Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo

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Transcrição da apresentação:

Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Danças Folclóricas e Populares Profª Danúbia Aires

Definindo conceitos Afinal o que é dança? “ Apesar de parecer simples, o número de definições para a palavra “dança” é quase infinito. Isto mostra a complexidade e as divergências existentes nesta área.” (Neves, 1987)

“A dança em suas diversas manifestações, está de tal modo ligada à raça humana que só se extinguirá quando esta deixar de existir” (Faro, 1986)

Mas afinal o que é cultura? Cultura pode ser considerada como tudo que o homem, através da sua racionalidade, mais precisamente da inteligência, consegue executar. Dessa forma, todos os povos e sociedades possuem sua cultura por mais tradicional e arcaica que seja, pois todos os conhecimentos adquiridos são passados das gerações passadas para as futuras.

Cultura, segundo Jr. Ribeiro (1982) consiste num conjunto global de modos de fazer, ser, interagir e representar que, produzidos socialmente, envolvem simbolização e, por sua vez, definem o modo pelo qual a vida social se desenvolve.

A cultura é uma dimensão da realidade social, a dimensão não-material, uma dimensão totalizadora, pois engloba os vários aspectos da realidade do qual são construídas pelas ações dos próprios homens.

A Cultura Popular segundo Jr. Ribeiro (1982, p. 85). (...) se considerarmos cultura como sendo do povo isso nos, permite assinalar que ela não pertence simplesmente ao povo, mas que é produzida por ele, enquanto a noção de popular é suficientemente ambígua para levar a suposição de que representações, normas, atos encontrados entre as classes dominadas são isso facto do povo.

Mas a cultura também segue o caminho do erudito, que se origina na burguesia, mas que inclui também setores intelectuais da pequena burguesia, privilegia o momento da produção, entendida como criação individual.

Folclore é a Cultura do Popular, tornada normativa pela tradição Folclore é a Cultura do Popular, tornada normativa pela tradição. (CASCUDO, 1984).

Folclore A palavra Folclore provém do neologismo inglês folk-lore (saber do povo) cunhado por Williem John Thoms, em 1846, para denominar um campo de estudos até então identificado como "antiguidades populares" ou "literatura popular".

O estudo do folclore é fundamental para caracterizar a formação cultural de um povo e de seu passado, além de detectar a Cultura Popular vigente, pois o fato folclórico é influenciado por sua época. Portanto, pode-se dizer que o estudo do folclore, devidamente planejado, selecionado e bem trabalhado, contribui para a formação cultural e patriótica de um povo.

A cultura popular é produzida pela classe trabalhadora que, através desta cultura, representam seus interesses e objetivos, não no consumo mercantil, mas na utilidade prazerosa e produtiva dos objetos e elementos culturais que cria.

Megale (2000), afirma que, além de trazer os benefícios culturais, o folclore ajuda também a compreender os problemas da sociedade, por refletir os conhecimentos aceitos pelos antepassados e transmitidos à geração moderna, que é ao mesmo tempo fiel ao passado e alerta às solicitações do presente. Para esse autor, o folclore preserva e sedimenta o principal distintivo de cada povo.

O folclore é o retrato da cultura de um povo! Nesse sentido amplo de "saber do povo", a idéia de folclore designa muito simplesmente as formas de conhecimento expressas nas criações culturais dos diversos grupos de uma sociedade. Não apresenta autor conhecido, é obra do povo que a cria. As danças folclóricas e populares vão passando de geração à geração, valorizando e perpetuando a tradição de uma cultura.

Um pouco da história... Rudolf Laban (1990) conta que as danças folclóricas dos países europeus tem origem na idade média. Sendo provenientes dos bailes e danças campestres. O povo dançava a sua maneira, sendo o objetivo principal a diversão.

Danças Folclóricas Brasileiras Segundo PINTO (1983), os folcloristas classificam as danças brasileiras por suas origens: De inspiração ameríndia ( indígena americana), como a caboclinha, caipó, cateretê e caruru ou cururu; De inspiração européia ( espanhóis, holandeses, portugueses), como bumba-meu-boi, chegança, quadrilha, chula, fandango e frevo; De inspiração africana, como baião, batuque, coco, jongo, maxixe, samba, congada e lundu, maracatu.

A maioria das danças folclóricas, se constituem dos significados que então estavam diretamente ligados a vida das pessoas: - Religiosos ( místicos); - Guerreiros ( as guerras faziam parte da vida de praticamente todos os povos durante um grande período histórico); - A produtividade nas colheitas.

Felícitas (1988) destaca que o folclore brasileiro, é sem dúvida, o mais exuberante e o mais original do mundo inteiro, devido a grande variedade dos povos que trouxeram as tradições dos seus países de origem, que vieram aqui se caldear com os índios.

Referência CORTÊS, Gustavo, Pereira. Dança, Brasil!: festas e danças populares/ Gustavo Cortês, - Belo Horizonte: Editora Leitura, 2000.