SECRETARIA DE EDUCAÇÃO VERA LÚCIA BAPTISTA CASTIGLIONI Secretária Municipal de Educação LEDA LANDUETE RODRIGUES DE SOUZA CALENTE Subsecretária Pedagógica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Advertisements

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Projeto: Educação em Direitos Humanos e Cidadania
Saúde e Prevenção nas Escolas
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Cidade Educadora, Cidade Saudável
A Escola e as Mudanças Sociais
Informe ENCONTRO PARA ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE Junho de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas Superintendência de Vigilância a Saúde Diretoria.
Projetos Financiados em 2010
Cursos de Formação Continuada da DPEDHUC/SECADI
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC Operacionalização das Ações Sócio Educativas do.
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
TransFormação: Habilidades para Produtividade
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
Política Educacional Brasileira
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Ministério da Educação
Apresentação do Programa “Ação Saudável”
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
CHAPECÓ CRIANÇA – CIDADANIA EM AÇÃO
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
SECRETARIA DE ESTADO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Centro de Referência de Assistência Social
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
CAT.
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA RELUZ
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Fazenda Subsecretaria de Administração Geral Diretoria de Gestão de Pessoas Gerência de Desenvolvimento.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Audifax Charles Pimentel Barcelos Prefeito Municipal da Serra Lourência Riani Vice-prefeita Municipal da Serra Vera Lúcia Baptista Castiglioni Secretária.
TAC RESÍDUOS SÓLIDOS 2015 MUNICÍPIO DA SERRA ESTADO DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AÇÕES SEDU/SERRA.
ESTADO DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Audifax Charles Pimentel Barcelos Prefeito Municipal da Serra Lourência Riani Vice-prefeita Municipal da Serra Vera Lúcia Baptista Castiglioni Secretária.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SÃO ROQUE. ENSINO FUNDAMENTAL INÍCIO ALUNOS ATENDIDOS PRIMEIRA ESCOLA: DR RABINDRANATH TAGORE DOS S. PIRES.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Ações da educação – 1 trimestre AÇÃOPERIODOOBJETIVORESPONSAVEL Analise das avaliações e planos de ação das escolas relacionadas a aplicação da provinha.
Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE Jucimara Liesenberg 1.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO VERA LÚCIA BAPTISTA CASTIGLIONI Secretária Municipal de Educação LEDA LANDUETE RODRIGUES DE SOUZA CALENTE Subsecretária Pedagógica SECRETARIA DE EDUCAÇÃO VERA LÚCIA BAPTISTA CASTIGLIONI Secretária Municipal de Educação LEDA LANDUETE RODRIGUES DE SOUZA CALENTE Subsecretária Pedagógica

EQUIPE PROJETOS E PROGRAMAS Leda Landuete Rodrigues de Souza Calente – Subsecretária Pedagógica Cynthia da Guia Segundo – Coordenadora Projetos e Programas Cláudia Bernardo – Assessora do Programa Mais Educação Gracilene Cristina Borges Torres Bretas - Fonoaudióloga Educacional, Programa Saúde na Escola Karine de Abreu Melo – Assessora do Programa Mais Educação Marcela Fraga Gonçalves Campos – Assessora do Programa Saúde na Escola, TAC/Resíduos Sólidos, Desfile Cívico, Recriando Cotidianos Marcio Becali Tononi – Assessor dos Jogos Escolares da Serra e Relação Escola Comunidade Marcio Alessandro F. Caniçali – Assessor Programa Saúde na Escola, TAC/Resíduos Sólidos e Educação Ambiental Marcio Santos da Silva – Assessor do PSE, Jogos Escolares da Serra Luiz Paulo Costa Giuberti - Assessor dos Jogos Escolares da Serra, Recriando Cotidianos, Relação Escola Comunidade e Desfile Cívico.

São alunos matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental, e Educação de Jovens e Adultos. Totalizando 125 Unidades de Ensino. EDUCAÇÃO EM NÚMEROS

Objetivo: oportunizar o intercâmbio social e desportivo entre alunos do município da Serra, permitindo vivências corporais, artísticas e culturais, contribuindo para a melhoria do relacionamento e de conduta cidadã em grupo, tornando-se um instrumento importante para a formação da personalidade do aluno. Publico Alvo - Alunos do ensino fundamental das escolas municipais, estaduais e particulares do município da Serra. Ações: atletismo, basquete, handebol, xadrez, futsal e voleibol.

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO Programa de origem Federal, parceria entre o Ministério de Educação e Cultura, UNESCO, desenvolvido desde 2009 no município da Serra. Objetivo: Contribuir para uma interação entre escola/ comunidade, visando a melhoria da qualidade da educação, as oportunidades de acesso, à cidadania, a diminuição da violência e da vulnerabilidade sócio econômica através de oficinas formativas a serem desenvolvidas na escola no período do contraturno. Público alvo: 42 escolas, totalizando atendimento a alunos.

RELAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE O município da Serra desenvolve esta ação desde 2004, ofertando, em 19 escolas aos fins de semana, atividades de lazer, esporte, cultura, geração de renda, iniciação para o mercado de trabalho e complementação educacional à comunidade escolar. Ações Desenvolvidas: atendimento a uma média de 760 pessoas, no sistema de rodízio de oficinas; assessoria nas escolas, encontros mensais de formação e reuniões de trabalho com os supervisores. Ações CULTURA E ARTE ESPORTE, LAZER E RECREAÇÃO QUALIFICAÇÃO PARA O TRABALHO GERAÇÃO DE RENDA FORMAÇÃO EDUCATIVA COMPLEMENTAR

ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL O Programa Mais Educação implantou em 2014, o Projeto Piloto Escola de Tempo Integral, na EMEF Profª Eulália Falquetto Gusmann, com o intuito de promover o acesso, a permanência do aluno na escola, assistindo-o integralmente em suas necessidades básicas e educacionais, reforçando o aproveitamento escolar, a auto-estima, garantindo assim a qualidade do processo educacional e o desenvolvimento da competência cidadã. A escola de tempo integral pretende ser um espaço de produção de conhecimento que visa complementar a atividade escolar, estimulando o aprendizado e a pesquisa, formando o indivíduo na sua totalidade. Público Alvo: Alunos matriculados nos 2º, 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental que apresentarem vulnerabilidade sócioeconomica, baixo rendimento escolar, interesse dos alunos e da família em participar do projeto e inserção no programa bolsa família.

PROGRAMA VALORES HUMANOS No dia 23 de setembro de 2013, foi aprovada pela Câmara Municipal da Serra, a Lei 4.108/13 que determina a implantação do “Programa Educação em Valores Humanos” – PEVH, na Rede Municipal de Educação da Serra. O Programa Educação em Valores Humanos, nessa nova versão, fomenta discussões sobre o papel da escola nas questões curriculares, relacionando-as aos Direitos Humanos e dinamizando práticas sustentáveis nas vivências escolares. Para tal, suscitaremos a participação de todos de modo que se percebam atores desse processo e assumam lógicas de aprendizagem que respeitem e valorizem as diversidades sócio- culturais, em específico as vivenciadas na escola tais como: etnocultura, gênero, orientação sexual, religião, geracional (relação criança- adolescente-idoso), e de pessoas com deficiência, no com o intuito de provocar reflexões sobre as temáticas oriundas dessas relações, minimizar preconceitos, discriminações e intolerâncias frente às diferenças.

PSE – PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA Programa proposto pelo Governo Federal, cuja adesão foi feita por meio da parceria entre secretarias municipais de educação e saúde. foi feita pelo Município da Serra em 31 de julho de 2013 e a repactuação ocorre anualmente. Objetivo: contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Publico alvo: estudantes e 249 professores. Escolas participantes: EMEF Espaço Alternativo, Padre Gabriel, João Paulo II e CMEI Curumim.

DESFILE CÍVICO 2015 A Prefeitura Municipal da Serra tem realizado tradicionalmente o Desfile Cívico Escolar, por meio da integração entre diferentes secretarias, entidades filantrópicas e sociedade civil organizada, a fim de fazer memória à data de Independência do Brasil, bem como realizar perante toda sociedade local manifestações de patriotismo e valorização da cultura brasileira. Por meio do Desfile Cívico, as corporações, entidades e escolas evidenciam o respeito e valorização da cultura e história de nosso país, participando deste importante evento num clima de segurança e tranquilidade. PÚBLICO ALVO: Unidades de Ensino públicas e privadas do município; Militares; Bandas: organizadas por escolas por meio de programas e projetos (Programa Mais Educação, Escola Cidadã e outros) e, também, bandas oriundas de outros municípios e/ou de outras redes de Ensino; Demais membros da sociedade, ex: Aventureiros e Desbravadores, Estação Conhecimento da Empresa Vale, Apae/Serra. Trajeto do desfile: Concentração e saída da Rua Maestro Antônio Cícero - Centro Serra, seguindo em sentido a Av. Getúlio Vargas. Data: 30 de agosto de 2015, 8h.

Projeto desenvolvido em parceria com a EDP Escelsa, visa promover a eficiência energética e a melhoria das condições de vida das populações atendidas pela EDP Escelsa. Na rede municipal de Ensino da Serra aderiram ao projeto todas as 65 Unidades de Ensino Fundamental. Objetivo: Estimular realização de ações pedagógicas, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientações Curriculares do Município, visando à sensibilização das pessoas bem como desenvolver atividades educativas complementares, que busquem mudanças dos hábitos de consumo da comunidade escolar. PROGRAMA BOAS ENERGIAS NA ESCOLA

O Projeto “Juntos pela Vida” é desenvolvido em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo e busca desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes nos alunos sobre o trânsito contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e solidária, assim como a preservação ambiental, evitando a poluição do ar e sonora. Atendimento a 65 unidades de ensino que atendem do 1º ao 9º ano. PROJETO “JUNTOS PELA VIDA”

-Parceria com a empresa Vale para a realização de formações, com professores e alunos, sobre a temática educação ambiental. O programa tem duração prevista de 1 ano, atendendo 4 turmas distintas de ensino fundamental (7 a 14 anos) a cada ano. -São realizados 04 encontros por escola em que são abordados os seguintes temas: Água, Biodiversidade, Ar, Energia e Resíduos. - Escolas Participantes 2015 – EMEF Aureníria Correa Pimentel, EMEF Dr. Hélio Ferraz, EMEF Profª Alba Lilia Castelo Miguel e EMEF São Diogo. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ÁREAS PROTEGIDAS

MOSTRA ARTÍSTICA, CULTURAL E CIENTÍFICA/MACC A MACC é uma ação desenvolvida nas Unidades de Ensino por meio de vários projetos que utilizam abordagens conceitual e metodológica baseada na sustentabilidade e valores humanos. Se configura com a exposição e apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante o ano nas Unidades de Ensino, visando a integração de todos no ambiente escolar, por meio de vivências e construção de conhecimentos.