O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA

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Transcrição da apresentação:

O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA

BIBLIOGRAFIA 1.COSTA, Cristina. Sociologia: uma introdução à sociedade. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2005. 2. ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociológico. Brasilia, UNB, 1980. 3. QUINTANERO, Tania. Um toque de classicos. 2. ed. Belo-Horizonte: UFMG, 2004. 4. CASTRO, Ana Maria; DIAS, Edmundo. Introdução ao pensamento sociológico. 9. ed. Rio de Janeiro: Eldorado,1987.

O que é Sociologia? A Sociologia procura emancipar o entendimento humano sobre a sociedade desvencilhando-se do senso comum. Possui discursos e métodos científicos próprios.

Segundo Otavio Ianni: “ A sociologia nasce e desenvolve-se com o Mundo Moderno. Reflete suas principais épocas e transformações. (...) A Sociologia não nasce no-nada. Surge em um dado momento da história do mundo moderno. Mais precisamente, em meados do séc. XIX, quando ele já está em franco desenvolvimento, realizando-se. (...) Os personagens mais característicos estão ganhando seus perfis e movimentos:grupos, classes, movimentos sociais e partidos políticos; burgueses, operários, camponeses, intelectuais, artistas e políticos; mercado, mercadoria, capital, tecnologia, força de trabalho, lucro, acumulação de capital e mais-valia; sociedade, estado e nação; divisão internacional do trabalho e colonialismo; revolução e contra-revolução. (...) É possível dizer que a Sociologia é uma espécie de fruto muito peculiar desse Mundo. No que ela tem de original e criativa, bem como de insólita e estranha, em todas as suas principais características como forma de pensamento”

Mudança na Estrutura Econômica Mudança na Estrutura Política As Revoluções do século XVIII Mudança na Estrutura Econômica 1750 Revolução Industrial Mudança na Estrutura Política Revolução Francesa 1789

Revolução Industrial a produção agrícola destinada ao abastecimento de matérias primas Desagregação da sociedade feudal consolidação da sociedade capitalista, com mudanças na ordem tecnológica, econômica e social, com um novo modo de produção e novas relações de produção fluxo migratório para as cidades industriais, expulsão dos camponeses, Inchaço urbano,miséria,mendicância,prostituição, alcoolismo, promiscuidade, epidemias,

Revolução Industrial Conseqüências: o aparecimento de uma nova camada social, o operariado, a consciência de classe, Conseqüências: a formação de associações e sindicatos, o enriquecimento da burguesia.

novas relações de poder REVOLUÇÃO FRANCESA novas relações de poder democracia Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza Estabeleceu as bases de uma sociedade burguesa e capitalista liberdade, igualdade, fraternidade. cidadania, poder político à burguesia, Destruição dos fundamentos da sociedade feudal.

Utilizar o método das ciências naturais Consequências das revoluções do Século XVIII Desordens sociais Crise Sociais POSITIVISMO Os fenômenos sociais podem ser classificados e medidos

Podemos dizer então que a Sociologia é “filha” da Modernidade, conseqüência das profundas transformações na Europa do século XIX com as chamadas Revoluções Burguesas. Modernidade: conjunto de experiências históricas ambíguas e conflituosas que marcaram a sociedade européia em meados do século XIX até a atualidade. Um período de profundas transformações sociais, econômicas e políticas.

1 aspectos importantes para a sociedade moderna: 1) Desenvolvimento da sociedade burguesa e consolidação de sua hegemonia e valores. Criação do Estado Burguês. Com isso surge uma nova configuração social e o sistema societal feudal entre em colapso. 2) Consolidação do capitalismo como modo de produção e declínio do feudalismo

Revoluções Burguesas

A critério didático podemos dividir o período das revoluções burguesas em três aspectos: econômico, cultural-científico e político.

1) Econômico Corresponde ao longo processo de superação da economia agrária feudal (assentada sobre a servidão) que desencadeou a chamada Revolução Industrial. Com o desenvolvimento do mercantilismo e a acumulação primitiva de capitais o modo de produção feudal entra em colapso observa-se a expropriação dos terrenos comunais da propriedade feudal (política dos cercamentos) e destruição da agricultura familiar, transformando-se em propriedade privada moderna.

Como conseqüências a Revolução Industrial trouxe: O fim do produtor independente Êxodo rural e explosão demográfica urbana Processo de proletarização Miséria (doenças, prostituição, suicídios, alcoolismo, violências, etc.) Primeiras manifestações operárias (ludismo, cartismo) Criava-se uma sociedade altamente competitiva e individualista

2) Cultural-Científico Correspondente ao chamado Iluminismo (França) fruto de um longo processo de separação das concepções teológicas da Igreja Católica (autoridade política da época). Com as transformações do renascimento comercial e urbano surgem intensas transformações culturais e na forma de conhecer do homem (marco inicial com o Renascentismo)

Instala-se um movimento anti-clerical opondo-se diametralmente ao teocentrismo. O antropocentrismo inaugura um novo tipo de pensamento voltado para o homem como chave explicativa do mundo. O conhecimento deixa de ser objeto de revelação divina para ser interpretado pela razão (Ciência).

