Engenharia de Software Ludimila Monjardim Casagrande 2º Semestre - 2012 Plano da Disciplina.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APS I Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

Engenharia de Software
O Processo Praxis 3.0 Processos de Software 25/03/2017
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 13
Programa e Plano de Ensino
UENP - FALM Análise e Projeto de Sistemas III
APSI III Aline Vasconcelos
CMM(Capabililty Matury Model)
Prof. Jorge Luis Risco Becerra Auxiliares:Prof. Eduardo Lobo
Introdução a Engenharia de Software
Avaliação Experimental de Técnicas Ágeis de Desenvolvimento
Avaliação Experimental de Técnicas Ágeis de Desenvolvimento
Modelagem de Software.
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
Capability Maturity Model (CMM)
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 1
Gestão de Configuração & Mudanças Apresentação Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Trabalho final de curso
PFC Projeto Final de Curso
PSBD II Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
Processos Fundamentais – Desenvolvimento de Software INF /9 Processos Fundamentais Desenvolvimento de Software Baseado na norma ISO/IEC
Engenharia de Software 1
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Engenharia de Software
Planejamento Operacional da Produção
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1 SI
Qualidade de Software Gerência de projetos.
Recomendações de Qualidade de Software para a Fábrica TechPeople Área de Conhecimento: Engenharias e Computação Autores: Thiago da Rosa Ghisi (bolsista),
Análise e Especificação de Requisitos © 2001 Jaelson CastroInformações Gerais 1 Análise e Especificação de Requisitos - IF119 Centro de Informática Jaelson.
Engenharia de Software
PLANO DE ENSINO Engenharia de Software
1 © 2007 Prof. João Paulo Pimentel. All rights reserved. Bacharelado em Sistemas de Informação Semestre: 6º Disciplina: Engenharia de Software 3 Professor:
Gerenciamento de Requisitos e Modelagem de sistemas
Engenharia de Software
PLANO DE ENSINO Projeto de Sistemas Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Mestrando em Ciências da Computação.
Computação Científica
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula /08/2012 Professor Leomir J. Borba-
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES Algoritmos e programação de computadores Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba-
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba-
Engenharia de Software
Qualidade de Software O que é ‘Qualidade de Software’?
Prof. Msc. Vitor Mesaque Alves de Lima |
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Projeto de Sistemas Análise Orientada a Objetos 2011/02 UNIPAC – Araguari FACAE - Faculdade de Ciências Administrativas e Exatas.
13/10/20151 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Aula 11 Professor Leomir J. Borba- –
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba-
APS II Análise e Projeto de Sistemas de Informação II
PMBOK e Gestão de Projetos de Software Gustavo Tibério
Lenylda Albuquerque ISO Processos de Ciclo de Vida de Software Universidade Federal de Pernambuco.
Apresentação da Disciplina

CIn-UFPE1 Tópicos Avançados em Engenharia de Software – Qualidade e Processos de Software Visão Geral do Curso Alexandre Vasconcelos Augusto Sampaio Hermano.
Apresentação da Disciplina Prof.ª Marielen A. C. da Silva Msc. em Desenvolvimento Rural Eng. Agrônoma Administração do agronegócio.
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ESTRUTURAS DE DADOS AVANÇADAS Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba-
Apresentando o Plano de Ensino: Orientação Estágio Supervisionado I Prof. Camila Taquetti.
Engenharia de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Plano da Disciplina.
Prof. Msc. Bruno H. Fiorin Faculdade Católica Salesiana Doutorando em Cardiologia- UNIFESP Enfermeiro, Mestre em Saúde Coletiva- UFES Especialista em Gerenciamento.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Programação Orientada a Objetos Plano da Disciplina Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre
Estrutura de Dados Prof. André Cypriano M. Costa
Filosofia da linguagem
Gestão da Qualidade Aula 0 - Apresentação Aula 1
Plano de Ensino Planejamento e Gestão em Serviços Sociais II 6º período Noturno – 2015/2 Profª Alaísa de Oliveira Siqueira.
Psicologia do Desenvolvimento do Adulto
Filosofia da ciência.
Oficina do Trabalho Profissional Profª Virgínia Pertence
Filosofia no Brasil.
Engenharia de Software Conceitos e elementos 1. Engenharia   Resolução de problemas através de soluções economicamente viáveis  Motivacão: Limitação.
Prof. Edilton Santos – Centro Universitário Jorge Amado1 Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Engenharia de Software Contato:
Transcrição da apresentação:

