REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE
REGÊNCIA.
ACESSÍVEL A ACOSTUMADO A/COM AFÁVEL COM/PARA COM AGRADÁVEL A ALHEIO A AMANTE DE ANÁLOGO A ANSIOSO DE /PARA COM APTO A/PARA ATENTO A/ CONTRA AVESSO A.
GRAMÁTICA AULA DE REFORÇO
Período Composto por subordinação
Regência É a relação sintática que se estabelece entre um termo regente ou subordinante (que exige outro) e o termo regido ou subordinado (termo.
Regência Verbal Quando falamos em regência verbal, estamos nos referindo ao fato de o verbo vir ou não seguido de preposição. Alguns verbos causam dificuldades,
Regência Verbal Há verbos, na língua portuguesa, que exigem a presença de outros termos na oração a que pertencem. Quando um verbo exige a presença de.
REGÊNCIA VERBAL Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos.
III - Crase Crase é: Fusão de uma preposição A com :
Regência Verbal Professora: Josi
Sintaxe de Regência Nominal.
Regência verbal.
Regência verbal Profª.:Fátima Liporage.
COMPLEMENTO NOMINAL.
Revisão – termos da oração
REGÊNCIA Fátima Liporage.
A leitura do mundo precede a leitura da palavra. Paulo Freire.
Gramática da Sapatilha
REGÊNCIA VERBAL Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos.
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Análise Sintática.
Professor Carlos Zambeli
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Prof. Francisco Platão Savioli
Sintaxe.
REGÊNCIA Regência nominal e Regência verbal.
Profª.: EDILAINE PEREIRA DE SOUSA
OS VERBOS E O PREDICADO.
Regência Verbal.
REGÊNCIA   A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: Regência nominal; Regência.
Transitividade Verbal
SUBCLASSE DOS VERBOS.
Profª Adriana Paula Chaves
Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
Termos essenciais da oração e predicação verbal
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO M ODALIDADE : A D ISTÂNCIA M ÓDULO : I D ISCIPLINA : P ORTUGUÊS C ARGA H ORÁRIA : 45 H I NÍCIO : /
Tipos de predicado Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito.
Sintaxe de Regência Profa. Joelma aragão.
Regência nominal e verbal
REGÊNCIA VERBAL, NOMINAL E CRASE
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
Definição. Principais casos de regência nominal.
Elementos da oração Funções sintácticas
PS 2 Verbo Preposição Análise sintática interna Regência verbal Crase.
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
REGÊNCIA Profª.: Synara Vilar.
Termos Integrantes da Oração
TIPOS DE SUJEITO De quem se fala!.
REGÊNCIA VERBAL Simone Cerullio.
GRUPOS CONSTITUINTES DA FRASE
Professora: SUZETE BEPPU
REGÊNCIA NOMINAL CRASE.
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Resumo Assuntos estudados
REGÊNCIA NOMINAL. REGÊNCIA NOMINAL Dá-se o nome de regência à relação em que uma palavra funciona como complemento de outra.
USOS DA VÍRGULA Redação – Prof.ª Sarah.
9º Ano LPO 2008/ sujeito sujeitoFundamentais predicado predicado Simples Composto Indeterminado Subentendido Inexistente Verbal Nominal Predicativo.
Regência nominal Nomes ou advérbios necessitam de complementação.. Dá-se o nome de complemento nominal.
Regência nominal Nomes ou advérbios necessitam de complementação.. Dá-se o nome de complemento nominal.
REGÊNCIA “É o mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou nome e os seus complementos.”
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL Cuida especialmente das relações de dependência em que se encontram os termos na oração ou as orações entre si no período composto.
A transitividade verbal é o processo por meio do qual a ação verbal se transmite a outros termos da oração, que atuam como seus complementos. Os verbos.
USOS ESPECIAIS DOS PRONOMES RELATIVOS PROFA. JOELMA ARAGÃO.
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Sintaxe de Regência Nominal.
Transcrição da apresentação:

REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL

A regência verbal ou nominal determina se os seus complementos são acompanhados por preposição. Os nomes pedem complemento nominal; e os verbos, objetos diretos ou indiretos. Exemplo: - Ela precisa de roupa. Quem precisa, precisa “de” alguma coisa. De roupas: Objeto indireto. - Ela tem necessidade de roupa. Quem tem necessidade, tem necessidade “de” alguma coisa. Necessidade de roupa: Objeto direto De roupa: complemento nominal. - Fiz uma referência a um escritor famoso. Quem faz referência faz referência “a” alguma coisa. A um escritor famoso: complemento nominal.

Na verdade, não existem regras Na verdade, não existem regras. Cada palavra exige um complemento e rege uma preposição. Muitas regências nós aprendemos tanto escutá-las, porém não significa que todas estejam corretas. “Prefiro mais cinema do que  teatro” Escutamos esta frase quase todos os dias. Preferir mais, não existe, pois ninguém prefere menos. É, portanto, uma redundância. Quem prefere prefere alguma coisa “a” outra. A frase ficaria correta desta forma: “Prefiro cinema a teatro”. O verbo preferir é transitivo direto e indireto e o objeto indireto deve vir com a preposição. “a”. “Prefiro isso do que aquilo.” Do que é uma regência popular e deve ser evitada em provas, redações e concursos. “Prefiro ir à praia a estudar.” (Preferir a + a praia: a + a: à – Crase).

Acessível a Acostumado a ou com Alheio a Alusão a Ansioso por Atenção a ou para Atento a ou em Benéfico a Compatível com Cuidadoso com Desacostumado a ou com Desatento a Desfavorável a Desrespeito a Estranho a Favorável a Fiel a Grato a Hábil em Habituado a Inacessível a Indeciso em Invasão de Junto a ou de Leal a Maior de Morador em Natural de Necessário a