VIABILIDADE ECONÔMICA DO REAPROVEITAMENTO DE AREIA DE DESCARTE DE FUNDIÇÃO EM CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND VIVERAPRENDERTRANSFORMAR MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Microestrutura x Propriedades
Advertisements

INTRODUÇÃO Ricson Rocha de Souza Departamento de Engenharia Mecânica
Avaliação do comportamento mecânico
Prof. Dr. José Luiz Miotto
ENTULHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
INTRODUÇÃO Ricson Rocha de Souza Departamento de Engenharia Mecânica
PRODUÇÃO DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO PRÉ-MOLDADO
EFEITO DO ENVELHECIMENTO A 550°C NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE LIGAS CUPRONÍQUEL (Cu10Ni) COM ADIÇÕES DE ALUMINIO E FERRO AUTOR: Calebe Bandeira Roquim.
EFEITO DE ENVELHECIMENTO A 550ºC NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DA LIGA CUPRONÍQUEL Cu14Ni COM DIÇÕES DE ALUMÍNIO E FERRO RAFAEL NOBRE –
Materiais da Construção
Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia M. Rios Ribeiro Aluno:
GTec – Grupo de tecnologia em materiais à base de cimento Portland
Universidade do Federal de Sergipe
RECUPERAÇÃO DE PÓS DE FILTRO APÓS O PROCESSO DE MOLDAGEM
Pozolanas naturais Metacaulin Cinza volante Escória Sílica ativa Fíler
Fonte: Revista Fundição e Serviços – julho/2012
Universidade Federal da Bahia DCTM – Departamento de iência e Tecnologia dos Materiais GEMAC – Grupo de Estudo em Materiais de Construção Avaliação do.
Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil
AVALIAÇÃO DO PROCEDIMENTO DE DOSAGEM DE MISTURAS ASFÁLTICAS RECICLADAS MORNAS (MARM) COM DIFERENTES PERCENTUAIS DE FRESADO Jardel Oliveira –
ESTUDO COMPARATIVO DE MISTURAS DE REJEITOS INDUSTRIAIS PARA CONFECÇÃO DE TIJOLOS Anderson Alves Cunha 1 Francismar Henrique.
Raquel Pinheiro Reis Souza Ramalho
AREIAS DESCARTADAS DE FUNDIÇÃO- ADF Passado, Presente , Futuro e o caminho da NORMALIZAÇÃO Fábio Garcia Filho.
Daniel Alexandre Aio Prof. Dr. Antônio Anderson da Silva Segantini Autor Orientador ESTUDO DE POSSIBILIDADES.
CONCRETO E FORMAS Profa Lia L. Pimentel.
Materiais de Construção I Concreto de Cimento Portland Aula III
AREIAS DESCARTADAS DE FUNDIÇÃO- ADF PORQUE ESTUDAR E CRIAR NORMAS A RESPEITO ???? AREIAS DESCARTADAS DE FUNDIÇÃO- ADF PORQUE ESTUDAR E CRIAR NORMAS A RESPEITO.
Universidade Federal de Sergipe, Aracaju/Brasil
Materiais de Construção I Concreto de Cimento Portland Aula II
Reavaliação das Resistências a Compressão e a Tração de Concretos com Diferentes Consistências e Relações a/c Luciana Kataoka; Ana Carolina Marques; Paulo.
MECÂNICA DOS SOLOS I Tópicos Complementares
Michele da Silva Gonsalez No mundo moderno, grande parte das pessoas procura a praticidade. Neste contexto, os plásticos assumem uma posição de destaque,
O Estado do Espírito Santo é o 2º maior produtor de rochas ornamentais e 2º maior produtor de petróleo do país. Com isso surge a problemática da geração.
13º Congresso Brasileiro de Polímeros 18 e 22 de Outubro de 2015 Natal - RN - Brasil Jéssica A. Silva 1* (IC), Adriano L. A. Mattos 2,3 (D), Erik S. Silva²(D),
13º Congresso Brasileiro de Polímeros 18 e 22 de Outubro de 2015 Natal - RN - Brasil Raiza F. de Oliveira 1 *(IC), Erik S. Silva 2 (D), Adriano L. A. Mattos.
13º Congresso Brasileiro de Polímeros 18 e 22 de Outubro de 2015 Natal - RN - Brasil Thatiana C. P. de Macedo¹*; Erik dos S. Silva 1, Rosângela C. Balaban.
CONSTRUÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA SUSTENTÁVEL COM A REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET EM PROL DO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA EEEFM PROFª. BENVINDA.
ASHBY, M.F.; JONE, D.R.H. Engenharia de Materiais: uma introdução a propriedades,aplicações e projetos, volume 2. 3 ed. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2007.
LILIANE BONDIMAN BULIGON
DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL CERÂMICO COM AGREGAÇÃO DE AREIA VERDE VIVERAPRENDERTRANSFORMAR MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CAMILA STOCKEY ERHARDT PEC II - Segundo.
ANAZAWA, R. M. Caracterização mecânica e microestrutural de um aço 300M com microestrutura multifásica. 2007, 193 p. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica)
NOME: ANÁLISE DA VARIAÇÃO DE CUSTOS RELACIONADA AO DESEMPENHO TÉRMICO DE DIFERENTES ALVENARIAS EM FACE DA NORMA BRASILEIRA VIVERAPRENDERTRANSFORMAR.
PERDA DE TRANSMISSÃO SONORA ENTRE PAREDES DE ALVENARIA ESTRUTURAL
CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PELA METODOLOGIA MCT VIVERAPRENDERTRANSFORMAR GEOTECNIA LUCAS PUFAL PEC II - Segundo.
MÉTODO BAILEY: AVALIAÇÃO LABORATORIAL DE MISTURAS ASFÁLTICAS A QUENTE
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
GEOTECNIA VIVER APRENDER TRANSFORMAR
GEOTECNIA/PAVIMENTAÇÃO
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Nicole Deckmann Callai, Lucas Pufal
ESTUDO DA MISTURA IDEAL DE SOLO ARGILOSO LATERÍTICO DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL E AREIA PARA USO EM PAVIMENTOS ECONÔMICOS VIVERAPRENDERTRANSFORMAR.
PEC I - Primeiro Painel Temático de Pesquisa da Engenharia Civil da UNIJUÍ 14 de Outubro de 2014 Estudo da Capacidade de Carga e Recalque de Solos do Noroeste.
SUBSTITUIÇÃO DE MATÉRIA PRIMA/CONSTRUÇÃO CIVIL
Análise da Capacidade de Carga e Recalque de
VIVER APRENDER TRANSFORMAR
ESTUDO DE PRODUÇÃO E DESEMPENHO DE BLOCOS DE CONCRETO
INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES
PEC II - Segundo Painel Temático de Pesquisa da Engenharia Civil da UNIJUÍ 1º de outubro de 2015 CONSTRUÇÃO DE SOLUÇÕES SOCIOAMBIENTAIS PARA A PROBLEMÁTICA.
ANÁLISE DA ESTABILIZAÇÃO QUÍMICA DE SOLOS FORMADOS NO VALE DO RIO PARDO PARA APLICAÇÃO EM ESTRADAS VIVERAPRENDERTRANSFORMAR GEOTECNIA MARIANA DA SILVA.
ESTUDO DE MISTURAS DE SOLO ARGILOSO LATERÍTICO DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL E AREIA INDUSTRIAL PARA USO EM PAVIMENTOS ECONÔMICOS VIVERAPRENDERTRANSFORMAR.
COMPARATIVO LABORATORIAL DE MISTURAS ASFÁLTICAS MOLDADAS NO CENTRO E NAS EXTREMIDADES DAS FAIXAS B E C DO DNIT VIVERAPRENDERTRANSFORMAR Pavimentação Janaína.
Reutilização do Entulho de Construção Civil em Argamassas. Ciências Aplicadas e Engenharias. Acad. Luana Xavier Rodrigues. Prof. Lucimara Aparecida S.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL, ARQUITETURA E URBANISMO PARÂMETROS DE RESISTÊNCIA CRITÉRIO TENSORIAL PARÂMETROS DE RESISTÊNCIA.
UTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET NA FABRICAÇÃO DE LAJE NERVURADA
Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo AVALIAÇÃO DA ADERÊNCIA ENTRE O CONCRETO E SISTEMA DE REFORÇO COM.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Transcrição da apresentação:

