PRÉ-MOLDADOS DE CONCRETO

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Transcrição da apresentação:

PRÉ-MOLDADOS DE CONCRETO UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA UNESP - Campus de Bauru/SP FACULDADE DE ENGENHARIA Departamento de Engenharia Civil 2159 - ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS DE CONCRETO NOTAS DE AULA PRÉ-MOLDADOS DE CONCRETO Prof. Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS Jan/2016

LIVRO FONTE: EL DEBS, MOUNIR K. Concreto pré-moldado – Fundamentos e aplicações. São Carlos, EESC-USP, 2000, 441p.

11. PONTES As pontes, assim como as galerias, canais de drenagem, muros de arrimo e reservatórios de água, são construções que fazem parte da infraestrutura urbana e de estradas, com características distintas das edificações.

A construção se resume praticamente à estrutura; 11. PONTES As pontes apresentam as seguintes caracte-rísticas favoráveis à aplicação do concreto pré-moldado: A construção se resume praticamente à estrutura; Há condições mais favoráveis de se empregar uma padronização para essas obras; Em geral, são obras que têm uma aplicação em grande escala.

11. PONTES http://www.protensul.com.br/index.php?cmd=produtos&id=7

11. PONTES http://www.markaweb.com.br/obras/pontes-e-passarelas/viaduto-pre-fabricado-limeira-sp/

11. PONTES http://www.atrativaengenharia.com.br/NOVO/Sistema/viewfotos.php?codg=44

11. PONTES http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=14&cid=75347

11. PONTES http://www.atrativaengenharia.com.br/NOVO/Sistema/viewfotos.php?codg=68

11. PONTES http://www.atrativaengenharia.com.br/NOVO/Sistema/viewfotos.php?codg=68

11. PONTES http://midianews.com.br/conteudo.php?sid=14&cid=191341

11. PONTES (construída no local) http://www.atrativaengenharia.com.br/NOVO/Sistema/viewfotos.php?codg=67

11. PONTES (construída no local) http://www.atrativaengenharia.com.br/NOVO/Sistema/viewfotos.php?codg=67

11. PONTES http://www.atrativaengenharia.com.br/NOVO/Sistema/viewfotos.php?codg=53

11. PONTES Como a construção toda praticamente se resume à estrutura, não ocorre nesses tipos de obras interação da estrutura com a outras partes da construção, como nas edificações. No caso das pontes, em geral, há condições de acesso de equipamentos de montagem. Destaca-se também o fato do cimbramento ser, em geral, oneroso nas pontes, seja pela presença de lâmina de água, seja pela grande altura da estrutura principal em relação ao nível do solo.

11. PONTES http://www.atrativaengenharia.com.br/NOVO/Sistema/viewfotos.php?codg=70

11.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS A aplicação do concreto pré-moldado nas pontes concentra-se na superestrutura, na qual podem ser empregadas duas formas básicas de divisão em elementos pré-moldados: Com elementos dispostos na direção do eixo da ponte; Com elementos dispostos na direção transversal ao eixo da ponte.

11.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS No caso de elementos dispostos na direção do eixo da ponte, em geral os elementos pré-moldados cobrem o vão ou os vãos da ponte. Geralmente o sistema estrutural é de viga simplesmente apoiada, com um ou mais vãos. Vãos da ordem de até 50 m podem ser vencidos. Essa forma de pré-moldagem é disparada-mente a mais empregada em número de obras.

11.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

11.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS No caso de elementos dispostos na direção transversal ao eixo da ponte, pode ser feita uma divisão em três variantes: Balanços sucessivos com aduelas pré-moldadas; Apoiando as aduelas pré-moldadas em estruturas provisórias, em geral metálicas fixadas nos apoios da ponte; Por meio de deslocamentos progressivos.

11.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS Balanços sucessivos com aduelas pré-moldadas http://infraestruturaurbana.pini.com.br/solucoes-tecnicas/20/artigo271660-4.aspx

11.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS Balanços sucessivos com aduelas pré-moldadas http://infraestruturaurbana.pini.com.br/solucoes-tecnicas/20/artigo271660-5.aspx

11.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS Balanços sucessivos com aduelas pré-moldadas http://infraestruturaurbana.pini.com.br/solucoes-tecnicas/20/artigo271660-4.aspx

11.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

11.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS Balanços sucessivos com aduelas pré-moldadas É aplicada para vãos relativamente grandes, com o esquema de viga ou pórtico, ou, para vãos maiores, com emprego de cabos formando esquema de viga estaiada.

11.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS b) Apoiando as aduelas pré-moldadas em estruturas provisórias, em geral metálicas fixadas nos apoios da ponte É empregada para vãos menores que os da variante anterior, em geral menores que os 50 m da primeira variante. A aplicação é relativamente limitada.