Engenharia de Software Ludimila Monjardim Casagrande 2º Semestre Plano da Disciplina

Engenharia de Software ©2012 Ludimila Monjardim Casagrande2 Ementa  O conceito, o objetivo e as áreas da engenharia de software;  Relação entre produto e processo de desenvolvimento de software;  Ciclo de vida e paradigmas de desenvolvimento de software;  Os conceitos de metodologia, técnica e ferramenta em engenharia de software;  Processos de software: conceitos, tipos, níveis, melhoria;  O conceito de qualidade de software. Modelos e normas de qualidade de software.

Engenharia de Software ©2012 Ludimila Monjardim Casagrande3 Objetivos  A disciplina deve capacitar o aluno a aplicar os princípios, as técnicas, as ferramentas, as metodologias e os conceitos da Engenharia de Software no desenvolvimento de sistemas.  Ao término da disciplina, os alunos devem ser capazes de analisar situações reais e de sugerir as melhores soluções de software aplicáveis. Os alunos também devem desenvolver uma visão geral e crítica de toda a área e de todo o processo de Engenharia de Software e devem contribuir para a proposição de ações para controle e garantia de qualidade e para a melhoria contínua dos processos de produção de software.

Habilidades e Competências  Espera-se que os alunos, ao final da disciplina, sejam capazes de: desenvolver raciocínio crítico sobre a prática de desenvolvimento de software; identificar e sugerir os processos de desenvolvimento de software melhor aplicáveis a cada situação real; compreender e aplicar as metodologias, as ferramentas e as técnicas voltadas para o desenvolvimento de sistemas; discutir e propor ações relativas ao controle, à garantia e à melhoria contínua da qualidade dos processos e produtos de software. Engenharia de Software ©2012 Ludimila Monjardim Casagrande4

Engenharia de Software ©2012 Ludimila Monjardim Casagrande5 Conteúdo  Unidade I – Introdução à Engenharia de Software – 12 horas Apresentação da disciplina e da metodologia de ensino. Conceitos fundamentais da Engenharia de Software. Processos de software e as atividades de desenvolvimento. Modelos de ciclo de vida de software. Conceito de projeto e de escopo.

Engenharia de Software ©2012 Ludimila Monjardim Casagrande6 Conteúdo  Unidade II – Qualidade de Software – 8 horas Introdução à qualidade de software. Gestão da qualidade e auditoria de sistemas. Modelos e normas de qualidade (CMM, CMMI, MPS.BR, normas ISO). Os processos da qualidade.

Engenharia de Software ©2012 Ludimila Monjardim Casagrande7 Conteúdo  Unidade III – Gerenciamento de prazo, estimativas e métricas de software – 8 horas Gerenciamento de prazo (tempo). Estimativas e métricas de software. Análise de pontos por função.

Engenharia de Software ©2012 Ludimila Monjardim Casagrande8 Conteúdo  Unidade IV – Processos de Software, Métodos de Desenvolvimento – 32 horas Princípios e modelos de desenvolvimento ágil. O processo RUP (Rational Unified Process). Implementação e documentação. Verificação, validação e testes. Gerência de configuração e controle de versão. Entrega, implantação e manutenção de sistemas.

Engenharia de Software ©2012 Ludimila Monjardim Casagrande9 Método de Trabalho  Aulas expositivas e dialogadas;  Estudo de casos;  Leitura de artigos;  Atividades práticas supervisionadas;  Material postado no Portal Universitário;  Exercícios de revisão.

