Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação, Layout e Exposição de Produto
Advertisements

Vera Maria Pereira História da Arte
Acústica Urbana 6º período UFAL / ARAPIRACA.
Metodologia de trabalho EVT
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO OS HIMALAYAS ACTIVOS E PASSIVOS Professor: Mestre Arqtº Avelino Oliveira Alunos: Álvaro/Alzira/Nuno/Matos/Pontes/Piedade/Raúl/Rebelo/Sequeira.
Relações Ambientais do Sistema de Turismo - SISTUR
Objectivos Objectivos Enquadramento legal Segurança no Projecto
Squash and Stretch Quando os objectos se movem, ou ficam rigidos ou se deformam; Timing Tempo apropriado para o desenrolar de uma acção; Anticipation.
Marca Empresa/Empreendimento
INTRODUÇÃO À ÓPTICA GEOMÉTRICA
Perspectivas Interdisciplinares sobre a Cidade
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Paisagismo - Horticultura
Composição e Projeto Gráfico
Informação Geográfica Informação sobre lugares da superfície terrestre; Conhecimento sobre onde está algo; Conhecimento sobre o que existe em determinada.
Anatielly Andréia Daniele
Introdução aos Princípios e elementos de design
Curso Desenhos: produção de imagens, diálogos poéticos e outras possibilidades.
Projeto IV Trabalho 1: Centro Clínico
Vista Aérea da Região.
Artes Gráficas.
Óptica Geométrica Samuel Saviski.
ANÁLISE DOS ELEMENTOS PICTÓRICOS DE UM PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO. IMPLANTAÇÃO.
Alterações climáticas
Texturas naturais Aquelas que resultam da intervenção natural do meio ambiente ou que caracterizam o aspecto exterior das formas e coisas existentes na.
ANÁLISE DOS ELEMENTOS PICTÓRICOS DE UM PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO. IMPLANTAÇÃO.
O Certificado LEED é fornecido pelo USGBC e visa certificar e/ou ratificar a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental das construções que adotam.
Exploração de recursos geológicos
LEITURA DE IMAGENS.
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS VI
A COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
A forma Tudo que observamos tem uma FORMA: uma mesa, uma cadeira, um barco, etc. São formas diferentes umas das outras. Há FORMAS NATURAIS criadas pela.
Casa de sonho Margarida Matos.
ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI.
Cerâmica para Fachada Ventilada
Módulo 4- Design Multimédia
TREINAMENTO – TODAS AS ÁREAS
TEXTURAS Textura Texturas naturais Texturas artificiais.
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS
ILUMINAÇÃO NOS EDIFÍCIOS
A IMPORTÂNCIA DA LUZ E O PROCESSO VISUAL
Acústica Urbana 6º período UFAL / ARAPIRACA.
O Urbanismo Culturalista
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Utilização eficiente de energia em edifícios
Tatiana Santana Yeganiantz Orientador: Evangelos Dimitrios Chistakou
Praças e etapas de projeto
“MALL” “5 DE JULHO” RUA PIEDONAL O AMBIENTE, OS MOBILIÁRIOS,
Prof.ª CAROLINA GUMIERI
FALANDO SOBRE ARTE Construção de um glossário ilustrado
Mini-estações projeto 3 | exercício 1 | qual seria o abrigo mínimo em se tratando de mini-estações de transporte coletivo? algo assim?ou assim?...
Recuperação da Paisagem 4º ano 2º semestre Thomas Panagopoulos Prof. Auxiliar.
Princípios da ótica geométrica
 É a formulação jurídica da política do solo, o equilíbrio entre o direito de propriedade imobiliária e o dever que, será respeitado sua função social.
ARTE GREGA A ESCULTURA A ARQUITECTURA A PINTURA.
PAISAGISMO I AULA 2.
Técnicas de Fotografia Prof. Lucas Alves
ETAPAS DE OBRA DE EDIFICAÇÃO
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Áreas verdes urbanas. Áreas verdes: espaço semeado de vegetação que constitui parte fundamental da área livre nas urbanizações. As áreas verdes formam.
INTRODUÇÃO À ÓPTICA GEOMÉTRICA
Disciplina Tecnologia dos Transportes Componentes das vias urbanas.
A FORMA. É a configuração exterior de um objecto ou de um corpo. Tudo o que nos rodeia tem forma. A luz modela as formas, produzindo efeitos visuais variados.
AGRUPAMENTO DE CELORICO DE BASTO DESIGN
Sobre a textura. A noção de textura relaciona-se com o contacto visual e táctil com o que nos rodeia. A textura é a pele de um corpo, de um qualquer corpo:
SUPERFÍCIE (Dicionário Aurélio): 1 - Extensão duma área limitada 2 - A parte externa dos corpos, face. 3 - Aparência, aspecto 4 -
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
“... O Progresso começa com a convicção de que... o que é Necessário... é Possível ! “ (Norman Cousins)
Planejamento e Projeto paisagístico
Educação Visual e Tecnológica Elementos Visuais da Forma
Transcrição da apresentação:

Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior e exterior. Constituem elementos de uso quotidiano e imediato.

