Hardware e software Disciplina: Técnico de Multimédia

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Transcrição da apresentação:

Hardware e software Disciplina: Técnico de Multimédia Professora: Sofia Rodrigues Aluno: Rosa Sousa Ano/Turma: 10ªH

Noção de Hardware e software Hardware: O hardware é a parte que se pode ver do computador, ou seja, todos os componentes da estrutura física. Por exemplo: a tecla, o teclado e o rato fazem parte do computador. Software: São os programas que permitem realizar atividades específicas num computador. Por exemplo, os programas como Word, Excel, Power Point, os jogos, os sistemas operacionais, entre outros…

Tipos de periféricos Os periféricos de entrada transmitem a informação ao computador. Por exemplo: teclado, rato, webcam, scanner … Os periféricos de saída transmitem informação do computador para o utilizador. Por exemplo: monitor, impressora, colunas, placas de vídeo … Os periféricos mistos transmitem ou recebem informação do computador ou para o computador. Por exemplo: placa de rede, leitor cartão memória, monitor TouchScreen.

Conceitos: Monitor-ecrã: principal periférico de saída, exibe ao utilizador as principais informações do sistema. Teclado: periférico de entrada que permite ao utilizador inserir dados através de diversas teclas, inclusive combinações. Fig.2 – teclado Fig. 1 - monitor

Rato: Periférico de entrada que permite ao utilizador posicionar uma seta, através da interface gráfica dos aplicativos. Fonte de alimentação: São equipamentos responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica aos dispositivos dos computadores. Fig.3 - rato Fig.4 – fonte de alimentação

Tipos de memórias Memória ROM; Memória RAM; Memória Cache; Memória VRAM; …

Memória ROM: tipo de memória em que os dados não se perdem quando o computador é desligado. Memória RAM: memória de acesso aleatório onde são armazenados dados em tempo de processamento, isto é, enquanto o computador está ligado. Também é conhecida como Memória Mãe. É mantida por pulsos elétricos. Todo o conteúdo é apagado ao desligar se a máquina, por isso é chamado de volátil. FIG. 5 – Memória ROM Fig.6 Memória RAM

Memória VRAM: É mais rápida que a DRAM para operações de vídeo, permite a leitura e escrita simultânea. Memória Cache: Pequena quantidade de memoria localizada perto do processador. Tipo de memoria de acesso rápido, utilizada exclusivamente, para armazenamento de dados que provavelmente serão usados novamente. Fig.7- Memória VRAM Fig. 8– Memória Cache

Outros dispositivos de armazenamento Discos Rígidos: São discos com velocidade e capacidade de armazenamento e acesso às informações, muito superiores aos discos flexíveis. Cada vez mais haverá necessidade de espaço pois, atualmente, tudo está sendo digitalizado e introduzido no micro. Além de extensos arquivos, são transformados em bytes, mensagens de fax, fotos, imagens, projetos, vídeos, diagramas entre outros, ocupando grande quantidade no disco. CD-ROM: foi desenvolvido em 1985. É um disco compacto onde as informações só podem ser lidas, mas não gravadas pelo usuário, pois já é fabricado com um determinado conteúdo (são gravadas apenas pelo fabricante). Ele tem a tecnologia ótica dos CDS de música, mas possui um formato de trilha diferente, para armazenar dados.

DVD: O DVD ou disco digital versátil, surgiu após o CD-ROM, já que a tecnologia evolui a cada dia e busca aperfeiçoar os dispositivos e recursos para a utilização do microcomputador. Ele pode conter programas, ficheiros e permite ouvir músicas e rodar aplicações multimédia com melhor fidelidade de som e imagem, nestes discos com capacidade de sete a vinte e seis vezes maior que a dos CDS convencionais. Sua rotação é três vezes mais veloz que a do CD- ROM. Ocorre a primeira geração de DVD a chegar às lojas provocou um certo desapontamento, pois a tecnologia ainda não estava madura para utilização comercial. A segunda geração dispõe de mais recursos e já é possível executar CDs gravados pelo próprio usuário, os chamados CD-R, que não rodavam na primeira fase do DVD lançada anteriormente. Cada disco armazena 4,7 GB de cada lado e alguns aparelhos de DVD quando fabricados no formato de duas camadas e dois lados, o disco pode armazenar até 17 GB, permitindo a reprodução de até oito horas de filme. do videocassete.

Normas SCSI E EIDE/ATAPI Tecnologia SCSI: Sigla de Small Computer System Interface, é uma tecnologia que permite ao utilizador conectar uma larga gama de periféricos, tais como discos rígidos, unidades CD-ROM, impressoras e scanners. EIDE / ATAPI: O padrão ATA (Advanced Technology Attachment) é um interface standard que permite a ligação de periféricos de armazenamento nos computadores de tipo PC; Apesar da denominação oficial “ATA”, este padrão é mais conhecido ATA sob o termo comercial IDE (Integrated Drive Electronics ou Enhanced IDE (EIDE ou E-IDe). O padrão ATA foi criado originalmente para ligar discos rígidos, contudo uma extensão nomeada ATAPI (ATA Packet Interface) foi desenvolvida a fim de poder converter outros periféricos de armazenamento sobre uma conversão ATA.. CD-ROM, DVD-ROM, entre outros