11.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS c) Por meio de deslocamentos progressivos Corresponde a moldar a ponte, em segmentos, em uma das margens do obstáculo e empurrar, após atingida a resistência, para a posição definitiva, progressivamente.

11.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS As aduelas pré-moldadas são empregadas para grandes vãos e têm características próprias, sendo limitadas à construção pesada. O texto aqui apresentado está direcionado às pontes de vãos pequenos (< 30 m) e médios. Até 30 m as peças podem ser produzidas em fábricas e transportadas para o local de implantação da obra, em situações conside-radas normais.

11.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS As pontes de vãos médios correspondem à situação entre esse limite e os vãos cobertos com os balanços sucessivos, que estaria na casa dos 60 m. As pontes de pequenos vãos respondem por 90 % das pontes existentes nos Estados Unidos, sendo que dois terços situam-se abaixo dos 18 m.

11.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS No caso de vãos pequenos pode-se verificar a possibilidade de alternativa da galeria pré-moldada. Em geral, os elementos pré-moldados são feitos em Concreto Protendido (CP). O emprego de Concreto Armado (CA) se limita a vãos pequenos. Podem ser aplicados o concreto leve e de alta resistência.

11.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS Para a análise estrutural das pontes formadas por elementos pré-moldados pode-se recorrer a processos de análise de placa ortotrópica ou de grelha, ou os processos numéricos, me-diante programas de computador, empre-gando os métodos de grelha, dos elementos finitos e das faixas finitas.

11.2.1 TIPOS DE ELEMENTOS E ARRANJOS NA SEÇÃO TRANSVERSAL 11.2 SUPERESTRUTURA 11.2.1 TIPOS DE ELEMENTOS E ARRANJOS NA SEÇÃO TRANSVERSAL As alternativas construtivas existentes corres-pondem basicamente aos tipos de seções transversais dos elementos e na forma de ligações transversais entre eles.

11.2.1 TIPOS DE ELEMENTOS E ARRANJOS NA SEÇÃO TRANSVERSAL a) Tipo painel – estes tipos de elementos são empregados para vãos pequenos. As variantes são painéis maciços, painéis alveolares e painéis tipo pré-laje. Conforme o PCI, os dois primeiros casos com vãos de até 9,1 m para seção maciça e de 7,6 a 15,2 m para seção alveolar, sem capa de concreto moldado no local. Na pré-laje é prevista uma concretagem no local, para ampliação da seção resistente.

11.2.1 TIPOS DE ELEMENTOS E ARRANJOS NA SEÇÃO TRANSVERSAL

11.2.1 TIPOS DE ELEMENTOS E ARRANJOS NA SEÇÃO TRANSVERSAL b) Seção caixão – apresenta elevados valores de rendimento mecânico e elevada rigidez à torção, que é interessante para melhorar a distribuição transversal dos esforços. Esta solução não favorece a racionalização da execução. O vazamento é feito com fôrmas perdidas ou por procedimento com fôrma recuperável, com significativos trabalhos adicionais, com duas etapas de concretagem. Os vãos atingem até 30 m.

11.2.1 TIPOS DE ELEMENTOS E ARRANJOS NA SEÇÃO TRANSVERSAL

11.2.1 TIPOS DE ELEMENTOS E ARRANJOS NA SEÇÃO TRANSVERSAL c) Seção T e suas variações – apresentam certas facilidades para a execução do elemento pré-moldado, mas pelo fato de o centróide da seção ficar próximo ao topo, apresentam inconvenientes para a situação em vazio no caso de Concreto Protendido. Em razão disso, o peso dos elementos fica relativamente alto.

11.2.1 TIPOS DE ELEMENTOS E ARRANJOS NA SEÇÃO TRANSVERSAL

11.2.1 TIPOS DE ELEMENTOS E ARRANJOS NA SEÇÃO TRANSVERSAL c) Seção T e suas variações Essas seções são padronizadas pelo PCI com vãos indicados entre 7,6 a 16,8 m para seções múltiplos T, de 6,1 a 18,3 m para seção TT e de 12,2 a 24,4 m para seção T. Em geral os elementos são colocados justapostos.

11.2.1 TIPOS DE ELEMENTOS E ARRANJOS NA SEÇÃO TRANSVERSAL d) Seção I e similares – a seção I, por possuir mesa superior e inferior, apresenta um bom rendimento mecânico, sendo bastante empregada, com faixa bastante grande de vãos. Há variações quanto às larguras das mesas superior e inferior. Os elementos podem ser colocados justa-postos, ou com espaçamento.