O racionalismo baseava-se no uso exclusivo da razão e no empirismo O racionalismo baseava-se no uso exclusivo da razão e no empirismo. O Iluminismo buscava transformar não só as formas de conhecimento, mas a própria sociedade, implantando os valores do Liberalismo político e econômico

Conseqüências do IIumismo Derrocada do Teocentrismo como forma explicativa do mundo Consolidação do Liberalismo Notório desenvolvimento das Ciências Naturais e Humanas

3) Política correspondente a Revolução Francesa que com os ideais iluministas (liberdade, igualdade e fraternidade) questionaram a monarquia absolutista. Foi um movimento que contou com forte apoio popular, mas de forte caráter burguês.

Suas consequências principais foram: Queda do Estado monárquico e origem do Estado Moderno Burguês (executivo, legislativo e judiciário). Criação do Estado Laico e fim do predomínio político da autoridade da Igreja Católica. Burguesia toma o Estado e assume papel hegemônico

O conjunto desses processos históricos trouxe não somente progressos como também uma infinidade de problemas sociais que conturbaram a Europa do século XIX. Esse “turbilhão social” faz com que surjam intelectuais preocupados e propostos a por uma “ordem social” oriunda dessas revoluções. Neste contexto é que surge a Sociologia. Pensadores como Tocqueville, Monstesquieu, Le Play, Saint-Simon, Augusto Comte entre outros vão sistematizar e refletir sobre a realidade social da época.

As idéias básicas do Positivismo: 1. a sociedade é regulada por leis semelhantes às da natureza, isto é, leis invariáveis e independentes da vontade humana. Daí deve haver na sociedade uma ordem natural.

As idéias básicas do Positivismo: 2. os métodos e procedimentos para conhecer a sociedade são exatamente os mesmos que são utilizados para conhecer a natureza.

As idéias básicas do Positivismo: 3. da mesma maneira que as ciências da natureza são ciências neutras, objetivas, livres de ideologias, de juízo de valor, as ciências humanas devem funcionar segundo esse modelo de objetividade científica

OS PRECURSORES DO POSITIVISMO Augusto Comte 1798/1857 Saint-Simon 1760/1825

OS PRECURSORES Necessidade de restauração da Ordem após as revoluções Saint-Simon 1760/1825 Criar normas Sacerdotes Idade Media Ordem Elite Impor normas S.Feudais Obediência Servos Criar normas Cientistas Idade Moderna Ordem Elite Industriais Impor normas OS CIENTISTAS SUBSTITUIRÃO OS SACERDOTES Obediência Operarios

OS PRECURSORES Augusto Comte 1798/1857 Discípulo de Saint-Simon Busca explicar os fenômenos sociais assim como a biologia explica um órgão e suas funções dentro de um organismo, Vê a necessidade de o homem agir segundo os conhecimentos de que dispõe, pois suas relações com o mundo e com os outros homens dependem do que ele conhece da natureza e da sociedade.

O POSITIVISMO A partir desses princípios, Comte elabora uma lei, a Lei dos Três Estados, faz uma classificação das ciências até chegar à Sociologia, que antes denominara de Física Social, analisa a sociedade industrial, no final de sua vida chega à conclusão da necessidade de uma nova religião. Sua influência foi relevante no Brasil, no final do século XIX.

Teológico Metafísico Positivo POSITIVISMO DE COMTE Imaginação Religião Teológico Fetichismo Politeismo Monoteismo Lei dos Três Estados Filosofia Razão Metafísico Observação Experimentação Ciência Positivo

POSITIVISMO DE COMTE Predomínio da mentalidade científica Sociedade Industrial Liderança dos industriais e sociólogos Ignorância e ausência de moral : conflitos Uma nova religião Necessidade de uma nova moral A nova moral exigirá uma nova religião, baseada no culto à humanidade

POSITIVISMO DE COMTE Jovens da elite brasileira na França Escola Militar do Rio de Janeiro Influência no Brasil Nascimento da República Religião Positivista Teixeira Mendes, Benjamin Constant,Miguel Lemos, Rondon, Clovis Bevilacqua

O POSITIVISMO NO BRASIL Benjamin Constant Miguel Lemos Teixeira Mendes

POSITIVISTAS BRASILEIROS Euclides da Cunha Deodoro da Fonseca Lauro Muller Osvaldo Cruz Clovis Bevilacqua Julio de Castlhos Monteiro Lobato Rondon

Positivismo Noel Rosa e Orestes Barbosa O movimento positivista, de Augusto Comte, pregava "O amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim". O tema está no CD em Positivismo, de Noel Rosa e Orestes Barbosa, que versa sobre uma mulher que desprezou a tal 'lei'. Eis a música que dá nome ao disco: Positivismo Noel Rosa e Orestes Barbosa A verdade, meu amor, mora num poço É Pilatos, lá na Bíblia, quem nos diz E também faleceu por ter pescoço O autor da guilhotina de Paris Vai, orgulhosa, querida Mas aceita esta lição No câmbio incerto da vida A libra sempre é o coração O amor vem por princípio, a ordem por base O progresso é que deve vir por fim Desprezastes esta lei de Augusto Comte E fostes ser feliz longe de mim Vai, coração que não vibra Com teu juro exorbitante Transformar mais outra libra Em dívida flutuante A intriga nasce num café pequeno Que se toma para ver quem vai pagar Para não sentir mais o teu veneno Foi que eu já resolvi me envenenar