Engenharia de Software ©2012 Ludimila Monjardim Casagrande10 Método de Avaliação  A avaliação será realizada da seguinte forma: 1º bimestre  1 teste escrito (T1) – 30 pontos  1 prova escrita (P1) – 70 pontos  2 trabalhos práticos (TR1 + TR2) – 100 pontos 2º bimestre  1 teste escrito (T2) – 30 pontos  1 prova escrita (P2) – 70 pontos  2 trabalhos práticos (TR3 + TR4) – 100 pontos

Engenharia de Software ©2012 Ludimila Monjardim Casagrande11 Método de Avaliação  As médias bimestrais serão calculadas da seguinte forma: M1 = ((T1 + P1) x 0,666) + ((TR1 + TR2) x 0,334) M2 = ((T2 + P2) x 0,666) + ((TR3 + TR4) x 0,334) ou pelas fórmulas equivalentes M1 = (((T1 + P1) x 2) + ((TR1 + TR2) x 1))/3 M2 = (((T2 + P2) x 2) + ((TR3 + TR4) x 1))/3

Engenharia de Software ©2012 Ludimila Monjardim Casagrande12 Método de Avaliação  A média final será obtida da seguinte forma: MF = (M1 + M2)/2 Será considerado aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 60 pontos no resultado final e que frequentar, no mínimo, 75% das aulas da disciplina.

Engenharia de Software ©2012 Ludimila Monjardim Casagrande13 Datas  Datas das avaliações: T1: 13/09/2012 P1: 04/10/2012 T2: 13/11/2012 P2: 06/12/2012 2ª chamada: 11/12/2012 Obs.: O aluno tem direito a fazer, no máximo, duas avaliações de 2ª chamada, que serão aplicadas no mesmo dia.

Trabalhos Práticos – ICA1  1º Bimestre (ICA1): TR1: Definição do escopo e da EAP (Estrutura Analítica de Projeto) de um projeto de software a ser utilizado como estudo de caso.  Valor a compor o ICA1: 40 Pontos.  Data: 28/08/2012. TR2: Elaboração de um plano para o projeto de software do estudo de caso.  Valor a compor o ICA1: 60 Pontos.  Data: 25/09/2012. Engenharia de Software ©2012 Ludimila Monjardim Casagrande14

Trabalhos Práticos – ICA2  2º Bimestre (ICA2): TR3 : Definição das atividades e elaboração de um cronograma para o projeto de software do estudo de caso.  Valor a compor o ICA2: 60 Pontos.  Data: 06/11/2012. TR4: Projeto Integrador.  A nota do TR4 será correspondente à nota do Projeto Integrador e valerá 40 pontos. Engenharia de Software ©2012 Ludimila Monjardim Casagrande15

Engenharia de Software ©2012 Ludimila Monjardim Casagrande16 Bibliografia Básica  FALBO, R. A. Notas de Aula: Engenharia de Software. UFES. Disponível em:  PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software. 6ª Edição. São Paulo: McGraw-Hill,  SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. 6ª Edição. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2005.

Engenharia de Software ©2012 Ludimila Monjardim Casagrande17 Bibliografia Complementar  DENNIS, Alan; WIXOM, Bárbara Haley. Análise e Projeto de Sistemas. 2ª Edição. Rio de Janeiro: LTC,  KOSCIANSKI, André. Qualidade de software: aprenda as metodologias e técnicas mais modernas para o desenvolvimento de software. 2 ed. São Paulo: Novatec,  LARMAN, Craig. Utilizando UML e Padrões: Uma Introdução à Análise e ao Projeto Orientados a Objetos e ao Processo Unificado. 2ª Edição. Porto Alegre: Bookman, 2004.

Engenharia de Software ©2012 Ludimila Monjardim Casagrande18 Bibliografia Complementar  PAULA FILHO, Wilson de Pádua. Engenharia de Software: fundamentos, métodos e padrões. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC,  STAIR, Ralph M. Princípios de sistemas de informação: uma abordagem gerencial. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC,  Revista: Mundo PM (Project Management)

Outras Referências Bibliográficas  SEI. The Capability Maturity Model – Guidelines for Improving the Software Process. Addison-Wesley,  CPqD. Modelo de Maturidade de Capabilidade de Software (CMM). Tradução realizada pelo CPqD. Versão  CPqD. CMM – Nível 2. Tradução realizada pelo CPqD. Versão Engenharia de Software ©2012 Ludimila Monjardim Casagrande19

Por onde começar a estudar...  FALBO, R. A. Notas de Aula: Engenharia de Software Disponível em  CPqD. CMM – Nível 2. Tradução realizada pelo CPqD. Versão Engenharia de Software ©2012 Ludimila Monjardim Casagrande20

Um ótimo semestre para todos!