Conceitos Importantes nos Sistemas de Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

A importância e o poder da informação.
TEMA FUNDAMENTOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Objetivos do Capítulo Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco.
7130 – Adminstração de Sistemas de Informação
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
ADMINISTRAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Programa e Plano de Ensino
CONCEITO COMPONENTES DE UM SISTEMA SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Sistemas de Informação - Objetivos
Administração de Sistema de Informação Gerencial
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Tomada de Decisão e Sistemas de Informação
Sistemas de Informação (SI) nas Empresas
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Tecnologia da Informação
Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Wagner Soares de Lima
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
Tecnologia da informação Aula 1 – Introdução - Fundamentos dos componentes do Sistema de Informação. Profº Erich.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Por que estudar sistemas de informação?
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Princípios de Sistemas de Informação
Ética Social na Implementação dos Sistemas de Informação e Gestão
Tecnologia da informação Aula 1 - Fundamentos Profº Erich Turma 6-A Noturno.
Sistemas de Informação
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Sistemas de informação para processos produtivos
GRI - Gerência de Recursos Informacionais
GRI - Gerência de Recursos Informacionais
Introdução à Informática
Sistemas de Informação
Sistemas de Informação Gerencial
Prof. Michel Gonçalves da Silva
Tecnologia da informação Aula 2 – Estratégia competitiva
Disciplina: SIG Assunto: SIG Aula 1 Prof Ms Keilla Lopes
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
Gestão do Conhecimento e da Informação
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
Descrever as tendências principais na área de software.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Organizações Virtuais1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SOCIEDADE.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
AULA 02 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Sistemas de Informação Definição de Sistemas de Informação
I – As aplicações de Sistemas de Informação nas Organizações
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÂO
Roteiro de hoje Auto-apresentação Plano de Ensino FSI Capítulo 1
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Administração de Sistemas de Informação 7º Sem
Etec Philadelpho Gouvêa Netto Extensão José Felício Miziara
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Evolução Histórica Pré-História
Gerência de Sistemas de Informação Aula 1 – 1º Bimestre.
Objetivos do Capítulo Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel.
Conceitos sobre Sistemas de Informação
Sistema de Informações Qualidade e Armazenamento das Informações O impacto das mudanças e as Tendências em SIs Papéis Fundamentais de SI na Empresa.
Tipos de Sistema Simples Poucos componentes com relação entre os elementos descomplicada e direta Complexo Muitos elementos relacionados e interconectados.
Informação Nos últimos 30 anos do século XX, foram produzidas mais informações do que nos cinco mil anos anteriores. Nos últimos 30 anos do século XX,
Sistemas de Apoio Gerenciais Colaboração nas Empresas SPT SIG
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
Transcrição da apresentação:

Conceitos Importantes nos Sistemas de Informação

Importância dos Sistemas de Informação Sociedade global e informatizada de hoje Ambientes de negócios globalizado SI desempenham papel vital nas operações eficientes, administração eficaz e sucesso estratégico Principal área de administração das empresas Gerentes de hoje têm que ter uma compreensão do uso e administração dos SI

Sistemas de Informações Conceito de Sistemas Grupo de componentes inter-relacionados que operam rumo à consecução de uma meta comum mediante a aceitação de entradas e produção de saídas em um processo organizado. Sistemas de Informações Utiliza os recursos de pessoas, hardware, software, dados e redes para executar atividades de entrada, processamento, saída, armazenamento e controle que convertem dados em informação

Um Referencial para os Usuários Finais da Empresa

O que é um Sistema de Informação? Entrada de Recursos de Dados Processamento Saída de Produtos de Informação Controle do Desempenho do Sistema Armazenamento de Recursos de Dados

Componentes de um Sistema de Informação

Recursos de um Sistema de Informação

Recursos de Hardware: máquinas, equipamentos e mídia Recursos de um Sistema de Informação Recursos humanos: usuários finais e especialistas em SI (usuários finais: pessoa que usa a SI e gerentes) Recursos de Software: programas e procedimentos (procedimentos: manuais, folhetos explicativos, etc) Recursos de Hardware: máquinas, equipamentos e mídia Recursos de Dados: banco de dados e base de conhecimento (experiência anterior da empresa) Recursos de Rede: meios de comunicação e suportes e redes

Atividades dos Sistemas de Informação Entrada: dados - interface com o usuário Processamento: somar, comparar, separar, classificar, atualizar Saída: produtos de informação (monitor, som, impressão, gráficos) Armazenamento: guardar de maneira organizada para uso posterior Controle: desempenho e feedback (correção de procedimentos) autenticação, senha, criptografia, segurança

Teoria Geral dos Sistemas Conceito de sistemas: "Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função" Início dos estudos na década de 1920 pelo biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy.

