apóstolo da caridade, esposo e pai de família exemplar, grande figura do laicato católico do século XIX, foi universitário que assumiu uma parte importante no movimento das ideias do eu tempo.”

CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS - Jovem estudante e temente a Deus; - Professor na Sorbone e em Lyon; - Marido e pai exemplar e apaixonado; - Prezava a verdade; - Acreditava na Providência Divina; - Amava os Pobres e lutava em favor deles; - Seguia os exemplos de Vicente de Paulo; - Amava seus amigos, a reunião da conferência era motivo de muita alegria porque amava estar com os amigos;

CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS - Homem de discernimento, ação e de oração; - Defendia a verdade e a dignidade; - Não tinha medo de defender a Igreja e o Evangelho e Jesus Cristo; - Amava todos os necessitados; - Desde sua juventude preocupava e ajudava os Pobres ; - Criou as conferências com 20 anos, com o intuito de ajudar os Pobres num espírito de serviço e partilha; - Foi inspirado pelo Espírito Santo e logo as conferências difundiram pela França e pela Europa, e depois pelo mundo.

CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS - O amor pelos miseráveis, por aqueles que ninguém ligava, estava no centro das preocupações de Ozanam; - Para ele a caridade e a justiça caminham juntas; - Partilhava dos bens espirituais e materiais com aqueles que estavam na miséria; - Homem laico, que viveu para a família, que amava a família e os amigos, que trabalhava, e que encontrava tempo para cuidar dos Pobres, para colocar o Evangelho em prática. E viveu amando Jesus na pessoa dos Pobres.

CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS - Vislumbrando o Futuro: As CCAs tem o objetivo de vislumbrar o futuro, ou seja capacitar crianças e jovens para no futuro estarem comprometidas com o serviço e a evangelização dos Pobres, buscando mudar as estruturas que os oprimem. Capacitá-los para que tenham um olhar diferente, mais aguçado e atento aos gritos dos Pobres. Um novo olhar de caridade, um novo olhar de piedade e servidão para aqueles que não têm nem vez e nem voz na sociedade.

CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS - Um olhar de misericórdia e de compaixão; - A aproximação da pobreza e dos Pobres é a aproximação da cruz de Jesus Cristo; - A paixão de Cristo na cruz é atualizada no sofrimento daqueles que padecem a mesma dor, humilhação e do desprezo configurada na vida dos Pobres; - A aproximação dos Pobres nos leva aos pés da cruz de Cristo; - Os mesmos sofrimentos num olhar diferente, que passa do Cristo na Cruz e nos Pobres pregados na miséria humana.

CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS - Dizia Bailly, um dos fundadores da SSVP: “ Sentemo-nos na cadeira despedaçada que nos for oferecida, conversemos com os Pobres, ouvimos o que eles têm para nos dizer. (...) nós lhe daremos conselhos com conhecimento de causa. Conseguiremos que seus filhos vão à escola, que se evite a vadiagem, procurando-lhes ensino profissional”. - Já se preocupavam com a Mudança de Estruturas.

CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS Concluindo É preciso que a CCA seja essa escola que ensine os princípios fundamentais da SSVP, de acordo com seus fundadores; É preciso cativar as crianças e os adolescentes a exemplo de Ozanam e Vicente Paulo em relação as causas dos Pobres. É preciso fundar mais CCAs, as crianças e os adolescentes são o futuro da SSVP. E a SSVP pode ser a salvação do futuro de muitas crianças e adolescentes.

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax Prêmio Direitos Humanos 2004 Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! ECAFO - CNB