VIABILIDADE ECONÔMICA DO REAPROVEITAMENTO DE AREIA DE DESCARTE DE FUNDIÇÃO EM CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND VIVERAPRENDERTRANSFORMAR MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO Pedro Goecks, Cristiane Carine dos Santos, Felipe Dacanal dos Anjos, Gabriela Blatt e Tatiane Thomas Soares. PEC II - Segundo Painel Temático de Pesquisa da Engenharia Civil da UNIJUÍ 1º de outubro de 2015

VIVERAPRENDERTRANSFORMAR INTRODUÇÃO Estudo de viabilidade econômica para utilização de Areia de Descarte de Fundição (ADF) em concretos de cimento Portland. Pesquisa que se origina através da premissa de que a ADF eleva as propriedades mecânicas do material, com base em pesquisas da área. A redução do teor de cimento de um traço de concreto para trazer economia ao produto pode ser realizada devido ao aumento da resistência obtida pela substituição de areia convencional por ADF? Além dos resultados de resistência a compressão, quais alterações ocorrerão na resistência a tração por compressão diametral e como se comportara a microestrutura do concreto?

VIVERAPRENDERTRANSFORMAR JUSTIFICATIVA Diminuição do passivo ambiental causado pelo depósito inadequado de ADF e com o gastos provindos dos aterros legalizados. Fomentar a utilização de ADF em elementos de concreto de cimento Portland e o desenvolvimento de novas pesquisas na área. Tornar o concreto um produto mais viável economicamente e com menor impacto ambiental através da diminuição da extração de areia.

VIVERAPRENDERTRANSFORMAR Apresentar um traço ideal para a substituição de areia natural por areia de fundição; Determinar a resistência a compressão axial e tração por compressão diametral; Comprovar a economia no concreto e incitar novas pesquisas para sua viabilização; Proporcionar a reutilização da ADF. OBJETIVOS

VIVERAPRENDERTRANSFORMAR Observar as alterações causadas na zona de transição do concreto através do ensaio de Microscopia Eletrônica de Varredura Realizar o ensaio de moldagem pelo método da ABCP nas proporções de substituição de 5%, 10% e 15% de areia convencional por ADF e com redução de 5%, 10% e 15% no cimento Portland. OBJETIVOS

VIVERAPRENDERTRANSFORMAR As figuras a seguir apresentam as resistências a compressão obtida somente com substituição de areia convencional por ADF, com substituição de 5% 10% e 15% e as reduções de 5% 10% e 15% em massa do teor de cimento. RESULTADOS

VIVERAPRENDERTRANSFORMAR RESULTADOS

VIVERAPRENDERTRANSFORMAR RESULTADOS

VIVERAPRENDERTRANSFORMAR RESULTADOS

VIVERAPRENDERTRANSFORMAR RESULTADOS

VIVERAPRENDERTRANSFORMAR RESULTADOS

VIVERAPRENDERTRANSFORMAR A pesquisa encontra-se em andamento, mas com os diversos resultados obtidos pode-se notar um incremento na resistência a compressão e tração nos moldes de concreto causados pela ADF, o que permite agora que seja feita uma análise do benefício econômico que podem ser obtidos. CONSIDERAÇÕES FINAIS

VIVERAPRENDERTRANSFORMAR Agradeço ao MEC-SESu pela bolsa PET; ao Laboratório de Engenharia Civil da UNIJUÍ e ao Professor Diorges Carlos Lopes. AGRADECIMENTOS