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Transcrição da apresentação:

ARToolkit Equipe: David Emannuel – desc Phillip Cesar – pcas Rodrigo Siqueira – rss4 Yuri Pereira - ycssp

Roteiro O que é ARToolkit ? Características Aplicações Como funciona ? Desenvolvendo...

O que é ARToolkit ? É uma biblioteca de programação para o desenvolvimento de aplicações de realidade aumentada Utiliza técnicas de visão computacional para calcular precisamente a posição e orientação da câmera relativa a um marcador em tempo-real

Características Open Source C/C++ Suporte à OpenGL e VRML

Aplicações Nas figuras abaixo, objetos virtuais aparecem sobre cartões reais.

Aplicações Interação entre objetos: Colocando-se dois cartões próximos um do outro, na ordem correta, eles serão juntados.

Aplicações Interação usando propriedades dos marcadores. Quando ele é pressionado, aciona-se o scroll.

Aplicações Sobreposição de informações

Como funciona ? PASSO 1: A imagem real de vídeo é transformada em imagem binária. Imagem Real (Input Video) Imagem Binária Capturada

Como funciona ? PASSO 2: A imagem é delimitada em regiões quadráticas. Essas regiões são chamadas de marcadores.Suas posições são calculadas em relação à câmera PASSO 3: Os símbolos contidos nos marcadores são mapeados como templates na memória.

Como Funciona ? PASSO 4: A posição dos marcadores é usada para alinhar os objetos 3D PASSO 5: Os objetos virtuais serão desenhados no video frame

Como funciona ?

Desenvolvendo... Library C++ Fraca documentação

Desenvolvendo... Java! jARToolKit Uma solução Java para o ARToolKit Familiaridade Boa documentação

Desenvolvendo... Pacote Core  Núcleo da lib  detectMarker() Pacote Util  Classes que encapsulam patterns Pacote VideoInput  Responsável pela “imageSource”  Responsável pelo Buffer

Desenvolvendo... Pacote videoInput.videoCapturing  Classes responsáveis pela captura de vídeo usando DirectX no windows

Questões 1. Dê 3 exemplos de aplicações do ARToolKit. 2. Explique o passo-a-passo do funcionamento do ARToolKit.