A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentando o Plano de Ensino: Orientação Estágio Supervisionado I Prof. Camila Taquetti.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentando o Plano de Ensino: Orientação Estágio Supervisionado I Prof. Camila Taquetti."— Transcrição da apresentação:

1 Apresentando o Plano de Ensino: Orientação Estágio Supervisionado I Prof. Camila Taquetti

2 Ementa A inserção do Assistente Social nos diversos espaços sociocupacionais. As múltiplas expressões da questão social presentes no campo de estágio. As políticas sociais particularizadas na instituição. Os usuários das políticas, a dinâmica institucional e movimentos sociais. Conhecimento do campo e análise institucional.

3 Objetivo Geral Conhecer, observar e sistematizar a intervenção do Assistente Social no espaço socioinstitucional e a vivência/experiência do estágio curricular supervisionado.

4 Habilidades e competências a partir do conteúdo ministrado: Conhecer o caráter da ação interventiva do Assistente Social no campo de estágio a partir da capacitação crítico analítica; Identificar e delimitar o objeto de intervenção profissional no campo de estágio; - Identificar as relações sócio-institucionais existentes no campo de estágio; Exercitar a articulação dos referencias teórico críticos adquiridos junto à realidade social concreta do campo, a fim de identificar as expressões da questão social que permeiam a realidade, que é (são) objeto (s) da intervenção profissional;

5 Habilidades e competências a partir do conteúdo ministrado: Reconhecer as políticas sociais e as formas como se materializam nas instituições campos de estágio como mecanismos de enfrentamento das expressões da questão social; Desenvolver valores ético-profissionais no campo sob referência do Código de Ética profissional dos Assistentes Sociais (Resolução CFESS nº 273/93 com alterações nº 290/94 e nº 293/94) e da Lei de Regulamentação da profissão (Lei nº 8.662/93); Compreender e desenvolver valores que perpassam o respeito às diversidades sociais implicadas cotidianamente no fazer profissional do Assistente Social; Sistematizar o processo, a vivência e prática no campo de estágio.

6 Metodologia As aulas serão ministradas de maneira dialogada com a participação ativa dos alunos mediante atividades que deverão proporcionar a exposição de situações vividas e trabalhadas no cotidiano dos campos de estágio através de: Aulas expositivas e dialogadas; Rodas de leitura; Seminários temáticos.

7 Avaliação: Para aprovação final na disciplina, o aluno será avaliado através da média de MF=(M1+M2)/2 tendo que atingir nota mínima de 60 pontos, ter 75% de frequência em sala de aula e cumprir 120 horas no campo de estágio. PE1: será composta por duas atividades, totalizando 100 pontos: Plano de Estágio = 50 pontos Diário de Campo = 50 pontos ICA1= será composto por dois trabalhos que totalizarão 100 pontos. ICA1= TRABALHO 1+TRABALHO2 MÉDIA 1 M1= (PE1*2/3) + (ICA1*1/3)

8 Avaliação PE2: será composta por duas atividades, a avaliação do Supervisor de Campo e o Relatório Semestral - Avaliação do Supervisor de Campo = 50 pontos - Relatório Semestral = 50 pontos ICA2 – TRABALHO 03 + TRABALHO 04 MÉDIA 2 M2= (PE2*2/3) + (ICA2*1/3) MÉDIA FINAL MF = (M1+M2)/2

9 Trabalhos *Trabalho 01 = 30 pontos: Participação ativa na oficina sobre elaboração do Diário de Campo. *Trabalho 02 = 70 pontos: Identificação das expressões da questão social impressas no filme “O contador de histórias”; pontuar as atividades realizadas pelo assistente social fazendo uma análise da mesma. O trabalho será realizado em grupo tendo no máximo 5 e no mínimo 2 laudas, respeitando as normas da ABNT. *Trabalho 03 = 50 pontos: Filme “Preciosa: uma história de esperança” - identificar e analisar as atividades realizadas pelo assistente social; identificar a importância da atuação em rede social fazendo alusão a situação social impressa no filme. O trabalho será realizado em grupo tendo no máximo 6 e no mínimo 2 laudas, respeitando as normas da ABNT. * Trabalho 04 = 50 pontos: Seminário referente à leitura interdisciplinar. O trabalho será realizado em grupo.

