UNIDADE I: Introdução ao estudo da Educação Infantil. Profª. Ms Maria Celeste Rocha FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
I- Concepção de Educação
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
REUNIÃO COM O SETOR VILA PRUDENTE
DRE-IQ e Unidades de Educação Infantil
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
Essa é minha escola.
Prefeitura municipal de Imperatriz
Organização e Prática da Educação Infantil
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
Pacto do Ensino Médio e o REM
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
QUESTÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE PALESTRANTE:NILMA PAES BARRETO aLVES.
A INVENÇÃO DA INFÂNCIA E O PAPEL DA EDUCAÇÃO
Diretrizes da Educação Infantil MEC
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
O que é Educação? Calos Rodrigues Brandão
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Política Educacional Brasileira
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
3º GRUPO: CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Paralelo das principais Leis
Direito à educação infantil de qualidade é tema da SAM 2012
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
QUAIS OS DIREITOS DESSES SUJEITOS?
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÃO REFERÊNCIAS Nessa primeira etapa da nossa pesquisa, pôde-se constatar que o tema Energia a partir do estudo da exploração.
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
I DENTIDADE. O QUE DIZEM AS LEIS : Art O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de : IV - Educação infantil, em creche.
Revisita ao PPP.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA: Base Nacional Comum Curricular (BNC)
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. 1º REGIME DE COLABORAÇÃO/2016 EDUCAÇÃO INFANTIL Cons. Luziette Amarilha 18/3/2016.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: como fica a educação brasileira
Transcrição da apresentação:

UNIDADE I: Introdução ao estudo da Educação Infantil. Profª. Ms Maria Celeste Rocha FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 Para você, o que é Educação Infantil?  Qual a importância da Educação Infantil?  Como você caracteriza a relação da Educação Física com a Educação Infantil?  Qual a importância da Educação Física na Educação Infantil? QUESTÕES INICIAIS

 Educação Infantil: é reconhecida como primeira etapa da Educação Básica, e tem a finalidade de promover o desenvolvimento integral da criança de zero até seis anos de idade, em seu aspecto físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (Artigo 26 da LDB nº 9.394/96)  O que podemos dizer da especificidade da Educação Infantil? -Educação e cuidado -Creche e pré-escola -Sua relação com a escola  Educação Infantil – constante processo de transformação. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

 As concepções e representações da infância servem como parâmetros para o processo de educação das crianças pequenas e são influenciadas pelas mudanças que ocorrem na sociedade.  Simão (2007) argumenta que as modificações das formas de cuidar e educar as crianças ocorrem principalmente à medida que novas estruturas sociais, peculiares da sociedade moderna, como as formas de trabalho e de organização familiar, por exemplo, vão sendo modificadas.  Essas mudanças fizeram com que o cuidado e a educação das crianças pequenas deixassem de ser uma responsabilidade exclusiva das famílias ou grupos sociais restritos e passassem a ser compartilhados com outros setores públicos. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

 Assistencialismo x antecipação da escolarização;  Em busca de uma especificidade e identidade para a Educação Infantil;  Propostas pedagógicas para a educação da primeira infância: - [...] são para compensar algumas carências supostamente existentes nas crianças (concepção assistencialista); - Ou recrear as crianças para que, espontânea e naturalmente, aprendam pelo convívio social e lúdico com outras (concepção recreacionista), ambas apresentando o objetivo de guarda e proteção; - E, ainda, existe a de caráter antecipatório, que pretende preparar a criança para o Ensino Fundamental, com o objetivo instrucional (CERISARA, 2000). - Novas propostas que visam integrar cuidado e educação. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

 Na educação de crianças pequenas o desafio, nos dias de hoje, refere-se à estruturação de um fazer pedagógico que contemple tanto os cuidados necessários ao desenvolvimento da criança, quanto os conhecimentos a serem por ela apropriados.  Cerisara (2000) lembra que a Educação Infantil, enfrenta desde muito tempo o desafio de organizar um trabalho que não separe as atividades de cuidado, das atividades consideradas pedagógicas e, ao mesmo tempo, mostre a intencionalidade educativa delas.

 Alguns documentos atuais que apresentam orientações curriculares para a educação da criança pequena (BEAUCHAMP, PAGEL, NASCIMENTO, 2007; CURITIBA, 2009; AMARAL, CASAGRANDE, CHULEK, 2010) e as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009) destacam a necessidade de um trabalho pedagógico de diversas linguagens, dentre elas o movimento.

 Entende-se a prática bem-sucedida na educação da criança como “um conjunto de ações docentes no cuidado e educação de infâncias, estruturadas pelas dimensões: técnica (saberes e fazeres relacionados às características e necessidades da idade; ética e política (valorização da autonomia, do respeito ao bem comum e às singularidades em ações profissionais integradas para a garantia do exercício da criticidade e da cidadania) e estética (sensibilidade e criatividade na especificidade das tarefas docentes”

 Indicação de leitura: OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 3 ed. São Paulo: Cortez, p. 57 a 70 (Capítulo III)  Leitura complementar: ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara, p  Sistematizar por escrito comentários, impressões, dúvidas, esclarecimentos ENCAMINHAMENTOS PARA O PRÓXIMO ENCONTRO