Unidades de disquete, pendrives, flashcards e discos externos Disquetes: A disquete foi apresentada no ano de 1970. Era utilizada para carregar na memória o sistema Operativo. Tinha um diâmetro de 8” (20,3 cm). Tinha uma capacidade total cerca de 80KB. Aparecem muitos outros modelos com capacidades diferentes em que a mais vulgar é a de capacidade de 1.44 mb. Hoje em dia já se encontra em desuso. Pendrives: Apareceram no mercado em 2000 e revolucionaram a forma de transporte dos ficheiros por serem compactos e de ligação USB. A sua capacidade varia entre 64 MB A 64 GB. É uma das formas mais populares de transporte de dados da atualidade. Fig. 9- disquete Fig.10 – pen drive

Flashcards: Os Flashcards são rápidos, fáceis de criar e podes obter acesso de qualquer lugar. É a maneira perfeita para matar o tempo enquanto estás no autocarro ou para obter uma recapitulação rápida dos termos principais antes do exame. Se tens um smartphone, sempre terás acesso aos teus flashcards e serás capaz de testar-te a ti mesmo. Discos externos: são extremamente uteis para fazer o backup (cópia de segurança) de computadores e para mover dados entre computadores. Fig.11 – Disco externo

Motherboard A placa mãe é a parte do computador responsável por ligar e interligar todos os componentes do computador, ou seja, processador com memória RAM, disco rígido, placa gráfica, entre outros. Além de permitir o tráfego de informação, a placa também alimenta alguns periféricos com a energia elétrica que recebe da fonte do gabinete. Fig. 12- placa mãe

Processadores Família de processadores INTEL: As famílias de processadores Intel incluem as CPUs (unidades de processamento central) mais avançadas e flexíveis disponíveis atualmente.. Utilizar técnicas de fabricação de dispositivos 22nm líder do setor, a intel continua a embalar capacidades de processamento cada vez mais poderosas dentro de espaços menores do que nunca, fornecendo produtos integrados, móveis e desktop com desempenho máximo por watt numa ampla gama de aplicações. Fig.13 Fig.15 Fig.14

Arquitetura dos processadores (RISC/CISC) A CISC é usada em processadores Intel e AMD que suporta mais instruções. No entanto, com isso, mais lenta fica a execução delas. A RISC é usada em processadores PowerPC (da Apple, Motorola e IBM) e SPARC (SUN), suporta menos instruções, e com isso executa com mais rapidez o conjunto de instruções que são combinadas.

Fig.16

Unidade de controlo Unidade de Controle (UC), responsável por gerar todos os sinais que controlam as operações no exterior do CPU, e ainda por dar todas as instruções para o correto funcionamento interno do CPU; a apoiá-la/o terá a colaboração de uma outra estrutura/ator (o decodificador de instruções). A unidade de controle executa três ações básicas intrínsecas e pré-programadas pelo próprio fabricante do processador, são elas: busca, decodificação e execução. Assim sendo, todo processador, ao iniciar sua operação, realiza uma operação cíclica, tendo como base essas três ações. Dependendo do tipo de microprocessador, a unidade de controle pode se ser fixa ou programável. A unidade fixa é aquela unidade que já vem com todo o conjunto de instrução programado em uma PLA que é construída pelo fabricante ,dentro da UC.

Unidades de entrada e saída Unidades de Entrada: recebem dados para realizar uma tarefa. Incluem qualquer dispositivo que permita ao computador receber dados do meio externo. Exemplos: teclado, mouse, scanner, microfone, webcam, leitor de código de barras, etc. Unidades de Saída: permitem apresentar ao usuário o resultado do processamento dos dados ou programas. Exemplos: monitores, caixas de som, impressora, etc. Fig.18 Fig.17

Unidades E/S série e paralelo Unidades em série e paralelo : transmitem ou recebem informações de computador para computador. Exemplos: Monitor TouchScreen; Drives e Suportes; Leitor de cartão de memória; Placa de Rede

Webgrafia https://www.google.pt/search?q=monitor- ecra&biw=1280&bih=930&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAYQ_A UoAWoVChMIm4_8msKeyAIVyl0aCh1_7gU8#imgrc=_ http://pt.slideshare.net/fagnerlima91/introduo-informtica-mdulo-4- memrias-e-dispositivos-de-armazenamento?qid=8b51c331-ab4e-4eed- a8b4-b8527f8bd2dc&v=qf1&b=&from_search=5 http://pt.slideshare.net/pedrofrancisco10/cap-i2intro3?qid=2f5c7edc-5079- 47c9-95f1-584a5dcb70c0&v=qf1&b=&from_search=4 https://www.google.pt/search?q=monitor- ecra&biw=1280&bih=930&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAYQ_A UoAWoVChMIm4_8msKeyAIVyl0aCh1_7gU8#tbm=isch&q=MEMORIA+ RaM+do+computador&imgrc=Vw1dAzSbXF9jyM%3A https://www.google.pt/?gws_rd=ssl#q=Unidades+de+disquete%2C+pendri ves%2C+flashcards+e+discos+externos+slideshare http://www.activeinfo.com.br/curso_programacao/unidades_es.html http://pt.slideshare.net/erivansr/arquiteturas-cisc-e-risc http://www4.di.uminho.pt/~amp/textos/COA/node9.html