Quebra-se a hegemonia da Igreja Católica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA DA IGREJA.
Advertisements

“Eu não faço parte do grupo”; “Eu não me encaixo”;
*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
 VOCAÇÃO- DA FELICIDADE Desafio contínuo Ser chamado...
O ser humano: Estudo apologético (FERREIRA&MYATT, págs )
Sagrado X Profano.
UM ENSAIO PELA REFORMA RELIGIOSA
HISTÓRIA DA IGREJA.
A PALAVRA DE DEUS NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA O Sínodo propõe avaliar os frutos da Dei Verbum (40 anos) Os resultados da renovação bíblica A difusão.
Prezado Irmão Este estudo, o qual denominamos “A Verdade Acima de Tudo”, é uma profunda e substanciosa abordagem sobre a Doutrina da trindade. Esta abordagem,
Conhecimento Verdade e validade Tipos de conhecimento
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
07: Introdução ao Credo Apostólico
Fatores que originaram a Reforma:
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
Contrarreforma Católica
A Reforma Religiosa do século XVI
GUIA BÁSICA PARA INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA O Espírito e a Interpretação Bíblica.
Professor Uelinton Jorge Dias
A REFORMA PROTESTANTE E A CONTRA REFORMA CATÓLICA
SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ
Aprender a analisar o significado das mensagens dos três anjos. Perceber a profunda ligação entre as três mensagens e o “Evangelho.
O que é conhecimento 2.1 O critério da verdade:
A prática da virtude Prof.ª Andréa Cristina Filosofia
Espiritualidade do Catequista
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
O estudo das Doutrinas Bíblicas
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
Há realmente leis da natureza? Como é que chegamos a conhecê-las?
Reforma protestante e contrarreforma católica
“A saudação do anjo: Alegre-te, cheia de graça. O Senhor está contigo
A Hermenêutica na Idade Média
Ecumenismo e confissões cristãs.
REFORMA PROTESTANTE As rupturas da cristandade que ocorreram no século XVI são genericamente chamadas de “Reforma protestante”. Eram denominados “protestantes”
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
Uma igreja viva para um Deus vivo
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT – CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA.
REFORMA RELIGIOSA O CRISTIANISMO, DIVIDIDO EM 3 GRANDES RAMOS – CATÓLICOS,ORTODOXOS E PROSTESTANTES-, É A RELIGIÃO QUE REÚNE , ATUALMENTE, O MAIOR NÚMERO.
5º DOMINGO DA PÁSCOA 18 DE MAIO DE 2014 Atos 6,1-7 Salmo 32 (33) 1 Pedro 2,4-9 Jo 14,6.
Fé&Cultura - 18/03/20031 CIÊNCIA E FÉ Prof. Dr. Pergentino Pivatto.
REFORMA Prof. Adriana Freitas.
Panorama histórico e divisão esquemática
PIBBG - Ministério de Educação Cristã -
PIBBG - Ministério de Educação Cristã -
Reformas religiosas Prof. Delzymar Dias.
As bases da ciência moderna
O mundo inteiro precisa ouvir?”
1 Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com Na História…
Power of Story VC Lesson Trainer Notes
O QUE IDENTIFICA UMA SEITA?
A nona das doze invocações de Maria como “Rainha” saúda a Mãe de Deus como “Rainha concebida sem pecado original”, em latim Regina Sine Labe Originali.
do Sagrado Coração de Jesus para a santificação do mundo.
movimento religioso de divisão do cristianismo ocorrido no século XVI
Reforma Protestante e Contra- Reforma CDM: 7° Ano Prof°. Pedro Tavares.
HISTÓRIA DA IGREJA.
Professor Romildo Tavares
A - Principais Conceitos 1 - A desesperadora necessidade das pessoas.  Cristo tinha compaixão pelas multidões (Mt 9:36).  Necessidades espirituais,
A NECESSIDADE ESPIRITUAL DOS JUDEUS
O CAMPO DA RELIGIÃO Prof. Helder Salvador. É só com a filosofia moderna que se começa tratar a religião, e com isto também a fé cristã, filosoficamente,
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
Introdução à Carta SUA APRESENTAÇÃO PESSOAL Primeira credencial: “Servo de Jesus Cristo”. (1.1). Servo, do grego “doulos” significa escravo. Pertencer.
Conteúdo de História – 7º ano A Reforma Protestante e a Contrarreforma Católica (p. 136 a 151) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Identificar as ações da Igreja.
Reforma e Contrarreforma E estados Absolutos. Reforma e Contrarreforma Difusão das ideias na Idade Moderna:  Humanismo  Racionalismo  Renascimento.
1.A Revelação divina 2.Os livros da Bíblia 3.A integridade da Bíblia 4.Livros inspirados e verdade da Bíblia 5.O cânone das Escrituras 6.Santidade e unidade.
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
Todos os que tem fé são povo de Deus A Igreja é em toda a parte povo de Deus, toda a comunidade dos crentes. Só a partir do século III notou-se a separação.
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Olá, a paz de Jesus! Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Transcrição da apresentação:

Quebra-se a hegemonia da Igreja Católica A Reforma Quebra-se a hegemonia da Igreja Católica

Causa imediata da Reforma: Venda de indulgências espirituais: Para construção da basílica de São Pedro Para financiar as cruzadas Causas mais profundas: O secularismo político da hierarquia da Igreja, desfigurava sua integridade espiritual; Povo mergulhado em devoções e grande pobreza; Clero – nada de religioso – mas socialmente e economicamente privilegiado; O espírito nacionalista dos alemães contra as ambições universais do papado romano (agora não havia um poder superior, internacional e espiritual, a que todos os estados respondessem.

Causa ou fator mais profundo: “O espírito anti-helênico com que Lutero procurou purificar o cristianismo e devolvê-lo à base bíblica de seus primórdios”. Tudo isso associado: Ao espírito de individualismo auto-determinante; O crescente ímpeto para a independência intelectual e espiritual; A fé no poder redentor de Deus revelado através de Cristo na Bíblia, e somente esta fé, proporcionou a Lutero a experiência da salvação; Somente Cristo poderia salvar os homens e somente a fé em Cristo poderia justificar o homem perante Deus (somente a graça – a fé – a escritura).

Tudo que não estava no Novo Testamento era questionado: Sacramentos, rituais e arte; As complexas estruturas organizacionais; A hierarquia sacerdotal e sua autoridade espiritual; A infalibilidade do Papa; O celibato do clero; A teologia racional própria dos escolásticos; A crença no purgatório; A transubstanciação eucarística; O tesouro de méritos dos Santos; A veneração popular da virgem Maria; A própria Santa Madre Igreja (tradição).

Autoridade para os protestantes: Somente: A fé A graça A escritura A fé do indivíduo na graça redentora de cristo – justificativa somente pela fé O crente responsável direto perante Deus estaria livre para sentir a graça divina A única fonte de autoridade teológica era o significado literal da Sagrada Escritura Visão objetiva da escritura

Importância da reforma para a modernidade Afirmação da consciência individual contra a estrutura organizacional e as determinações sobre a crença e os rituais estabelecidos pela Igreja; A autoridade religiosa residia unicamente em cada indivíduo cristão: Vejamos o que expressa Lutero: “A menos que esteja convencido pela Escritura e pela simples razão, eu não aceito a autoridade de papas e concílios, pois uns contradizem os outros; minha consciência está presa à Palavra de Deus. Não posso e não me retratarei por nada, pois ir contra a consciência não é correto nem seguro. Deus me ajude. Amém”.

A reforma significou: A afirmação decisiva de individualismo rebelde; A afirmação de consciência pessoal; A afirmação de julgamento crítico privado contra a autoridade monolítica da Igreja institucional.

Derrubando a autoridade teológica internacional, a reforma possibilitou: O Pluralismo religioso; O caminho para o ceticismo religioso; Completo rompimento na visão homogênea do mundo cristão; O sacerdócio de todos os crentes e a autoridade da consciência individual na interpretação da escritura, derrubava toda ortodoxia; Os reformadores limitavam a mente humana ao conhecimento deste mundo. Deus é o totalmente outro – diferente da criatura – por isso este mundo deveria ser apreendido segundo seus próprios processos materiais dinâmicos e distintos, desprovidos da referência direta a Deus e sua realidade transcendente (visão cada vez mais naturalista do cosmo); O homem é o sujeito da natureza (objeto).

A Reforma e a questão da “Verdade” Para os católicos: Verdade – revelação = escritura = tradição = teologia = doutrina Protestantes: A verdade está objetivamente na Palavra de Deus revelada e somente a fidelidade a essa verdade inalterável pode trazer a certeza teológica; O método: Necessidade de descobrir a verdade objetiva sem distorção – sem os preconceitos da tradição – com isso, apoiava o desenvolvimento da mentalidade científica crítica. Observação: Com o tempo, a própria palavra estaria sujeita a esse novo espírito crítico e o secularismo triunfaria. A verdade passou a ser cada vez mais uma verdade sentida pelo ego.

Conseqüência da reforma a nível político e social Não havia mais um poder superior internacional, espiritual, a que todos os estados respondem: A reforma passara o poder da igreja para o Estado, como o passara do sacerdote para o leigo; Secularização da sociedade e da política: Estabelecimento de igrejas identificadas por estado; Divisão de igreja e estado; Tolerância religiosa; Predomínio de sociedade secular; Trabalho como aquele que traz o reino à Terra.