Funciones do mobiliário urbano Delimitar. Separar ou conectar. Sinalar o identificar. Isolar. Apoiar o descanso e as funções fisiológicas. Iluminar. Apoiar a manutenção da limpeza. Informar e comunicar. Estabelecer adequadas relações de escala entre o homem e o espaço.

Classificação do mobiliário urbano Utilitária: hidrantes, bebedouros, tomadas de energia, bancos, caixas de correio, telefones. Comunicativos: itinerários de ónibus, rótulos de ruas, planos de cidades, sinais de trânsito, anúncios, carteis, sinalizações. Recreativos: suportes luminosos que brindam imagens ou cine. Sanitários: lixeiros, cinzeiros. Estéticos: esculturas, fontes, canteiros, cercados, rejas.

Utilitários

Bancos

Luminárias

Bebedouros

Comunicativos

Anuncios

Sinalética

Carteis

Sanitários

Cestos

Estéticos

Vasos

Esculturas e fontes

A escala urbana

A natureza, perfeita obra de arte.

Arte e desenho ambiental Inclui a obra artística, a gráfica e a sinalética. O desenho ambiental deve lograr novidade e surpresa. Estudar o efeito visual que se gera ou a capacidade da cena para atrair a atenção. As obras devem possuir valor artístico notável.

O homem de bronze caracteriza o espaço. Escala humana.

O médio natural como elemento escultórico.

Formas vegetais modeladas até converter-se em obras de arte

Reinterpretação do legado cultural de uma nação

Tipos de iluminação - iluminação ascendente. - iluminação descendente. - iluminação pontual. - iluminação de sendeiros. - outros tipos de iluminação (de lua, contraluz)

Iluminação descendente. Fundamentalmente para sítios de actividade nocturna. Para mitigar suavemente sombras duras produzidas por fortes escoras.

Iluminação ascendente. Produze efeitos espectaculares quando se aplica sobre grandes árvores. Ideal para cobrir grandes superfícies sem deslumbrar ao observador.

A Iluminação ascendente com projectores

Iluminação pontual

Iluminação de sendeiros. Esta técnica deve utilizar-se com subtileza e precaução pois seu efeito tende a acaparar a atenção do observador. Indicada também para a Iluminação de pequenas esculturas o prantas.

Outros efeitos luminosos. Simula uma noite cheia de estrelas.

Iluminação para jerarquizar acesos.

Luz de fonte Podem iluminar ao ritmo da música Luz flutuante Espécie de borbulha

Luz cascada Enfoca um sector. Também se localizam debaixo das cascadas.

Se incrementa a sensação de profundidade

Direccionalidade e movimento

Se destacam zonas de interesse dentro de um conjunto

Jerarquia do edifício

Se produze a reflexão do volume na água. A Iluminação consegue destacar os acesos da edificação.

Se destacam os elementos tipológicos do edifício

Jerarquia da escala urbana. O relógio, o edifício y o ornamento dialogam e compitem.

A luz destaca o entorno construído

Luzes flutuantes

A luz para ressaltar a forma arquitectónica

Atmosfera de serenidade. Transição do espaço.

Pavimentos Elementos de urbanização para revestir superfícies e lograr nelas firmeza, lisura, comodidade para o trânsito e permitir o aceso e uso dos espaços. A selecção do material depende do estilo do entorno construído, practicidade, custo, resistência ao desgaste, cor, textura, estética, entre outros factores.

Classificação dos pavimentos Rígidos. (betão, pedra natural, loiças, cerâmicas) Semi-rígidos. (peças ou elementos estendidos sobre uma base e unidos com argamassa) Betuminosos. (flexíveis e contínuos, estendidos em camadas sobre base) Amortecedores de impacto. (peças o materiais soltos)

Desenhos geométricos

Combinação de materiais e cores em uma composição original

Pavimento de roliços para sendeiros

Pavimento natural de troncos. Para sendeiros.

Loiças cerâmicas. Cor e textura.

Muito útil para cobrir grandes áreas.

Desenho e cor reforçam a direcção da circulação.

A forma do desenho suaviza a distancia e move a circulação.

Muito útil para cobrir grandes áreas. A mudança de cor evita a monotonia.

A diagonal que se produz faz perceber menor a distancia em circulações muito extensas.

Os pavimentos podem converter-se em elemento fundamental da composição.

O pavimento consegue integrar a circulação ao médio natural.

Superfície em movimento. Forma e cor.

Ideal para zonas de jogo de crianças. Combina-se com outros materiais para os sendeiros.

Os agregados soltos proporcionam sensações de repouso no ambiente.

Melhora o conforto ambiental