Teoria Geral dos Sistemas OBJETIVOS PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO SAÍDAS ENTRADAS FEEDBACK (RETROALIMENTAÇÃO) Controle e Avaliação Elementos comuns aos sistemas:

O que é um Sistema? Ambiente Outros Sistemas Processos de Fabricação Entrada de Matérias-Primas Saída de Produtos Acabados Ambiente Outros Sistemas Controle pela Administração Sinais de Controle Feedback Fronteira do Sistema

Teoria Geral dos Sistemas Capacidade de Interação com ambiente: Abertos (seres vivos) Fechados (relógio) Capacidade de modificar suas características: Estáticos (sistema métrico) Dinâmicos (seres vivos) Homeostáticos (refrigerador)

Apoio às Operações e aos Processos Principais Papéis dos Sistemas de Informação Apoio às Estratégias para Vantagem Competitiva Apoio à Tomada de Decisão Empresarial Apoio às Operações e aos Processos

História do Papel dos Sistemas de Informação 1950-1960 1960-1970 1970-1980 1980-1990 1990-2000 ? Processamento de Dados Relatórios Administrativos Apoio à Decisão Estratégico e Usuário Final Comércio Eletrônico Processa- mento Eletrônico de Dados Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Apoio à Decisão Computação do Usuário Final Inf. Executiva Sistemas Espe- cialistas Inf. Estratégica Empresa e Comércio Eletrônicos Interconectados E-Business e E- Commerce

Tipos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Apoio às Apoio Operações Gerencial Sistemas de Sistemas Sistemas Sistemas de Sistemas de Sistemas de Processa- mento de Transações de Controle Colaborativos Informação Apoio à Informação Gerencial Decisão Executiva de Processos

Tipos de Sistemas de Informação Sistemas de Processamento de Transações: on-line ou em lote Sistemas de Controle de Processo: sensores e Processos industriais Sistemas colaborativos: e-mail, videoconferência Colaboração entre equipes e grupos de trabalho Sistemas de Informação Gerencial: informação Relatórios padronizados para os gerentes Sistemas de Apoio à Decisão: simulação Facilitam a tomada de decisão Sistemas de Informação Executiva: crítica em quadros de rápida visualização para a alta gerência

Sistemas Especialistas Outras Categorias de Sistemas de Informação Sistemas Especialistas Sistemas de Gerenciamento do Conhecimento Sistemas de Informação Estratégica

Outros Tipos de Sistemas de Informação Sistemas Especialistas: baseados no conhecimento. Fornecem conselho especializado Sistemas de Administração do Conhecimento: criação, organização e disseminação do conhecimento na empresa Sistemas de Informação Estratégica: fornecem perícias e serviços para vantagem estratégica Sistemas de Combinação Integrada: integração no mundo real de vários sistemas citados de forma interfuncional

O Processo de Desenvolvimento dos Sistemas de Informação

Envolvimento do Usuário Apoio da Administração Executiva Declaração Clara de Requisitos Planejamento Adequado Expectativas Realistas Cinco Razões Maiores para o Sucesso Cinco Razões Maiores para o Fracasso Falta de Contribuição do Usuário Requisitos e Especificações Incompletos Mudanças de Requisitos e Especificações Falta de Apoio Executivo Incompetência Tecnológica É importante que você perceba que a tecnologia da informação e os sistemas de informação podem ser mal administrados e mal aplicados de forma a criarem tanto o fracasso tecnológico como o empresarial. Portanto, a administração correta dos sistemas de informação é um desafio maior para os gerentes. Em resumo, a função dos sistemas de informação representa: Uma grande área funcional dos negócios que é tão importante para o sucesso empresarial como as funções de contabilidade, finanças, administração de operações, marketing e administração de recursos humanos. Uma contribuição importante para a eficiência operacional, produtividade e moral dos funcionários e atendimento e satisfação do cliente. Uma fonte principal de informação e apoio necessária para promover a decisão eficaz dos gerentes. Um ingrediente importante no desenvolvimento de produtos e serviços competitivos que conferem à uma organização uma vantagem estratégica no mercado global. Uma parte importante dos recursos de um empreendimento e seu custo de realização de negócios, representando por isso um desafio maior à administração de recursos. Uma oportunidade vital, dinâmica e desafiadora de carreira para milhões de homens e mulheres. 14 15 10 10 10 © 2001 Editora Saraiva

Recursos de SI: Produtos: Recursos de Hardware Recursos de Software Recursos Humanos Recursos de Dados Recurso de Redes Produtos: Relatórios em papel Telas Visuais Documentos Multimídia Mensagens Eletrônicas Imagens Gráficas Respostas Sonoras

Os sistemas de Informação desempenham três papéis vitais nas empresas Os sistemas de Informação desempenham três papéis vitais nas empresas. Eles apoiam: Os processos e operações empresariais, a tomada de decisão empresarial; e a vantagem competitiva estratégica As principais categorias de aplicação dos sistemas de informação incluem: Sistemas de Apoio às Operações; e Sistemas de Apoio Gerencial

Referências Bibliográficas O’BRIEN, James A. Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2004. STAIR, M. Ralph & REYNOLDS, George W. Princípios de Sistemas de Informação. 9 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011. LAUNDON, Kenneth C. & LAUNDON, Jane P. Sistemas de Informações Gerenciais. 7 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.