10 Atividade Prática Supervisionada - APS APS 1 – Resumo texto: A documentação no cotidiano da intervenção dos assistentes sociais: algumas considerações acerca do diário de campo. DATA: 09/03/2012. APS 2 – Identificação das expressões da questão social impressas no filme “O contador de histórias”; pontuar as atividades realizadas pelo assistente social fazendo uma análise da mesma. Máximo 5 laudas, mínimo 2 DATA: 27/04/2012 APS 3 – Resumo texto: Rede de Atendimento Social DATA: 15/6/2012 APS 4 – 2ª versão do Diário de Campo DATA: 22/6/2012

11 Conteúdo Programático UNIDADE I – O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO ESPAÇO SOCIOINSTITUCIONAL: O estágio na formação profissional: a dimensão pedagógica no ensino da prática. O exercício profissional no campo de estágio. As atividades profissionais cotidianas. O registro e a sistematização da prática. A dimensão interventiva e investigativa. UNIDADE III – A INSERÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NOS DIVERSOS ESPAÇOS SOCIOCUPACIONAIS: A questão social e suas múltiplas expressões: expressão nos campos de estágio. Os usuários das políticas, a dinâmica institucional e os movimentos sociais. UNIDADE II – A INSTITUIÇÃO E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL: As políticas sociais particularizadas no cotidiano profissional da instituição campo de estágio. Dinâmica institucional e a importância da intersetorialidade. Os usuários dos serviços institucionais. A rede de proteção social e a importância da sua articulação. As demandas sociais e as demandas institucionais.

12 BIBLIOGRAFIA BÁSICA BRASIL. Conselho Regional Serviço Social. Assistente Social: ética e direitos: coletânea de leis e resoluções. 5 Ed. Rio de Janeiro, 2009 v. 2. IAMAMOTO, Marilda V. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2002. LEWGOY, Alzira Maria B. Supervisão de Estágio no Serviço Social: desafios para a formação e o exercício profissional. São Paulo: Cortez, 2009.

13 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BURIOLLA, Marta A. F. O estágio supervisionando. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2008. CASTEL, Robert; WANDERLEY, Luiz Eduardo; BELFIORE-WANDERLEY, Mariangela. Desigualdade e a questão social. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2000. GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade do serviço social. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2002. MAGALHÃES, Selma M. Avaliação e linguagem: relatórios, laudos e pareceres. 2 ed. São Paulo: Veras Editora, 2006. NETTO, José P.; CARVALHO, Maria do Carmo B. de. Cotidiano: conhecimento e crítica. 5 ed. São Paulo: Cortez, 1996.

14 EXIGÊNCIAS ESTÁGIO Cumprimento da disciplina de Orientação de Estágio Supervisionado I Frequência mensal em data estipulada; Comprimento das 120 horas de estágio; Realizar a disciplina concomitante a realização do estágio e vice versa; Ser supervisionado por um Assistente Social; Devolução documentação e trabalhos assinados e carimbados pelo supervisor de campo; Prestar informações e questões relacionadas ao campo no decorrer das orientações em sala; Prestar informações acerca das mudanças do campo ao supervisor acadêmico.

15 DATAS DE ENTREGA DE FREQUÊNCIA DE ESTÁGIO MATUTINO 08/03 10/04 08/05 05/06 03/07 NOTURNO 08/03 09/04 07/05 04/06 02/07


Carregar ppt "Apresentando o Plano de Ensino: Orientação Estágio Supervisionado I Prof. Camila Taquetti."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google