Administração do Terceiro Setor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Advertisements

Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
ASPECTOS CIVIS NA GESTÃO DO TERCEIRO SETOR
Obs. Todas as questões servirão para debate do tema em sala de aula.
O que é Terceiro Setor? Organizações privadas, filantrópicas, cuja atuação é dirigida a finalidades coletivas ou públicas.Tem o aspecto ambiental e social.
LUANA CRISTIANE ILGENFRITZ
Saúde: bem público global e direito fundamental
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Sistemas de Accountability
Cooperativismo.
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
Auditoria no Terceiro Setor
O IMPERIALISMO Prof. Ms. Wladmir coelho
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
T. C. U Instituto Serzedello Corrêa Diálogo Público 2006 O Tribunal de Contas da União na Promoção da Cidadania e do Controle Social do Terceiro Setor.
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 10
CONCEITUAÇÃO GERAL EM SAÚDE PÚBLICA (Atribuições e Competências )
TIPOS DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL
AULA 05: ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA
Economia Solidária Brasil e Luxemburgo
C.LEO Raniere Pontes - ASSESSOR DE TREINAMENTO DM LEO LC – AL 2005/2006 Não é permitida a reprodução total ou parcial desse material sem a autorização.
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
O PAPEL DA SOCIEDADE CIVIL
AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: CONTRADIÇÕES DE UMA PRÁTICA Helena Maria Scherlowski Leal David - UERJ.
 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DO MTE
Aspectos jurídicos do terceiro setor no Brasil
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Cidadania e profissionalidade CP5 DR3
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL
As Políticas do Banco Mundial e as Reformas Educacionais
Curso de Formação de Agentes Culturais Políticas Culturais -Rafael José dos Santos – -Novembro de
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
O Capitalismo e a construção do espaço geográfico
Organizações Internacionais Mundiais
São o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
A contribuição da sociedade civil:  Inovação das propostas: ;  Acesso as populações mais vulneráveis;  Controle social;  Advocacy.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Sociedade Civil, Democracia e Desenvolvimento Hermílio Santos.
LEI 8142/90 Prof: Daniela de Souza
POLÍTICAS PÚBLICAS LES 129- Sociologia e Extensão
MISSÃO Propiciar o desenvolvimento de programas e projetos, com o olhar integral sobre o ambiente em suas dimensões sociais, econômicas e culturais, favorecendo.
Disciplina: Tópicos Avançados de Administração I Aula 2
Ana Carolina Vital da Costa
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
RESPONSABILIDADE SOCIAL (Tópicos II)
Colonização Africana Colonização Africana.
É o processo de focalizar os recursos e objetivos de uma organização sobre as necessidades e oportunidades do ambiente global – o planeta Terra é seu.
8 ADM-GERAL NOTURNO - FESVV. AMANDA MAYER DANILO ARAUJO MARILDA MATTOS PATRICK VASCONCELOS RACHEL BONIZIOLLI.
O que é globalização ?.
Profa Adriana Paz.  Conjunto de organizações da sociedade civil de direito privado e sem fins lucrativos que realizam atividades em prol do bem comum.
FMI Fundo Monetário Internacional
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO - XVI MÓDULO - XVI MÓDULO - XVI MÓDULO - XVI Avançar.
Salamon e Anheier (1992) revelam os pontos de convergência entre as várias terminologias e classificações encontradas internacionalmente: a) setor de caridade:
PROJETO COLMÉIA A Empresa Júnior no Terceiro Setor.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Serviço Social Disciplina: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk AS RELAÇÕES.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Organização Não Governamental “ONGS” Prof. Ms. Elcio Henrique dos Santos.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Instituto Estadual de Educação: espaços de participação democrática? Orientanda: Maria Cristina Martins Kamers Orientador: Prof. Dr. Celso João Carminati.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
Democratização da Gestão do SUAS e vínculo SUAS Presidente do COEGEMAS/MS Sérgio Wanderly Silva Secretário Assistência Social.
EDUCOMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL PROF. DR.CLAUDIA LAGO PROF. ME.LUCI FERRAZ DE MELLO 1º SEMESTRE/2015 ATENÇÃO: este material é tão somente.
SISTEMA FIEMA FIEMA, SESI, SENAI e IEL. Parceiro das indústrias do Maranhão na busca pela competitividade, tanto no mercado nacional quanto internacional.
Transcrição da apresentação:

Administração do Terceiro Setor Origem do termo tradução do termo em inglês (third sector) é usado com outras expressões: “organizações sem fins lucrativos” (nonprofit organizations) ou “setor voluntário” (voluntary sector); o termo “filantropia” (philantropy) aparece com certa frequência, sendo um conceito mais moderno e humanista da antiga caridade religiosa; na Europa continental predomina a expressão “organizações não-governamentais” (NGOs, ONGs em português), cuja origem remonta ao sistema de representações da Organização das Nações Unidas; estimulados pela ONU, nas décadas de 1960 a 1970, cresceram na Europa Ocidental ONGs destinadas a promover projetos de desenvolvimento nos países de Terceiro Mundo; no Brasil e América Latina, também se utiliza a expressão “sociedade civil”, cujo conceito teve origem no século XVIII; atualmente, a expressão “organizações da sociedade civil” vem sendo utilizada como um conjunto de instituições que se distingue do Estado – embora promova direitos coletivos – e do mercado.

Entender origens e o desenvolvimento na Europa, na América do Norte e mesmo na América Latina, o s movimentos associativos tiveram origem nos séculos XVI e XVII, inicialmente com caráter religioso ou político; a partir dos anos 1800 surgem as associações patronais e os sindicatos de trabalhadores; nos anos 1970, sobretudo na América Latina, as organizações da sociedade civil surgiram com expressivo caráter político, atuando fortemente na redemocratização dos países, com ações voltadas para uma política social de desenvolvimento comunitário e para a execução de atividades de assistência e serviços nos campos de consumo, educação de base e saúde, entre outros; na década de 1980, a conjuntura latino-americana alterou-se significativamente, ocorrendo o crescimento da economia informal e aumentou o descrédito do Banco Mundial e das instituições internacionais quanto ao destino dado pelos órgãos governamentais aos recursos alocados em programas de desenvolvimento social;

ESTADO MERCADO TERCEIRO SETOR ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ENTIDADES EMPRESARIAIS TERCEIRO SETOR ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS

O Terceiro Setor no Brasil Entre Terceiro Setor e Estado: Fundações de apoio Sindicatos Organizações sociais Sistema “S”, SENAC, SENAI, SESI, etc Outras entidades privadas, sem fins lucrativos, estabelecidas pelo poder público Entre Terceiro Setor e o Mercado: Fundações de Empresas Projetos sociais operados diretamente por empresas Câmaras de comércio Entidades de benefício privado Sindicatos Cooperativas ESTADO MERCADO TERCEIRO SETOR Terceiro Setor: Associações culturais, educacionais assistenciais, esportivas, etc. Fundações privadas Movimentos sociais organizados ONGs

O Terceiro Setor no Brasil – Breve Histórico Século XVI – Irmandades da Misericórdia Século XVII – Associações Laicas e Religiosas Início do Século XX: - Instituições Filantrópicas - Sociedades de Auxílio Mútuo e Sindicatos Década de 1970 – ONGs Década de 1980 – Diversificação, visibilidade, institucionalização Década de 1990: - Privatização, terceirização e publicização - Conselho da Comunidade Solidária - Reforma do Marco Legal

Identidades do Terceiro Setor