11.2.1 TIPOS DE ELEMENTOS E ARRANJOS NA SEÇÃO TRANSVERSAL

11.2.1 TIPOS DE ELEMENTOS E ARRANJOS NA SEÇÃO TRANSVERSAL e) Seção T invertido – este tipo de seção não apresenta as mesmas facilidades para a execução da seção T normal, em relação à desmoldagem, mas apresenta facilidades para realizar a ligação transversal entre os elementos, de forma a resultar uma eficiente distribuição transversal de esforços. Pode ser empregado para uma faixa grande de vãos, atingindo até 40 m na Inglaterra.

11.2.1 TIPOS DE ELEMENTOS E ARRANJOS NA SEÇÃO TRANSVERSAL

11.2.1 TIPOS DE ELEMENTOS E ARRANJOS NA SEÇÃO TRANSVERSAL f) Seção trapezoidal – a seção trapezoidal e a seção U podem ser vistas como variações da seção T invertido. Desde que adequadamente projetadas, essas seções têm a vantagem, quanto à execução, de poderem ser desmoldadas sem desmontar a fôrma. A concretagem do tabuleiro acrescenta grande rigidez à torção, o que promove uma boa distribuição transversal de esforços.

11.2.1 TIPOS DE ELEMENTOS E ARRANJOS NA SEÇÃO TRANSVERSAL

11.2.2 PARTICULARIDADES RELATIVAS À DIREÇÃO TRANSVERSAL As ligações entre os elementos dispostos na direção do eixo longitudinal da ponte devem ser feitos de forma a impedir, no mínimo, os deslocamentos verticais relativos. Pode ser por meio de capa de concreto moldado no local (laje), ou, quando não houver capa, com chaves de cisalhamento ou conectores metálicos, que são pouco efetivos na distribuição dos esforços transversais.

11.2.2 PARTICULARIDADES RELATIVAS À DIREÇÃO TRANSVERSAL As formas de melhorar a distribuição dos esforços transversais são: a) com protensão transversal; b) com ligação transversal pela mesa inferior, além da ligação pela mesa superior; c) com vigas transversinas (em geral protendidos). Em geral as vigas transversinas podem ser empregadas na maior parte das seções.

11.2.2 PARTICULARIDADES RELATIVAS À DIREÇÃO TRANSVERSAL

11.2.2 PARTICULARIDADES RELATIVAS À DIREÇÃO TRANSVERSAL A melhor distribuição de esforços transversais resulta elementos com menor solicitação devido à carga móvel, mas por outro lado podem envolver serviços em campo, de modo que devem ser ponderados. Para a laje do tabuleiro podem ser empre-gados elementos pré-moldados dispostos sobre as vigas principais.

11.2.2 PARTICULARIDADES RELATIVAS À DIREÇÃO TRANSVERSAL

11.2.2 PARTICULARIDADES RELATIVAS À DIREÇÃO TRANSVERSAL

11.2.3 PARTICULARIDADES RELATIVAS À DIREÇÃO LONGITUDINAL A variação da seção transversal não é, via de regra, empregada nos elementos pré-moldados em fábricas. Nos pré-fabricados de canteiro pode ser feita variações da largura da viga, junto aos apoios. Normalmente, as ligações nas extremidades dos elementos têm sido feitas simplesmente apoiando os elementos em travessas ou muros, sobre aparelhos de apoio de elastômero, resultando em juntas no tabuleiro.

11.2.3 PARTICULARIDADES RELATIVAS À DIREÇÃO LONGITUDINAL http://www.protensul.com.br/index.php?cmd=produtos&id=7

11.2.3 PARTICULARIDADES RELATIVAS À DIREÇÃO LONGITUDINAL Embora muito empregada, a manutenção passa a ser um problema, e tem-se procurado projetar as pontes sem juntas (pontes integrais). No caso de pontes de grande comprimento, as formas de realizar as ligações sem juntas (ou menor número de juntas) são: a) continuidade parcial, apenas pela laje do tabuleiro; b) continuidade estrutural para momentos fletores.

11.2.3 PARTICULARIDADES RELATIVAS À DIREÇÃO LONGITUDINAL

11.2.3 PARTICULARIDADES RELATIVAS À DIREÇÃO LONGITUDINAL

11.2.3 PARTICULARIDADES RELATIVAS À DIREÇÃO LONGITUDINAL

11.3 INFRA-ESTRUTURA O emprego da pré-moldagem na infraestrutura das pontes é mais restrito do que na superestrutura. Além dos encontros, o concreto pré-moldado pode ser empregado em travessa e em pilares.

11.3 INFRA-ESTRUTURA

11.4 TÓPICOS ADINCIONAIS SOBRE O ASSUNTO 11.4.1 PONTES ESCONSAS E PONTES CURVAS 11.4.2 PONTES NÃO-RODOVIÁRIAS 11.4.3 ELEMENTOS DE COMPRIMENTO MENOR QUE O VÃO 11.4.4 OUTRAS FORMAS EMPREGADAS